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- O que move os alunos para a escola de hoje?: barreiras e motivaçõesPublication . Martins, Aurélio José; Almeida, Ana PatríciaEsta investigação visa compreender os fatores que influenciam a presença, o envolvimento e a motivação dos alunos no contexto escolar contemporâneo, com especial enfoque nas barreiras que potenciam o abandono e nas dinâmicas que promovem a permanência. Adotando uma metodologia mista, com predominância qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas a um conjunto alargado de participantes: alunos dos três ciclos do ensino básico, docentes, técnicos superiores, encarregados de educação e direção pedagógica. A recolha e análise dos dados permitiram uma leitura articulada entre diferentes níveis de responsabilidade educativa. Os resultados revelam a centralidade da motivação intrínseca (Deci & Ryan, 1985, 2000), sustentada pela perceção de autonomia, competência e relação, como motor essencial da implicação dos alunos. Em contrapartida, identificaram-se constrangimentos associados a práticas pedagógicas desmotivadoras, climas escolares negativos e contextos familiares fragilizados, reforçando a influência dos habitus sociais e culturais (Bourdieu, 1986) na trajetória escolar. A análise evidenciou ainda a relevância da agência e da autoeficácia percebida (Bandura, 1986), bem como a importância da experiência escolar como construção de sentido (Dubet, 1994). Este estudo confirma a necessidade de uma abordagem integrada e interativa entre atores escolares e familiares, centrada na escuta, na corresponsabilização e no desenvolvimento de práticas inclusivas e motivadoras. Os dados recolhidos oferecem contributos significativos para o delineamento de políticas educativas orientadas para a prevenção do abandono precoce e a promoção de percursos escolares significativos e resilientes.
- Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNRPublication . Videira, Pedro Miguel Marques; Pedro Barbosa, Cabral; Teixeira, AntónioEste Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.