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- Biblioteca escolar e sala de aula : intersecção de duas realidades através do trabalho colaborativo : estudo numa escola secundáriaPublication . Freire, Adelina da Conceição; Bastos, GlóriaO pressuposto distanciamento entre um ideal de biblioteca escolar com funções formativa e educativa e as práticas pedagógicas tendentes a efectivá-las, nomeadamente o trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, está na base do presente estudo. Relacionámos a problemática do trabalho colaborativo com a cultura profissional dos docentes e com a influência que o aprofundamento teórico pode ter na alteração das suas concepções e práticas. Assim, através de uma metodologia eminentemente qualitativa, desenvolvemos um estudo de caso em investigação-acção com professores do departamento de línguas de uma escola secundária. Pretendíamos, por um lado, saber se, e de que modo, os professores da amostra seleccionada integravam, nas suas práticas pedagógicas, a colaboração com a equipa da biblioteca escolar; por outro, conduzi-los a um processo de aprofundamento teórico em torno da problemática da cultura colaborativa entre o professor bibliotecário e os professores disciplinares, para estudar, posteriormente, o impacto dessa reflexão teórica nas suas percepções iniciais e na adopção de práticas de trabalho colaborativo com o professor bibliotecário. Estas são facilitadoras da consecução de objectivos comuns a uma área disciplinar e à biblioteca escolar, tais como a necessidade de desenvolver competências em literacia da informação ou de formar leitores. Utilizámos três tipos de instrumentos de recolha: um inquérito por questionário, uma entrevista semi-directiva e notas de campo resultantes da nossa observação no terreno, transversais às diversas fases do nosso projecto de investigação-acção. Os resultados do questionário inicial mostraram-nos, entre outros dados importantes, a inexistência de um verdadeiro trabalho colaborativo promotor da intersecção dos objectivos da biblioteca escolar com os da área curricular disciplinar. A entrevista individual, efectuada após a fase de aprofundamento teórico, revelou-nos um impacto positivo na evolução das percepções dos professores face ao trabalho colaborativo com o professor bibliotecário, num grau de elevado envolvimento entre os profissionais. Na sequência da reflexão teórica empreendida, um terço dos professores da amostra desenvolveu trabalho colaborativo com a coordenadora da biblioteca (já neste ano lectivo de 2006/2007), num modelo de elevada interdependência. Esta colaboração apenas começou, sendo necessário um aprofundamento que influencie positivamente as aprendizagens dos alunos e contribua para o incremento de uma cultura de colaboração (não balcanizada) na escola em estudo
- Entre Nós: entrevista a Graça Índias CordeiroPublication . Universidade Aberta; Almeida, Vítor; Antunes, ElisaEntrevista realizada em 2007 a Graça Índias Cordeiro, antropóloga, professora no ISCTE- Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, e autora do livro “Um Lugar na Cidade: quotidiano, memória e representação no Bairro da Bica”, sobre o Bairro da Bica em Lisboa.
- B-learning: um caso de aprendizagem colaborativa usando a Fle3Publication . Martins, Vítor Manuel Barroso; Dias, Paulo
- Entre Nós: José Leite de VasconcelosPublication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Cardoso, AbelEntrevista com a professora Ana Paula Guimarães, diretora do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e o professor João David Pinto Correia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Tradições Populares Portuguesas, acerca de José Leite de Vasconcellos, médico e escritor português.
- Biblioteca escolar : à procura da sua acção pedagógica : uma visão sobre o percurso de bibliotecas escolares integradas na RBEPublication . Carvalho, Helena Paz dos Reis; Bastos, GlóriaQuestionamos, neste estudo, se a acção pedagógica das bibliotecas escolares tem correlação na acção educativa da escola. Dá-se conta da revisão da literatura em áreas como o novo paradigma de educação que vai emergindo, a gestão do conhecimento, a qualidade e eficácia das escolas enquanto organizações, as literacias e aprendizagens. Para responder à questão que se coloca, comparamos a situação de um conjunto de bibliotecas escolares a partir de dois questionários, um aplicado pela Rede de Bibliotecas Escolares, em 2001, e outro realizado no âmbito deste estudo e aplicado em 2006
- Entre Nós: entrevista a Joaquim Romero MagalhãesPublication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Cardoso, AbelEntrevista realizada em 2007 a Joaquim Romero Magalhães, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sobre Jaime Cortesão, médico, escritor e historiador.
- Utilização das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e a Internet pelos professores de inglês do 2º e 3º Ciclos do Distrito de BejaPublication . Fernandes, João Jardim; Mendes, António QuintasO presente estudo pretende identificar, clarificar e evidenciar o ponto de situação de uma investigação sobre a rentabilização pedagógica e efectiva utilização das Novas Tecnologias e da Internet que é feita pelos professores de Inglês do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do distrito de Beja e posteriormente tentar resolver eventuais dificuldades e implicar os professores num futuro pedagogicamente mais orientado para as potencialidades da tecnologia inter e transdisciplinarmente. Que ferramentas tecnológicas utilizam? De que forma utilizam-nas? A que outros recursos recorrem para ensinar aos seus alunos? A Internet? De que forma? Quando? Com que frequência? A metodologia encarna um estudo de população, que corresponde ao total de professores de Inglês do 2º e 3º ciclos do distrito de Beja. Este estudo refere-se a dois anos lectivos: 2005/2006, em que será aplicado o questionário inicial e 2006/2007, em que irá ser aplicado o questionário final Os objectivos do estudo visam duas fases: numa primeira fase faremos uma descrição geral e completa de cada uma das variáveis presentes - vertente descritiva. Numa segunda fase, e no intuito de conhecermos a rentabilização global e pedagógica das ferramentas e programas de concepção de conteúdos interactivos das novas tecnologias e da Internet feita pelos professores de Inglês numa vertente quantitativa e qualitativa. Os principais resultados apontam para uma maioria qualificada do sexo feminino com mais do que dez anos de tempo se serviço e com alguma formação na área das tecnologias que reconhecem as ferramentas de comunicação e a Internet como ferramentas de validade global e local, mas num plano mais pessoal visto que num plano educacional as perspectivas são de alguma interesse desconfiado em ferramentas de reconhecida qualidade, mas de utilização complexa que pode complicar mais do que ajudar o que despolta receios e anseios na sua efectiva utilização apesar de terem a noção que são já um parte integrante da nossa vida pessoal e da comunidade escolar. As conclusões apontam para uma emergente consciencialização das potencialidades da Internet e das ferramentas de comunicação no contexto pessoal e educativo com alguma desconfiança da sua aplicabilidade em contexto escolar por receios e inseguranças por falta de formação mais especializada na área em questão com recurso às tecnologias
- Entre Nós: entrevista a Élvio Melim de SousaPublication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Piedade, GuilhermeEntrevista realizada em 2007 a Élvio Melim de Sousa, diretor da Casa-Museu de Leal da Câmara, sobre a vida e obra do Mestre Leal da Câmara e a Casa-Museu.
- Reflexões sobre os usos do portuguêsPublication . Castelo, AdelinaSão apresentadas reflexões e opiniões sobre os usos atuais da língua portuguesa, baseados na experiência de professora de Português e linguista, bem como em alguns conceitos linguísticos indispensáveis para observar a situação de forma crítica.
- Oportunidades, acesso e solidariedade: para uma nova perspectiva social na Europa do século XXIPublication . Comissão das Comunidades Europeias