Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
This paper discusses the possibility of building up a composite model for genre analysis in Discourse Studies. It compares the concept of genre within Sociodiscursive Interactionism (ISD, Bronckart, 1997), within Systemic-Functional Linguistics (Rose & Martin, 2012) and within Textual Linguistics (Adam, 2008), highlighting both their divergencies and proposing common approaches. The model also includes contributions from English Academic Discourse such as moves and steps from the analysis formula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), adapted by Bunton (2002) for PhD introductions, concepts such as lexical bundles (Biber, 2005) and textual realization devices (Coutinho & Miranda, 2009). The model is applied to texts taken from the included genre introduction in 60 research articles published between 2013 and 2022. Irrespective of the disciplinary area, analysis shows the emergence of lexical bundle patterns in the text structure, a preference for opposition linking words in a problem-solution structure and choices of persuasive adjectives applied to the research. Results suggest the advantages of combining concepts from different frameworks in genre analysis.

Description

Keywords

Estudos de discurso Discurso académico Género Introdução Discourse studies Academic discourse Genre Introduction

Citation

Santos, J. V., & Silva, P. N. (2023). Discurso, texto e género: Abordagens díspares ou complementares? REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 13, 261-293. https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/13333/12280

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Linguística da Universidade do Porto

CC License

Altmetrics