Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Na senda da transdisciplinaridade no processo de criação-investigação em média-arte digitalPublication . Marcos, AdéritoNesta palestra realizamos uma análise crítica e discussão sustentada acerca dos traços de transdisciplinaridade presentes na média-arte digital tanto enquanto processo criativo mas especialmente enquanto processo de investigação. Na análise, contrapomos os princípios da transdisciplinaridade conforme expressos na Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e ainda o pensamento contemporâneo definidor e problematizador de um conjunto de autores de referência, complementado com as características definidoras e empíricas da média-arte digital, dando-se especial ênfase ao ciclo de criação-investigação que lhe está subjacente.
- Modelação estatística no estudo da depressão e impactos da Covid-19 em indivíduos com 50 ou mais anosPublication . Pires, Sara Isabel Ribeiro; Ramos, Maria do Rosário; Fernandes, Ana PaulaAtualmente, como consequência da análise de vários indicadores demográficos, tais como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a taxa de prevalência de certas doenças, bem como do impacto do surgimento de novas doenças na população mundial, de que é exemplo a recente pandemia COVID19, torna-se urgente o investimento em estudos que possam contribuir para ajudar na tomada de decisões na área da Medicina, e das Políticas e Saúde Pública, entre outras. No âmbito desta problemática, foi criado a nível europeu o projeto SHARE, Survey of Health, Aging and Retirement in Europe que preserva um banco de dados multidisciplinar e transnacional de microdados sobre saúde, nível socioeconómico, entre outros fatores, obtidos através de um inquérito. Iniciado em 2004, conta com amostras dos indivíduos de 50 ou mais anos de em 28 países europeus e Israel. Este trabalho teve como objetivo contribuir para novo conhecimento no que diz respeito à população portuguesa, uma vez que a temática do envelhecimento é premente, e os estudos realizados até à data mostram que há espaço para outras análises e perspetivas. Recorrendo a metodologias estatísticas em que se inclui a regressão logística à base de dados SHARE vaga 9 (Corona 2), procurou-se modelar a situação/sentimento de depressão reportada pelos inquiridos com base numa seleção de variáveis de saúde física, mental, comportamentais entre outras consideradas pertinentes.
- Improving forecasting by resampling STL decompositionPublication . Cordeiro, Clara; Ramos, Maria do Rosário; Neves, M. ManuelaThe development of new forecasting algorithms has shown an increasing interest due to the emerging of new fields of application like machine learning and forecasting competitions. Although initially intended for independent random variables, bootstrap methods can be successfully applied to time series. The Boot.EXPOS procedure, which combines bootstrap and exponential smoothing methods, has shown promising results for forecasting. This work proposes a new approach to forecasting, which is briefly described as follows: using Seasonal-Trend decomposition by Loess (STL), the best STL fit is selected by testing all possible combinations of parameters. The best combination of smoothing parameters is chosen based on an accuracy measure. The time series is then decomposed into components according to the best STL fit. The Boot.EXPOS procedure is employed to forecast the seasonal component and the seasonally adjusted time series. These forecasts are aggregated to obtain a final forecast. The performance of this combined forecast is evaluated using real datasets and compared with other established forecasting methods.
- Conversas Abertas na Universidade. As Microcredenciais no Ensino SuperiorPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Branco, MauroNeste programa, as microcredenciais no ensino superior, criadas no âmbito do projeto Impulso 2025 e do financiamento proveniente do PRR, constituem o tema da conversa com o diretor-geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato, e com o vice-reitor para a Inovação e Qualidade da Universidade Aberta, Diogo Casanova. Inclui depoimentos de João Simão, professor da Universidade Aberta e de Isabel Lamy, coordenadora da equipa da sustentabilidade da EHTC (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra).
- O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em ErasmusPublication . Castanheira, Carlos Augusto; Jardim, Jacinto; Oliveira, Carlos MiguelA literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.
- Violência de género nos media em Portugal: análise do discurso nas redes sociaisPublication . Iria, Maria Filomena Madrugo; Campos, Ricardo; Alves, FátimaAs redes sociais virtuais são um palco privilegiado para a comunicação das mais diversas ideias entre os indivíduos, ultrapassando fronteiras físicas, obstáculos culturais e barreiras de linguagem. A internet faz parte do quotidiano de um número crescente de utilizadores em todo o mundo, promovendo a partilha intercultural cada vez mais facilitada pela partilha de imagens, vídeos e textos com tradução automática, que abrem janelas de conhecimento. Os meios de comunicação social compreenderam a vantagem de se aliar a esta partilha, primeiro criando os seus sites na internet e também participando das redes sociais virtuais. As plataformas de redes sociais são usadas pelos meios de comunicação social para uma aproximação aos leitores, disponibilizando publicações de acesso rápido aos factos noticiados nos seus sites, que vão muitas vezes provocar a participação dos utilizadores que os seguem, através de comentários e republicações. O objeto do nosso estudo incide nos comentários que os utilizadores fazem nas publicações sobre violência de género, nos meios de comunicação social portugueses mais lidos na internet, publicados na rede social virtual com mais utilizadores em Portugal, o Facebook. Através do prisma das representações sociais, a nossa análise perceciona que o público tece considerações que refletem as suas convicções: sobre a aplicação ineficaz da justiça e a desigualdade com que é aplicada de acordo com o género da vítima, sobre os preconceitos, fazem revelações sobre o seu papel pessoal na vivência do fenómeno e manifestam a sua revolta contra os agressores. Exibem as suas representações da realidade partilhando emojis, memes e palavras que ficam presas no ciberespaço, prontas a serem consumidas e interpretadas por outros utilizadores que, em debate, concordam ou contrariam o conjunto. Verificámos que os factos são transmitidos com pouco conteúdo que caracterize os intervenientes e as circunstâncias, mas que fazem questão de referir factores comportamentais que desacreditam as vítimas e legitimam as agressões. Concluímos que este tipo de publicações não coopera na construção de valores ou desconstrução de crenças sobre a violência de género.
- O orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?Publication . Abrantes, PedroO presente artigo enquadra e discute, num primeiro momento, o Orçamento Participativo das Escolas, um programa público levado a cabo em Portugal desde 2017, à luz dos estudos que têm vindo a acompanhar a aplicação desta metodologia, a nível internacional, assim como de investigação educacional de fundo sobre a relação entre Escola Pública e Democracia. Num segundo momento, o artigo apresenta alguns dos resultados da 5.ª edição desta iniciativa (2021), constatando-se que, mesmo num período de pandemia, o programa envolveu centenas de escolas, nas quais os/as estudantes elaboraram propostas de melhoria e participaram nas votações. Observa-se um maior impacto nas regiões Norte e Centro, bem como no 3.º ciclo do ensino básico. Analisam-se as propostas dos/as estudantes, constatando-se um predomínio das orientadas para o bem-estar e as sociabilidades, mas com uma expressão relevante das que visam um reforço das atividades físicas e desportivas, o apetrechamento digital, a sustentabilidade ambiental ou a inovação educativa. Argumenta-se que este programa, desde que enquadrado no projeto educativo e práticas pedagógicas, tem potencial para promover a vida democrática, mas a sua concretização desarticulada e distorcida pode conduzir a um engodo democrático e a um aumento das desigualdades. Conclui-se com pistas para a investigação e intervenção.