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- Contributos das tecnologias digitais na educação para a saúde do adolescente: estudo exploratório sobre a recetividade dos profissionais de saúde a um curso em B-Learning - Healh4teensPublication . Alves, Maria João Correia Cavaco dos Reis; Morgado, Lina; Paiva, AnaAs tecnologias digitais estão presentes em quase todos os setores da sociedade, permitindo inúmeras possibilidades, especialmente na área da saúde. A inteligência artificial pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo Varsori e Pereira (2020), a ascensão das tecnologias é um fenómeno global, presente em diversas esferas da vida, tornando a existência online uma realidade. Os adolescentes são nativos digitais e estão profundamente envolvidos com a tecnologia, transcendendo os binários real/virtual e online/offline, conforme Livingstone (2024). Os profissionais de saúde devem considerar o elemento digital como um canal de comunicação com os adolescentes. Esta dissertação procura conhecer a recetividade dos profissionais de saúde à criação de um curso ou programa em b-learning com conteúdos de Educação para a Saúde na área da adolescência, integrando o microlearning e o digital storytelling, com o objetivo de facilitar as práticas clínicas recorrendo ao elemento digital que pode funcionar também como um mediador na relação terapêutica. A pesquisa avaliou a recetividade, através de inquérito por questionário, de 100 profissionais de saúde em Portugal, predominantemente enfermeiros. Na investigação utilizou-se uma metodologia mista qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram grande recetividade à criação de um programa digital, destacando vantagens como a interatividade, a facilidade de acesso e a proximidade dos adolescentes às tecnologias. Os profissionais têm uma perceção positiva do papel das tecnologias reconhecendo o seu potencial de transformação das intervenções e de modernização dos serviços. A transformação digital na saúde, embora promissora, não se pode afastar da humanização dos cuidados. As temáticas sensíveis, nomeadamente a saúde sexual e reprodutiva e a saúde mental, foram identificadas como áreas onde o digital se poderá tornar particularmente útil. No entanto, a maioria dos profissionais considerou a componente “presencial física” fundamental, sugerindo que o digital deve complementar, mas não substituir as interações face a face. O estudo aponta para a necessidade de se desenvolver um programa que combine elementos interativos e experienciais adequados ao perfil dos adolescentes, e que simultaneamente motive os profissionais a utilizarem ferramentas tecnológicas nas suas práticas.
- Estudos de aula como estratégia de supervisão pedagógica colaborativa: perspetivas de professores de matemáticaPublication . Lopes, Maria Antonieta Rombão; Abelha, MartaEsta dissertação reporta um estudo centrado nas dinâmicas de trabalho colaborativo entre professores de Matemática no contexto dos Estudos de Aula, desenvolvido num agrupamento de escolas do Litoral Alentejano. A investigação tem como foco a seguinte problemática: Como é que os Estudos de Aula enquanto estratégia de supervisão colaborativa contribuem para mudanças nas práticas dos professores de Matemática? A investigação visa aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas realizadas nesse contexto, identificando estratégias que possibilitam responder aos desafios emergentes da prática pedagógica na Matemática. Simultaneamente, pretende, compreender as perceções de um grupo de docentes sobre os efeitos da supervisão colaborativa operacionalizada através do trabalho interpares, reconhecendo o seu potencial como catalisador de mudança nas práticas pedagógicas e como elemento estruturante na consolidação de uma cultura de supervisão colaborativa no agrupamento de escolas. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (i) Analisar perceções dos professores sobre os conceitos de Supervisão Pedagógica, Trabalho Colaborativo Docente e Estudos de Aula; (ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho colaborativo interpares relatadas por professores de Matemática, no âmbito dos Estudos de Aula; (iii) Caracterizar perceções dos professores participantes acerca do papel do supervisor pedagógico no âmbito dos Estudos de Aula e (iv) Identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática atribuídas à participação em Estudos de Aula sustentados numa supervisão colaborativa. O estudo de abordagem qualitativa, assentará num paradigma interpretativo, assume o design de um estudo de caso que pretende aprofundar o conhecimento no âmbito do tema de investigação orientador no qual se insere - Supervisão e Desenvolvimento Profissional do Docente. Desenvolveremos uma revisão de literatura erguida em três pilares basilares: trabalho colaborativo interpares, supervisão colaborativa e estudos de aula. Participaram no estudo professoras do 2° ciclo do ensino básico, na qualidade de professoras colaborantes e envolvidas diretamente na implementação dos Estudos de Aula, bem como duas professoras em representação das lideranças do agrupamento. A recolha dos dados incluiu diferentes fontes qualitativas: da observação direta e participante de dois ciclos de estudo de aula e a realização de entrevistas semiestruturadas, seguindo-se depois a análise documental. Os resultados do estudo empírico evidenciam o reconhecimento, por parte dos docentes, do potencial do trabalho interpares e da supervisão colaborativa na transformação das práticas pedagógicas em aulas de Matemática. As participantes destacaram o enriquecimento do conhecimento profissional mútuo, o carácter formativo das interações e a contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de escola mais reflexiva, colaborativa e orientada para a aprendizagem. Conclui-se que os Estudos de Aula, quando integrados num modelo de supervisão colaborativa, constituem uma prática formativa coerente, contextualizada e com impacto concreto na melhoria das práticas de ensino. Para além do efeito individual nas trajetórias profissionais das docentes, contribuem também para o fortalecimento de uma cultura escolar mais crítica, cooperativa sustentada na partilha e orientada para o compromisso com a qualidade das aprendizagens.
