Loading...
42 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 42
- Issues with publishing abstracts in English: challenges for Portuguese linguists’ authorial voicesPublication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daThis paper assesses the impact of publishing abstracts in English in the Portuguese Linguistics Association (APL) Proceedings from 2001 to 2010. The study was carried out with a corpus of 137 abstracts, follows a Text Linguistics model inspired by the Interactionnisme Sociodiscoursif and links text features to the social practices and genre repertoires of this community. Quantitative data show signs of a “Portuguese identity” in authors’ voices such as personal forms, move signaling, long sentences, profuse embedding, heavy subjects, and variations in content selection, but also signs of standard academic guideline-indexed choices in impersonal forms, template sentences, coordinated constituents, nominalizations, and conventional text plans. Standard genre models and writing features from “core” academic communities coexist with alternative and traditional ways of writing and of disseminating knowledge, which is typical of a semiperipheral non-native English-speaking community torn between conflicting language and cultural paradigms. These contrasting tendencies are linked to identity changes within the community, as APL authors try to achieve international recognition by publishing abstracts in English as a Foreign Language. Since the APL research topic is the Portuguese language, the process mirrors the authors’ struggle between standard internationalization in English and individual stance in Portuguese.
- O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticasPublication . Silva, Paulo Nunes da; Rosa, RuteEste artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/ Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999, 2010), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido.
- Da introdução ao resumo/abstract: o surgimento de um género híbrido nas atas da Associação Portuguesa de LinguísticaPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraThe aim of the paper is to retrace the emergence of the academic genre Abstract through the analysis of the “Associação Portuguesa de Linguística” Proceedings (2001–2010). Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996), the main assumptions are: (i) genre properties are unfolded through texts; and (ii) within a given period, texts belonging to different genres may share linguistic, social and illocutionary properties until a self-sustained genre emerges (Adam, 2001; Maingueneau, 1998). The analysis took into account the abstract dimension of genres, and the empirical dimension of texts within a 3-level model that includes genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda 2009). Data shows that the Abstract shares properties with the Introduction of the paper it summarizes. Its emergence as an independent genre thus points to intertextual origins.
- A expressão do tempo numa sequência explicativaPublication . Silva, Paulo Nunes daO artigo explicita uma pesquisa que incidiu numa sequência explicativa e que teve como objetivo identificar as propriedades temporais e aspetuais inerentes às sequências daquele tipo.
- Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicasPublication . Marques, José António Salvador; Silva, Paulo Nunes daA necessidade de promover uma didática das línguas centrada nos géneros tem sido destacada por investigadores das mais relevantes áreas de pesquisa sobre literacia académica e pedagogia do texto (Schneuwly e Dolz 1999, Swales 2004). Acresce que a natureza pluridimensional do texto gera um leque de possibilidades classificatórias que permite a inclusão do mesmo texto em diferentes classes textuais. Face à diversidade de classificações textuais, é fundamental, em termos didáticos, que professores e alunos tomem consciência não só da pluralidade de classificações, mas também dos parâmetros classificatórios que lhes estão subjacentes. Para isso, torna-se necessário promover um conjunto de pesquisas, com o objetivo de analisar programas e manuais escolares, mas também de descrever, de forma teoricamente fundamentada, os parâmetros dos géneros estudados nos diversos anos/classes de escolaridade. Visando contribuir para estes objetivos, o artigo desenvolver-se-á a partir de uma pesquisa simultaneamente documental e bibliográfica que, tomando como objeto de estudo as classificações textuais presentes nos programas de Português das 8ª, 9ª e 10ª classes, procurou identificar (i) os parâmetros classificatórios que orientaram a categorização textual apresentada pelos programas, (ii) as classes textuais selecionadas para o ensino da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral (ESG) moçambicano e (iii) as orientações programáticas relacionadas com o desenvolvimento de competências associadas à classificação textual. Os resultados obtidos através da análise documental e o estudo das teorias desenvolvidas em torno da classificação textual por autores como Petitjean (1989), Denizot (2005), Silva (2012) e Travaglia (2018) permitiram-nos concluir que (i) as classificações textuais apresentadas nos programas obedecem a diferentes critérios classificatórios, que (ii) o esclarecimento desses critérios não está previsto pelos programas e que (iii) o conceito de género textual não é explorado. Estas constatações alertaram-nos para a necessidade de se perspetivar uma revisão dos programas e, no imediato, se desenvolverem ações de formação que incentivem os professores a promover atividades que tornem explícitos os critérios de classificação dos textos e assumam a centralidade do género textual no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa no contexto das escolas moçambicanas.
