Browsing by Issue Date, starting with "2021-01"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Ernst Bloch e a conversão utópicaPublication . Ferraro, GianfrancoO artigo tenta investigar a abordagem à utopia de Ernst Bloch, focando-se em particular no Espírito da utopia. A partir da interpretação de Miguel Abensour da utopia como forma de “conversão”, e através das reflexões de Pierre Hadot sobre a história da conversão como fenómeno espiritual que interseta quer a filosofia quer a religião, o artigo estuda a modalidade com que uma conversão utópica se define em Bloch. A consequência desta reflexão consiste na possibilidade de abordar a própria filosofia de Bloch, tal como a tradição utópica no seu todo, dentro do horizonte da filosofia como maneira de viver, conforme a abordagem de Hadot: uma modalidade filosófica esta, característica da Antiguidade, mas também presente na modernidade, caracterizada por técnicas e práticas de escrita que visam, mais do que a uma compreensão teórica dos fenómenos, a uma transformação das práticas de vida. Recuperando esta modalidade filosófica, Bloch abre o caminho para uma espiritualidade política na qual se enraíza, por fim, a potência transformativa da própria utopia.
- Desafios da educação a distância em tempos de pandemiaPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.
- Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do "projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta”Publication . Almeida, Ana Patrícia; Esteves, SandrinaNão nascemos leitores, aprendemos a ler e a gostar de ler, se as nossas aprendizagens e experiências o permitirem. Mais ainda, e como se sabe, quem lê mais lê melhor e, se lê melhor, vai ter vontade de ler mais. A vontade de ler, mais e melhor, passa, em muito, por estratégia sem parceria com aqueles que são contextos significativos para as crianças: a escola, a família e a comunidade (Lajes, 2007). A escola, a família e a comunidade têm um papel essencial na promoção da leitura, contribuindo para a criação de leitores eficientes, motivados e que partilham o gosto pelo conhecimento. Devem, por isso, ser criadas práticas de colaboração entre professores, família e comunidade, com o intuito de promover a leitura e, assim, o sucesso escolar e pessoal dos alunos. O projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, que teve início em janeiro de 2019, em Portugal, destina-se a crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, acompanhando-as ao longo do seu percurso de quatro anos no 1º Ciclo do Ensino Básico, e atua em três grandes eixos: (i) a promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva; (ii) o desenvolvimento de hábitos de leitura partilhada em família, que conduzam a um sucesso pessoal e escolar; e (iii) o envolvimento com a comunidade, levando a uma sensibilização face à importância da leitura na construção individual e do futuro cidadão.
- Dos desconcertos do nada ao "sincero caso pessoal" de Almada NegreirosPublication . Vila Maior, DionísioO presente texto abordará o modo como os principais órficos olharam a crise de valores que marcou os finais do século XIX e os princípios do século XX. Essa reflexão basear-se-á fundamentalmente nos testemunhos dos próprios, todos eles demarcando um cenário cujos contornos provam decisivamente um sentido geral de fragmentação estético e ideológica. Nunca esquecendo a especificidade das suas práticas críticas, estéticas e literárias, procurar-se-á confirmar o alcance hermenêutico dessa leitura, confinando o âmbito de pesquisa ao estudo das potencialidades informativas comprometidas com a perceção de si mesmos como sujeitos em busca de uma determinada plenitude, em parte (mas não só) conseguida nos discursos do Orpheu — revista que, em primeira instância, deixou entrever o desejo de uma totalidade (por esta noção se colocando em causa o próprio sentido negativo de crise) e, em última instância, validou quer o florescimento de outras revistas literárias, quer, sobretudo com Almada Negreiros, a ousadia do “artista literário” e quer a “dimensão individual do sujeito”.
- Apresentação [de] "Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional"Publication . Batoréo, Hanna; Oliveira, Mariangela Rios de; Aguiar, Milena Torres deTrata-se da apresentação do número temático da Revista SOLETRAS, dedicado à divulgação de resultados mais recentes da investigação linguística desenvolvida no Brasil, que se fundamenta na interface da investigação funcionalista e cognitivista. O texto é da responsabilidade das organizadoras do número temático da Revista. Os catorze artigos reunidos na presente publicação assumem a vertente cognitivista que premeia os estudos funcionalistas da linguagem, desde a sua fase inicial, a partir da década de 70 do século XX, de inspiração norte-americana (p. ex., Bolinger, Givón, Thompson e Hopper, entre outros), até ao que se entende, no Brasil, pelo "viés cognitivista da gramática funcional" e que se manifesta quer no chamado Funcionalismo Clássico, correspondente, em termos gerais, às últimas décadas do século XX, quer na fase atual destes estudos, nomeada de Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Este rótulo diz respeito à incorporação da abordagem construcional da gramática à investigação funcionalista da linguagem, ocorrida a partir dos anos iniciais do século XXI (cf. Rosário e Oliveira 2016).
- Metodologías para el trabajo colaborativo y herramientas online: un caso práctico en torno a la creatividadPublication . Vila Maior, DionísioVídeo (que corresponde a uma conferência pronunciada por convite no XVI Coloquio de Neurohumanidades. Primer coloquio iberoamericano “Transdisciplina, Creatividad y Neuroartes Escénicas”, organizado pelo Universidad Autónoma de Chiapas (México), que decorreu online em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho de 2021, conferência essa que pronunciei no dia 29 janeiro de 2021, em que reflito sobre o trabalho desenvolvido, no âmbito pedagógico e artístico, com o Coro Mozart, e em que reflito, entre outras, sobre algumas questões fundamentais: o processo de Ensino-aprendizagem, onde a última palavra nesse processo pertence ao educador (e não ao tecnólogo, ou ao informático); as competências do educador; alguns princípios norteadores e práticas essenciais; o trabalho virtual considerado em regime plurivocal, dinâmico e interativo; o trabalho em ambiente online e o peso da criatividade.
