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- «Descer ao caos para desvendar o verdadeiro rosto»?: ensaio sobre o telúrico e o simpoiético na arte de Graça MoraisPublication . Baltrusch, BurghardEste estudo propõe-se analisar alguns aspectos centrais da obra de Graça Morais, tomando como base as noções do telúrico, por um lado, e da simpoiese (Haraway, 2016), por outro. Defende-se que a intersecção entre o poético, o pictórico e o político na sua obra não se limita a ser um espaço de reflexão estética, mas constitui também um campo de resistência simbólica contra a alienação e a devastação ambiental e civilizacional. O ensaio descreve e interpreta dois desenhos e a instalação numa das salas da exposição Os Rituais do Silêncio (2023-2024), abordando também, de forma interdisciplinar, a obra em geral e a sua relação com uma estética da experiência eco-poética e eco-artística na contemporaneidade.
- Un hommage à Graça Morais, un souvenir d’ombre et lumièrePublication . Meira, Cristèle Alves
- Entre a apoteose e a diabolização: a recepção de Pombal na literatura e no jornalismo de língua alemã por volta de 1870Publication . Pohl, Peter C.Este artigo visa apresentar, analisar e contextualizar o a receção de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, na produção literária e jornalística, em língua alemã, da década de 70 do século xix. Para o efeito, a primeira secção descreve os processos históricos de transformação e diferenciação na Germânia durante este período e situa a ocasião específica que trouxe Pombal à luz do empenho jornalístico e literário. Estamos a falar do Kul-turkampf (a luta, ou guerra, cultural) prussiano contra a Igreja Católica do Papa Pio IX, que resultou na proibição da Companhia de Jesus em 1872, mas também na administração dos bens da Igreja pelas comunidades e no casamento civil. A grande maioria das declarações sobre Pombal refere-se, directa ou indirectamente, a este conflito. Passaremos então ao retrato de Pombal na peça de Werther e na narrativa de Holzwarth. Numa leitura atenta, iremos explorar as diversas representações do ministro português no imaginário cultural e seus significados. Veremos que no decurso do Kulturkampf, Pombal tornou-se uma figura histórica de reflexão para grupos nacionais, políticos, confessionais e ideológicos muito diferentes.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, TaniaA revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais. Humanidades, Ciências e Artes encerra o ano com um número muito rico de diálogos interartes, elegendo para seu núcleo temático as artes plásticas, com um dossiê initulado "Graça Morais e a arte de pensar o mundo", que, além dos ensaios, oferece dois poemas e três testemunhos sobre a vida e obra da artista.
- Le secret du conte initiatique : peindre la généalogie d’une culturePublication . Souto, EgidiaLes toiles de Graça Morais offrent un parcours initiatique où chaque secret doit être mérité. Il ne s’agit pas simplement d’une expérience esthétique, mais d’une quête cathartique où la peinture devient un antidote contre l’oubli. L’artiste cartographie son village d’enfance à travers un regard sociologique et ethnographique, en mettant l’accent sur les femmes qui ont marqué son passé. Cet article cherchera à comprendre si l’enfance n’est pas le tout premier musée vivant que le peintre a visité. Il analysera comment il transforme le paysage et dans quelle mesure ce paysage le transforme à son tour.
- Iconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça MoraisPublication . Baião, JoanaRepresentação da Virgem Maria segurando ao colo o corpo martirizado de seu filho, Jesus Cristo, a Pietà é ummotivo icónico da cultura cristã. Ao colocar no centro a representação da dor de uma mãe perante a exposição do seu filho à violência e à morte, esta iconografia popularizou-se para lá de um sentido religioso, sendo continuamente revisitada por artistas até aos nossos dias. Neste artigo é abordada a presença da Pietà na obra de Graça Morais em diferentes fases de produção, desde o início da década de 1980 até à atualidade. São elencadas as inúmeras formalizações que o tema assume na obra da pintora, associadas à referenciação de experiências individuais traumáticas e à manifestação das suas inquietações quotidianas face aos dramas e esperanças da condição humana num mundo marcado pela violência.
- A mundividência de Frei Luís de Granada: o programa da dignitas homini na Collectanea Moralis PhilosophiaePublication . Martins, Ana Isabel CorreiaO Renascimento europeu olhou para a História como um manancial consistente e transmissor de exempla, um repositório fidedigno e inconsútil no propósito da ars bene scribendi, da enkyklios paideia, e ao serviço dos studia humanitatis na promoção da dignitas homini. Os humanistas consagraram-se, laboriosamente, à empresa de compilar ditos e aforismos em obras enciclopédicas de carácter sentencioso, conciliando a História, a Retórica, a Literatura e a Pedagogia. Frei Luís de Granada vai alinhar-se e seguir todas estas tendências e desígnios, ciente da epístola senequiana (1.6,5) Longum iter est per praecepta, breue et efficax per exemplum. Uma das preocupações mais pungentes foi escrever não apenas para a comunidade eclesiástica, mas também para os que se iniciavam nos assuntos e problemáticas da fé. No presente trabalho iremos enumerar as principais características da tratadística e da oratória granadinas, reconhecer os seus propósitos e motivações, sem subestimar as relações e as influências que construiu ao longo da vida e que condicionaram a sua produção. Iremos identificar a produção enciclopédica do autor, analisando a quantidade, a qualidade e a projecção das suas obras, nomeadamente a da Collectanea moralis philosophiae, passando em revista algumas imagens, metáforas e símiles concatenados nos conceitos de philosophia, sapientia, libertas e felicitas.
- As mãos vaziasPublication . Vieira, Maurício
- Recordações celtas e medievais na pintura de Graça MoraisPublication . Duarte, EduardoA excecional e vasta obra plástica de Graça Morais evoca universos conceptuais e plásticos ligados à memória, à Antropologia e ao sagrado, entre outros. Neste texto, estabelecer-se-ão determinadas referências entre o desenho e a pintura de Graça Morais com a História da Arte, mais concretamente com a Arte Celta e a Medieval. Desde as máscaras e retratos até às composições pictóricas próximas das iluminuras, passando por obras que lembram a pintura portuguesa do século XV ou a própria utilização de cores, é possível detetar na produção de Graça Morais diálogos com obras de tempos passados, significando que o trabalho artístico é um permanente confronto com criações, memórias, espaço e tempo.
- La femme-animal dans l’oeuvre de Graça Morais : une identification entre fragilité et puissance visionnairePublication . Tschech, ChristinaLa femme-animal traverse l’oeuvre de Graça Morais depuis les années 80. Être hybride, à mi-chemin entre humain, animal, et parfois végétal ou surnaturel, elle semble dotée d’un pouvoir salvateur. Liée à la terre, garante de la mémoire, son pouvoir d’enfantement la rattache à l’avenir, lui conférant un don de prémonition. Graça Morais s’identifie souvent aux animaux de Trás-os-Montes, renforçant son lien avec sa terre natale. Cette femme-animal s’enracine dans le primitivisme surréaliste et l’anthropologie de Lévi-Strauss, actualisés par des artistes des années 60.
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