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- Aspectos da linguística do discurso na análise de páginas do facebook: memes, posts e reportagens relacionados às eleições presidenciais no Brasil em 2018Publication . Oliveira, Joaquina Cristina Nascimento de; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação é realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta de Portugal, com a apresentação de uma análise das linhas teóricas crítico-discursivas, pragmáticas, cognitivas e semióticas de alguns posts das seguintes páginas do Facebook em contexto de pré e pós eleições no Brasil 2018/2019: Leonardo Sakamoto, BBC News, DW Brasil, Meu Professor de História, Conversa Afiada e El País Brasil. O objetivo é identificar, analisar e descrever as estratégias discursivas complexas do uso da linguagem e como os indivíduos constroem as suas narrativas no universo em que estão inseridos. Nesse caso, há alguns pressupostos: os interlocutores possuem um pré-conceito sobre determinados assuntos e, muitas vezes, usam argumentos sem sentido para impor suas “certezas”, causando atos de fala ameaçadores da face; alguns discursos têm por objetivo perpetuar o poder e o controle sobre determinadas classes sociais menos favorecidas, fomentando preconceitos, racismo, violência e incentivando perdas de direitos sociais. A investigação pretende mostrar de que modo as metáforas conceptuais e a análise polissêmica de itens lexicais têm efeitos argumentativos específicos causando discussões com clivagens bem delimitadas e expressas nas páginas acima elencadas em época de eleições presidenciais como, por exemplo: esquerda e direita; nazismo e comunismo. Por último, a análise pragmático-semiótica possibilita o estudo linguístico da comunicação multimodal presente nos memes e nas imagens, verificando-se que estas formas de expressão multimodal podem constituir também instrumentos poderosos de manipulação política. As abordagens, aqui escolhidas, tornam visíveis algumas práticas linguísticas de consolidação de poder, controle e o modo como as ideologias são veiculadas estrategicamente como discursos que legitimam injustiças sociais, tanto das organizações e do Estado, quanto de interlocutores particulares que participam nos fóruns da rede social Facebook.
- O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolasPublication . Almeida, Bernardette Campos de; Neves, CláudiaTrês anos letivos após a implementação do projeto autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) num Agrupamento de Escolas do Alentejo Litoral, decorrente da oportunidade criada pelo Despacho n.º 5908/2017 e posteriormente pelo Decreto Lei n.º 55/2018, consideramos pertinente verificar, se este trouxe alteração às estratégias implementadas em contexto de sala de aula, no 3.º Ciclo de ensino, tendo em conta a perceção dos seus principaís atores, professores e alunos. A nossa investigação foi realizada, com base no paradigma qualitativo, estudo exploratório, uma vez que este nos permitiu analisar um fenómeno ainda pouco estudado e que decorreu no seu contexto natural, recorrendo a múltiplas fontes de dados, sem a utilização de controlo ou manipulação. Pretendemos identificar as linhas de intervenção, as acções, as estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas na sala de aula pelos docentes, definidas e desenvolvidas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do Agrupamento. O estudo permitiu-nos ainda, descrever e compreender a perceção tida quer pelos docentes quer pelos alunos, após três anos de implementação do projeto, neste território educativo, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que, na perceção de professores e alunos, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular implementado a partir do ano letivo 2017/2018, no 3.º Ciclo Agrupamento de Escolas, promoveu a introdução de novas estratégias nas dinâmicas de sala e que as mesmas, trouxeram aspetos positivos ao processo ensino-aprendizagem, quer na ótica dos professores quer na ótica dos alunos.