Video Journal of Social and Human Research
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Publicação científica semestral, resultante da parceria estabelecida entre a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Brasil.
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A política editorial da vídeo revista integra abordagens audiovisuais das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, com a comunicação intercultural, com a educação para a globalização e com a diversidade social, económica e linguística das sociedades contemporâneas. Procura refletir criticamente, ainda, sobre questões globais, numa perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar, especialmente, no âmbito do papel das sociedades e das pessoas nesses processos. O VJSHR procura fornecer uma plataforma de investigação interdisciplinar e pretende estabelecer uma nova fronteira na publicação social e humana no que se refere à comunicação científica em formato de vídeo artigo.
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Recent Submissions
- Quem quiser que conte outra: prática pedagógica por meio da contação de histórias para língua inglesa no ensino fundamentalPublication . Szezecinski, Antonio Filipe Maciel; Backes, Luciana; Felicetti, Vera LuciaO artigo é resultado da tese de Szezecinski (2023) sobre as práticas pedagógicas construídas e desenvolvidas no espaço da hora do conto, a contação de histórias, para configurar o habitar do ensino e da aprendizagem da língua inglesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo consiste em identificar os aspectos relevantes da prática pedagógica, por meio da contação de histórias, que potencializam a aprendizagem da Língua Inglesa. A abordagem qualitativa, o delineamento explicativo e o procedimento técnico de estudo de caso, conduziram a pesquisa nas aulas de língua inglesa, inseridas na grade curricular, de uma escola da rede estadual de ensino, em Porto Alegre. A prática pedagógica foi desenvolvida na modalidade online, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período da pandemia COVID 19. As quatro habilidades linguísticas: escutar, falar, ler e escrever foram articuladas à contação de histórias, para a ação dos alunos, em uma aula contectada pela narrativa. Na prática pedagógica percebeu-se: importância da contação de histórias alinhada aos objetivos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; diferencial das atividades da grade curricular; e imersão na história que dialogava com a realidade. Na contação de histórias evidenciou-se: exploração das quatro habilidades linguísticas; engajamento na aprendizagem da língua inglesa; protagonismo; percurso de aprendizagem; criatividade e imaginação. Assim, dois processos de letramento foram conduzidos: o próprio desenvolvimento da aquisição de uma língua estrangeira em um contexto social (a narrativa) e a exploração de tecnologias digitais para a aprendizagem.
- Gamificação & TIC em educação ambiental e turismo da natureza: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete CidadesPublication . Pedrosa, Daniela; Lima, Claudio Cleverson deAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser apropriadas em diversas áreas, incluindo o contexto da Educação Ambiental e Turismo da Natureza (EATN). Este artigo descreve uma atividade gamificada móvel numa aula online paraestudantes da unidade curricular TIC da Licenciatura EATN, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Portugal. A convite da docente titular da turma e partindo dos pontos de interesse sinalizados pelos estudantes previamente, o docente brasileiroelaborou um roteiro turístico online personalizado no Google Maps utilizando a metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG). Os estudantes participaram remotamente da atividade gamificada sobre a Lagoa das Sete Cidades, Açores, com recurso aos seus computadores e smartphones. Durante a atividade os estudantes construíram aprendizagens lúdicas, históricas e ambientais do percurso interagindo com pistas em Realidade Aumentada (RA) e QRCodes, finalizando com a utilização destas pistas em um desafio final. Como resultados destaca-se a apropriação das TIC e elementos de gamificação para a aprendizagem de conceitos relevantes ao curso e disciplina e a competência de conhecer e avaliar criticamente as TIC em projetos EATN.
- Conectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnlifePublication . Schuster, Bruna Elisa; Schlemmer, ElianeA sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.
