Video Journal of Social and Human Research
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Publicação científica semestral, resultante da parceria estabelecida entre a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Brasil.
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A política editorial da vídeo revista integra abordagens audiovisuais das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, com a comunicação intercultural, com a educação para a globalização e com a diversidade social, económica e linguística das sociedades contemporâneas. Procura refletir criticamente, ainda, sobre questões globais, numa perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar, especialmente, no âmbito do papel das sociedades e das pessoas nesses processos. O VJSHR procura fornecer uma plataforma de investigação interdisciplinar e pretende estabelecer uma nova fronteira na publicação social e humana no que se refere à comunicação científica em formato de vídeo artigo.
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Recent Submissions
- Educação em saúde como ferramenta de indução da política pública na saúde prisionalPublication . Valentim, RicardoO Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.
- Educação massiva na saúde prisional do brasil: um olhar além dos murosPublication . Valentim, Janaína; Trindade, Sara DiasO acesso à educação e formação por parte de grupos minoritários, como a população prisional, tem preocupado diferentes organismos internacionais, tal como se pode verificar pelas Regras das prisões europeias, que datam do início deste século. Acompanhando estas preocupações, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o estudo que se apresenta visa mostrar como a educação massiva na saúde prisional do Brasil pode contribuir para melhorar a saúde da população prisional. O trabalho assenta na metodologia de pesquisa-ação de Tripp (2005) e destaca a importância estratégica da educação na saúde prisional para induzir mudanças nos processos de trabalho, podendo ser aplicada no Sistema Único de Saúde do Brasil para promover e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas privadas de liberdade. Desenvolveu-se uma Trilha Formativa, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) para formar profissionais da saúde que atuem no sistema prisional, profissionais penais e privados de liberdade. Os resultados revelaram que ser implementado no AVASUS ampliou o acesso à formação, com adesão de estudantes de todo o país e mostrou eficácia ao lidar com a epidemia de sífilis no sistema prisional brasileiro.
- Uso de recursos digitais no ambiente escolar moçambicano: desafios no ensino superiorPublication . Artur, Bema; Dinga, Ricardo Samuel; Gonçalves, Bruno Miguel FerreiraO presente artigo visa avaliar o nível de competência dos professores do ensino superior, no uso de recursos digitais no ambiente escolar em Moçambique, numa perspectiva da formação adequada, de modo, a que, este uso potencie sucessos no processo de ensino-aprendizagem quer para os professores quer para os alunos. Versado na abordagem qualitativa e exploratória quanto ao objetivo, este artigo resulta duma revisão da literatura, partindo da seguinte questão de investigação: Quais são os desafios impostos aosprofessores, do ensino superior, no uso de recursos digitais em ambiente escolar em Moçambique? A base de compilação dos conteúdos do objeto da pesquisa decorreu via on-line, através do Google Académico, envolvendo vários artigos e trabalhos de teses de doutoramento. A categorização e análise de dados, baseada em análise de conteúdo, permitiu demonstrar que a intensificação do uso das tecnologias no nível superior, em Moçambique, partiu com o surgimento da pandemia covid-19 e visava dar continuidade do ensino online com encerramento das aulas presenciais. Assim, desde que a pandemia surgiu, o sector de educação ganhou uma nova dinâmica pedagógica na integração e uso de recursos digitais de informação e comunicação e conduziu os principais atores pedagógicosde todo subsistema de ensino na integração de novas competências pedagógicas para dar seguimento ao processo de ensino-aprendizagem. Ao nível do ensino superior, esta inovação é usada quando os docentes interagem com os alunos, como forma de evitar maior concentração e contacto direto entre os alunos e os professores, cujos dispositivos específicos em uso nesta modalidade são a máquina foto, scanner, telemóvel, computador, notebook, PC/Tablet, PDA, iPad, pendrive. Para além destes, destaca-se a internet (videoconferência, teleconferência, bibliotecas digitais, Wikipédia, Google) robótica, havendo casos onde se recorre à plataforma de WhatsApp por se considerar viável e de fácil acesso.
- Los teléfonos móviles en las aulas universitarias: ¿facilitadores o distractores del aprendizaje?Publication . Aller, TamaraLos teléfonos móviles han logrado establecerse como un componente esencial en la vida de los jóvenes, convirtiéndose en una herramienta multifacética utilizada en múltiples contextos como la comunicación, el entretenimiento y el educativo. No obstante, la integración de estos dispositivos tecnológicos en el entorno académico ha suscitado cuestionamientos acerca de sus potenciales consecuencias. La UNESCO ha señalado que la utilización inapropiada de los teléfonos móviles puede tener un impacto negativo en el rendimiento académico, puesto que limita la capacidad de atención del alumnado. El presente estudio de investigación, realizado en el Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), pretende analizar las opiniones de los estudiantes universitarios en relación al uso de los teléfonos en contexto áulico. Los resultados muestran que, aunque estos dispositivos pueden facilitar el acceso a materiales educativos, también pueden representar una distracción que perjudica el compromiso del estudiante durante el aula. Por lo tanto, ante estos resultados se concluye la necesidad de establecer medidas reguladoras que mitiguen los posibles riesgos derivados de un uso inadecuado.
- Comparing NPS users in nightlife settings and online communitiesPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Van Hout, Marie Claire; Hearne, Evelyn; Benschop, Annemieke; Korf, Dirk; Bujalski, Michal; Wieczorek, Łukasz; Werse, Bernd; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Kaló, Zsuzsa; Kamphausen, Gerrit; Nabben, TonEste artigo relata a comparação entre dois grupos de usuários de Novas Substâncias Psicoativas (NPS): usuários em ambientes noturnos e usuários em comunidades on-line. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em seis países da UE (Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polônia e Portugal) com uma amostra de conveniência de usuários adultos (18 anos ou mais) de NPS atuais (12 meses). Os participantes preencheram um questionário on-line ou com caneta e papel. Foram alcançados 2.757 entrevistados nos seis países europeus durante a coleta de dados nos dois grupos de usuários considerados. A comparação foi baseada em características sociodemográficas, padrões de uso e mercado. Os grupos de NSP usados são: misturas de ervas e/ou canabinoides sintéticos; estimulantes de marca e/ou estimulantes/empatogênicos/nootrópicos obtidos puros; psicodélicos; dissociativos; e outras NSP. A Internet e os mercados virtuais assumem grande relevância tanto para a vida noturna quanto para as comunidades on-line. As diferentes políticas de drogas e a localização geográfica diversa entre os países participantes são as principais características que afetam os resultados, ou seja, a presença/ausência de algumas substâncias ou o conceito legal de NSP. A comparação entre usuários em ambientes de vida noturna e usuários on-line destacou tendências substanciais no uso de NPS entre países e grupos de usuários. Novas oportunidades no mercado de drogas foram impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos na Internet.
- Educ@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitaisPublication . Valente, Sónia; Saraiva, Daniela; Pessoa, TeresaO projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.
- Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformaçãoPublication . Bruno, Adriana Rocha; Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira; Mattos, Ana Carolina GuedesO presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.
- Hibridismo, cibercultura e educaçãoPublication . Rodrigues, Márcio Silva; Machado, Cristiane Brito; Santana, Camila LimaA pesquisa analisa, sob uma revisão literária, conceitos do hibridismo, da cibercultura, da Teoria Ator-Rede e do ciberespaço, a fim de relacioná-los com a educação. A opção metodológica foi pelo método qualitativo, com procedimentos bibliográficos. Dos diversos conceitos de hibridismo apresentados tem destaque o preconizado pela Teoria Ator-Rede, pois demonstra estar mais próximo das demandas que se emergem de um contexto marcado pelas novas tecnologias e objetos técnicos que se difundem pelas inúmeras esferas que compõem a sociedade, em especial a Educação, permitindo um novo olhar acerca da realidade, das relações, das conexões entre os humanos e não-humanos, que se ampliam e se transformam, contribuindo para possíveis mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar o estudo, utilizamos como referência os estudos de Burke (2006), Canclini (2003), Latour (1994, 2012), Santaella (2008) e Lemos (2002, 2013, 2014), Kern (2004), dentre outros.
- Educação e formação para a inclusão digital em estabelecimentos prisionais em PortugalPublication . Machado, Ana; Monteiro, AngélicaConsiderando o compromisso da União Europeia de aumentar substancialmente o envolvimento da população adulta em processos de Aprendizagem ao Longo da Vida, proporcionando, assim, o aumento do nível de qualificação através do desenvolvimento de competências-chave como a competência digital, o estudo em foco neste artigo envolveu duas prisões portuguesas e teve como objetivos identificar potencialidades e limitações da formação com recursos tecnológicos para o desenvolvimento de competências digitais e de cidadania e perceber quais as motivações dos/as reclusos/as em participar em formações apoiadas por tecnologias digitais e com que expectativas o fazem. Do ponto de vista empírico, o estudo recorreu a questionários e entrevistas a adultos/as reclusos/as que frequentaram ações de formação no âmbito de dois projetos em curso em Portugal. O estudo identificou vantagens na frequência de cursos de formação híbridos, com componente à distância, como a superação de barreiras geográficas e temporais, a flexibilidade de horários e a responsabilidade na construção do conhecimento, contribuindo ainda para o desenvolvimento de competências digitais, comunicação, interatividade, partilha, autonomia e ocupação do tempo. No entanto, foram também identificadas limitações relacionadas com a falta de acesso à Internet, as rotinas estabelecidas nas prisões e a desmotivação.
- De Baptista a Baxixa: percurso dos músicos Francisco Xavier e Joaquim Félix XavierPublication . Nejmeddine, MafaldaFrancisco Xavier Baptista é um dos compositores mais marcantes do repertório português para tecla da segunda metade do século XVIII. A sua coleção de doze sonatas figura entre as raras obras para instrumentos de tecla publicadas em Portugal nessa época. Além destas, existem duas sonatas manuscritas da sua autoria e outras duas indicando a autoria de Francisco Xavier Bachixa, num manuscrito preservado na Bibliothèque nationale de France. A partir de pesquisas biográficas e do estudo de documentação da época, este vídeo-artigo esclarece acerca do sobrenome Baxixa (ou Bachixa) e da identidade deste músico e compositor português, bem como do seu filho, Joaquim Félix Xavier.
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