Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-31"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Graça Morais e a pirâmide humana: uma artista comprometidaPublication . Heitor, M.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, TaniaA revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais. Humanidades, Ciências e Artes encerra o ano com um número muito rico de diálogos interartes, elegendo para seu núcleo temático as artes plásticas, com um dossiê initulado "Graça Morais e a arte de pensar o mundo", que, além dos ensaios, oferece dois poemas e três testemunhos sobre a vida e obra da artista.
- Competências digitais e suas aplicações pedagógicas: uma avaliação das habilidades docentes no Ensino SuperiorPublication . Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza; Moreira, J. António; Trindade, Sara Dias; Melo, Thiago AnchietaA contemporaneidade requer de nós, professores de todas as modalidades e níveis do ensino, que sejamos letrados digitalmente a ponto de fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC) de forma segura, crítica, responsável e transformadora. Aferir, dessa forma, o perfil tecnocompetentes de professores é o primeiro passo do processo de criação de uma geração de docentes capazes de introduzir as tecnologias em suas práticas professorais. Por isso, este estudo objetivou aferir, por meio da escala do DigCompEdu Check-in, as habilidades tecnopedagógicas dos professores Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, quanto ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), nas diferentes áreas do conhecimento. O trabalho partiu do entendimento daquilo que envolve as competências digitais, até a aplicação do instrumento de avaliação de forma virtual. Os resultados revelaram que a UEMA conta com professores inseridos em todos os níveis de fluência tecnopedagógica, segundo a escala do DigCompEdu, com maior concentração dos docentes nos níveis A2, explorador e B1, integrador. Isto posto, estes professores necessitam aprimorar suas competências digitais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico, uma vez que a fluência digital permite enriquecer as práticas de ensino e o próprio desenvolvimento profissional, para além das competências digitais básicas, gerando uma educação transformadora e alinhada as competências requeridas no mundo moderno.
- Iconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça MoraisPublication . Baião, JoanaRepresentação da Virgem Maria segurando ao colo o corpo martirizado de seu filho, Jesus Cristo, a Pietà é ummotivo icónico da cultura cristã. Ao colocar no centro a representação da dor de uma mãe perante a exposição do seu filho à violência e à morte, esta iconografia popularizou-se para lá de um sentido religioso, sendo continuamente revisitada por artistas até aos nossos dias. Neste artigo é abordada a presença da Pietà na obra de Graça Morais em diferentes fases de produção, desde o início da década de 1980 até à atualidade. São elencadas as inúmeras formalizações que o tema assume na obra da pintora, associadas à referenciação de experiências individuais traumáticas e à manifestação das suas inquietações quotidianas face aos dramas e esperanças da condição humana num mundo marcado pela violência.
- Despedida de SiPublication . Tonus, Leonardo
- As mãos vaziasPublication . Vieira, Maurício
- Graça Morais: métamorphose et sacrificePublication . Zwingenberger, JeanetteMon analyse des œuvres de Graça Morais interroge l’entrecroisement des règnes: humain, animal, végétal, minéral, dans leur environnement : la terre, sous l’angle du sacrifice. Une analyse picturale permettra de comprendre les différents axes de cette coexistence des êtres humains avec l’autre, les animaux sauvages ou les animaux de ompagnie. À travers des figures mutantes et totémiques, elle questionne les liens profonds entre l’homme et la nature. L’animalité devient un miroir de l’âme humaine, transcendant les frontières du réel. Des mutants ou des êtres totémiques ? L’animalité est une figure de l’al-térité, un projet transhumaniste.
- Le secret du conte initiatique : peindre la généalogie d’une culturePublication . Souto, EgidiaLes toiles de Graça Morais offrent un parcours initiatique où chaque secret doit être mérité. Il ne s’agit pas simplement d’une expérience esthétique, mais d’une quête cathartique où la peinture devient un antidote contre l’oubli. L’artiste cartographie son village d’enfance à travers un regard sociologique et ethnographique, en mettant l’accent sur les femmes qui ont marqué son passé. Cet article cherchera à comprendre si l’enfance n’est pas le tout premier musée vivant que le peintre a visité. Il analysera comment il transforme le paysage et dans quelle mesure ce paysage le transforme à son tour.
- Graça Morais e a arte de pensar o mundo: apresentaçãoPublication . Souto, Egidia; Baião, JoanaGraça Morais e a Arte de Pensar o Mundo foi a designação de uma jornada internacional de estudos sobre a obra da pintora Graça Morais (n. 1948). Decorrido em Paris em dezembro de 2021, este encontro reuniu uma série de profissionais dos âmbitos académico, museológico e cinematográfico, que, juntamente com a artista, apresentaram as suas reflexões sobre os cruzamentos da (sua) pintura com outras áreas do conhecimento, como a História e a Teoria da Arte, a Literatura, a Filosofia e a Antropologia. Este dossiê temático reúne oito artigos que refletem a diversidade de aproximações metodológicas e interpretativas ao universo pictórico de Graça Morais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »