Video Journal of Social and Human Research
Permanent URI for this collection
Publicação científica semestral, resultante da parceria estabelecida entre a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Brasil.
News
A política editorial da vídeo revista integra abordagens audiovisuais das Ciências Sociais e da investigação humana, além de temas relacionados com a realidade política, com a comunicação intercultural, com a educação para a globalização e com a diversidade social, económica e linguística das sociedades contemporâneas. Procura refletir criticamente, ainda, sobre questões globais, numa perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar, especialmente, no âmbito do papel das sociedades e das pessoas nesses processos. O VJSHR procura fornecer uma plataforma de investigação interdisciplinar e pretende estabelecer uma nova fronteira na publicação social e humana no que se refere à comunicação científica em formato de vídeo artigo.
Browse
Browsing Video Journal of Social and Human Research by Title
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Acoplamento do metaverso na educação: uma experiência com a plataforma Frame VRPublication . Santos, Aline Patrícia Sobral dos; Vieira, Fábia Magali Santos; Souza, Izabela Soares de SouzaEste trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de acoplamento do metaverso na educação, destacando a transformação da sala de aula tradicional em um ambiente imersivo e colaborativo. A questão central é: como a plataforma Frame VR, pode ser um ambiente pedagógico e educacional digital? Neste estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Educar (Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação) e o LED (Laboratório de Educação Digital) da UNIMONTES, investigou-se como a plataforma Frame VR poderia ser uma vivência educacional junto a mestrandos em educação, aqui caracterizados como professores em formação continuada. Participaram do estudo 31 professores, incluindo mestrandos e egressos do Mestrado em Educação da Unimontes. Os professores, inicialmente, participaram de um minicurso sobre metaverso e, em seguida, foram convidados a se envolver no percurso de uma vivência com a plataforma Frame VR, no qual ocorreu uma discussão acerca das limitações e possibilidades que a tecnologias oferece para o contexto educacional. A experiência revelou o potencial do metaverso para enriquecer o ensino, oferecendo uma vivência imersiva e criativa de conceitos abstratos, além de fomentar a participação dos envolvidos. Contudo, foram observadas resistências de alguns professores, dificuldades técnicas em dispositivos móveis e desafios de infraestrutura nas escolas. Conclui-se que a formação contínua é essencial para superar esses desafios e integrar o metaverso como um ambiente de aprendizado digital e OnLIFE.
- Ambientes de aprendizagem imersivosPublication . Morgado, LeonelOs ambientes de aprendizagem imersivos são espaços onde se coocorrem dois fenómenos complexos: a aprendizagem e a imersão, levantando dificuldades de interpretação e, consequentemente, da liberdade de decisão dos participantes para sua orquestração pedagógica ou de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se uma conceptualização teórica que combina estes fenómenos, com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema. Demonstra-se através de cinco casos como esta conceptualização permite novas formas de interpretar e analisar a aprendizagem, para dessa forma concretizar o potencial de impacte sobre a orquestração pedagógica e a regulação da aprendizagem.
- Aprendizagem ao longo da vida online: um (auto)incremento ao envelhecimento ativoPublication . Sequeira, Andrea Melania Magalhães; Jorge, Sandro MiguelO envelhecimento populacional é uma das megatendências demográficas mais significativas e impactantes do século XXI, em que o aumento da longevidade torna as pessoas mais velhas em contribuintes do desenvolvimento individual e coletivo. A aprendizagem ao longo da vida, mediada por ambientes digitais e em rede, reforça o papel central deste determinante no fomento do envelhecimento ativo e saudável, gerador de oportunidades de participação, segurança e reforço de capacidades biopsicossociais e digitais. Estetexto apresenta os resultados do projeto socioeducativo “Oficinas de Aprendizagem da Universidade Aberta, envolvendo participantes seniores e cujo objetivo principal foi avaliar o impacto do projeto na autopromoção do envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e o nível de fluência digital. O presente estudo foi suportado pela revisão sistemática da literatura, seguida de inquérito por questionário aplicado ao grupo de participantes (n=21) nas sessões online. Os resultados demonstraram efeitos satisfatórios no processo de aprendizagem, na autopromoção de envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e nos índices positivos a nível do desenvolvimento de competências digitais.
