Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
201.51 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo visa refletir sobre a promoção da competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária. Mais especificamente, partindo de uma revisão da literatura de reflexão teórica e de estudos empíricos, pretende-se identificar os conhecimentos já alcançados sobre esta competência e mostrar como concretizar o desafio de desenvolvê-la entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade. Assim sendo, o artigo começará por explicitar os conceitos relativos à competência metafonológica (nomeadamente sensibilidade fonológica, consciência fonológica e conhecimento fonológico explícito) e continuará com a ilustração da importância desta competência na formação dos alunos e a explicitação de princípios que facilitarão o seu desenvolvimento nas diferentes etapas educativas. Antes das considerações finais, apresenta-se ainda um exemplo de sequência didática que é construída segundo os princípios previamente propostos e tem o objetivo de promover a competência metafonológica dos alunos.
Description
Keywords
Competência metafonológica Ensino de língua materna Linguística educacional Português
Citation
Castelo, A. Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios. Palavras, 60-61.
Publisher
APP