- Género, conteúdos e segmentação: em busca do plano de textoPublication . Silva, Paulo Nunes daNeste artigo, são sistematizadas algumas das principais ideias acerca do conceito de plano de texto e propõe-se uma definição aplicável à análise de textos escritos de qualquer género. Com base numa reflexão crítica acerca das sínteses propostas em Adam (2002) e no Dicionário terminológico, são explicitadas as dimensões contempladas no plano de textos escritos (distribuição de conteúdos e segmentação), assim como os níveis macroestrutural e microestrutural em que ele se concretiza e os polos entre os quais pode gradualmente oscilar (plano de texto convencional vs. plano de texto ocasional). A seguir, são analisados dois textos, um do género dicionário unilingue e outro do género requerimento, com o objetivo de testar e validar o conceito de plano de texto tal como foi definido e caracterizado no início do artigo.
- Do saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramentoPublication . Silva, Paulo Nunes da; Santos, Joana VieiraA estrutura retórica dos textos é um lugar privilegiado de cruzamentos entre discurso e poder, especialmente se ancorada na autoridade do conhecimento científico. Os textos académicos, veículos desse conhecimento e exemplares de géneros com pendor argumentativo, são, assim, construções discursivas do saber nas quais se intersectam vetores de poder. Neste aspeto, a introdução, género incluído de géneros maiores (RASTIER, 1989), é um texto académico decisivo pela posição de abertura, que lhe confere carácter programático de criação do espaço de investigação. Também explana os conteúdos e o plano de texto (ADAM, 2002), legitima a pesquisa, demonstra inovação e projeta a autoridade científica do autor perante uma comunidade de pares (SWALES, 2011). Dentro destes pressupostos, uma análise contrastiva das Introduções de dez teses de doutoramento em Ciências e dez em Ciências Sociais e Humanas/Humanidades da Universidade de Coimbra (2003-2012) mostra assimetria no que toca aos movimentos retóricos de delimitação da área e nicho da investigação (BUNTON, 2002), e semelhança em padrões de articulação de passos (acoplagem, interrupção e entrelaçamento). Tanto assimetria como semelhança resultam da seleção estratégica de componentes distintas do saber para a construção da autoridade científica, o que valida e reconfigura práticas sociodiscursivas específicas destas áreas disciplinares (BRONCKART, 1996).
- O conceito de género em diversos enquadramentos teóricosPublication . Silva, Paulo Nunes daIn the last few decades, the concept of genre has received particular attention and it has been granted a central spot both in Linguistics and in Language Didactics. It is generally defined and characterized in a consensual way, as similar criteria (numerous and heterogeneous) are applied in different disciplinary areas and theoretical models (Adam, 2001; Maingueneau, 2014). Furthermore, identical classes are set, such as novel, editorial, proceedings, PhD Dissertation, etc.). However, the Systemic-Functional Linguistics conception (Rose and Martin, 2012) discloses relevant differences. Actually, in this theoretical model, the concept of genre refers to distinct categories and, frequently, to text excerpts, and not to complete texts. Therefore, this paper is intended to present remarks on genre conceptions that are inherent in several theoretical frameworks, particularly in the Social-Historical and Dialogical Perspective (Bakhtin, 1986), Systemic-Functional Linguistics (Rose and Martin, 2012), Text Linguistics/Discourses’ Textual Analysis (Adam, 2001, 2008), Discourse Analysis (Maingueneau, 2014) and Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 1997). Attention is focused on the criteria that are used to establish genre classification(s), according to several theoretical frameworks, and on the genre categories that are proposed.
- Discurso, texto e género: abordagens díspares ou complementares?Publication . Santos, Joana Vieira; Silva, Paulo Nunes daO artigo discute a possibilidade de construir um modelo compósito para análise de géneros em Estudos do Discurso. Compara o conceito de género no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 1997), na Linguística Sistémico-Funcional (Rose e Martin, 2012) e na Linguística Textual (Adam, 2008), sublinhando divergências e abordagens comuns. O modelo inclui contributos do Discurso Académico em Inglês, como os movimentos e passos da fórmula Create a Research Space (Swales, 1990, 2004), tal como adaptados por Bunton (2002) às introduções de teses de doutoramento; pacotes lexicais (Biber, 2005) e mecanismos de realização textual (Coutinho e Miranda, 2009). Este modelo é aplicado à análise de textos retirados do género incluído introdução em 60 artigos científicos publicados entre 2013 e 2022. Independentemente da área disciplinar, emergem padrões de pacotes lexicais no plano composicional do texto, uma preferência por ligações lógicas de oposição num esquema problema-solução e opções por adjetivos persuasivos para caracterizar a pesquisa. Estes resultados sugerem haver vantagens em combinar conceitos de enquadramentos distintos na análise dos géneros textuais.
- Contributos para o estudo da expressão do tempo em textos de instruções : o exemplo da receita de culináriaPublication . Silva, Paulo Nunes da