Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
A mostrar 1 - 10 de 34
Resultados por página
Opções de ordenação
- Análise documental: a relação das diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras da BNCC de 2018 com os conceitos de sociedade em rede e educação híbridaPublication . Souza, Deric Roberto Alves de; Nobre, AnaO presente trabalho relaciona as diretrizes contidas no principal documento educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas estrangeiras com os conceitos de educação híbrida e sociedade em rede. Esta discussão se baseia na ideia do teórico Manuel Castells de que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais em rede e a educação básica não pode ficar apartada dessa rede; sendo assim, uma educação híbrida e mais conectada se faz necessária, principalmente para o ensino de línguas estrangeiras, que é uma aprendizagem que por si só já rompe barreiras e conecta culturas diferentes. As diretrizes contidas na BNCC de 2018 e em outros documentos que se baseiam nela, de autoria do Ministério da Educação do Brasil (MEC), nos fornece as principais ideias de como o governo planeja e pensa a didática e os caminhos para o ensino de línguas estrangeiras nos próximos anos e décadas. Esta relação entre os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida nos traçará um panorama das principais dificuldades e facilidades que o Brasil terá no ensino de línguas estrangeiras para os próximos anos, assim como o futuro de um país que ainda sofre com escassez de profissionais que consigam manter uma conversa ou escrever um relatório em outro idioma. Por fim, o trabalho também discutirá a necessidade de uma maior criticidade no ensino de línguas estrangeiras e como a BNCC pode atuar nesta questão, sendo este o principal documento pedagógico do Brasil, pois entendemos, assim como Manuel Castells, que a sociedade em rede é desigual e que os cidadãos desta nova sociedade precisam entender que, apesar dos diversos avanços que a tecnologia nos trouxe, ainda vivemos em uma sociedade cheia de contrastes e de injustiças, onde a própria aquisição de um segundo idioma ainda é um privilégio para poucos. Por isso, além da educação híbrida, não podemos esquecer que precisamos de uma pedagogia mais crítica e emancipadora, onde os alunos se tornem cidadãos conscientes das desigualdades e da opressão que as classes mais baixas sofrem em um país desigual como o Brasil (Freire, 1968)
- Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoO presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.
- A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em MoçambiquePublication . Chimuzu, António; Teixeira, AntónioA qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.
- Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do BrasilPublication . Pimentel, Luciana Robaina; Morgado, LinaEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.
- Competências empreendedoras para aprender e ensinar onlifePublication . Ostoyke, Leila Cristina Adriano; Moreira, J. AntónioNossa sociedade passa por transformações significativas, e a educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais e pela popularização da Inteligência Artificial Generativa, competências empreendedoras, associadas a habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e aprendizagem contínua, tornam-se essenciais para a atuação docente. Diante desse cenário, este projeto de intervenção educacional teve como objetivo criar e avaliar um ecossistema de aprendizagem em rede e um modelo de formação que promova, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, o desenvolvimento de competências docentes para uma cultura empreendedora. A metodologia adotada foi a Design-Based Research (DBR), que integra teoria e prática em ciclos iterativos de design, implementação, análise e redesign. A formação, com duração de cinco semanas, foi aplicada a 20 professores de diferentes áreas, utilizando um modelo pedagógico híbrido e multidimensional, fundamentado em aprendizagem ativa, colaborativa e contínua. O ecossistema integrou ambientes formais, informais e imersivos, explorando tecnologias como inteligência artificial e metaverso, articuladas ao paradigma da Educação OnLIFE. Os resultados, obtidos a partir de dados quantitativos e qualitativos, demonstraram a eficácia do modelo para o desenvolvimento das competências empreendedoras. Os participantes relataram maior autonomia, autoconfiança e visão estratégica, além de mudanças planejadas para suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a formação superou as expectativas, validando-se como uma proposta eficaz para preparar professores empreendedores capazes de inovar na sociedade hiperconectada. Este estudo oferece uma contribuição inovadora para a educação digital ao integrar empreendedorismo, tecnologias emergentes e práticas pedagógicas transformadoras no paradigma OnLIFE.
- Contributos das tecnologias digitais na educação para a saúde do adolescente: estudo exploratório sobre a recetividade dos profissionais de saúde a um curso em B-Learning - Healh4teensPublication . Alves, Maria João Correia Cavaco dos Reis; Morgado, Lina; Paiva, AnaAs tecnologias digitais estão presentes em quase todos os setores da sociedade, permitindo inúmeras possibilidades, especialmente na área da saúde. A inteligência artificial pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo Varsori e Pereira (2020), a ascensão das tecnologias é um fenómeno global, presente em diversas esferas da vida, tornando a existência online uma realidade. Os adolescentes são nativos digitais e estão profundamente envolvidos com a tecnologia, transcendendo os binários real/virtual e online/offline, conforme Livingstone (2024). Os profissionais de saúde devem considerar o elemento digital como um canal de comunicação com os adolescentes. Esta dissertação procura conhecer a recetividade dos profissionais de saúde à criação de um curso ou programa em b-learning com conteúdos de Educação para a Saúde na área da adolescência, integrando o microlearning e o digital storytelling, com o objetivo de facilitar as práticas clínicas recorrendo ao elemento digital que pode funcionar também como um mediador na relação terapêutica. A pesquisa avaliou a recetividade, através de inquérito por questionário, de 100 profissionais de saúde em Portugal, predominantemente enfermeiros. Na investigação utilizou-se uma metodologia mista qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram grande recetividade à criação de um programa digital, destacando vantagens como a interatividade, a facilidade de acesso e a proximidade dos adolescentes às tecnologias. Os profissionais têm uma perceção positiva do papel das tecnologias reconhecendo o seu potencial de transformação das intervenções e de modernização dos serviços. A transformação digital na saúde, embora promissora, não se pode afastar da humanização dos cuidados. As temáticas sensíveis, nomeadamente a saúde sexual e reprodutiva e a saúde mental, foram identificadas como áreas onde o digital se poderá tornar particularmente útil. No entanto, a maioria dos profissionais considerou a componente “presencial física” fundamental, sugerindo que o digital deve complementar, mas não substituir as interações face a face. O estudo aponta para a necessidade de se desenvolver um programa que combine elementos interativos e experienciais adequados ao perfil dos adolescentes, e que simultaneamente motive os profissionais a utilizarem ferramentas tecnológicas nas suas práticas.
- Cursos de português língua de acolhimento: metodologias de aprendizagem colaborativa no ensino a distânciaPublication . Vinagre, Maria da Conceição Borralho Zarco; Huet, IsabelO presente estudo procurou analisar a implementação de metodologias de aprendizagem colaborativa nos cursos de Português Língua de Acolhimento ministrados online em formato síncrono. Dada a diversidade linguística e cultural destes grupos de formação, procurou-se compreender de que forma as metodologias poderiam: (1) estimular a aprendizagem da língua através do trabalho com os pares; (2) possibilitar aprendizagens significativas da língua e da cultura portuguesas: (3) promover a integração no país de acolhimento; (4) reduzir a distância transacional. O estudo qualitativo de natureza interpretativa assentou na análise de relatórios de acompanhamento pedagógico de sessões de Português Língua de Acolhimento e na realização de entrevistas a formadores. O enquadramento teórico baseou-se em autores como Dillenbourg, Ausubel, Vygotsky e Moore para estudar a construção colaborativa do conhecimento, a aquisição de aprendizagens significativas, a mediação social da aprendizagem e a importância do diálogo na educação a distância. Os resultados destacaram a relação formador-formando e a interação espontânea como fatores de sucesso e apontaram constrangimentos relacionados com o predomínio dos métodos expositivo e interrogativo, a escassa interação entre formandos, a heterogeneidade dos grupos e a fraca literacia digital. Conclui-se que a adoção de metodologias de aprendizagem mais ativa e a sua contextualização nas vivências dos formandos poderia ter repercussões ao nível da motivação e da aquisição de aprendizagens significativas.
- Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvaniaPublication . Garcia, Jardel; Bidarra, JoséInvestigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada.
- eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitáriasPublication . Vieira, Teresa Maria Martins; Amante, LúciaO presente trabalho tem como objetivo investigar a adequação da formação na modalidade eLearning na formação contínua de professores de contextos desfavorecidos, tendo em vista potenciar as possibilidades de formação nestes contextos. Inserido neste objetivo, destaca-se a conceção e implementação de um curso delineado e administrado nesta modalidade, a professores de escolas carenciadas de bairros da periferia da capital de Angola, Luanda. Considerando o novo paradigma educacional, impulsionado pela sociedade em rede, procurou-se compreender as potencialidades do eLearning para a formação continua destes profissionais, através da análise e avaliação da implementação deste curso. No enquadramento teórico falamos das alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda um percurso histórico sobre a formação de professores em Angola, procurando conhecer a realidade de quadros semelhantes ao dos professores pertencentes à Associação de Escolas Comunitárias de Luanda. No plano metodológico, adotámos instrumentos de natureza qualitativa na fase de diagnóstico, designadamente a entrevista, e na fase de avaliação além da observação participante realizada durante a implementação do projeto, concebemos um questionário fechado, que aplicámos ao conjunto dos formandos, tendo usado a estatística descritiva na sua análise. No seguimento, tentamos clarificar a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto. Procuramos também identificar constrangimentos aos mais diversos níveis, destacando-se os custos associados, o nível de acesso a dispositivos que permitissem o ingresso na plataforma, o acesso à internet, o nível de literacia digital destes professores, bem como, por outro lado, procurámos identificar os pontos fortes dos quais se poderia tirar partido. Do desenvolvimento do presente projeto ressaltou que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, no que se refere às potencialidades do eLearning, no âmbito da sua formação contínua. Todavia, tomámos consciência de algumas condicionantes que dificultaram um maior aproveitamento desta formação. Torna-se assim necessário conhecer bem o contexto e as características do público alvo, para poderem ser contornadas ou minoradas algumas dificuldades, designadamente questões de literacia digital. Surge assim a possibilidade de, em oportunidades futuras se optar por uma formação híbrida, que junte momentos presenciais a períodos de trabalho online, permitindo potenciar a eficácia geral da formação.
- eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo abertoPublication . Santiago, Lucas Ferreira; Souza, Flávio; Morgado, LinaEsta dissertação que se apresenta está dividida em duas partes: a primeira, focase no Enquadramento teórico e a segunda parte, apresenta e descreve o Estudo Empírico. Encontra-se estruturada em quadro capítulos se apresentam em seguida. A Introdução descreve o enquadramento geral do trabalho, apresenta o problema, as motivações para a escolha do tema, as questões de investigação, bem como os objetivos do estudo. O capítulo 1 intitulado eLearning para a Formação Técnica do Profissional de Vinhos – o Escanção faz-se o enquadramento teórico que integra a problemática no contexto da formação a distância e da formação profissional fundamenta da formação a propor. O capítulo 2 descreve a metodologia do estudo, apresenta os aspetos metodológicos, identifica os instrumentos de recolha de dados, a população e a amostra, bem como as técnicas de análise e os métodos utilizados. O capítulo 3 corresponde à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos a partir dos dados recolhidos no estudo bem como a sua argumentação a partirdos autores mencionados na fundamentação teórica. Finalmente, no capítulo 4 corresponde à apresentação da proposta do curso online aberto baseado num jogo e, um capítulo final, dedicado às considerações finais.
