Browsing by Issue Date, starting with "2021-05"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Competência metafórica dos falantes PLH na SuíçaPublication . Almeida, Bárbara; Batoréo, HannaO plurilinguismo é uma característica intrínseca à Suíça, uma vez que para além do plurilinguismo nacional, com quatro línguas oficiais, há um intenso plurilinguismo individual, devido à grande comunidade estrangeira que vive no país. Com um historial de emigração portuguesa que conta já com várias décadas, é fácil perceber o elevado número de crianças e jovens de origem portuguesa a frequentar o sistema escolar suíço. Muitos destes alunos integram o Ensino de Português no Estrangeiro (doravante EPE), em regime facultativo e após o horário das aulas regulares. Dado o elevado número de alunos que frequenta a rede EPE na Suíça, procuramos com o presente estudo conhecer melhor este público, nomeadamente no que à competência metafórica diz respeito. Como o conceito de competência metafórica é abrangente e complexo, foi necessário delimitar o nosso objetivo e decidimos focar-nos nas expressões metafóricas e metonímicas que envolvem os itens lexicais ‘mão’ ou ‘pé’. A opção por estas expressões baseia-se na teoria da corporização, que será abordada no enquadramento teórico, e deve-se ao facto de ambas as palavras serem muito produtivas no léxico figurado tanto na língua portuguesa como na alemã, que são as línguas dominadas pelos participantes deste estudo. Paralelamente, e com vista a delimitar ainda mais o escopo do objetivo, optamos pela análise da competência metafórica do ponto de vista da produção linguística dos falantes. O presente artigo resulta de um estudo exploratório realizado no ano letivo de 2018/2019 com uma amostra composta por 21 alunos dos cursos do EPE da região de Coira (capital do cantão dos Grisões, na Suíça), desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Português Língua Não-Materna da Universidade Aberta.
- O conceito de género em diversos enquadramentos teóricosPublication . Silva, Paulo Nunes daIn the last few decades, the concept of genre has received particular attention and it has been granted a central spot both in Linguistics and in Language Didactics. It is generally defined and characterized in a consensual way, as similar criteria (numerous and heterogeneous) are applied in different disciplinary areas and theoretical models (Adam, 2001; Maingueneau, 2014). Furthermore, identical classes are set, such as novel, editorial, proceedings, PhD Dissertation, etc.). However, the Systemic-Functional Linguistics conception (Rose and Martin, 2012) discloses relevant differences. Actually, in this theoretical model, the concept of genre refers to distinct categories and, frequently, to text excerpts, and not to complete texts. Therefore, this paper is intended to present remarks on genre conceptions that are inherent in several theoretical frameworks, particularly in the Social-Historical and Dialogical Perspective (Bakhtin, 1986), Systemic-Functional Linguistics (Rose and Martin, 2012), Text Linguistics/Discourses’ Textual Analysis (Adam, 2001, 2008), Discourse Analysis (Maingueneau, 2014) and Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 1997). Attention is focused on the criteria that are used to establish genre classification(s), according to several theoretical frameworks, and on the genre categories that are proposed.
- A construção do sentido em interações verbais na rádio em português europeu: mecanismos discursivos em narrativas de experiência de vidaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de interações verbais realizadas na rádio em Portugal, o presente artigo analisa o modo como, nestes discursos, se estrutura o processo de construção do sentido. Para o efeito, considera o quadro enunciativo, as sequências de atos de discurso e as estratégias discursivas que permitem atribuir credibilidade e legitimidade ao discurso, captando a atenção. Analisam-se aspetos semânticos e pragmáticos da construção de narrativas de experiência de vida: as falas justapostas, as repetições, o uso da expressão aproximativa “e tal”, o uso de “pronto” como marcador discursivo, a ocorrência de identidades na fala e a realização de asserções avaliativas. Neste contexto, consideram-se atos de autoelogio com mitigadores e com o recurso ao uso do verbo declarativo dizer na terceira pessoa do plural para minimizar a ameaça da face. Analisam-se ainda os comentários de avaliação que denotam a escuta atenta, permitindo fazer a gestão das trocas interacionais.
- Reflection on human and automatic image description in elearning contextPublication . Francisco, Manuela; Amado, CristinaIn the current year, Perusall was integrated with the LMS of Universidade Aberta (Portugal) and will be used as a pilot project this semester, in the Accessibility in Education and Training Curricular Unit (CU), from the 2nd year of the Education undergraduate programme. The course is entirely distance learning and the interaction is fundamentally asynchronous. The CU was designed according to the university's pedagogical model and provides 2 assessment moments throughout the semester with a weight of 20% each, and a final assessment moment with a weight of 60%. Two classes are involved with 68 students each. The activity designed at Perusall will take place between April 10 and May 12, 2021, being assessed with a weight of 20% of the final grade. In this activity, in Perusall, it is intended that students read an available document about the techniques to create accessible digital content, they shall elaborate questions about it and vote on the 3 questions that they consider to have aroused the most interest on the topic.Seeking to create more meaningful learning situations, a pedagogical approach inspired by the Inquiry-Based Learning model (IBL) was adopted. Some authors refer that the IBL allows students a greater reflection and involvement with the theme under study and its applicability in real contexts. It is also mentioned in the literature that this model combined with a socio-constructivist approach enhances a greater awareness of the problems and solutions related to the theme, still allowing to innovate in new scenarios. Thus, based on these assumptions, a collaborative activity was designed, in which a document is provided for reading, reflecting and questioning. Each student must ask 3 questions that relate the theory to the practice, being able to present concrete scenarios. It is also intended that each student votes on the 3 questions that upraised his attention to the topic, that relates theory with practice and/or that motivates more research on the subject. The evaluation focuses on the quality of the questions created and voted on, as well as on the score generated by Perusall where a holistic evaluation was configured based on access, interactions with the document and the other students. The goal is to provide students an overview of the main topics that aroused more interest and questioning within the theme worked in this module.
