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Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL

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  • Formação de professores para o digital: metodologias ativas e recursos digitais
    Publication . Cabrita, Ana Sofia Dias de Oliveira; Nobre, Ana
    A educação e o processo de ensino aprendizagem estão sobre fortes mudanças. A recente pandemia, COVID-19, veio promover o uso das tecnologias digitais em sala de aula. O que foi conseguido foi um passo importante, mas que carece de consolidação e de assimilação por parte dos docentes. A rápida evolução tecnológica e a sua crescente integração nos contextos educativos, fruto do ensino de emergência, exige que os professores adquiram as competências necessárias para integrar as ferramentas digitais e as metodologias ativas no processo de ensino. A necessidade da crescente integração das tecnologias digitais no contexto educativo tem sido um desafio para os professores, havendo necessidade de adquirirem competências essenciais para uma integração das mesmas, visando uma prática pedagógica mais eficaz e relevante. Este trabalho pretende mostrar como a formação de professores pode potenciar o uso das metodologias ativas, associadas às ferramentas digitais, de modo a promover nos alunos, aprendizagens significativas. A investigação proposta visou o desenvolvimento de uma ação de formação, para um grupo de docentes do 1º Ciclo, com vista à integração de metodologias ativas e recursos digitais na sua prática pedagógica, analisando se a mesma teve o desejado impacto. A formação realizada dividiu-se em 4 módulos: metodologias ativas, recursos educacionais abertos (REA), ferramentas digitais e avaliação em contexto online. A mesma teve um funcionamento híbrido, com sessões online e presenciais e decorreu durante os meses de fevereiro e março de 2023, no Agrupamento de Escolas de Alcochete, tendo como público-alvo 29 docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • Práticas de estudo online em comunidades de aprendizagem
    Publication . Lamas, Sónia Carla de Oliveira; Goulão, Fátima
    A relevância da comunicação no ensino em regime de eLearning é um tema cada vez mais presente no mundo atual, com o uso avassalador da internet; usada através de diversos meios e plataformas que estão a causar mudanças profundas nas práticas comunicacionais, no ensino e na formação, ou seja, na aprendizagem do ser humano. Habituados a um registo presencial no ensino, os docentes defrontam-se hoje com a necessidade de alterar o seu comportamento tradicional para um campo de ação comunicacional totalmente diferente, assente na internet, nas plataformas de comunicação globais e aplicações diversas, nomeadamente as redes sociais. Neste quadro, apresentamos como principal objetivo do estudo a forma como se realiza a comunicação no eLearning. Assim sendo, pretendemos compreender até que ponto o uso da plataforma Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais ajuda na comunicação educacional, promovendo uma melhor interação entre todos. Considerando o tema escolhido e o objetivo da investigação, fomos em busca de elementos necessários no sentido de obter respostas; recorrendo ao inquérito online aplicado a professores e alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Arouca. Tendo como base os resultados alcançados, podemos observar que o uso do Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais favorece o ensino e aprendizagem no contexto educacional, estimulando de forma positiva a obtenção do conhecimento; o que vai na mesma linha de pensamento de diferentes autores que se debruçaram sobre esta temática aqui em estudo. Constatamos que a grande maioria dos professores e alunos corroboram da mesma opinião, mencionando que a plataforma é uma ajuda na dinâmica do ensino, onde o material digital facilita na compreensão dos assuntos, melhora a comunicação entre todos e permite a troca de experiências e informações. É um incentivo ao trabalho cooperativo e colaborativo, sendo uma ajuda para tirar dúvidas sobre as matérias dadas nas aulas, o que permite maior proximidade entre alunos/professores; facilitando a tomada de decisões entre todos, o que melhora o ambiente na sala de aula. Foi evidente com esta pesquisa que o papel do professor, tendo em conta uma nova realidade, deverá ser adaptado aos novos modelos pedagógicos. Como tal, é importante manterem-se atualizados, com o intuito de motivarem os seus alunos neste novo cenário de aprendizagem.
  • Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores
    Publication . Azevedo, Catarina Menezes de; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Numa sociedade em que o acesso à informação assume um papel essencial, a literacia da informação é alvo de um maior interesse por parte das comunidades escolares, em particular, das bibliotecas escolares, que se mobilizam para a implementação de atividades, práticas e programas que visam o desenvolvimento desta competência. Ora, no contexto atual, em que a mediação tecnológica tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, com mudanças que implicam não só a alteração dos perfis dos estudantes e dos professores como dos processos de aprendizagem, tem sido necessário repensar os processos de ensino e de aprendizagem, no qual se insere o processo de apreensão das competências subjacentes à literacia da informação. Tal como noutras áreas, a formação para a literacia da informação é sempre um processo que exige que se implique quem aprende no seu processo de aprendizagem. Num ambiente de aprendizagem Online mantém-se esta necessidade, acrescida da mediação pela tecnologia. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em procurar compreender de que forma se pode responder às necessidades no âmbito da literacia da informação através do desenho de uma proposta de um programa de formação para professores, desenvolvido pela Biblioteca Escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com orientação interpretativa, visando identificar as teorias do eLearning e as tipologias de aprendizagem que melhor se adaptam à literacia da informação, bem como as estratégias e os instrumentos que poderão ser utilizados, criando assim uma proposta de modelo para o processo de formação neste âmbito.
  • Níveis de satisfação e perceções de professores do ensino superior acerca de um curso de formação para a docência digital em rede sob a perspectiva dos princípios do Microlearning
    Publication . Negrão, Ana Maria Kruel Cassano; Moreira, J. António
    Em uma sociedade que está sempre mais integrada com as experiências de educação online e em constante evolução através das interações e conexões em rede, importa refletir a forma como se ensina e se aprende, pois, cada vez mais, as rápidas mudanças no mundo afetam a todos nós. Assim, sob as perspectivas dos princípios pedagógicos do Microlearning, a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, em doses pequenas e repetidas, é um enfoque eficaz no processo de ensino e aprendizagem, a fim de estabelecer estratégias bem definidas de qualidade da atenção, retenção de conceitos, maior motivação e engajamento na aprendizagem colaborativa, além de melhorar o desempenho, com o propósito de desenvolver novas competências cognitivas e digitais na formação ad continuum da docência digital. Deste modo, este estudo tem como objetivo principal analisar as percepções e os níveis de satisfação de um grupo de professores que frequentou o curso de formação para a Docência Digital em Rede, do Ensino Superior, tendo como base os referenciais teóricos do Microlearning. Foi privilegiada uma investigação de natureza mista, baseada no modelo Design-Based Research (DBR) e a técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito online, elaborado com base em questões quantitativas e qualitativas, visando analisar os resultados e os níveis de satisfação dos professores que atuaram nesta formação como formandos. Observou-se que a abordagem envolvendo o Microlearning pode ser adotado eficientemente no âmbito educacional, pois através do design da sua concepção e com o avanço das tecnologias digitais, em ritmo veloz e móvel, comprovou-se ser eficaz o desenvolvimento das competências digitais da docência. Salientando-se que, atualmente, se intensifica a necessidade contínua de desenvolvimento de novas competências, em razão dos docentes precisarem se requalificar no âmbito da educação digital. E a variável “tempo” para atualização de competências se impõe como um dos maiores desafios para um efetivo e constante desenvolvimento de suas qualificações. Logo, se antes já era preciso refletir sobre as mudanças na Educação, importa constatar a imensa transformação digital que está progressivamente mais presente no processo de ensino-aprendizagem, suportado pelas tecnologias da informação e comunicação que, indubitavelmente, deixarão uma marca permanente de como se ensina e aprende no século XXI. Posto isto, é fundamental a necessidade de se experienciar emergentes paradigmas educacionais.
  • Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do Brasil
    Publication . Pimentel, Luciana Robaina; Morgado, Lina
    Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.
  • Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes
    Publication . Carneirinho, Ana Luísa Costa; Moreira, J. António
    Este projeto investiga o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), enriquecida com a componente digital, no autoconceito académico de alunos do Ensino Básico. Utilizando uma abordagem de investigação-ação, o estudo implementa a metodologia de SAI numa turma de 8º ano e analisa, sob o paradigma qualitativo, dados obtidos por vários instrumentos, como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, numa perspetiva de triangulação dos vários instrumentos utilizados. Os resultados sugerem que a aplicação da SAI em espaços digitais pode influenciar positivamente o autoconceito dos alunos, promovendo maior envolvimento e responsabilidade no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para a literatura educacional ao demonstrar como as tecnologias digitais podem ser integradas efetivamente para potencializar práticas pedagógicas inovadoras em contextos de ensino de ciências.
  • eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo aberto
    Publication . Santiago, Lucas Ferreira; Souza, Flávio; Morgado, Lina
    Esta dissertação que se apresenta está dividida em duas partes: a primeira, focase no Enquadramento teórico e a segunda parte, apresenta e descreve o Estudo Empírico. Encontra-se estruturada em quadro capítulos se apresentam em seguida. A Introdução descreve o enquadramento geral do trabalho, apresenta o problema, as motivações para a escolha do tema, as questões de investigação, bem como os objetivos do estudo. O capítulo 1 intitulado eLearning para a Formação Técnica do Profissional de Vinhos – o Escanção faz-se o enquadramento teórico que integra a problemática no contexto da formação a distância e da formação profissional fundamenta da formação a propor. O capítulo 2 descreve a metodologia do estudo, apresenta os aspetos metodológicos, identifica os instrumentos de recolha de dados, a população e a amostra, bem como as técnicas de análise e os métodos utilizados. O capítulo 3 corresponde à apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos a partir dos dados recolhidos no estudo bem como a sua argumentação a partirdos autores mencionados na fundamentação teórica. Finalmente, no capítulo 4 corresponde à apresentação da proposta do curso online aberto baseado num jogo e, um capítulo final, dedicado às considerações finais.
  • Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
    Publication . Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo; Morgado, Lina
    A comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.
  • A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
    Publication . Santos, Natércia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena
    Apesar da patente rejeição que a maioria dos docentes assume quanto à Wikipédia para a consecução dos trabalhos escolares/académicos por parte dos seus alunos/estudantes, há, também como nos diz a literatura, um número de docentes e instituições, mormente do ensino superior, que considera que aquela enciclopédia se apresenta como um recurso com enorme potencial pedagógico. A Wikimedia Foundation, que suporta aquele projeto, a par de outros, privilegia as parcerias com instituições educativas em todo o mundo. Em Portugal existe a adesão a esta parceria, porquanto se têm vindo a dinamizar ações, entre as quais no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, resultando num número significativo de estratégias, com o intuito de explorar o potencial pedagógico desta Tecnologia Educacional em Rede; a primeira dessas iniciativas ocorreu em 2014, no Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, onde o presente estudo se inscreve. Neste âmbito, a investigação, efetuada com a finalidade de integrar atividades de exploração pedagógica de artigos da Wikipédia, nas práticas letivas do Ensino Profissional, metodologicamente, consubstancia um estudo de caso sustentado no paradigma pragmático. Assim, o nosso caso circunscrevese à integração curricular da Wikipédia numa turma do 11.º ano de escolaridade de um Curso Profissional numa escola do distrito de Lisboa. Para a recolha de dados, socorremo-nos de grelhas de observação focada, fichas de acolhimento e aferimento, e produtos concretizados pelos alunos, a que se seguiu a sua análise, a saber estatística e de conteúdo, e respetiva triangulação. As evidências recolhidas revelam o êxito das atividades e práticas implementadas, sobretudo porque permitiram a aquisição de um conjunto amplo de competências alinhado com os referenciais teóricos vigentes, igualmente por nós convocados. Além disso, constatou-se uma mudança nos alunos, de uma atitude conservadora para uma atitude mais holística face à Wikipédia.
  • Conceção e desenvolvimento de um projeto de MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementação
    Publication . Moreira, Virgínia Cláudia Teixeira; Cabral, Pedro Barbosa; Gomes, Patrícia
    Este projeto surge num contexto de reforma da contabilidade e das contas públicas, consubstanciada em diversos diplomas nomeadamente a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) e o Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), os quais implicaram uma revisão dos processos e procedimentos contabilísticos e de prestação de contas, onde a formação dos preparadores da informação contabilística, daqueles que apoiam a preparação e dos utilizadores é indispensável. Neste enquadramento, e considerando a dispersão geográfica do público-alvo, as necessidades de conciliar as atividades profissionais e pessoais; a estratégia de formação promovida pela UNILEO no âmbito do SNC-AP, que não abrangia a Norma de Contabilidade Pública (NCP) 27, este projeto propõe a criação de um Massive Open Online Course (MOOC) sobre a contabilidade de gestão aplicada às instituições de ensino superior que procura dar resposta ao problema “Como podemos melhorar a formação na área da contabilidade de gestão para instituições de ensino superior?” Este trabalho começa com uma apresentação da Educação a Distância e do enquadramento do projeto, apresentando a evolução da contabilidade pública e os constrangimentos identificados na sua implementação, em especial na área da contabilidade de gestão, passando de seguida para a planificação do projeto onde é apresentada a plataforma NAU e os diferentes aspetos a considerar no planeamento de um curso a implementar nesta plataforma, terminando com a descrição do projeto a implementar. Considerando o tempo disponível para elaboração deste relatório, que se encontra enquadrado num processo formativo, e a necessidade de envolver uma equipa multidisciplinar nas tarefas de desenvolvimento dos conteúdos, o relatório não desenvolve as fases relativas ao processo de implementação do curso na plataforma NAU.