- Realidade virtual na educação: principais desafios à sua adoção numa instituição educativaPublication . Sacavém, Ana Isabel Rodrigues Simões Casinhas; Morgado, LeonelA Realidade Virtual embora muito atrativa, apresenta, ainda, variados desafios à sua adoção nas instituições de ensino. Este trabalho tem como objetivo geral estudar os desafios que emergiram na adoção da Realidade Virtual em turmas do 8.º e 9.º anos na Carlucci American International School of Lisbon. Fez parte de uma proposta de atividades do comité de STEAM dessa escola. Escolheu-se a metodologia de investigação-ação e essa escolha levou à realização de 9 ciclos de planeamento, execução, reflexão e readaptação. O estudo dos resultados permitiu confirmar o estado da arte, de que a adoção da realidade virtual enfrenta desafios financeiros, técnicos, pedagógicos e sociais cuja prevenção deve ser refletida na estratégia de implementação adotada, proporcionando concretizações particulares nascidas do confronto com as características do contexto de investigação. O custo elevado dos equipamentos, das licenças e da infraestrutura necessária podem ser um forte obstáculo para as instituições com menos recursos financeiros e humanos. A qualidade pedagógica, a necessidade de formação dos professores, o planeamento das aulas e a adaptação do conteúdo letivo às tarefas imersivas revelaram-se essenciais para o sucesso dos momentos de aprendizagem imersiva. No campo social, as questões de acessibilidade, de inclusão e de higienização exigem planeamento específico, quer por ser necessário o consentimento dos encarregados de educação (porque os alunos eram menores de idade), quer por alguma razão de doença impeditiva. Revelaram-se padrões e desafios com potencial para serem extrapolados a outros contextos. O trabalho revelou ainda padrões e dificuldades que podem ser comuns, potencialmente aplicáveis em contextos diversos, contribuindo para o enriquecimento do debate sobre o uso de tecnologias imersivas no ensino e fornecendo perceções valiosas para futuras implementações.
- Cursos de português língua de acolhimento: metodologias de aprendizagem colaborativa no ensino a distânciaPublication . Vinagre, Maria da Conceição Borralho Zarco; Huet, IsabelO presente estudo procurou analisar a implementação de metodologias de aprendizagem colaborativa nos cursos de Português Língua de Acolhimento ministrados online em formato síncrono. Dada a diversidade linguística e cultural destes grupos de formação, procurou-se compreender de que forma as metodologias poderiam: (1) estimular a aprendizagem da língua através do trabalho com os pares; (2) possibilitar aprendizagens significativas da língua e da cultura portuguesas: (3) promover a integração no país de acolhimento; (4) reduzir a distância transacional. O estudo qualitativo de natureza interpretativa assentou na análise de relatórios de acompanhamento pedagógico de sessões de Português Língua de Acolhimento e na realização de entrevistas a formadores. O enquadramento teórico baseou-se em autores como Dillenbourg, Ausubel, Vygotsky e Moore para estudar a construção colaborativa do conhecimento, a aquisição de aprendizagens significativas, a mediação social da aprendizagem e a importância do diálogo na educação a distância. Os resultados destacaram a relação formador-formando e a interação espontânea como fatores de sucesso e apontaram constrangimentos relacionados com o predomínio dos métodos expositivo e interrogativo, a escassa interação entre formandos, a heterogeneidade dos grupos e a fraca literacia digital. Conclui-se que a adoção de metodologias de aprendizagem mais ativa e a sua contextualização nas vivências dos formandos poderia ter repercussões ao nível da motivação e da aquisição de aprendizagens significativas.