- A Fábrica da Pólvora de Barcarena e as "Ferrarias dei Rey": síntese da investigação realizadaPublication . Cardoso, João LuísApresenta-se síntese da investigação realizada no notável espaço cultural que é hoje a Fábrica da Pólvora de Barcarena, no âmbito da caracterização da sua actividade fabril, desde a época de fundação das Ferrarias, no tempo de D. João II, até ao fecho definitivo do complexo, no final do século XX.
- Représentations croisées du vin et de l’alcool chez Davodeau et KunderaPublication . Gonçalves, Luís Carlos PimentaAprès une brève présentation du thème du vin et de l’alcool dans la littérature (hyper)contemporaine et la bande dessinée, cet article s’intéressera plus particulièrement aux représentations de l’alcool et du vin chez l’écrivain Milan Kundera, notamment dans son avant-dernier roman L’Ignorance (2000), et chez le dessinateur et scénariste Étienne Davodeau dans Les Ignorants, récit d’une initiation croisée (2011) où le vin et le travail de la vigne apparaissent comme les thèmes principaux de ce roman graphique.
- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.
- A transversal property for permutation groups motivated by partial transformationsPublication . Araújo, João; Araújo, João Pedro; Bentz, Wolfram; Cameron, Peter; Spiga, PabloIn this paper we introduce the definition of the (k, l)-universal transversal property for permutation groups, which is a refinement of the definition of k-universal transversal property, which in turn is a refine- ment of the classical definition of k-homogeneity for permutation groups. In particular, a group possesses the (2, n)-universal transversal property if and only if it is primitive; it possesses the (2, 2)-universal transversal property if and only if it is 2-homogeneous. Up to a few undecided cases, we give a classification of groups satisfying the (k, l)-universal transversal property, for k ≥ 3. Then we apply this result for studying regular semigroups of partial transformations.
- Aspectos da linguística do discurso na análise de páginas do facebook: memes, posts e reportagens relacionados às eleições presidenciais no Brasil em 2018Publication . Oliveira, Joaquina Cristina Nascimento de; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação é realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta de Portugal, com a apresentação de uma análise das linhas teóricas crítico-discursivas, pragmáticas, cognitivas e semióticas de alguns posts das seguintes páginas do Facebook em contexto de pré e pós eleições no Brasil 2018/2019: Leonardo Sakamoto, BBC News, DW Brasil, Meu Professor de História, Conversa Afiada e El País Brasil. O objetivo é identificar, analisar e descrever as estratégias discursivas complexas do uso da linguagem e como os indivíduos constroem as suas narrativas no universo em que estão inseridos. Nesse caso, há alguns pressupostos: os interlocutores possuem um pré-conceito sobre determinados assuntos e, muitas vezes, usam argumentos sem sentido para impor suas “certezas”, causando atos de fala ameaçadores da face; alguns discursos têm por objetivo perpetuar o poder e o controle sobre determinadas classes sociais menos favorecidas, fomentando preconceitos, racismo, violência e incentivando perdas de direitos sociais. A investigação pretende mostrar de que modo as metáforas conceptuais e a análise polissêmica de itens lexicais têm efeitos argumentativos específicos causando discussões com clivagens bem delimitadas e expressas nas páginas acima elencadas em época de eleições presidenciais como, por exemplo: esquerda e direita; nazismo e comunismo. Por último, a análise pragmático-semiótica possibilita o estudo linguístico da comunicação multimodal presente nos memes e nas imagens, verificando-se que estas formas de expressão multimodal podem constituir também instrumentos poderosos de manipulação política. As abordagens, aqui escolhidas, tornam visíveis algumas práticas linguísticas de consolidação de poder, controle e o modo como as ideologias são veiculadas estrategicamente como discursos que legitimam injustiças sociais, tanto das organizações e do Estado, quanto de interlocutores particulares que participam nos fóruns da rede social Facebook.
- O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolasPublication . Almeida, Bernardette Campos de; Neves, CláudiaTrês anos letivos após a implementação do projeto autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) num Agrupamento de Escolas do Alentejo Litoral, decorrente da oportunidade criada pelo Despacho n.º 5908/2017 e posteriormente pelo Decreto Lei n.º 55/2018, consideramos pertinente verificar, se este trouxe alteração às estratégias implementadas em contexto de sala de aula, no 3.º Ciclo de ensino, tendo em conta a perceção dos seus principaís atores, professores e alunos. A nossa investigação foi realizada, com base no paradigma qualitativo, estudo exploratório, uma vez que este nos permitiu analisar um fenómeno ainda pouco estudado e que decorreu no seu contexto natural, recorrendo a múltiplas fontes de dados, sem a utilização de controlo ou manipulação. Pretendemos identificar as linhas de intervenção, as acções, as estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas na sala de aula pelos docentes, definidas e desenvolvidas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do Agrupamento. O estudo permitiu-nos ainda, descrever e compreender a perceção tida quer pelos docentes quer pelos alunos, após três anos de implementação do projeto, neste território educativo, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que, na perceção de professores e alunos, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular implementado a partir do ano letivo 2017/2018, no 3.º Ciclo Agrupamento de Escolas, promoveu a introdução de novas estratégias nas dinâmicas de sala e que as mesmas, trouxeram aspetos positivos ao processo ensino-aprendizagem, quer na ótica dos professores quer na ótica dos alunos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »