Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-22"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A cultura de São Tomé e Príncipe no ensino das artes visuais e tecnológicas: um contributo para educaçãoPublication . Trindade, Anastácia Afonso dos Ramos; Martins, Amílcar; Saldanha, ÂngelaO presente estudo retrata o contexto santomense nos ensinos de Artes Visuais e Tecnológicas. A certeza crítica dos diálogos interculturais, o respeito pela diversidade e o exercício da cidadania estabelecem bases para a construção e valorização da identidade. A cultura de São Tomé e Príncipe – STP é o foco de referência deste estudo. Baseando nessas reflexões, o desenvolvimento do presente estudo faz recurso a duas questões fundamentais: Como se aborda a cultura de São Tomé e Príncipe nas aulas de Artes Visuais? Como é que o currículo português de Artes Visuais, lecionado na Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, respeita a diversidade cultural? E sendo assim, o objetivo principal do presente estudo, reside em compreender em que contexto cultural as disciplinas de Artes Visuais desenvolvem as suas práticas educativas e identificar estas práticas na gestão curricular em STP. Ao confrontar a educação com cultura e arte: objetivos, conteúdos e competências, este estudo evidencia Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Oficinal – EV, ET e EO como referência aos currículos nacionais e o da escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe. Como resultado, desenvolvemos o referido estudo na escola Preparatória Patrice Lumumba, no Instituto Diocesano de Formação João Paulo II – IDF/Escola portuguesa de STP – EPSTP-CELP e no Liceu Nacional. O estudo contou também com a participação de um artista visual e um agente cultural. O número total de participantes, foi de 163 voluntários. De entre os métodos, utilizamos entrevistas, o questionário, a observação e estudo de caso. No que diz respeito a satisfação dos participantes concernente ao resultado final das atividades desenvolvidas nos estudos de caso, os resultados obtidos nas etapas respeitantes aos três estudos (primeiro estudo foi de 96,3%; segundo estudo 81,8% e terceiro estudo de 86,8%), foram bastante satisfatórios. O estudo revela semelhanças e diferenças, do Passado e do Presente, e sua adequação às necessidades sociais do Presente e do Futuro. São apresentadas algumas pistas que alertam as entidades competentes e os professores de EV, ET/EO, não somente para as novas realidades, mas igualmente, e, sobretudo, para a melhoria da educação em STP.
- Assessment and tracking of learning activities on a remote computer networking laboratory using the Inven!RA ArchitecturePublication . Grilo, Ricardo; Baptista, Ricardo; Schlemmer, Eliane; Gütl, Christian; Beck, Dennis; Coelho, António; Morgado, LeonelAssessment and tracking of activities in non-traditional contexts, such as immersive environments, is a complex and timeconsuming process for instructors. This limits the widespread adoption of immersive environments, since the consequences of those constraints are lack of awareness for orchestration of learning, and lack of elements for assessment. The Inven!RA architecture proposes tackling this problem by collecting status and outcome analytics from multiple immersive activities into a single learning plan, where they are mapped to learning objectives. This enables the creation of learning dashboards for instructors and students, to support their awareness and assessment, enabling learning orchestration and self-regulation of learning. We present an implementation of the Inven!RA architecture in a platform linked to a remote computer networking laboratory, exemplifying how the architecture can achieve its purported goals.
- Centros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educadores de infância e professores do primeiro cicloPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa; Abelha, MartaO artigo apresenta resultados atinentes a perspetivas de supervisão pedagógica e colaborativa de docentes, no contexto de um estudo de caso focalizado nos centros escolares (CE) de um agrupamento, cujos objetivos, entre outros, incluíam: Conhecer conceções e sentimentos de docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que lecionam em CE de um agrupamento acerca da supervisão colaborativa; Identificar perspetivas desses docentes sobre eventuais mais-valias da supervisão colaborativa para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas; Averiguar em que medida consideram que existe no CE em que lecionam práticas consentâneas com a supervisão colaborativa. A metodologia assumiu uma abordagem interpretativa, com recurso a técnicas quantitativas e qualitativas. A recolha de dados da investigação iniciou-se com entrevistas a grupos focais, aos quais se seguiram entrevistas individuais e um inquérito por questionário pré-validado. A análise dos dados envolveu análise de conteúdo e análise estatística, de natureza descritiva. A discussão dos resultados valeu-se de procedimentos de triangulação de informações e evidenciou tendências de resposta das quais se salientam i) diversificadas perspetivas sobre o conceito de supervisão: grande parte dos inquiridos conota a supervisão com avaliação de desempenho docente; considera que esta última não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes; e aparta do conceito as práticas de colaboração. No entanto, reconhece e valoriza práticas de colaboração potenciadas pelos centros escolares, de articulação, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho. ii) Paralelamente, destaca-se o contributo para a consolidação do conhecimento da realidade em estudo, dado pela utilização e posterior triangulação de diversos instrumentos de recolha de dados.
- Estratégias de aprendizagem com jogos digitais no contexto universitário: análise qualitativa descritivaPublication . Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante; Ramos, Daniela; Marques, Margarida M.; Sales, ValdickA popularização dos jogos digitais tem promovido uma série de experimentos e investigações de como esses artefatos podem contribuir com a aprendizagem, além de analisar seus limites. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo analisar estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem associadas ao uso dos jogos digitais com estudantes universitários. A metodologia de pesquisa utilizada foi ex post facto com abordagem qualitativa, utilizando-se do software Iramuteq para a análise dos dados. Participaram dessa pesquisa 21 estudantes do Brasil e Portugal, matriculados em cursos superiores. A coleta de dados ocorreu por meio da de uma entrevista estruturada, com roteiro previamente validado. Os resultados demonstraram que os estudantes não tinham uma visão clara de que os jogos podem ser usados no contexto educacional, mas somente para entretenimento. Constata-se que são usadas estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem tanto quando se joga, como também em outras atividades educacionais. Observa-se que os jogos digitais não são sistematizados no currículo, e que há uma necessidade de formação para os docentes.
- Articulating the CCM approach and Lesson Study: a promising teacher professional development towards inclusive educationPublication . Fluminhan, Carmem; Castro, Paula Teixeira de; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Schlünzen Junior, KlausQuality provision of inclusion is directly impacted by the extent to which inclusive teaching practices are provided in inclusive educational settings. Besides exploring the contemporary concept of inclusion, this paper addresses the international research literature on Lesson Study (LS) for inclusive settings and investigates the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCM) approach by Schlünzen et al. (2020) as a possible fit to create enhanced conditions for inclusive education in tandem with LS. Findings showed that international experiential studies using LS for improving inclusion shared similar nature with the CCM approach regarding the collaboration amongst teachers for effective professional learning and the centrality of the students’ voices to improve and transform teaching practices towards inclusion. Finally, the study suggests that the articulated use of LS and the CCM approach might ignite more effective inclusive teaching practices whilst providing an education that promotes all learning, and meets the needs of all students in inclusive educational settings. This study also indicates further avenues for empirical research to deepen the understanding of how the LS movement and the CCM approach integrated to teaching and learning can impact education in different cultures.
- Gestão de sistemas de educação a distância: apontamentos e caracterizaçãoPublication . Mill, DanielEste artigo analisa a prática da gestão educacional no contexto da educação a distância (EaD), buscando melhor compreensão das suas particularidades e origens. Com base em experiências de gestão em EaD, o texto representa um exercício de reflexão para compreender as dificuldades e estratégias de um gestor educacional no âmbito dessa modalidade. Partindo das noções de planejamento, organização, direção e controle da gestão empresarial, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação a distância. Como resultado, a análise traz uma breve caracterização das instâncias mantenedoras de EaD, busca contribuições da gestão empresarial para a gestão em EaD, levanta algumas especificidades dos sistemas de gestão no contexto educacional, busca orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão para sistemas de EaD e destaca alguns desafios e dificuldades enfrentadas pelos gestores de EaD em seu cotidiano de trabalho.
- Narrativas gamificadas e difusão da ciência: potencialidades da Plataforma COMnPLAYEerPublication . Lopes, David Santana; Alves, Lynn; Almeida, Beatriz Oliveira de; Oliveira, Marizete Pinheiro deA interação com artefatos tecnológicos na contemporaneidade se insere em contribuições para os processos de ensino e aprendizagem, e de controvérsias, imersas nas arquiteturas algorítmicas que regem tais artefatos na Cultura Digital. Imerso neste contexto estão as plataformas digitais gamificadas, como o COMnPLAYer, ambiente desenvolvido pela Universidade de Malta e que tenciona a popularização de saberes científicos. Desta forma, o presente estudo preliminar, que se insere no formato de ensaio investigativo, propõe apresentar as potencialidades da plataforma COMnPLAYer para a divulgação científica em diferentes espaços de ensino. Para isso, os autores exploram as interfaces interativas da plataforma, seguindo como percurso metodológico os princípios investigativos das Interfaces HumanoComputador (IHC), além da elaboração de uma matriz de análise derivada. A partir da análise realizada foi possível identificar possíveis benefícios da referida plataforma acerca das dimensões lúdica, técnica, pedagógica e científica em meio à historicidade quanto à importância de saberes das Ciências. Portanto, a Plataforma COMnPLAYer configura-se como mais um exemplo de artefato digital que intercala as controvérsias da dita sociedade de plataformas ao mesmo tempo que possibilita o engajamento e o fluxo de informações científicas aos seus interatores.
