Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

“Claro como água!”: contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion)

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Batoréo et al. 2006 - APL.pdf466.95 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

No princípio do nosso século, na sequência de uma nova vaga de estudos em Linguística Cognitiva, tem vindo a surgir nova investigação que pretende determinar regularidades estruturais do funcionamento das línguas em que se defende que a estrutura do léxico apresenta regularidades em função dos factores de conceptualização funcional da actividade humana, tais como, por exemplo, o tipo de ambiente em que o movimento é efectuado. Tendo em conta este parâmetro, distingue-se, em termos latos, entre o movimento efectuado no meio aéreo, aquático ou terrestre. Assim, por exemplo, Lander, Maisak & Rakhilina (2005), sendo posteriormente seguidos por Divjak & Lemmens (2007) e Arad (2007), defendem que o movimento efectuado em água (e, por extensão, em qualquer tipo de líquido) – designado em termos genéricos por AQUA-motion – pode ser definido em termos estruturais em função de marcos específicos tais como a Figura em movimento, o Fundo em relação ao qual a Figura se desloca, o carácter activo/passivo do movimento, existência de contacto entre os dois, etc. O presente estudo pretende contribuir para esta área de investigação relativa ao Português Europeu (com três projectos de dissertações de mestrado propostos à Universidade Aberta).

Descrição

Palavras-chave

Português europeu Movimento em água (AQUA-Motion) Expressão do espaço Tipologia lexical Tipologia linguística Padrões de lexicalização Linguística cognitiva

Contexto Educativo

Citação

BATORÉO, Hanna, Angelina PIRES, Isabel MACEDO & Margarida CASADINHO. 2006. “Claro como água!” – Contribuição para a tipologia lexical dos verbos de movimento em água (AQUA-motion). Textos Seleccionados da Associação Portuguesa de Linguística. XXII Encontro Nacional da APL. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.127-140.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Associação Portuguesa de Linguística e Faculdade de Letras de Coimbra

Licença CC