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- Pensar o fragmento em Llansol a propósito de "O império dos fragmentos". Llansol e a exigência fragmentáriaPublication . Rodrigues, Cristiana VasconcelosReflexão sobre o Fragmento na escrita llansoliana, no contexto de apresentação do livro «"O império dos fragmentos". Llansol e a exigência fragmentária» (Mariposa Azual, 2015)
- A política dos piratas : informação, culturas digitais e identidades políticasPublication . Saturnino, Rodrigo
- Nota de aberturaPublication . Nobre, Ana
- «Conselho de amigo, aviso do céu»: contributos para a análise semântico-pragmática dos atos ilocutórios de conselho e de aviso em confronto com o de ameaçaPublication . Almeida, Carla Aurélia deCom base em exemplos de um corpus oral de Português Europeu, o presente texto discute a organização e funcionamento do ato ilocutório de conselho e de aviso, destacando as semelhanças e diferenças entre eles e os atos de discursos como ameaças e promessas, avisos hipotéticos e ameaças condicionais. Depois da análise das noções do “querer dizer NN” de Grice e de “uptake” de Austin, destacamos a importância da relação entre intenção e convenção na análise dos atos ilocutórios de Searle com o levantamento das regras que determinam os indicadores de força ilocutória. A interpretação dos valores ilocutórios na sequencialidade das intervenções destaca a relação entre práticas discursivas e figuração.
- Média-arte digital: da centralidade do artefacto à transdisciplinaridadePublication . Marcos, AdéritoApresenta-se a ligação estreita entre uma prática de média-arte digital e o pragmatismo transdisciplinar.
- The incidence of exposure to antibiotics in children less than 6 years of age: a survey in a Portuguese metropolitan AreaPublication . Machado, Humberto S.; Marafona, Ana Sofia; Meireles, Joana Patrícia; Nunes, Catarina S.; Esteves, Ana Laura; Marques, Sofia; Bragança, Bruno; Bento, Daniela; Brites, Diana; Costa, Fátima; Andrade, Filipa; Santos, Guida Maria; Vieira-Coimbra, Márcia; Pereira, SofiaBackground: The contact with antibiotics at an early age may lead to a number of nefarious consequences. Nevertheless, the amount of literature available on the usage of antibiotics in children is scarce. Taking into account the increasing emergence of resistant bacterial strains, it is imperative to study and make society aware of the excessive exposure of children to antibiotics. The purpose of this study was to evaluate the incidence of antibiotic therapy in children under the age of six, in the metropolitan area of Oporto. Methods: Surveys (concerning children born in the metropolitan area of Oporto since 2010) were conducted in several nursery schools, and its answers (n=1031) were subsequently analysed. Our primary outcome was the incidence of exposure to antibiotics in children under 6 years of age in the metropolitan area of Oporto. Statistical significance was set as a p value inferior to 0.05. Results: We verified that 958 children (92.9%) were exposed to antibiotics before the age of six. Additionally, five associations were found between the considered variables: cessation of treatment and number of times the child has resorted to antibiotics in his/her lifetime (p<0,0001); cessation of treatment and average of intake per year (p=0,021, R=0,082); child with chronic disease and number of times of usage during his/her lifetime (p=0,02); eldest child’s age and cessation of treatment (p=0,018); eldest child’s age and number of times of usage during the child’s lifetime (p=0,014, R=0,096). Conclusion: Our study revealed that the exposure to antibiotics in children under six years of age is exceptionally high. Furthermore, the presence of chronic disease seems to be associated with a higher frequency of antibiotic intake. Couples with older children had better antibiotic therapy compliance, as well as higher frequency of antibiotic intake.
- Recursos educacionais abertos na UAb : a comunidade REA do Repositório AbertoPublication . Carvalho, MadalenaEste trabalho apresenta o projeto Recursos Educacionais Abertos (REA) dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta (Portugal). Para cumprir a sua missão e proporcionar o acesso a recursos e serviços de informação de qualidade para o desenvolvimento das atividades académicas e científicas e colaborar nos processos de criação, transmissão e valorização do conhecimento produzido na UAb, a Direção de Serviços de Documentação, submeteu à aprovação Reitoral, a proposta de criação de uma comunidade no Repositório Aberto, na qual, sob sua iniciativa e responsabilidade, fossem depositados documentos do acervo audiovisual da UAb. Criada no final do ano de 2015, a Comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) foi constituída com o objetivo de centralizar, dar visibilidade e promover o acesso e a reutilização de recursos educacionais, em formato digital, produzidos por autores da Universidade Aberta. Os recursos disponibilizados estão organizados em coleções temáticas e todos os conteúdos estão em acesso aberto. Este trabalho apresenta a comunidade REA e explica de que forma a mesma se legitima e enquadra no âmbito do alinhamento estratégico da UAb formalizado em quatro dimensões: Criatividade, inovação e qualidade na educação e formação; Orientação para a comunidade; Cooperação e desenvolvimento; Aposta na língua e cultura portuguesas.
