Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Castelo 2023-COF in Palavras.pdf201.51 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo visa refletir sobre a promoção da competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária. Mais especificamente, partindo de uma revisão da literatura de reflexão teórica e de estudos empíricos, pretende-se identificar os conhecimentos já alcançados sobre esta competência e mostrar como concretizar o desafio de desenvolvê-la entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade. Assim sendo, o artigo começará por explicitar os conceitos relativos à competência metafonológica (nomeadamente sensibilidade fonológica, consciência fonológica e conhecimento fonológico explícito) e continuará com a ilustração da importância desta competência na formação dos alunos e a explicitação de princípios que facilitarão o seu desenvolvimento nas diferentes etapas educativas. Antes das considerações finais, apresenta-se ainda um exemplo de sequência didática que é construída segundo os princípios previamente propostos e tem o objetivo de promover a competência metafonológica dos alunos.

Description

Keywords

Competência metafonológica Ensino de língua materna Linguística educacional Português

Citation

Castelo, A. Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios. Palavras, 60-61.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue