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- A narrativa digital: instrumento de afirmação social e de diversidade culturalPublication . Marcos, AdéritoPalestra convidada que aborda a importância da narrativa digital como instrumento popular de afirmação cultural.
- Os textos e a sua classificação nos programas de Português do 1.º ciclo do ESG moçambicano: algumas questões pedagógicasPublication . Marques, José António Salvador; Silva, Paulo Nunes daA necessidade de promover uma didática das línguas centrada nos géneros tem sido destacada por investigadores das mais relevantes áreas de pesquisa sobre literacia académica e pedagogia do texto (Schneuwly e Dolz 1999, Swales 2004). Acresce que a natureza pluridimensional do texto gera um leque de possibilidades classificatórias que permite a inclusão do mesmo texto em diferentes classes textuais. Face à diversidade de classificações textuais, é fundamental, em termos didáticos, que professores e alunos tomem consciência não só da pluralidade de classificações, mas também dos parâmetros classificatórios que lhes estão subjacentes. Para isso, torna-se necessário promover um conjunto de pesquisas, com o objetivo de analisar programas e manuais escolares, mas também de descrever, de forma teoricamente fundamentada, os parâmetros dos géneros estudados nos diversos anos/classes de escolaridade. Visando contribuir para estes objetivos, o artigo desenvolver-se-á a partir de uma pesquisa simultaneamente documental e bibliográfica que, tomando como objeto de estudo as classificações textuais presentes nos programas de Português das 8ª, 9ª e 10ª classes, procurou identificar (i) os parâmetros classificatórios que orientaram a categorização textual apresentada pelos programas, (ii) as classes textuais selecionadas para o ensino da língua portuguesa no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral (ESG) moçambicano e (iii) as orientações programáticas relacionadas com o desenvolvimento de competências associadas à classificação textual. Os resultados obtidos através da análise documental e o estudo das teorias desenvolvidas em torno da classificação textual por autores como Petitjean (1989), Denizot (2005), Silva (2012) e Travaglia (2018) permitiram-nos concluir que (i) as classificações textuais apresentadas nos programas obedecem a diferentes critérios classificatórios, que (ii) o esclarecimento desses critérios não está previsto pelos programas e que (iii) o conceito de género textual não é explorado. Estas constatações alertaram-nos para a necessidade de se perspetivar uma revisão dos programas e, no imediato, se desenvolverem ações de formação que incentivem os professores a promover atividades que tornem explícitos os critérios de classificação dos textos e assumam a centralidade do género textual no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa no contexto das escolas moçambicanas.
- Arqueologia, investigação e formação de arqueólogos em Portugal na década de 1950: um diagnóstico de João Manuel Bairrão OleiroPublication . Cardoso, João LuísEvocação de João Manuel Bairrão Oleiro (1923-2000), arqueólogo que se destacou pelos seus estudos sobre a Arqueologia Romana, enquanto universitário a quem se deve a criação do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra (1954) e da sua revista Conímbriga (1959), e ainda a fundação do Museu Monográfico de Conímbriga, de que foi o primeiro Director (1962-1967). Desempenhou também relevantes funções oficiais, desde a década de 1950 até ao cargo de Vice-Presidente do Instituto Português do Património Cultural (1987-1990). O autor aborda em particular três documentos subscritos por JMBO entre 1955 e 1958, que retratam a sua visão da Arqueologia portuguesa à época.
- Escala de preocupações reprodutivas após o cancro (RCACS)Publication . Bártolo, Ana; Santos, Isabel; Valério, Elisabete; Costa, Antónia; Reis, Salomé; Raposo, Sofia; Monteiro, SaraCom este trabalho, pretende-se dar a conhecer as instruções de administração e o estudo de validação da versão portuguesa da Escala de Preocupações Reprodutivas Após o Cancro (RCACS). Os resultados sugerem que a versão portuguesa da RCACS apresenta adequadas propriedades psicométricas, demonstrando ser uma medida confiável e válida para a avaliação de preocupações relacionadas com a fertilidade e a maternidade em mulheres jovens sobreviventes de cancro.
- A strategy to assess water meter performancePublication . Cordeiro, Clara; Borges, Ana; Ramos, Maria do RosárioApparent water losses can be problematic to water companies’ revenues. This type of loss is very difficult to detect and quantify and is often associated with water meter anomalies. This study was motivated by a water company’s challenge that links a decrease in water consumption to water meters’ malfunction. The aim is to develop a strategy to detect decreasing water usage patterns, contributing to meter performance assessment. The basis of the approach is a combination of statistical methods. First, the time series of billed water consumption is decomposed using Seasonal-Trend decomposition based on Loess. Next, breakpoint analysis is performed on the seasonally adjusted time series. After that, the Mann–Kendall test and Sen’s slope estimator are used to analyze periods of progressive decrease changes in water consumption, defined by breakpoints. A quantitative indicator of this change is proposed. The strategy was successfully applied to eight-time series of water consumption from the Algarve, Portugal.
- Módulo depressivo do questionário de saúde do doentePublication . Torres, Ana; Monteiro, Sara; Bártolo, Ana; Pereira, Anabela; Albuquerque, EmíliaO Módulo Depressivo do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) é um dos instrumentos de avaliação diagnóstica da depressão mais utilizado com doentes oncológicos. Com o presente trabalho, pretende-se sensibilizar para a utilização deste instrumento, dar a conhecer o estudo das propriedades psicométricas conduzido com uma amostra de doentes oncológicos e promover a adequada aplicação e cotação do mesmo.
- El libro y la posibilidad del acontecimiento estéticoPublication . Vila Maior, DionísioEn el escenario civilizatorio contemporáneo, muy basado en la cultura de lo inmediato, a menudo en detrimento de la dimensión humana y humanista, se hace imprescindible proporcionar hábitos y lecturas que puedan contribuir de alguna manera a la conservación, clarificación, difusión y estructuración de otra memoria, marcada por los hábitos de lectura y escritura, por la conciencia del libro como “fuente de vitalidad del espíritu” (como decía George Steiner), aunque sea a costa del multivocalismo hipertextual. Sabiendo que ni la Literatura, ni los comportamientos sociales son fenómenos estáticos — y que la Lengua, como decía Mijaíl Bajtín “vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs” (Bajtín, 1977: 137 [la cursiva es del texto original]) —, intentaré abordar, entre otras cuestiones anexas: la necesidad de otorgar confianza a las Humanidades (y, en el caso concreto, a la Literatura); la necesidad (absoluta) del hábito de la escritura y la lectura del texto literario, en un universo cada vez más marcado por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación que colorearán polifónicamente una cultura digital con una interfaz dominada por el poder cibercultural e hipertextual de la escritura y la lectura web.
- IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Livro de resumosPublication . Fialho, Isabel; Correia, Ana Paula; Bruno, Helena; Rebelo, Hugo; Saragoça, José; Coppi, Marcelo; Silvestre, Maria José; Nogueira, Sílvia; Gomes, Sónia; Barreira, Carlos; Seabra, Filipa; Pacheco, José A.
- Prevenção de adições nas crianças e adolescentes através de aplicativos móveisPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daAs crianças e adolescentes que nasceram na época digital, com o online por ‘ama’, têm competências quase inatas para a utilização dos aplicativos móveis, o que nos levou a pensar em utilizar estas competências a nível da prevenção de adições. A maneira como estas crianças e adolescentes interagem com os aplicativos móveis permite uma aprendizagem mais fácil devido à interação corpo-mente. Vamos apresentar resultados de uma investigação que realizamos em 2020, cujo objetivo foi avaliar, de forma exploratória, os efeitos de aplicativos móveis na prevenção de adições em dois grupos de adolescentes com idades compreendidas entre 14-16 anos, num total de 12 adolescentes. Verificamos que houve uma evolução positiva a nível de conhecimentos sobre as adições, passando alguns a apresentar uma avaliação crítica em relação aos comportamentos aditivos. Ao longo do trabalho, vamos abordar e refletir sobre os resultados da investigação, salientando alguns fatores de risco e fatores protetores de comportamentos aditivos. Apesar da amostra ser reduzida, os resultados sugerem que uma intervenção deste nível pode ser uma alternativa tanto a nível da educação, como na área da saúde.
- Exploratory insights into consumption and commercialization of biological products during Covid-19 pandemicPublication . Pires, Ana Rita; Costa, Cristina Amaro; Moura, Ana Pinto de; Guiné, Raquel P. F.Communication presentation Pires, A. R., Costa, C.A., Moura, A. P., & Guiné, R. (2021, 15-30 novembro). Exploratory insights into consumption and commercialization of biological products during Covid-19 pandemic, 2nd International Electronic Conference on Foods - Future Foods and Food Technologies for a Sustainable World, MDPI: Basel, Switzerland.