- Small Open Online Course com professores do ensino médio: desafios para integrar REA nos materiais e atividades didáticasPublication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaNeste artigo, são analisados os desafios para integrar Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Médio. A investigação é parametrizada pelos ciclos do Design-Based Research através de Small Open Online Course (SOOC), com 100 (cem) professores do Ensino Médio. Os resultados evidenciam, como desafio, a dificuldade para identificar os REA nos repositório, ocasionadas pela falta de informações, ou informações divergentes sobre as licenças e os direitos autorais nos repositórios e nos recursos. Conclusivamente, aponta-se que consolidar a integração de REA, nos materiais e nas atividades didáticas do Ensino Médio, requer mais divulgação, práticas, estudo e compreensão das políticas de flexibilização e democratização do conhecimento.
- Escola, intervenção, planejamento: entre ação e intenção, entre o proclamado e o feito: uma crise de teoria/práxisPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Cunha, Arlene Borges daO trabalho tem como objetivo analisar os resultados de intervenção Pedagógica realizada em escola pública da Rede Estadual de MG, situada na Capital mineira, cuja finalidade é verificar o nível de consistência do planejamento escolar (tido como elemento didático indispensável ao êxito do Projeto Político-pedagógico) que não se reveste de um caráter coletivo, politicamente consciente. No decurso desta análise, a partir de alguns instrumentos metodológicos utilizados na Intervenção (questionários, entrevistas, depoimentos de docentes) constroem-se algumas categorias que possibilitam detectar, permeando as ações desenvolvidas, um discurso educacional através do qual percebe-se que a ação não equivale à intenção; o proclamado ao feito; e, em razão deste, os resultados se apresentam pouco conclusivos, de pequeno alcance, tendo em vista que a práxis pedagógica observada na Escola (por contradições historicamente situadas) realiza-se em descompasso com a teoria/ prática, o que implica em desenvolver nesta Unidade Estadual de Ensino o hábito entre docentes/especialistas da pesquisa educacional.
- Partilhar conhecimento em acesso aberto : a experiência do Campus Virtual da UAbPublication . Carvalho, Madalena; Cavique, Luís; Nobre, AnaConsideramos que os REAs se assumem como um pilar para o ensino/aprendizagem e são uma presença obrigatória na educação do futuro, ao promoverem a criatividade, valorizarem a essência humana e construírem uma inteligência coletiva. São uma inovação na forma de pensar e assegurar o acesso à sociedade do conhecimento, através da difusão de conteúdos, ferramentas livres, recursos de implementação e práticas que permitam que o profissional de educação guarde, reutilize e redistribua conteúdos de forma aberta e livre. A Universidade Aberta (UAb), instituição pública de Ensino a Distância e eLearning, pela sua vocação e natureza, utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. A UAb esforça-se por se manter na vanguarda das tecnologias emergentes e em conformidade com o seu alinhamento estratégico, tem desenvolvendo políticas e práticas efetivas de apoio e promoção do acesso aberto. Este trabalho aborda os subsistemas REA em atividade no Campus Virtual da UAb no ano de 2016: dois periódicos eletrónicos de acesso aberto - Revista de Ciências da Computação – RCC e a-REAeduca, e o Repositório Institucional - Repositório Aberto. Analisa-se o projeto, a sua implementação e a articulação entre os diferentes parceiros, mas também a sustentabilidade e potencialidades de desenvolvimento do mesmo no âmbito da atividade de uma universidade que considera que a sustentabilidade da sua missão e do seu projeto para a educação aberta e em rede na sociedade digital, tem na sua Política Institucional de Acesso Aberto, um dos principais instrumentos para a concretização do acesso livre à literatura e produção científica.
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