Linguística | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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- Apresentação [de] "Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional"Publication . Batoréo, Hanna; Oliveira, Mariangela Rios de; Aguiar, Milena Torres deTrata-se da apresentação do número temático da Revista SOLETRAS, dedicado à divulgação de resultados mais recentes da investigação linguística desenvolvida no Brasil, que se fundamenta na interface da investigação funcionalista e cognitivista. O texto é da responsabilidade das organizadoras do número temático da Revista. Os catorze artigos reunidos na presente publicação assumem a vertente cognitivista que premeia os estudos funcionalistas da linguagem, desde a sua fase inicial, a partir da década de 70 do século XX, de inspiração norte-americana (p. ex., Bolinger, Givón, Thompson e Hopper, entre outros), até ao que se entende, no Brasil, pelo "viés cognitivista da gramática funcional" e que se manifesta quer no chamado Funcionalismo Clássico, correspondente, em termos gerais, às últimas décadas do século XX, quer na fase atual destes estudos, nomeada de Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Este rótulo diz respeito à incorporação da abordagem construcional da gramática à investigação funcionalista da linguagem, ocorrida a partir dos anos iniciais do século XXI (cf. Rosário e Oliveira 2016).
- Apresentação do "Corpus" de português língua estrangeira/língua segunda – COPLE2Publication . Antunes, Sandra; Mendes, Amália; Gonçalves, Anabela; Janssen, Maarten; Alexandre, Nélia; Avelar, Antonio; Castelo, Adelina; Duarte, Inês; Freitas, Maria João; Pascoal, José; Pinto, JorgeNeste artigo, apresentamos um novo corpus do Português LE / L2 (COPLE2), composto por dados de escrita e de fala produzidos por alunos estrangeiros de Português da Universidade de Lisboa. O nosso objetivo é reforçarmos os dados que temos sobre a aprendizagem do Português como língua estrangeira (LE). Julgamos que o COPLE2 constituirá um bom recurso para professores e investigadores, uma vez que irá fornecer dados empíricos para: (i) identificar erros gerais de aprendizagem do Português L2; (ii) servir de base a manuais e a outros materiais didáticos destinados a grupos específicos de estudantes; e (iii) usar estes dados na formação de professores, tendo em conta a análise das correções dos professores.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho reflete sobre as realizações de atos de fala e de estratégias de delicadeza a partir de um corpus composto por diálogos realizados por alunos de Português Língua Não Materna de níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 em Hamburgo, Alemanha. O trabalho tem como objetivo observar o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos de fala e estratégias de delicadeza produzidas pelos alunos de Português Língua Não Materna em interações desenvolvidas em diferentes contextos.
- Azares, riscos e culpas: representações sobre os acidentes de trabalho da construção civil na imprensa portuguesa (1996-2017)Publication . Monteiro, Bruno; Almeida, Carla Aurélia deNo presente texto, analisamos o modo como nas notícias da imprensa portuguesa se constroem e transformam as representações sobre os acidentes de trabalho na construção civil. A partir da sua vinculação a uma pluralidade de perspetivas, tenta-se compreender as estratégias discursivas aqui mobilizadas. Tendo por base um corpus de 1218 notícias coletadas num arquivo sindical, para um período temporal compreendido entre 1996-2017, procedemos a uma crítica sociológica em combinação com uma análise semântica e pragmática dos discursos produzidos.
- Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social FacebookPublication . Seara, Isabel; Cabral, Ana Lúcia TinocoO presente artigo discute a problemática da representação de migrantes refugiados na Europa, Portugal, e na América Latina, Brasil. Focalizando a violência verbal na web, neste estudo pretende-se analisar comentários de usuários do Facebook, destacando o argumento ad hominem como estratégia para macular a imagem dos migrantes refugiados, o trabalho observa duas formas de materialização desse argumento: o ataque pessoal direto e o ataque pessoal indireto. São analisadas as estratégias verbais que permitem desqualificar migrantes refugiados e representá-los negativamente. O quadro teórico é tributário da análise do discurso em diálogo com a retórica, representada pelas pesquisas de Amossy (1999, 2014b), entre outros, complementando-se em estudos sobre interações em redes sociais (Castells, 2013), e sobre violência verbal (Culpeper, 2008; Bousfield, 2008), em particular a violência verbal na internet e nas redes sociais (Castells, 2013; Rodeghiero, 2012). A análise discursiva-pragmática foi efetuada num corpus de mensagens no Facebook, recolhidas entre julho e agosto de 2017, sobre a crise migratória na Europa, e recolhidas em agosto de 2018, sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil. O estudo permite-nos comprovar que, numa era em que as redes sociais disseminam e contagiam, através da palavra escrita, as opiniões livres de todos os que anteriormente não tinham acesso à expressão pública da sua opinião, as estratégias desvalorizadoras e agressivas dominam os comentários nas redes sociais e veiculam posicionamentos que visam excluir o migrante, considerado como perturbador de uma ordem estabelecida.
