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- Média-arte digital: da visão à transformação passando pelo artefacto transdisciplinarPublication . Marcos, AdéritoFaz-se uma reflexão acerca da média-arte digital e do seu potencial para a promoção do pensamento transdisciplinar.
- Género, conteúdos e segmentação: em busca do plano de textoPublication . Silva, Paulo Nunes daNeste artigo, são sistematizadas algumas das principais ideias acerca do conceito de plano de texto e propõe-se uma definição aplicável à análise de textos escritos de qualquer género. Com base numa reflexão crítica acerca das sínteses propostas em Adam (2002) e no Dicionário terminológico, são explicitadas as dimensões contempladas no plano de textos escritos (distribuição de conteúdos e segmentação), assim como os níveis macroestrutural e microestrutural em que ele se concretiza e os polos entre os quais pode gradualmente oscilar (plano de texto convencional vs. plano de texto ocasional). A seguir, são analisados dois textos, um do género dicionário unilingue e outro do género requerimento, com o objetivo de testar e validar o conceito de plano de texto tal como foi definido e caracterizado no início do artigo.
- Design-based research: desafios nos contextos escolaresPublication . Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria; Martin-Fernandes, IsabelleEste artigo tem por objetivos explicitar a fundamentação teórica da abordagem metodológica do Design-Based Research, destacar as principais características, as vantagens, desvantagens da abordagem para responder aos desafios nos contextos escolares, com destaque para a integração de tecnologias. Apresenta as fases de organização do Design-Based Research e os ciclos iterativos em uma investigação, sobre formação de professores para integrar Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas. Os aspectos pesquisados e as fases da investigação realizadas evidenciam o potencial da DBR para desenvolver pesquisas nos contextos escolares, em colaboração com os participantes sobre a integração de tecnologias e novos recursos educacionais nas práticas pedagógicas.
- Avaliação formativa, TIC e formação de adultos: um estudo exploratório no ensino secundário portuguêsPublication . Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste artigo resulta de um estudo exploratório com três turmas de um curso de educação e formação de adultos de nível secundário e dupla certificação na vertente de técnico de apoio à gestão, no ano letivo 2012/2013, de que fomos coordenadoras e onde fomos formadoras. Tratandose de formandos adultos, muitos deles afastados da Escola há vários anos, considerámos importante conhecer a recetividade para as novas tecnologias e o ambiente 2.0; a destreza tecnológica; o (re) conhecimento de um ambiente digital, decisivo na sociedade atual e valorizado profissionalmente. Como opções metodológicas, recorremos à observação participante no LMS e à análise estatística. Concluímos que todos os formandos adquiriram como rotina a utilização da Moodle, quer em contexto de sala de aula como fora desta, para pesquisa dos materiais disponibilizados pelo professor/formador e submeter as suas atividades. Aferimos complementarmente que os adultos da turma em início do seu percurso adquiriram destreza tecnológica ao nível mais básico e desenvolveram atividades ao nível das ferramentas 2.0. Nesta turma, a avaliação formativa revelou-se determinante (dada a iliteracia tecnológica inicial), tendo sido muito intensa e fundamental em todas as atividades realizadas. Nas restantes duas turmas, revelaram autonomia tecnológica e destreza na execução das atividades com recurso a ferramentas tecnológicas diversificadas, tendo sido nas apresentações eletrónicas e na criação de um e-book que a avaliação formativa se revelou mais intensa e necessária. Em suma, confirmamos que a avaliação formativa é um aspeto essencial do processo avaliativo, inclusive em contextos de formação de adultos no ensino secundário.
- Os jesuítas em Portugal e a ciência: continuidades e ruturas (séculos XVI-XVIII)Publication . Fiolhais, Carlos; Franco, José EduardoApresenta-se, em resumo, a ação dos Jesuítas em Portugal no domínio da ciência desde a sua entrada em Portugal no ano de 1540 até à sua expulsão pelo Marquês de Pombal em 1759. Foi extraordinária a rápida expansão da sua rede de colégios no país e em todo o mundo, incluindo o Brasil, a Índia, a China e o Japão. O Colégio das Artes, em Coimbra, produziu entre 1592 e 1606 um conjunto de comentários a Aristóteles que se espalhou nos colégios jesuítas. Por outro lado, no Colégio de S. Antão em Lisboa, funcionou de 1590 a 1759 uma escola de matemática, intitulada a Aula da Esfera, servida por alguns professores estrangeiros, por exemplo o italiano Christophoro Borri. Foram esses mestres que trouxeram não só para Portugal como também para vários lugares do império, mesmo os mais remotos, as técnicas de observação astronómica introduzidas por Galileu, alargando à escala global a Revolução Científica. O Observatório Astronómico e o Tribunal da Matemática na corte imperial chinesa foram o expoente dessa ação. A meio do século XVIII, pressionados por antijesuitismo apoiado pela coroa, a sua ação foi fortemente contrariada. Apesar das acusações de desatualização científica, o certo é que alguns Jesuítas, como o padre Inácio Monteiro, não podem deixar de ser considerados modernos. A extinção da Ordem deixou um vazio no sistema de ensino português, que a Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra só em parte preencheu.
- Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning : contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficáciaPublication . Goulão, Fátima; Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Barros, Daniela Melaré VieiraSe a educação a distância representa, para muitos adultos, a possibilidade de (re)começar percursos académicos, por permitir, por exemplo, conciliar a vida pessoal e profissional, a educação a distância pode também traduzir desafios novos, diversos e específicos. De facto, as questões associadas ao abandono, evasão, adesão, permanência e persistência da população adulta no ensino superior têm estado em agendas políticas e nas preocupações de investigadores. No entanto, e considerando que este é um terreno que pode, e deve, ainda ser aprofundado, propomos uma reflexão teórica focalizada nos estilos de aprendizagem e no sentimento de auto-eficácia. Com esta reflexão pretendemos contribuir para o conhecimento de estratégias que promovam a permanência dos nossos aprendentes. É possível concluir-se que a utilização da teoria dos estilos de aprendizagem pode ajudar na construção de ambientes de aprendizagem mais adequados a cada aprendente e, com isso, reforçar o seu sentimento de auto-eficácia enquanto aprendentes em elearning.
- Recursos educacionais abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em redePublication . Nobre, Ana; Mallmann, Elena MariaO propósito do presente texto é partilhar reflexões acerca das implicações didático-metodológicas durante o livre acesso, reutilização, remixagem e “repartilha” de Recursos Educacionais Abertos (REA). O princípio balizador da patente discussão é a docência investigativa que tem como um dos pilares a implementação da transposição didática para transformação e cocriação de conhecimento educacional em rede. Para tanto, explicitar as características dos REA, destacando a importância de modelos de licenciamento aberto, é um dos pontos de partida. Abordam-se, também, as especificidades dos REA na educação contemporânea em virtude das condições e contornos das conceções pedagógicas e trabalho docente requerido na organização didático-metodológica do percurso de ensino/ aprendizagem mediado por REA. Finalmente, as considerações conclusivas destacam que o (re)uso pedagógico dos REA pode gerar democratização e expansão do acesso ao conhecimento.
- Projeto de desenvolvimento da rede dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, 2016-2022Publication . Caeiro, Domingos; Moreira, J. António; Henriques, Susana
- Searching for behavioral correlates of text complexity in readingPublication . Falé, Isabel; Luegi, Paula; Costa, ArmandaResearch on reading attempts to encompass the connection between linguistic proprieties of the reading materials and the cognitive processes for written language processing. Following studies on reading comprehension and fluency using either silent or oral reading, we are now deepening the relation between behavioral outputs – eye movements and prosody - collected in a reading aloud task. We conducted an experiment where 17 adult native speakers of European Portuguese were instructed to read aloud two texts. We put the hypothesis that there will be a strong connection between text complexity, integrative processes and eyes and vocal behavior. To verify the effect of reading complexity, we prepared two passages representing two poles in a scale of complexity. The texts differ in theme and vocabulary, concerning topic familiarity and word frequency, being alike in syntactic and informational structures. Eye movements were registered with an SMI IVIEW X™ HI-SPEED system, and reading speech was recorded with a Logitech® Webcam Pro 9000. First fixation, first pass and total reading time (for eye movement’s analysis), and vowel stressed duration (VSD) and F0 (for prosody analysis) were taken from two critical loci: words in a syntactic boundary (right edge of the clause) and informational boundary (before a period). Results show significant wrap-up effects in information boundaries either in an increase of first pass and total reading times, as in VSD in the most complex text. We observed eye-voice span effects triggered by words of low frequency, longer size or more complex phonological structure in both texts.
- Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e diretor num agrupamento de escolas : um estudo de casoPublication . Póvoa, Eugénia; Henriques, Susana