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- Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino SuperiorPublication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago AnchietaA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
- Despedida de SiPublication . Tonus, Leonardo
- As mãos vaziasPublication . Vieira, Maurício
- Aprendizagem ao longo da vida online: um (auto)incremento ao envelhecimento ativoPublication . Sequeira, Andrea Melania Magalhães; Jorge, Sandro MiguelO envelhecimento populacional é uma das megatendências demográficas mais significativas e impactantes do século XXI, em que o aumento da longevidade torna as pessoas mais velhas em contribuintes do desenvolvimento individual e coletivo. A aprendizagem ao longo da vida, mediada por ambientes digitais e em rede, reforça o papel central deste determinante no fomento do envelhecimento ativo e saudável, gerador de oportunidades de participação, segurança e reforço de capacidades biopsicossociais e digitais. Estetexto apresenta os resultados do projeto socioeducativo “Oficinas de Aprendizagem da Universidade Aberta, envolvendo participantes seniores e cujo objetivo principal foi avaliar o impacto do projeto na autopromoção do envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e o nível de fluência digital. O presente estudo foi suportado pela revisão sistemática da literatura, seguida de inquérito por questionário aplicado ao grupo de participantes (n=21) nas sessões online. Os resultados demonstraram efeitos satisfatórios no processo de aprendizagem, na autopromoção de envelhecimento ativo, no estímulo de capacidades intelectuais e nos índices positivos a nível do desenvolvimento de competências digitais.
- Quem quiser que conte outra: prática pedagógica por meio da contação de histórias para língua inglesa no ensino fundamentalPublication . Szezecinski, Antonio Filipe Maciel; Backes, Luciana; Felicetti, Vera LuciaO artigo é resultado da tese de Szezecinski (2023) sobre as práticas pedagógicas construídas e desenvolvidas no espaço da hora do conto, a contação de histórias, para configurar o habitar do ensino e da aprendizagem da língua inglesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo consiste em identificar os aspectos relevantes da prática pedagógica, por meio da contação de histórias, que potencializam a aprendizagem da Língua Inglesa. A abordagem qualitativa, o delineamento explicativo e o procedimento técnico de estudo de caso, conduziram a pesquisa nas aulas de língua inglesa, inseridas na grade curricular, de uma escola da rede estadual de ensino, em Porto Alegre. A prática pedagógica foi desenvolvida na modalidade online, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no período da pandemia COVID 19. As quatro habilidades linguísticas: escutar, falar, ler e escrever foram articuladas à contação de histórias, para a ação dos alunos, em uma aula contectada pela narrativa. Na prática pedagógica percebeu-se: importância da contação de histórias alinhada aos objetivos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa; diferencial das atividades da grade curricular; e imersão na história que dialogava com a realidade. Na contação de histórias evidenciou-se: exploração das quatro habilidades linguísticas; engajamento na aprendizagem da língua inglesa; protagonismo; percurso de aprendizagem; criatividade e imaginação. Assim, dois processos de letramento foram conduzidos: o próprio desenvolvimento da aquisição de uma língua estrangeira em um contexto social (a narrativa) e a exploração de tecnologias digitais para a aprendizagem.
- Acoplamento do metaverso na educação: uma experiência com a plataforma Frame VRPublication . Santos, Aline Patrícia Sobral dos; Vieira, Fábia Magali Santos; Souza, Izabela Soares de SouzaEste trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de acoplamento do metaverso na educação, destacando a transformação da sala de aula tradicional em um ambiente imersivo e colaborativo. A questão central é: como a plataforma Frame VR, pode ser um ambiente pedagógico e educacional digital? Neste estudo, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Educar (Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação) e o LED (Laboratório de Educação Digital) da UNIMONTES, investigou-se como a plataforma Frame VR poderia ser uma vivência educacional junto a mestrandos em educação, aqui caracterizados como professores em formação continuada. Participaram do estudo 31 professores, incluindo mestrandos e egressos do Mestrado em Educação da Unimontes. Os professores, inicialmente, participaram de um minicurso sobre metaverso e, em seguida, foram convidados a se envolver no percurso de uma vivência com a plataforma Frame VR, no qual ocorreu uma discussão acerca das limitações e possibilidades que a tecnologias oferece para o contexto educacional. A experiência revelou o potencial do metaverso para enriquecer o ensino, oferecendo uma vivência imersiva e criativa de conceitos abstratos, além de fomentar a participação dos envolvidos. Contudo, foram observadas resistências de alguns professores, dificuldades técnicas em dispositivos móveis e desafios de infraestrutura nas escolas. Conclui-se que a formação contínua é essencial para superar esses desafios e integrar o metaverso como um ambiente de aprendizado digital e OnLIFE.
- Gamificação & TIC em educação ambiental e turismo da natureza: descobertas e aprendizagem na Lagoa das Sete CidadesPublication . Pedrosa, Daniela; Lima, Claudio Cleverson deAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser apropriadas em diversas áreas, incluindo o contexto da Educação Ambiental e Turismo da Natureza (EATN). Este artigo descreve uma atividade gamificada móvel numa aula online paraestudantes da unidade curricular TIC da Licenciatura EATN, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), Portugal. A convite da docente titular da turma e partindo dos pontos de interesse sinalizados pelos estudantes previamente, o docente brasileiroelaborou um roteiro turístico online personalizado no Google Maps utilizando a metodologia de Projetos de Aprendizagem Gamificados (PAG). Os estudantes participaram remotamente da atividade gamificada sobre a Lagoa das Sete Cidades, Açores, com recurso aos seus computadores e smartphones. Durante a atividade os estudantes construíram aprendizagens lúdicas, históricas e ambientais do percurso interagindo com pistas em Realidade Aumentada (RA) e QRCodes, finalizando com a utilização destas pistas em um desafio final. Como resultados destaca-se a apropriação das TIC e elementos de gamificação para a aprendizagem de conceitos relevantes ao curso e disciplina e a competência de conhecer e avaliar criticamente as TIC em projetos EATN.
- Reflexões sobre a educação do futuro em contexto onlifePublication . Nunes, Jéssica Maria Gregory; Bassani, Patrícia SchererO artigo tem por objetivo refletir sobre a educação do futuro, buscando articular as ideias apresentadas no relatório da UNESCO -―Reimaginar o futuro juntos‖ -e estudos sobre educação em contexto OnLIFE. A UNESCO aborda a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e sociais do século XXI, propondo um novo contrato social para promover justiça e inclusão global. O conceito de educação OnLIFE, por sua vez, destaca a importância de integrar experiências de aprendizagem on-line e off-line, desenvolvendo habilidades digitais críticas e entendendo os impactos éticos e sociais das tecnologias. O estudo, de natureza qualitativa, se organiza a partir de uma revisão narrativa. Resultados apontam para a necessidade de uma educação transformadora e ética, que prepare os indivíduos para a era digitale contribua para um futuro mais sustentável e justo. Ressaltam a educação como ferramenta crucial para justiça social, econômica e ambiental, e para a construção de um mundo mais humano e pacífico.
- Um sistema de avaliações diagnósticas como ferramenta para recuperação de aprendizagensPublication . Damasceno, Celimar Reijane Alves; Silva, Fernando Marcos Souza; Silva, Alison MedeiroO IFNMG desenvolveu um sistema de informação baseado na arquitetura Web para avaliações diagnósticas, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Criado com a colaboração dos docentes, o sistema visa simplificar a aplicação e análise das avaliações, proporcionando uma melhor compreensão dos conhecimentos prévios dos estudantes e contribuindo para o planejamento pedagógico. Testado inicialmente nos cursos de graduação do campus Januária, o sistema será ajustado com base em feedbacks e resultados, com previsão de expansão para outros campi. Essa iniciativa busca identificar lacunas no aprendizado e oferecer suporte personalizado, promovendo a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos.
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