- Evaluación inclusiva y TIC en una educación de calidadPublication . González-Ramírez, TeresaAnte los nuevos retos que exige la educación inclusiva, la evaluación no puede quedar anclada en estrategias o enfoques insuficientes Un sistema de evaluación que no valore y respete las diferencias individuales sólo conduce a profundizar en la brecha de la desigualdad. Practicar una evaluación inclusiva supone respetar y valorar las diferencias individuales y grupales. Si las condiciones de los estudiantes siempre son diferentes, si los ritmos y las formas de aprendizaje son diversos, si los puntos de partida nunca son homogéneos, lo que se aprende y lo que se evalúa no puede estar estandarizado, sino que debe ser diferenciado de acuerdo con las condiciones y los procesos individuales de los estudiantes. Una educación de calidad se articula en torno a la gestión de las diferencias. La estandarización de los centros bajo patrones de actuación y prácticas idénticas sólo permite alcanzar la base inferior de esa calidad. Las Tecnologías de la Información y la Comunicación son una potente herramienta para que el profesorado pueda acometer la compleja tarea de atender a la diversidad del alumnado.
- La imagen en redes sociales: estudio de idoneidad para los Departamentos de Recursos HumanosPublication . Botas Leal, Diego; García, Juan Gabriel; Garrido, Pablo; Mas Miguel, AnaLa llegada del siglo XXI ha acelerado las posiciones que presentaba la irrupción de las redes sociales digitales en nuestra sociedad. Hoy podemos hablar de una identidad digital propia que puede ser trabajada como tal, o ser el resultado de nuestra actividad en la red. A través de internet, con las redes sociales y su adaptación a los smartphones, los jóvenes están en contacto contínuo y hacen que esta comunicación digital sea un rasgo de su existencia y la manera más común de gestionar sus relaciones. Las características de las redes sociales más usadas hoy, hacen que la imagen, bien fija a través de la fotografía o en movimiento a través del video, constituya uno de los pilares de comunicación social. Conscientes de esto, muchas de las empresas de recursos humanos han decidido incluir el análisis de la identidad digital a través de la imagen como parte de su proceso selectivo, siendo la foto de perfil uno de los elementos más tenidos en consideración en dicho proceso. Por ello, hemos elaborado un estudio entre 144 empresas de recursos humanos de España dónde buscamos saber hasta que punto es importante cuidar la imagen en redes sociales y cuáles son las imágenes que pueden ayudar o hacer que un candidato sea descartado en el proceso de selección.
- Institucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimentoPublication . Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Cruz, JoseanyA educação a distância no Brasil, desde a sua regulamentação, vem sendo ofertada como uma modalidade de educação que carrega consigo concepções variadas, por vezes, confundida com educação remota, educação aberta, e-learning, educação flexível, dentre outras, sobretudo nos dias atuais. Nesse sentido, este artigo traz a diferenciação desses conceitos, para, em seguida, tecer considerações que permitam a compreensão de como a modalidade de EaD vem se configurando nos cenários educacional e político brasileiros. Para este constructo, apresentamos a trajetória da EaD e os impactos dos programas de fomento do governo federal, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil, principais ações nacionais voltadas à EaD pública e gratuita desde 2006, que, apesar de custear a oferta de cursos superiores e técnicos de nível médio, possuem raiz em interesses do capitalismo neoliberal. Isso porque, conforme apontado no trabalho, estes programas contribuem para a precarização da modalidade e, consequentemente, para o aumento dos preconceitos que a EaD vem sofrendo ao longo do tempo no país. Como resultado, são visíveis os impactos negativos dessa dinâmica nos processos de institucionalização da EaD, tão necessários para o desenvolvimento de uma educação a distância forte, consolidada e com qualidade socialmente referenciada.