- “Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)Publication . Batoréo, Hanna; Pires, Angelina; Macedo, Isabel; Casadinho, MargaridaNo princípio do nosso século, na sequência de uma nova vaga de estudos em Linguística Cognitiva, tem vindo a surgir nova investigação que pretende determinar regularidades estruturais do funcionamento das línguas em que se defende que a estrutura do léxico apresenta regularidades em função dos factores de conceptualização funcional da actividade humana, tais como, por exemplo, o tipo de ambiente em que o movimento é efectuado. Tendo em conta este parâmetro, distingue-se, em termos latos, entre o movimento efectuado no meio aéreo, aquático ou terrestre. Assim, por exemplo, Lander, Maisak & Rakhilina (2005), sendo posteriormente seguidos por Divjak & Lemmens (2007) e Arad (2007), defendem que o movimento efectuado em água (e, por extensão, em qualquer tipo de líquido) – designado em termos genéricos por AQUA-motion – pode ser definido em termos estruturais em função de marcos específicos tais como a Figura em movimento, o Fundo em relação ao qual a Figura se desloca, o carácter activo/passivo do movimento, existência de contacto entre os dois, etc. O presente estudo pretende contribuir para esta área de investigação relativa ao Português Europeu (com três projectos de dissertações de mestrado propostos à Universidade Aberta).
- Como conceptualizamos a ironia no discurso?: Representações e meta-representações do implícitoPublication . Batoréo, HannaIn cognitive studies, it has been assumed for last 15 years (cf. studies by Gibbs, and colleagues) that irony is a fundamental way of thinking about the human experience rather than just a rhethoric or a linguistic strategy, as it used to be postulated for ages. Thus, irony is understood as a multi-faceted cognitive phenomenon, preferred to literal counterparts in the situation of hidden criticism, in order to soften the edge of an insult, to control emotions, and to avoid conflict and damaging social relationships. Recently, common assumptions that irony is a deliberate pragmatic action have been argued with (Gibbs 2012). It is postulated that ironic acts may not be as deliberate as it is often said they are. Speakers choose to use ironic statements for a variety of social and cultural reasons, and it is expected that this choice be strongly anchored in a given culture dependent on its social and pragmatic specificities, as well as cognitive ones, such as perspectivisation (cf. Dancygier & Sweetser 2015). In the present paper we are going to discuss different ironic interpretations of one joke from a corpus of European Portuguese oral authentic discourse. We shall focus on two levels of interpretation: (i) its cognitive semantic reading, based on polysemy anchored in a net of interrelated metonymies, and (ii) metarepresentational higher level reading, based on an assumption that irony is a way of metarepresentational thinking.
- Como traduzir a ordem das palavras na frase? Estudo interlinguístico sobre a topicalização do complemento direto na tradução polaco-portuguêsPublication . Swiatkiewicz, Teresa; Batoréo, HannaO presente estudo visa analisar estruturas de topicalização do complemento direto na tradução de polaco para português, observadas na novela Tommaso del Cavaliere de Julian Stryjkowski, traduzida para português por Zbigniew Wódkowski. Tanto o polaco como o português são línguas de sujeito nulo e têm a ordem SVO como canónica; todavia, o polaco, por ter uma morfologia extremamente rica, tal como as outras línguas eslavas, permite uma ordem flexível de palavras na frase, o que pode levantar problemas sintáticos na tradução para português. Assim, as construções OSV ou OVS polacas têm tendência a serem traduzidas pela ordem canónica portuguesa SVO, sendo raras as soluções de tradução com construções alternativas. O nosso estudo foca o uso da topicalização do complemento direto (Deslocação à Esquerda Clítica) como uma destas construções alternativas e uma possível técnica de tradução polaco-português, explicando o seu uso à luz dos Estudos Descritivos de Tradução.
- Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafiosPublication . Castelo, AdelinaO artigo visa refletir sobre a promoção da competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária. Mais especificamente, partindo de uma revisão da literatura de reflexão teórica e de estudos empíricos, pretende-se identificar os conhecimentos já alcançados sobre esta competência e mostrar como concretizar o desafio de desenvolvê-la entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade. Assim sendo, o artigo começará por explicitar os conceitos relativos à competência metafonológica (nomeadamente sensibilidade fonológica, consciência fonológica e conhecimento fonológico explícito) e continuará com a ilustração da importância desta competência na formação dos alunos e a explicitação de princípios que facilitarão o seu desenvolvimento nas diferentes etapas educativas. Antes das considerações finais, apresenta-se ainda um exemplo de sequência didática que é construída segundo os princípios previamente propostos e tem o objetivo de promover a competência metafonológica dos alunos.
- «Conselho de amigo, aviso do céu»: contributos para a análise semântico-pragmática dos atos ilocutórios de conselho e de aviso em confronto com o de ameaçaPublication . Almeida, Carla Aurélia deCom base em exemplos de um corpus oral de Português Europeu, o presente texto discute a organização e funcionamento do ato ilocutório de conselho e de aviso, destacando as semelhanças e diferenças entre eles e os atos de discursos como ameaças e promessas, avisos hipotéticos e ameaças condicionais. Depois da análise das noções do “querer dizer NN” de Grice e de “uptake” de Austin, destacamos a importância da relação entre intenção e convenção na análise dos atos ilocutórios de Searle com o levantamento das regras que determinam os indicadores de força ilocutória. A interpretação dos valores ilocutórios na sequencialidade das intervenções destaca a relação entre práticas discursivas e figuração.