- Articulating the CCM approach and Lesson Study: a promising teacher professional development towards inclusive educationPublication . Fluminhan, Carmem; Castro, Paula Teixeira de; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Schlünzen Junior, KlausQuality provision of inclusion is directly impacted by the extent to which inclusive teaching practices are provided in inclusive educational settings. Besides exploring the contemporary concept of inclusion, this paper addresses the international research literature on Lesson Study (LS) for inclusive settings and investigates the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCM) approach by Schlünzen et al. (2020) as a possible fit to create enhanced conditions for inclusive education in tandem with LS. Findings showed that international experiential studies using LS for improving inclusion shared similar nature with the CCM approach regarding the collaboration amongst teachers for effective professional learning and the centrality of the students’ voices to improve and transform teaching practices towards inclusion. Finally, the study suggests that the articulated use of LS and the CCM approach might ignite more effective inclusive teaching practices whilst providing an education that promotes all learning, and meets the needs of all students in inclusive educational settings. This study also indicates further avenues for empirical research to deepen the understanding of how the LS movement and the CCM approach integrated to teaching and learning can impact education in different cultures.
- Comparing NPS users in nightlife settings and online communitiesPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Van Hout, Marie Claire; Hearne, Evelyn; Benschop, Annemieke; Korf, Dirk; Bujalski, Michal; Wieczorek, Łukasz; Werse, Bernd; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Kaló, Zsuzsa; Kamphausen, Gerrit; Nabben, TonEste artigo relata a comparação entre dois grupos de usuários de Novas Substâncias Psicoativas (NPS): usuários em ambientes noturnos e usuários em comunidades on-line. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em seis países da UE (Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polônia e Portugal) com uma amostra de conveniência de usuários adultos (18 anos ou mais) de NPS atuais (12 meses). Os participantes preencheram um questionário on-line ou com caneta e papel. Foram alcançados 2.757 entrevistados nos seis países europeus durante a coleta de dados nos dois grupos de usuários considerados. A comparação foi baseada em características sociodemográficas, padrões de uso e mercado. Os grupos de NSP usados são: misturas de ervas e/ou canabinoides sintéticos; estimulantes de marca e/ou estimulantes/empatogênicos/nootrópicos obtidos puros; psicodélicos; dissociativos; e outras NSP. A Internet e os mercados virtuais assumem grande relevância tanto para a vida noturna quanto para as comunidades on-line. As diferentes políticas de drogas e a localização geográfica diversa entre os países participantes são as principais características que afetam os resultados, ou seja, a presença/ausência de algumas substâncias ou o conceito legal de NSP. A comparação entre usuários em ambientes de vida noturna e usuários on-line destacou tendências substanciais no uso de NPS entre países e grupos de usuários. Novas oportunidades no mercado de drogas foram impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos na Internet.
- Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referênciaPublication . Jardim, JacintoSer bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais.
- Conectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnlifePublication . Schuster, Bruna Elisa; Schlemmer, ElianeA sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.
- De Baptista a Baxixa: percurso dos músicos Francisco Xavier e Joaquim Félix XavierPublication . Nejmeddine, MafaldaFrancisco Xavier Baptista é um dos compositores mais marcantes do repertório português para tecla da segunda metade do século XVIII. A sua coleção de doze sonatas figura entre as raras obras para instrumentos de tecla publicadas em Portugal nessa época. Além destas, existem duas sonatas manuscritas da sua autoria e outras duas indicando a autoria de Francisco Xavier Bachixa, num manuscrito preservado na Bibliothèque nationale de France. A partir de pesquisas biográficas e do estudo de documentação da época, este vídeo-artigo esclarece acerca do sobrenome Baxixa (ou Bachixa) e da identidade deste músico e compositor português, bem como do seu filho, Joaquim Félix Xavier.
- Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformaçãoPublication . Bruno, Adriana Rocha; Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira; Mattos, Ana Carolina GuedesO presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.
- Educ@rtenatureza:relação dialógica entre educação, natureza e tecnologias digitaisPublication . Valente, Sónia; Saraiva, Daniela; Pessoa, TeresaO projeto Educ@rteNatureza entende a educação como estando na ação humana, ao longo da vida, não se restringindo aos limites físicos das instituições formais, do tempo ou do mundo analógico. Através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, propõe-se a construir coreografias educativas que através dos e na natureza, da arte e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, ativem os cinco sentidos na imersão em experiências transformadoras em contexto de natureza. O projeto tem como público-alvo direto profissionais da educação e comunidade local; como público-alvo indireto crianças do ensino básico; baseia-se numa metodologia de investigação-ação com abordagem sistémica. Este artigo ambiciona mostrar as potencialidades de uma intervenção que desafia agentes educativos, sociedade civil e comunidade local a conhecer o meio envolvente e a usá-lo como espaço educativo; onde a tecnologia facilita novos olhares‘ sobre o meio‘, apoiando o processo de exploração da/na natureza.