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Linguística | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 37
  • Nota prévia
    Publication . Rodrigues, Sónia Valente; Seara, Isabel; Falé, Isabel
  • Nota prévia
    Publication . Lobo, Maria; Seara, Isabel; Falé, Isabel
  • O poder simbólico da indelicadeza e a construção de identidades discursivas em interações virtuais
    Publication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia de
    Tendo por base as intervenções realizadas no fórum de comentários que ocorre em redes sociais, onde predomina o anonimato e uma linguagem sucinta e direta, procede-se a uma análise sociodiscursiva do modo como é coconstruído o discurso de ódio. Do ponto de vista da Sociopragmática, são analisadas as estratégias de indelicadeza linguística, reequacionando este uso linguístico com o género (masculino e feminino) e o modo como são construídas no discurso as estruturas de poder de uma comunidade de prática. Verifica-se que a criatividade verbal no corpus constituído está ao serviço da descredibilização do alocutário com o predomínio de atos diretivos e assertivos, da ironia e das perguntas retóricas.
  • Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?
    Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes da
    O artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
  • Nota prévia
    Publication . Castelo, Adelina; Fiéis, Alexandra; Flores, Cristina
  • Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios
    Publication . Castelo, Adelina
    O artigo visa refletir sobre a promoção da competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária. Mais especificamente, partindo de uma revisão da literatura de reflexão teórica e de estudos empíricos, pretende-se identificar os conhecimentos já alcançados sobre esta competência e mostrar como concretizar o desafio de desenvolvê-la entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade. Assim sendo, o artigo começará por explicitar os conceitos relativos à competência metafonológica (nomeadamente sensibilidade fonológica, consciência fonológica e conhecimento fonológico explícito) e continuará com a ilustração da importância desta competência na formação dos alunos e a explicitação de princípios que facilitarão o seu desenvolvimento nas diferentes etapas educativas. Antes das considerações finais, apresenta-se ainda um exemplo de sequência didática que é construída segundo os princípios previamente propostos e tem o objetivo de promover a competência metafonológica dos alunos.
  • Vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segunda
    Publication . Duan, Hongrui; Castelo, Adelina; Freitas, Maria João
    No processo de aquisição do Português Europeu (PE) por falantes nativos do Chinês Mandarim (CM), vários desafios fonéticos e fonológicos se colocam, sendo uma das maiores dificuldades a aquisição dos pares contrastivos /e, ɛ/, /o, ɔ/. Para identificar as dificuldades na aprendizagem destas vogais por alunos chineses, o presente estudo-piloto centra-se nas vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ produzidas em posição tónica, em diferentes condições experimentais (tarefas de nomeação, de descrição, de repetição e de leitura); as informantes observadas são chinesas, estudam português como língua segunda (L2) e têm nível intermédio-alto de proficiência linguística. Os resultados evidenciam a aquisição problemática dos contrastes vocálicos /e, ɛ/ e /o, ɔ/, sendo a Altura de Vogal a propriedade mais problemática, com as vogais médias [e, o] associadas a taxas de sucesso baixas. Observou-se, ainda, uma maior quantidade de produções corretas das labiais do que das coronais e um melhor desempenho nas tarefas de repetição, de leitura e de nomeação do que na de descrição. Transferência do conhecimento linguístico prévio (CM), princípios universais e caraterísticas fonológicas da língua-alvo (PE) são evocados na discussão sobre o que condiciona o desempenho das informantes. Com base nos dados recolhidos e nas hipóteses sobre as causas a estas subjacentes, defende-se a relevância de uma instrução explícita sobre a pronúncia das vogais /e/, /ɛ/, /o/ e /ɔ/ em níveis avançados de ensino-aprendizagem de português como L2, da análise acústica como ferramenta de aprendizagem da pronúncia e da realização de tarefas de fala controlada e espontânea.