- Primitive permutation groups and strongly factorizable transformation semigroupsPublication . Araújo, João; Bentz, Wolfram; Cameron, PeterLet Ω be a finite set and T (Ω) be the full transformation monoid on Ω. The rank of a transformation t ∈ T (Ω) is the natural number |Ωt|. Given A ⊆ T (Ω), denote by 〈A〉 the semigroup generated by A. Let k be a fixed natural number such that 2 ≤ k ≤ |Ω|. In the first part of this paper we (almost) classify the permutation groups G on Ω such that for all rank k transformations t ∈ T (Ω), every element in St := 〈G, t〉 can be written as a product eg, where e2 = e ∈ St and g ∈ G. In the second part we prove, among other results, that if S ≤ T (Ω) and G is the normalizer of S in the symmetric group on Ω, then the semigroup SG is regular if and only if S is regular. (Recall that a semigroup S is regular if for all s ∈ S there exists s′ ∈ S such that s = ss′s.) The paper ends with a list of problems.
- Caracterização físico-química de resíduos orgânicos em explorações agropecuárias do Baixo-Mondego, Portugal. Projeto SYMBIOSISPublication . Rocha, Joana; Oliveira, Verónica; Ferreira, CéliaEste relatório teve como objetivo caracterizar os resíduos orgânicos das explorações agropecuárias mais representativas da região Centro de Portugal. Os resultados apresentados neste relatório estão incluídos na tarefa 1 da Atividade 1.2 Estudo diagnóstico e auditorias personalizadas do projeto Symbiosis. Sete explorações agropecuárias, que cooperaram no desenvolvimento desta tarefa, foram caracterizadas de uma forma breve para apresentar o contexto do sector na zona do BaixoMondego (Região Centro Litoral - Portugal). Durante o segundo semestre do ano de 2018 e o ano de 2019 foi recolhida uma amostra de resíduos orgânicos sólidos e líquidos em cada exploração agropecuária participante. Adicionalmente foi analisada uma amostra de digerido de uma exploração de suínos da região de Castilha e León em Espanha. As amostras de resíduos orgânicos sólidos foram analisadas no laboratório da Escola Agrária de Coimbra (ESAC) quanto aos parâmetros físico-químicos tais como a humidade, matéria orgânica, azoto kjeldhal e amoniacal e fósforo total. Quanto às amostras de resíduos orgânicos líquidos, os parâmetros físico-químicos analisados foram o pH, condutividade elétrica, concentração de azoto kjeldahl e amoniacal e fósforo total. Os resíduos orgânicos sólidos apresentam um teor de matéria orgânica (13-38%) essencial ao melhoramento da qualidade dos solos analisado na primeira parte (caracterização físico-química de solos e água de rega) desta mesma atividade. Com os resultados da caracterização físicoquímica dos resíduos agropecuários podemos observar que nesta área de estudo os planos de gestão de resíduos a nível de exploração influenciam a composição final dos resíduos. Adicionalmente a composição dos resíduos é semelhante entre planos de gestão semelhantes.
- COVID-19: the impact of a global crisis on sustainable development teachingPublication . Leal Filho, Walter; Price, Elizabeth; Wall, Tony; Shiel, Chris; Azeiteiro, Ulisses; Mifsud, Mark; Brandli, Luciana; Farinha, Carla; Caeiro, Sandra; Salvia, Amanda Lange; Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de; Sousa, Luiza Olim de; Pace, Paul; Doni, Federica; Avila, Lucas Veiga; Fritzen, Bárbara; LeVasseur, Todd JaredThe COVID-19 pandemic has caused a global crisis, one which also infuences the ways sustainability is being taught at universities. This paper undertakes an analysis of the extent to which COVID-19 as a whole and the lockdown it triggered in particular, which has led to the suspension of presence-based teaching in universities worldwide and infuenced teaching on matters related to sustainable development. By means of a worldwide survey involving higher education institutions across all continents, the study has identifed a number of patterns, trends and problems. The results from the study show that the epidemic has signifcantly afected teaching practices. The lockdowns have led to a surge in the use of on-line communication tools as a partial replacement to normal lessons. In addition, many faculty teaching sustainability in higher education have strong competencies in digital literacy. The sampled higher education educations have—as a whole—adequate infrastructure to continue to teach during the lockdowns. Finally, the majority of the sample revealed that they miss the interactions via direct face-to-face student engagement, which is deemed as necessary for the efective teaching of sustainability content. The implications of this paper are two-fold. Firstly, it describes how sustainability teaching on sustainable development has been afected by the lockdown. Secondly, it describes some of the solutions deployed to overcome the problem. Finally, the paper outlines the fact that the COVID-19 pandemic may serve the purpose of showing how university teaching on sustainability may be improved in the future, taking more advantage of modern information technologies.
- Apresentação. Ensino de língua: novos tempos, novas possibilidadesPublication . Dall' Cortivo Lebler, Cristiane; Santos, Leonor Werneck dos; Seara, Isabel