Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMPEL_PedroVideira.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.
This project aimed to diagnose the current state of Distance Education (DE) within the Guarda Nacional Republicana (GNR) and propose a MOOC model tailored to the institution's specific training requirements in a context of digital transformation. The study begins with a theoretical analysis of DE, exploring its historical evolution and providing an in-depth discussion on Open Education and Open Educational Resources (OER), emphasizing their role in knowledge dissemination. A systematic literature review, conducted using the PRISMA protocol, allowed for the identification of relevant studies, highlighting gaps in the implementation of digital learning processes within security forces. The institutional characterization of the GNR revealed the particularities of its existing training system, identifying both weaknesses and opportunities that should drive digital transformation. The SWOT analysis outlined internal and external factors influencing the effectiveness of training processes, underscoring the urgency of integrating new methodologies that align with contemporary societal demands. This assessment reinforced the need for an innovative training approach in the GNR, showcasing both its advantages and challenges. As a result, the project opted for the NAU platform and the development of a MOOC structured into seven modules, focusing on Human Rights — an essential and easily accessible topic — integrating interactive activities and automated assessment tools. The findings suggest that implementing a well-designed MOOC model can enhance training in the GNR, fostering continuous learning and inclusion while strengthening knowledge and competencies among personnel. Although challenges such as resistance to change and the need for investment in technology and instructor training were identified, the project outlines a promising path that combines theoretical rigor with innovative solutions. These results demonstrate that the convergence of Information and Communication Technologies (ICT) and modern pedagogical practices can serve as a model for future DE initiatives in the security sector.

Description

Tese de Mestrado em Pedagogia do e-Learning, apresentada à Universidade Aberta

Keywords

MOOC Guarda Nacional Repúblicana Educação a distância NAU Direitos humanos Distance education Human rights

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue