Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
458.31 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.
Description
Keywords
Pedagogia empreendedora Oportunidades globais Políticas educacionais inovadoras Transformação digital Metodologias ativas de ensino
Pedagogical Context
Citation
Jardim, J. (2024). Impacto da Educação Empreendedora na Capacitação para Capitalizar Oportunidades na Era da Interconetividade. In J. Jardim & E. V. Rodrigues (Eds.), Educação Empreendedora e Cidadania: Novos Paradigmas para um Futuro Colaborativo (pp. 24–46). SkillsResearch.
Publisher
SkillsResearch