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- Uso de recursos digitais no ambiente escolar moçambicano: desafios no ensino superiorPublication . Artur, Bema; Dinga, Ricardo Samuel; Gonçalves, Bruno Miguel FerreiraO presente artigo visa avaliar o nível de competência dos professores do ensino superior, no uso de recursos digitais no ambiente escolar em Moçambique, numa perspectiva da formação adequada, de modo, a que, este uso potencie sucessos no processo de ensino-aprendizagem quer para os professores quer para os alunos. Versado na abordagem qualitativa e exploratória quanto ao objetivo, este artigo resulta duma revisão da literatura, partindo da seguinte questão de investigação: Quais são os desafios impostos aosprofessores, do ensino superior, no uso de recursos digitais em ambiente escolar em Moçambique? A base de compilação dos conteúdos do objeto da pesquisa decorreu via on-line, através do Google Académico, envolvendo vários artigos e trabalhos de teses de doutoramento. A categorização e análise de dados, baseada em análise de conteúdo, permitiu demonstrar que a intensificação do uso das tecnologias no nível superior, em Moçambique, partiu com o surgimento da pandemia covid-19 e visava dar continuidade do ensino online com encerramento das aulas presenciais. Assim, desde que a pandemia surgiu, o sector de educação ganhou uma nova dinâmica pedagógica na integração e uso de recursos digitais de informação e comunicação e conduziu os principais atores pedagógicosde todo subsistema de ensino na integração de novas competências pedagógicas para dar seguimento ao processo de ensino-aprendizagem. Ao nível do ensino superior, esta inovação é usada quando os docentes interagem com os alunos, como forma de evitar maior concentração e contacto direto entre os alunos e os professores, cujos dispositivos específicos em uso nesta modalidade são a máquina foto, scanner, telemóvel, computador, notebook, PC/Tablet, PDA, iPad, pendrive. Para além destes, destaca-se a internet (videoconferência, teleconferência, bibliotecas digitais, Wikipédia, Google) robótica, havendo casos onde se recorre à plataforma de WhatsApp por se considerar viável e de fácil acesso.
- Estratégias alimentares dos animais domésticos do povoado de Leceia (Oeiras, Portugal) durante a transição do 4.º para o 3.º milénio a.C.: uma abordagem a partir dos isótopos estáveisPublication . Navarrete, Vanessa; Cardoso, João Luís; Dias, Cristina Barrocas; Detry, Cleia; Curto, Ana; Waterman, Anna J.; Wright, Elizabeth; Maurer, Anne‑FranceIn this article, we analyse faunal samples from the Late Neolithic (Layer 4) and Early Chalcolithic (Layer 3) levels of the fortified settlement of Leceia (Oeiras, Portugal) in order to understand the management of the feeding of domestic animals recovered in these excavations. Through the analyses of stable isotopes of δ13C and δ15N in bone collagen, we aim to characterise the grazing systems and the maintenance strategies of the livestock that were consumed and raised in Leceia, in an attempt to obtain a further perspective on the economic complexity of the fortified settlements that emerged during the 3rd millennium in Portuguese Extremadura. The results show the possible use of forage to feed the animals and also seem to indicate the use of fertilised fields. This demonstrates that animal production is already based on intentional practices of animal and land management, as well as on complex exchange networks.
- Recepção como Académico Correspondente Estrangeiro da Real Academia de Doctores de España no dia 24 de maio de 2023Publication . Cardoso, João LuísSaudação académica proferida pelo Prof. Doutor Martín Almagro‑Gorbea.
- Prémio de Arqueologia Professor Doutor Octávio da Veiga Ferreira instituído na Academia Portuguesa da História pela Câmara Municipal de OeirasPublication . Cardoso, João LuísPalavras de agradecimento proferidas pelo autor da obra premiada. Lisboa, Academia Portuguesa da História, 6 de dezembro de 2023.
- 40,000 years later: what we know about the presence of Neanderthals in Portuguese territory and their extinctionPublication . Cardoso, João Luís; Cascalheira, JoãoBrief presentation of the theme addressing the history of investigations carried out in Portugal about the presence of Neanderthals, the sites with anhtropological and archaeological record and their antiquity. Considering their close resemblance with our own species and long‑term success across Eurasia, Neanderthals ought to have had all it takes to persist. However, sometime between c. 45,000 and 30,000 years ago, Neanderthals ultimately disappear from the archaeological record, being replaced by modern humans. This cultural and biological replacement process is considered one of the most significant turning points in human evolutionary history. In recent years, knowledge of the processes involved in the disappearance of the Neanderthals and the successful expansion of our species across Eurasia has substantially increased. Still, the spatiotemporal variability of the presumed mechanisms behind Neanderthals’ demise – climate change, fragile demography, inter‑species competition – makes evaluating the replacement at a continental scale very challenging. The Iberian Peninsula, due to its cul‑de‑sac position and the role of its southern regions as one of the last refugia for the Neanderthals, represents an ideal natural setting for testing models of cultural and demographic trajectories leading to the final disappearance of those populations. Focusing on the Iberian archaeological record, in this paper we address the current state of the art and future directions regarding the study of the latest Neanderthals on earth.
