Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação digital mediada por estudos de design instrucional

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.
The present study might be considered as an active-research. It brings light on the importance of instructional design in the pedagogical activities of college teachers. The research emerged from the authors’ experiences in management, planning, and teaching online courses. Using the online education concepts as reference (Moreira & Schlemmer, 2020), the research intends to sort instructional design forms (Filatro, 2002), and find out the ones that can be useful in digital education courses. To sort the various forms, the study introduces those able to maximize knowledge exchange among teachers, designers and students. The research also brings the varieties able to highlight the teacher’s role in instructional design. The discussions undertaken start from the various concepts of digital education because the authors believe that they bring the essential foundations for the analysis. Hereafter, the article presents the different types of instructional design and their functions and highlights the actions that have been conducted to create the programs and contents for the courses offered by Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Afterwards, the study lists perspectives on team work with teachers, instructional designers, and other professionals in the fields of education and technology. Lastly, it poses the need of teacher’s development for this digital era.

Description

Keywords

Educação digital Desenvolvimento docente Design instrucional Digital education Teacher development Instructional design

Citation

Eckstein, MPW e Knuppel, MAC (2022). Educação digital mediada por estudos de design instrucional. Video Journal of Social and Human Research , 1 (2), 85–101. https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i2.22

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão

Altmetrics