  • O debate presidencial de 2021 entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura: estratégias de argumentação e de persuasão
    Publication . Braz, Ana; Marques, Isabelle Simões
    We are looking at a linguistic-discursive analysis of the most recurrent strategies of argumentation and persuasion in the TV debate of January 6, 2021 for the 2021 presidential elections in Portugal. In this debate, two candidates are opposed, namely Marcelo Rebelo de Sousa - President of the Republic at the time, and in the meantime elected for a second term - and André Ventura, deputy of the Assembly of the Republic and candidate for the Chega party. Our analysis focuses on the manipulation strategies used by both speakers and candidates. The images that the political opponents build of themselves and of their opponent in and by discourse, the emotions that their words arouse, the predominant discursive topic, the main axiological values of the lexemes and expressions used, and the ways of refuting facts and views conveyed in the different verbal exchanges are studied. The present work is part of the perspective of discourse analysis (Kerbrat-Orechioni, 2005 and 2014), as well as within the framework of the study of argumentation, namely argumentation in the political discourse, in the path of Amossy (2000) and Plantin (1996), considering the contributions of Charaudeau (2005, 2008 and 2016) on the political discourse and Marques on the Portuguese political discourse (2009, 2013 and 2017).
  • Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesa
    Publication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dos
    Este estudo propõe ampliar a discussão teórica sobre referenciação, analisando artigos de opinião que tratam de temas associados à violência, publicados na mídia em Portugal e no Brasil. Na perspetiva teórica, serão discutidos tópicos referentes à correferencialidade e à inferencialidade necessárias para a identificação dos objetos de discurso, seguindo o aporte teórico da Linguística de Texto e de outras pesquisas com viés textual-discursivo, como Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral e Santos (2016), entre outros. Convocamos igualmente alguns pressupostos sobre argumentação, alicerçando a reflexão nos estudos de Ducrot (1988), Charaudeau (2008) e Amossy (2008, 2009). Nosso propósito é descrever o comportamento das anáforas como marcadores axiológicos da condução argumentativa dos textos com temática política, polarizando a complexa rede de poder. Pretendemos, portanto, colaborar nos estudos de interface entre referenciação e gênero textual, especificamente em se tratando de gêneros textuais aos quais os leitores têm fácil acesso via Web, demonstrando como anáfora e dêixis podem ajudar a marcar ideologicamente o texto.
  • Barbarus ad portas: a agressividade verbal em comentários na rede social Facebook
    Publication . Seara, Isabel; Cabral, Ana Lúcia Tinoco
    O presente artigo discute a problemática da representação de migrantes refugiados na Europa, Portugal, e na América Latina, Brasil. Focalizando a violência verbal na web, neste estudo pretende-se analisar comentários de usuários do Facebook, destacando o argumento ad hominem como estratégia para macular a imagem dos migrantes refugiados, o trabalho observa duas formas de materialização desse argumento: o ataque pessoal direto e o ataque pessoal indireto. São analisadas as estratégias verbais que permitem desqualificar migrantes refugiados e representá-los negativamente. O quadro teórico é tributário da análise do discurso em diálogo com a retórica, representada pelas pesquisas de Amossy (1999, 2014b), entre outros, complementando-se em estudos sobre interações em redes sociais (Castells, 2013), e sobre violência verbal (Culpeper, 2008; Bousfield, 2008), em particular a violência verbal na internet e nas redes sociais (Castells, 2013; Rodeghiero, 2012). A análise discursiva-pragmática foi efetuada num corpus de mensagens no Facebook, recolhidas entre julho e agosto de 2017, sobre a crise migratória na Europa, e recolhidas em agosto de 2018, sobre a imigração de venezuelanos para o Brasil. O estudo permite-nos comprovar que, numa era em que as redes sociais disseminam e contagiam, através da palavra escrita, as opiniões livres de todos os que anteriormente não tinham acesso à expressão pública da sua opinião, as estratégias desvalorizadoras e agressivas dominam os comentários nas redes sociais e veiculam posicionamentos que visam excluir o migrante, considerado como perturbador de uma ordem estabelecida.