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- Entre Nós : Zeca semprePublication . Universidade Aberta; Cardoso, Abel; Antunes, Ana PaulaPara recordar e homenagear José Afonso, foi lançado um livro "Zeca Sempre", que reúne depoimentos de autores, portugueses e galegos. Entre eles estão os dois convidados de hoje, Jorge Ribeiro e Soares Novais.
- Entre Nós: Museu do Hospital e das CaldasPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Piedade, GuilhermeVisita realizada em 2006 ao Museu do Hospital e das Caldas, situado nas Caldas da Rainha, com entrevista a Nicolau Borges, coordenador do Museu do Hospital e das Caldas e a José Franco, diretor clínico do Hospital Termal das Caldas da Rainha.
- Os menires do Lavajo (Alcoutim)Publication . Cardoso, João Luís; Gradim, AlexandraO conjunto megalítico do Lavajo (freguesia de Afonso Vicente, concelho de Alcoutim) é constituído por dois núcleos (Lavajo I e Lavajo II), intervisíveis e distanciados de cerca de 250 m segundo a direcção NNE-SSW, encontrando-se separados pelo pequeno vale (ou barranco) do Lavajo. Pertencentes ao Neolítico Final ou ao Calcolítico Inicial (3500-2800 a.c.), estes monumentos megalíticos podem interpretar-se como marcas de territórios e de espaços sacralizados pela sua própria existência.
- Entre Nós: entrevista a José PeixotoPublication . Universidade Aberta; Almeida, Vítor; Cardoso, AbelEntrevista realizada em 2006 ao músico José Peixoto, sobre o trabalho discográfico “Pele”.
- Representação do cuidar em enfermagem : uma visão de professores e estudantesPublication . Neto, Maria Clara Batalha Reis Roquette Viana; Almeida, Ana Nunes deResumo - Reconhecendo a nossa responsabilidade na formação dos futuros enfermeiros e privilegiando uma atitude de interrogação permanente sobre as práticas de cuidados, procurámos compreender a estrutura do cuidar no processo ensino aprendizagem, no intuito de clarificar o seu sentido e significado. Partimos da análise da evolução do pensamento em enfermagem, considerando alguns conceitos, pressupostos e teorias de enfermagem e alguma investigação realizada. Recorremos ainda aos conceitos de representações, identidades sociais e género, no sentido de compreender o comportamento dos actores traduzido sob a forma de lógica de acção. Os objectivos e a problemática sugeriram um estudo de carácter qualitativo, que nos permitiu entrar no universo simbólico a que as representações dos professores e estudantes dizem respeito. A abordagem foi feita através de entrevistas semi-estruturadas em profundidade que fizemos a doze professores (seis homens e seis mulheres) e a doze estudantes (seis homens e seis mulheres) de uma Escola Superior de Enfermagem. O método de análise utilizado foi o preconizado por Jean Watson. O tema central do nosso estudo centra-se assim na – representação do cuidar em enfermagem dos professores e estudantes – resultando da intercepção de três eixos de análise independentes: “o significado e o sentido de cuidar" onde surgem duas categorias, o conceito de enfermagem e o conceito de cuidar que revelam como o cuidar em enfermagem é concebido e vivido pelos professores e estudantes; “a formação e o cuidar" onde surge a categoria processo ensino-aprendizagem, através da qual podemos concluir que o sentido de cuidar se descobre nos aspectos básicos da formação profissional, ou seja, na natureza, finalidade, intencionalidade e identidade que os cuidados assumem na prática, partindo do princípio que é através da experiência que se vai descobrindo esse sentido; e o “género e a enfermagem" onde surge a categoria representação social, decorrente da associação da enfermagem com o género feminino e como esta tem homogeneizado a actividade e a prática dos cuidados ao longo dos tempos. Maria Clara Batalha Reis Roquette Viana Neto As principais conclusões do nosso estudo confirmam que a essência da profissão assenta no cuidar, conceito que funde a acção, o conhecimento e o sentimento. Revela-se assim a importância de fomentar atitudes inerentes ao cuidar, devendo este processo ser desenvolvido no contexto da formação dos futuros enfermeiros e concomitantemente na prática dos cuidados
- Entre Nós: entrevista a Pedro LainsPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Antunes, ElisaEntrevista realizada em 2005 ao professor Pedro Lains, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e um dos organizadores da obra "História Económica de Portugal 1700-2000”, em três volumes.
- Entre Nós: entrevista a Miguel RealPublication . Universidade Aberta; Antunes, Ana Paula; Antunes, ElisaEntrevista ao escritor Miguel Real, a propósito do romance histórico “A voz da Terra”, sobre o Marquês de Pombal e o Terramoto de 1755.
