Logo do repositório
 
A carregar...
Foto do perfil
Pessoa

Knuppel, Maria Aparecida Criss

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 3 de 3
  • Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloaded
    Publication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, Ilka
    Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
  • Educação digital mediada por estudos de design instrucional
    Publication . Eckstein, Manuela Pires Weissböck; Knuppel, Maria Aparecida Crissi
    O presente estudo pode ser considerado como uma pesquisa ativa. Traz luz sobre a importância do design instrucional nas atividades pedagógicas dos professores universitários. A pesquisa surgiu a partir das experiências dos autores em gestão, planejamento e ministração de cursos online. Tendo como referência os conceitos de educação online (Moreira & Schlemmer, 2020), a pesquisa pretende classificar formulários de design instrucional (Filatro, 2002), e descobrir quais podem ser úteis em cursos de educação digital. Para classificar as diversas formas, o estudo apresenta aquelas capazes de maximizar a troca de conhecimento entre professores, designers e alunos. A pesquisa também traz as variedades capazes de evidenciar o papel do professor no design instrucional. As discussões empreendidas partem dos diversos conceitos de educação digital, pois os autores acreditam que trazem os fundamentos essenciais para a análise. A seguir, o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital. o artigo apresenta os diferentes tipos de design instrucional e suas funções e destaca as ações que vêm sendo realizadas para a criação dos programas e conteúdos dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Em seguida, o estudo elenca perspectivas sobre o trabalho em equipe com professores, designers instrucionais e outros profissionais das áreas de educação e tecnologia. Por fim, coloca a necessidade de formação do professor para esta era digital.
  • Competências pedagógico-digitais de professores do Estado do Paraná, Brasil: estudo com o referencial Pedagogical DigCompEdu Reloaded
    Publication . Moreira, J. António; Knuppel, Maria Aparecida Criss; Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Nunes, Catarina S.
    O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI)- Educação do Futuro, teve como objetivo avaliar o nível de proficiência pedagógico-digital de professores do Estado do Paraná no Brasil, com base na Escala de Autoavaliação Ped_Digcompedu_Red24, uma versão do referencial europeu DigCompEdu. Esta versão atualiza e complementa a dimensão pedagógica com novas competências relacionadas com a educação online, a educação aberta e a inteligência artificial generativa, num total de 22 competências. Participaram no estudo 163 professores do Estado do Paraná, cujos dados foram analisados quantitativamente com recurso a técnicas estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam uma concentração significativa nos níveis intermédios de proficiência digital (B1 e B2), especialmente nas áreas de recursos digitais, tecnologias e ambientes digitais e de processos de ensino e aprendizagem e avaliação. No entanto, em áreas emergentes, particularmente nas competências relacionadas com inteligência artificial os docentes apresentam níveis muito baixos, situando-se maioritariamente no nível A1 (Recém-Chegado/a). A análise não revelou diferenças estatisticamente significativas em variáveis como género, idade ou tempo de serviço, mas revelou que os professores das áreas das engenharias e tecnologia são os que apresentam níveis de proficiência digital mais elevados. Estes resultados sublinham, pois, a necessidade de reforçar estratégias de formação contínua centradas em competências digitais emergentes, relacionadas com as áreas da educação aberta, educação online e inteligência artificial com vista à construção de uma docência mais crítica, inovadora e tecnologicamente mais sustentada.