- Curso alfabetização baseada na ciência – ABC e o desenvolvimento profissional docente: uma experiência entre Brasil e PortugalPublication . Mostaço, Maria Eduarda Manso; Barros, Daniela Melaré VieiraO processo de desenvolvimento profissional docente envolve uma série de fatores, ocorre de forma contínua e dinâmica e permeia autoconhecimento, contexto, prática docente e reflexão crítica. A formação contínua é uma das maneiras por meio da qual o professor busca seu desenvolvimento profissional. Esta investigação analisou a relação da formação de aperfeiçoamento Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) oferecida no âmbito do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores com o desenvolvimento profissional de professores que participaram do programa, e qual a pecepção dos professores sobre a referida formação. É um estudo de caso, de metodologia qualitativa, realizado por meio de análise bibliográfica, documental, questionário e entrevistas. Ao total, participaram da formação 100 professores de todo o Brasil, destes responderam ao questionário 46, e 5 participaram da entrevista. Destaca-se que pelo número reduzido de entrevistas não é possível fazer generalizações a partir dos resultados deste trabalho. Apesar disso, verificou-se que a formação ABC teve impacto significativo no desempenho profissional dos professores (89,1%), melhorando inclusive a motivação para atuar em sala de aula (91,3%). Os resultados desta pesquisa também apontaram que foi possível aplicar o conhecimento do curso ABC na rotina profissional dos professores (80,4%), além disso, 80,4% deles indicaram que sentem-se capazes de compartilhar o conhecimento do curso com outras pessoas. As entrevistas revelaram transformações nas práticas pedagógicas, resultados positivos no desempenho dos alunos e uma ampliação das percepções sobre alfabetização, além da valorização das trocas de experiências e da disseminação do conhecimento adquirido. Finalmente, também emergiram questões relacionadas à falta de apoio institucional, às dificuldades e resistências de gestores na implementação das propostas nas redes de ensino.
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em PortugalPublication . Silva, Anabela Neves da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade global, a multiculturalidade inscreve-se como uma característica intrínseca à qual as escolas não são alheias. Em Portugal, o crescimento de escolas internacionais enriquece a oferta educativa no país, partindo-se do pressuposto de que, nestas escolas, a Biblioteca Escolar é um espaço plural, promotor da tolerância e do sentido de pertença entre crianças e jovens oriundos de diversos países, acolhendo, enfim, a multiculturalidade. Tendo como foco estas temáticas, esta investigação concretiza um estudo de caso, implementado numa escola internacional do distrito do Porto, com os objetivos de: identificar as perceções e práticas da comunidade educativa, designadamente os professores com componente letiva, sobre a multiculturalidade, em particular na BE de uma escola internacional no distrito do Porto; identificar fatores que condicionam a implementação da multiculturalidade na referida BE e os que a favorecem. Neste âmbito, foi realizada uma revisão da literatura, a qual informou o enquadramento teórico e a construção de um inquérito por questionário, dirigido a professores e diretores, cuja implementação correspondeu à recolha de dados; estes foram analisados através de métodos mistos, em conformidade com o cariz exploratório da investigação. Foi possível concluir que os inquiridos entendem que a multiculturalidade está representada na BE da escola, o que é favorecido pela dinamização de atividades e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas mesmas. Pelo contrário, o tempo dedicado a tais atividades é, no seu entender, insuficiente, tal como o apoio da direção ou ainda a coleção em algumas das línguas faladas pelos alunos. Por fim, a colaboração entre a BE e os departamentos da escola foi apontada como fator que simultaneamente condiciona e favorece a multiculturalidade, o que sugere ser um aspeto a reforçar, tanto mais que julgamos essencial para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.