- Acoplamento do metaverso na educação: uma experiência com a plataforma Frame VRPublication . Santos, Aline Patrícia Sobral dos; Vieira, Fábia Magali Santos; Souza, Izabela Soares de SouzaEste trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de acoplamento do metaverso na educação, destacando a transformação da sala de aula tradicional em um ambiente imersivo e colaborativo. A questão central é: como a plataforma Frame VR, pode ser um ambiente pedagógico e educacional digital? Neste estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Educar (Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação) e o LED (Laboratório de Educação Digital) da UNIMONTES, investigou-se como a plataforma Frame VR poderia ser uma vivência educacional junto a mestrandos em educação, aqui caracterizados como professores em formação continuada. Participaram do estudo 31 professores, incluindo mestrandos e egressos do Mestrado em Educação da Unimontes. Os professores, inicialmente, participaram de um minicurso sobre metaverso e, em seguida, foram convidados a se envolver no percurso de uma vivência com a plataforma Frame VR, no qual ocorreu uma discussão acerca das limitações e possibilidades que a tecnologias oferece para o contexto educacional. A experiência revelou o potencial do metaverso para enriquecer o ensino, oferecendo uma vivência imersiva e criativa de conceitos abstratos, além de fomentar a participação dos envolvidos. Contudo, foram observadas resistências de alguns professores, dificuldades técnicas em dispositivos móveis e desafios de infraestrutura nas escolas. Conclui-se que a formação contínua é essencial para superar esses desafios e integrar o metaverso como um ambiente de aprendizado digital e OnLIFE.
- Reflexões sobre a educação do futuro em contexto onlifePublication . Nunes, Jéssica Maria Gregory; Bassani, Patrícia SchererO artigo tem por objetivo refletir sobre a educação do futuro, buscando articular as ideias apresentadas no relatório da UNESCO -―Reimaginar o futuro juntos‖ -e estudos sobre educação em contexto OnLIFE. A UNESCO aborda a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e sociais do século XXI, propondo um novo contrato social para promover justiça e inclusão global. O conceito de educação OnLIFE, por sua vez, destaca a importância de integrar experiências de aprendizagem on-line e off-line, desenvolvendo habilidades digitais críticas e entendendo os impactos éticos e sociais das tecnologias. O estudo, de natureza qualitativa, se organiza a partir de uma revisão narrativa. Resultados apontam para a necessidade de uma educação transformadora e ética, que prepare os indivíduos para a era digitale contribua para um futuro mais sustentável e justo. Ressaltam a educação como ferramenta crucial para justiça social, econômica e ambiental, e para a construção de um mundo mais humano e pacífico.
- Aprendizagem ao longo da vida online: um (auto)incremento ao envelhecimento ativoPublication . Sequeira, Andrea Melania Magalhães; Jorge, Sandro MiguelO envelhecimento populacional é uma das megatendências demográficas mais significativas e impactantes do século XXI, em que o aumento da longevidade torna as pessoas mais velhas em contribuintes do desenvolvimento individual e coletivo. A aprendizagem ao longo da vida, mediada por ambientes digitais e em rede, reforça o papel central deste determinante no fomento do envelhecimento ativo e saudável, gerador de oportunidades de participação, segurança e reforço de capacidades biopsicossociais e digitais. Estetexto apresenta os resultados do projeto socioeducativo “Oficinas de Aprendizagem da Universidade Aberta, envolvendo participantes seniores e cujo objetivo principal foi avaliar o impacto do projeto na autopromoção do envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e o nível de fluência digital. O presente estudo foi suportado pela revisão sistemática da literatura, seguida de inquérito por questionário aplicado ao grupo de participantes (n=21) nas sessões online. Os resultados demonstraram efeitos satisfatórios no processo de aprendizagem, na autopromoção de envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e nos índices positivos a nível do desenvolvimento de competências digitais.
