Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mobile device forensics framework: a toolbox to support and enhance this processPublication . Bruno M. V. Bernardo; São Mamede, Henrique; Santos, Vítor M. P. D. dos; Barroso, João M. P.Cybercrime is growing rapidly, and it is increasingly important to use advanced tools to combat it and support investigations. One of the battlefronts is the forensic investigation of mobile devices to analyze their misuse and recover information. Mobile devices present numerous challenges, including a rapidly changing environment, increasing diversity, and integration with the cloud/IoT. Therefore, it is essential to have a secure and reliable toolbox that allows an investigator to thwart, discover, and solve all problems related to mobile forensics while deciphering investigations, whether criminal, civil, corporate, or other. In this work, we propose an original and innovative instantiation of a structure in a forensic toolbox for mobile devices, corresponding to a set of different applications, methods, and best practice information aimed at improving and perfecting the investigative process of a digital investigator. To ensure scientific support for the construction of the toolbox, the Design Science Research (DSR) methodology was applied, which seeks to create new and unique artifacts, drawing on the strength and knowledge of science and context. The toolbox will help the forensic investigator overcome some of the challenges related to mobile devices, namely the lack of guidance, documentation, knowledge, and the ability to keep up with the fast-paced environment that characterizes the mobile industry and market.
- Educação empreendedora e cidadania: o impacto dos congressos na consolidação do conhecimento e na criação de redes colaborativasPublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEste texto apresenta o livro "Educação Empreendedora e Cidadania" que oferece uma visão abrangente das principais áreas temáticas abordadas no congresso CiEECi 2022, tendo sido debatidas questões essenciais para a formação de uma cultura empreendedora humanista e uma nova economia. Os temas explorados incluem: empreendedorismo e ensino, globalização e direitos humanos, inovação social, marketing, neurociências, nova economia, saúde e bem-estar, tecnologias e ambientes virtuais, turismo, e empreendedorismo no feminino. São estas temáticas que compõem as diferentes partes deste documento resultante do congresso. Estas temáticas estão patentes nos objetivos que orientaram o congresso e, por extensão, a este livro, que são: disseminar práticas e projetos de educação empreendedora e cidadania, promovendo a criação de uma rede de colaboração entre investigadores, docentes e empreendedores que atuam no domínio da pedagogia empreendedora; partilhar evidências científicas e práticas eficazes, contribuindo para delinear procedimentos que favoreçam uma cultura empreendedora centrada no ser humano e promotora de uma economia mais inclusiva e sustentável.
- Impacto da educação empreendedora na capacitação para capitalizar oportunidades na era da interconetividadePublication . Jardim, Jacinto; Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorO objetivo deste estudo consiste em demonstrar a eficácia da pedagogia empreendedora na preparação dos estudantes para um futuro incerto e interconectado. Com base numa revisão teórico-reflexiva, foram examinados vários estudos sobre a eficácia da pedagogia empreendedora na capacitação dos estudantes para fazer frente às transformações socioeconómicas emergentes na atualidade. Foram também analisados acordos globais que abordam o empreendedorismo na perspetiva dos jovens. Foi colocada a seguinte questão: em que medida a educação empreendedora contribui para os alunos aproveitarem as oportunidades do atual mercado interconectado e global? Os resultados demonstraram o potencial desta pedagogia para a inovação educacional, a capacitação dos jovens e a adaptação às mudanças rápidas e incertezas relativamente ao futuro. Também apontaram para a necessidade de superação das resistências culturais e ideológicas, de definição de políticas educativas que possibilitem a democratização da educação empreendedora. Com base na análise e discussão dos resultados foi elaborado um modelo pedagógico para capitalizar oportunidades, que integra os fundamentos, métodos, recursos e atividades específicos para a sua conceção teórica e implementação prática.