- Análise documental: a relação das diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras da BNCC de 2018 com os conceitos de sociedade em rede e educação híbridaPublication . Souza, Deric Roberto Alves de; Nobre, AnaO presente trabalho relaciona as diretrizes contidas no principal documento educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas estrangeiras com os conceitos de educação híbrida e sociedade em rede. Esta discussão se baseia na ideia do teórico Manuel Castells de que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais em rede e a educação básica não pode ficar apartada dessa rede; sendo assim, uma educação híbrida e mais conectada se faz necessária, principalmente para o ensino de línguas estrangeiras, que é uma aprendizagem que por si só já rompe barreiras e conecta culturas diferentes. As diretrizes contidas na BNCC de 2018 e em outros documentos que se baseiam nela, de autoria do Ministério da Educação do Brasil (MEC), nos fornece as principais ideias de como o governo planeja e pensa a didática e os caminhos para o ensino de línguas estrangeiras nos próximos anos e décadas. Esta relação entre os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida nos traçará um panorama das principais dificuldades e facilidades que o Brasil terá no ensino de línguas estrangeiras para os próximos anos, assim como o futuro de um país que ainda sofre com escassez de profissionais que consigam manter uma conversa ou escrever um relatório em outro idioma. Por fim, o trabalho também discutirá a necessidade de uma maior criticidade no ensino de línguas estrangeiras e como a BNCC pode atuar nesta questão, sendo este o principal documento pedagógico do Brasil, pois entendemos, assim como Manuel Castells, que a sociedade em rede é desigual e que os cidadãos desta nova sociedade precisam entender que, apesar dos diversos avanços que a tecnologia nos trouxe, ainda vivemos em uma sociedade cheia de contrastes e de injustiças, onde a própria aquisição de um segundo idioma ainda é um privilégio para poucos. Por isso, além da educação híbrida, não podemos esquecer que precisamos de uma pedagogia mais crítica e emancipadora, onde os alunos se tornem cidadãos conscientes das desigualdades e da opressão que as classes mais baixas sofrem em um país desigual como o Brasil (Freire, 1968)
- Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNRPublication . Videira, Pedro Miguel Marques; Pedro Barbosa, Cabral; Teixeira, AntónioEste Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.
- Inteligência artificial na educação: o ChatGPT como ferramenta de apoio à produção textual no ENEMPublication . Cotrim, Sônia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioA rápida difusão das tecnologias digitais tem impactado vários aspectos da nossa vida, especialmente a educação. No entanto, muitas escolas e professores ainda não se adaptaram às necessidades emergentes, devido à ausência de incorporação dessas ferramentas digitais, seja por limitações técnicas, resistência a modelos pedagógicos inovadores ou pela falta de compreensão do potencial associado a essas tecnologias. Outros, porém, reconhecem a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente o Processamento de Linguagem Natural do ChatGPT, ferramenta da Inteligência Artificial Generativa que, apesar de gerar preocupações, desperta também curiosidade. Nesse contexto, esta investigação, com o objetivo de explorar potencialidades e limitações do ChatGPT como ferramenta de apoio na elaboração de textos para o Exame Nacional do Ensino Médio, no Brasil, adota uma abordagem mista, que combina elementos dos paradigmas positivista e interpretativo, respaldada pela metodologia de projeto, pela técnica do estudo de caso com enfoque pragmático e pelo uso da observação participante. A integração da ferramenta foi realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal, que utilizaram prompts para receber feedback do ChatGPT sobre seus textos, o que permitiu a análise do nível de produção textual, conforme os parâmetros do referido exame, e da evolução das competências de escrita de forma individualizada. Ademais, a pesquisa avaliou a percepção dos alunos sobre o uso da ferramenta, considerando suas limitações e implicações no contexto educacional, evidenciando-se uma melhora perceptível na autoconfiança, na estruturação de argumentos e no domínio linguístico, e ainda maior engajamento nas atividades e uso mais eficaz da ferramenta. Conclui-se que a sua integração tem o potencial de tornar o processo de aprendizagem mais instigante e envolvente, proporcionando aos alunos novas possibilidades de interação e personalização, o que nos motiva a continuar a estudar esse fenômeno.
- Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedbackPublication . Xavier, Ana Cristina de Jesus Gomes; Casa Nova, DiogoO presente estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º ciclo do ensino básico, integrada num agrupamento de escolas com distribuição geográfica dispersa. Tem como principais finalidades conhecer as práticas e estratégias de feedback utilizadas em contexto de sala de aula e compreender os contributos que a supervisão pedagógica pode oferecer para a melhoria das competências de avaliação das aprendizagens dos alunos. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: Qual a natureza e eficácia percebida das estratégias de feedback utilizadas pelos professores do 3.º ciclo da escola X? Que contributos proporcionam as práticas de supervisão pedagógica para a implementação dessas estratégias? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário e entrevistas em focus group. Os dados quantitativos foram analisados com recurso a estatística descritiva simples e os qualitativos submetidos a análise temática. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja uma prática recorrente, a sua aplicação é heterogénea e desafiante, com perceções de impacto variável na aprendizagem. Destacam-se as necessidades de aprofundar a literacia nesta área e de reforçar o papel da supervisão pedagógica, ainda pouco estruturada e com presença limitada no apoio à consolidação de práticas eficazes de feedback. Verificou-se que os professores reconhecem o potencial formativo da supervisão pedagógica, mas tendem a associá-la à avaliação de desempenho. A supervisão desejada, marcada por colaboração e confiança entre pares, continua distante da realidade experienciada, emergindo a necessidade da sua integração nos dispositivos de trabalho docente.