- Educação em saúde como ferramenta de indução da política pública na saúde prisionalPublication . Valentim, RicardoO Brasil tem atualmente uma das maiores populações carcerárias do mundo. No ano de 2016, o país tinha mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade, e já era o terceiro país no ranking de população prisional, atrás somente dos Estados Unidos e da China. Essa superpopulação carcerária e as condições pelas quais essa população é exposta, cria um ambiente de vulnerabilidade muito favorável a um conjunto de doenças, que são mais prevalentes no sistema prisional, não somente no Brasil, mas em outros países também. A saúde prisional tem se tornado uma emergência de saúde pública por apresentar índices cada vez maiores de doenças, principalmente as infecções sexualmente transmissíveis (IST), pois poderiam ser evitadas. E este problema afeta não somente os países considerados de renda baixa e média, mas também os países desenvolvidos. Uma forma de intervir estrategicamente em umas das partes deste complexo problema, que é de ordem multifatorial, é qualificar a força de trabalho para atuar na saúde prisional. Portanto, este artigo discute e apresenta alguns resultados de intervenções de saúde pública, as quais foram articuladas e implementadas por meio de estratégias de educação massiva em saúde cuja mediação tecnológica atuou como ferramenta desta intervenção.
- Educação massiva na saúde prisional do brasil: um olhar além dos murosPublication . Valentim, Janaína; Trindade, Sara DiasO acesso à educação e formação por parte de grupos minoritários, como a população prisional, tem preocupado diferentes organismos internacionais, tal como se pode verificar pelas Regras das prisões europeias, que datam do início deste século. Acompanhando estas preocupações, e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, o estudo que se apresenta visa mostrar como a educação massiva na saúde prisional do Brasil pode contribuir para melhorar a saúde da população prisional. O trabalho assenta na metodologia de pesquisa-ação de Tripp (2005) e destaca a importância estratégica da educação na saúde prisional para induzir mudanças nos processos de trabalho, podendo ser aplicada no Sistema Único de Saúde do Brasil para promover e melhorar o cuidado com a saúde das pessoas privadas de liberdade. Desenvolveu-se uma Trilha Formativa, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) para formar profissionais da saúde que atuem no sistema prisional, profissionais penais e privados de liberdade. Os resultados revelaram que ser implementado no AVASUS ampliou o acesso à formação, com adesão de estudantes de todo o país e mostrou eficácia ao lidar com a epidemia de sífilis no sistema prisional brasileiro.
- Desafios invisíveis: impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida dos professores de uma universidade públicaPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Malacarne, Vilmar; Moreira, J. António; Mesquita, Elza; Gonçalves, VitorCompreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.
- A anta de Monte Serves (Vialonga, Vila Franca de Xira, Lisboa): arquitectura, cronologia e integração sócio‑cultural de um pequeno sepulcro megalíticoPublication . Andrade, Marco António; Cardoso, João Luís; Mataloto, Rui; Moita, Patrícia; Pereira, André; Pimenta, JoãoThe dolmen of Monte Serves, located in Vila Franca de Xira (Lisbon peninsula), corresponds to a small megalithic tomb with a trapezoidal plan built using limestone slabs. It was identified in 1972 by Octávio da Veiga Ferreira, being excavated that same year under the direction of Christopher Thomas North. In 2014, within the scope of the project MEGAGEO – Moving Megaliths in the Neolithic, this monument was the subject of new archaeological works, directed by Rui Boaventura and João Luís Cardoso, intending to define its specific architecture and the respective construction sequences, mainly regarding the Tumulus and the Atrium areas. Despite the practical absence of votive materials, it was possible to collect human osteological samples, thus allowing to perform radiocarbon dating – whose average result places at least one use episode of this tomb (not necessarily its first) in the transition from the first to the second quarter of the 3rd millennium BCE (median probability: 2706 cal BCE 2σ; mean: 2715 cal BCE 2σ). Indeed, this result differs greatly from the chronological framework established for this type of small tombs in Southwestern Iberia (mid‑4th millennium BCE), but is close to the chronology (relative and absolute) documented in the contiguous funerary contexts of Casal do Penedo and Verdelha dos Ruivos, as well as in the settlements of Moita da Ladra and Pedreira do Casal do Penedo, culturally included in the typical Chalcolithic of Portuguese Estremadura. This paper thus intends to present the results obtained with the excavation of this small tomb, in terms of its architecture and chronology, framing it within the socio‑cultural dynamics documented in Lower Extremadura during the Neolithic and Chalcolithic, mainly regarding the origin and development of the megalithic phenomenon.
- Os ouros calcolíticos do povoado pré‑histórico muralhado do Outeiro Redondo (Sesimbra) e da gruta funerária campaniforme da Verdelha dos Ruivos (Vila Franca de Xira)Publication . Cardoso, João Luís; Bottaini, CarloThe paper discusses a group of five gold artifacts originating from Central Portugal, dating back to the latter half of the 3rd millennium BC. One of these artifacts was discovered in the fortified settlement of Outeiro Redondo in Sesimbra, while the remaining four were found in the natural cave of Verdelha dos Ruivos in Vila Franca de Xira which served as a collective burial site associated with the Bell Beaker culture. The study primarily focuses on a typological analysis of the artefacts aimed at comparing these specific gold implements with similar artifacts found elsewhere on the Iberian Peninsula. Additionally, we conducted a non‑invasive analysis using a portable X‑ray fluorescence spectrometer, which determined that they are composed of over 90% gold with varying amounts of silver and copper. Such a composition is consistent with other findings from the same period and geographical region, suggesting a commonality in the sourcing of gold from alluvial deposits along the Tagus River. Overall, the findings contribute to our understanding of metallurgical practices, material culture, and social dynamics during the Chalcolithic in Iberia, particularly within the context of the Bell Beaker phenomenon.