- Imigração e identidade: processos que se cruzamPublication . Pimentel, Paula Cristina Teixeira; Silva, Luísa Ferreira daEste trabalho consiste numa dissertação de Mestrado em Relações Interculturais e tem como tema: Imigração e Identidade – Processos que se Cruzam, com o objectivo de compreender a acção de Imigrantes Ucranianos no desenho e condução do seu projecto migratório à saída do país de origem e à chegada ao país de acolhimento, com base na visão interpretativa da realidade do ponto de vista dos próprios. Antes da explicitação do conteúdo das partes que integram este trabalho, interessa referir que a Introdução apresenta de uma forma geral em que consiste este estudo. Justifica-se o tema; apresenta-se o objectivo; o objecto; o método; a conclusão ultima que resultou da análise dos resultados e uma sinopse acerca da revisão bibliográfica no âmbito do tema da imigração e da identidade. Relativamente à sua estrutura, este trabalho de investigação integra três partes, que se apresentam: A primeira parte apresenta a delimitação conceptual e teórica, integrando a mesma três sub-pontos. No primeiro sub-ponto, e porque nos cingimos à problemática da imigração internacional, é apresentada uma elaboração acerca das teorias das migrações internacionais. O segundo sub-ponto, dimensiona quantitativa e qualitativamente a imigração em Portugal e no Porto e apresenta os factores associados às características dos fluxos, pois o campo da nossa abordagem é a imigração internacional em Portugal especificamente no contexto do Porto. Procurando articular conceptualmente os processos inerentes ao tema do estudo, no terceiro sub-ponto, sob o tema da adaptação e identidade, aborda-se num primeiro momento, a relação do indivíduo com o mundo social explorando para tal, o conceito de cultura e a importância do seu papel, bem como, o processo de produção e reprodução das culturas, abordagem esta, que constitui uma base explicativa de como o indivíduo constrói e reconstrói reflexivamente a sua acção enquanto ser social e cultural num determinado contexto. Num segundo momento, e no seguimento das considerações teóricas precedentes, são abordadas as problemáticas da interculturalidade e da identidade, articulando as dimensões que lhe estão subjacentes. Assim, o terceiro sub-ponto integra a definição e articulação de conceitos que gravitam em torno do tema que se pretende analisar, e que se consideraram essenciais: - A cultura surge como conceito a abordar enquanto algo inerente ao ser humano, construída e reconstruída pelo indivíduo num determinado contexto. - A interculturalidade emergindo na sequência do contacto entre indivíduos ou grupos de culturas diferentes, constitui-se enquanto processo gerado pelas interacções entre culturas e remete para outras questões como a aculturação e a identidade. - A aculturação enquanto processo cultural complexo e multifacetado, subjacente ao contacto intercultural, produz mudanças na identidade dos indivíduos, identidade, que por sua vez, está reciprocamente ligada com a questão da alteridade, pois a atitude perante o outro depende em larga medida de uma sobreposição por vezes contraditória de identidades, onde entram em jogo as noções do “outro” e do “eu”, das diferenças e das semelhanças. Na segunda parte deste estudo, procede-se à explanação da problemática teórica que integra a articulação de considerações teóricas acerca do papel do indivíduo na sociedade enquanto produto e produtor da mesma, numa relação dinâmica e dialéctica, apresentando-se abordagens acerca da auto-identidade enquanto projecto reflexivo e prático, assumindo um papel central na era da modernidade, e acerca da função do habitus, enquanto instrumento orientador das práticas. Por último, apresenta-se a pergunta de partida que constitui o objectivo geral do estudo. A terceira parte do estudo integra todas as considerações metodológicas inerentes ao processo de abordagem empírica, explicitando os métodos e as técnicas utilizados na recolha de informação; os procedimentos no tratamento e análise das informações; a apresentação dos resultados e as conclusões. Nas conclusões apresenta-se o balanço final do trabalho, realçando os aspectos principais da pesquisa realizada e lançam-se algumas sugestões para trabalhos futuros
- O processo de transição para o multipartidarismo em AngolaPublication . Vidal, Nuno; Andrade, Justino Pinto deA perspectiva de realização de eleições em Angola levanta a questão das actuais e futuras transições políticas num país africano que sofreu cerca de quarenta anos de conflito armado, iniciado com a luta anti-colonial e prolongado com a guerra civil após a independência. Após o fim da guerra, com a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena entre o MPLA e a UNITA em Abril de 2002, renovou-se a esperança de que uma nação tão rica em recursos naturais desenvolvesse finalmente um sistema político que garantisse um desenvolvimento económico sustentável e um maior bem-estar social para a sua população. De facto, a expectativa de que a paz irá permitir um grau extraordinário de investimento (externo e interno) em actividades produtivas nunca foi tão elevada. Há quem afirme que Angola pode estar à beira de um gigantesco passo em frente, que lançará as bases para a prosperidade económica do país e tornará possível um modelo de desenvolvimento que beneficie todos os seus cidadãos. Mas será este um cenário realista? Neste caso, a questão que nos ocupa é a da natureza e impacto da transição de Angola para uma ‘democracia’ multipartidária. Muitos dos capítulos deste volume discutem os detalhes da actual situação política no que concerne à preparação para as eleições e às dinâmicas da mudança constitucional que lhe estão relacionadas. Outros abordam a questão de saber se o próximo pleito eleitoral pode ser comparado com o anterior e até agora único, celebrado há mais de dez anos, em 1992. No entanto, outras contribuições discutem o potencial para a mudança política num país que sofreu um regime de partido único autoritário desde a sua independência e em que a sociedade civil é simultaneamente pequena e fraca.
- Entre Nós: entrevista a Ana Nascimento PiedadePublication . Universidade Aberta; Ribeiro, Teresa; Mexia, JoséEntrevista realizada em 2006 a Ana Nascimento Piedade, professora da Universidade Aberta, sobre livros, o prazer da leitura e comunidades de leitores.