- Um sistema de avaliações diagnósticas como ferramenta para recuperação de aprendizagensPublication . Damasceno, Celimar Reijane Alves; Silva, Fernando Marcos Souza; Silva, Alison MedeiroO IFNMG desenvolveu um sistema de informação baseado na arquitetura Web para avaliações diagnósticas, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Criado com a colaboração dos docentes, o sistema visa simplificar a aplicação e análise das avaliações, proporcionando uma melhor compreensão dos conhecimentos prévios dos estudantes e contribuindo para o planejamento pedagógico. Testado inicialmente nos cursos de graduação do campus Januária, o sistema será ajustado com base em feedbacks e resultados, com previsão de expansão para outros campi. Essa iniciativa busca identificar lacunas no aprendizado e oferecer suporte personalizado, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos.
- Educação em saúde como ferramenta de indução da política pública na saúde prisionalPublication . Valentim, RicardoO Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.
- Educação massiva na saúde prisional do brasil: um olhar além dos murosPublication . Valentim, Janaína; Trindade, Sara DiasO acesso à educação e formação por parte de grupos minoritários, como a população prisional, tem preocupado diferentes organismos internacionais, tal como se pode verificar pelas Regras das prisões europeias, que datam do início deste século. Acompanhando estas preocupações, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o estudo que se apresenta visa mostrar como a educação massiva na saúde prisional do Brasil pode contribuir para melhorar a saúde da população prisional. O trabalho assenta na metodologia de pesquisa-ação de Tripp (2005) e destaca a importância estratégica da educação na saúde prisional para induzir mudanças nos processos de trabalho, podendo ser aplicada no Sistema Único de Saúde do Brasil para promover e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas privadas de liberdade. Desenvolveu-se uma Trilha Formativa, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) para formar profissionais da saúde que atuem no sistema prisional, profissionais penais e privados de liberdade. Os resultados revelaram que ser implementado no AVASUS ampliou o acesso à formação, com adesão de estudantes de todo o país e mostrou eficácia ao lidar com a epidemia de sífilis no sistema prisional brasileiro.
- Uso de recursos digitais no ambiente escolar moçambicano: desafios no ensino superiorPublication . Artur, Bema; Dinga, Ricardo Samuel; Gonçalves, Bruno Miguel FerreiraO presente artigo visa avaliar o nível de competência dos professores do ensino superior, no uso de recursos digitais no ambiente escolar em Moçambique, numa perspectiva da formação adequada, de modo, a que, este uso potencie sucessos no processo de ensino-aprendizagem quer para os professores quer para os alunos. Versado na abordagem qualitativa e exploratória quanto ao objetivo, este artigo resulta duma revisão da literatura, partindo da seguinte questão de investigação: Quais são os desafios impostos aosprofessores, do ensino superior, no uso de recursos digitais em ambiente escolar em Moçambique? A base de compilação dos conteúdos do objeto da pesquisa decorreu via on-line, através do Google Académico, envolvendo vários artigos e trabalhos de teses de doutoramento. A categorização e análise de dados, baseada em análise de conteúdo, permitiu demonstrar que a intensificação do uso das tecnologias no nível superior, em Moçambique, partiu com o surgimento da pandemia covid-19 e visava dar continuidade do ensino online com encerramento das aulas presenciais. Assim, desde que a pandemia surgiu, o sector de educação ganhou uma nova dinâmica pedagógica na integração e uso de recursos digitais de informação e comunicação e conduziu os principais atores pedagógicosde todo subsistema de ensino na integração de novas competências pedagógicas para dar seguimento ao processo de ensino-aprendizagem. Ao nível do ensino superior, esta inovação é usada quando os docentes interagem com os alunos, como forma de evitar maior concentração e contacto direto entre os alunos e os professores, cujos dispositivos específicos em uso nesta modalidade são a máquina foto, scanner, telemóvel, computador, notebook, PC/Tablet, PDA, iPad, pendrive. Para além destes, destaca-se a internet (videoconferência, teleconferência, bibliotecas digitais, Wikipédia, Google) robótica, havendo casos onde se recorre à plataforma de WhatsApp por se considerar viável e de fácil acesso.