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Recent Submissions
- Cursos de português língua de acolhimento: metodologias de aprendizagem colaborativa no ensino a distânciaPublication . Vinagre, Maria da Conceição Borralho Zarco; Huet, IsabelO presente estudo procurou analisar a implementação de metodologias de aprendizagem colaborativa nos cursos de Português Língua de Acolhimento ministrados online em formato síncrono. Dada a diversidade linguística e cultural destes grupos de formação, procurou-se compreender de que forma as metodologias poderiam: (1) estimular a aprendizagem da língua através do trabalho com os pares; (2) possibilitar aprendizagens significativas da língua e da cultura portuguesas: (3) promover a integração no país de acolhimento; (4) reduzir a distância transacional. O estudo qualitativo de natureza interpretativa assentou na análise de relatórios de acompanhamento pedagógico de sessões de Português Língua de Acolhimento e na realização de entrevistas a formadores. O enquadramento teórico baseou-se em autores como Dillenbourg, Ausubel, Vygotsky e Moore para estudar a construção colaborativa do conhecimento, a aquisição de aprendizagens significativas, a mediação social da aprendizagem e a importância do diálogo na educação a distância. Os resultados destacaram a relação formador-formando e a interação espontânea como fatores de sucesso e apontaram constrangimentos relacionados com o predomínio dos métodos expositivo e interrogativo, a escassa interação entre formandos, a heterogeneidade dos grupos e a fraca literacia digital. Conclui-se que a adoção de metodologias de aprendizagem mais ativa e a sua contextualização nas vivências dos formandos poderia ter repercussões ao nível da motivação e da aquisição de aprendizagens significativas.
- Curso alfabetização baseada na ciência – ABC e o desenvolvimento profissional docente: uma experiência entre Brasil e PortugalPublication . Mostaço, Maria Eduarda Manso; Barros, Daniela Melaré VieiraO processo de desenvolvimento profissional docente envolve uma série de fatores, ocorre de forma contínua e dinâmica e permeia autoconhecimento, contexto, prática docente e reflexão crítica. A formação contínua é uma das maneiras por meio da qual o professor busca seu desenvolvimento profissional. Esta investigação analisou a relação da formação de aperfeiçoamento Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) oferecida no âmbito do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores com o desenvolvimento profissional de professores que participaram do programa, e qual a pecepção dos professores sobre a referida formação. É um estudo de caso, de metodologia qualitativa, realizado por meio de análise bibliográfica, documental, questionário e entrevistas. Ao total, participaram da formação 100 professores de todo o Brasil, destes responderam ao questionário 46, e 5 participaram da entrevista. Destaca-se que pelo número reduzido de entrevistas não é possível fazer generalizações a partir dos resultados deste trabalho. Apesar disso, verificou-se que a formação ABC teve impacto significativo no desempenho profissional dos professores (89,1%), melhorando inclusive a motivação para atuar em sala de aula (91,3%). Os resultados desta pesquisa também apontaram que foi possível aplicar o conhecimento do curso ABC na rotina profissional dos professores (80,4%), além disso, 80,4% deles indicaram que sentem-se capazes de compartilhar o conhecimento do curso com outras pessoas. As entrevistas revelaram transformações nas práticas pedagógicas, resultados positivos no desempenho dos alunos e uma ampliação das percepções sobre alfabetização, além da valorização das trocas de experiências e da disseminação do conhecimento adquirido. Finalmente, também emergiram questões relacionadas à falta de apoio institucional, às dificuldades e resistências de gestores na implementação das propostas nas redes de ensino.
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em PortugalPublication . Silva, Anabela Neves da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade global, a multiculturalidade inscreve-se como uma característica intrínseca à qual as escolas não são alheias. Em Portugal, o crescimento de escolas internacionais enriquece a oferta educativa no país, partindo-se do pressuposto de que, nestas escolas, a Biblioteca Escolar é um espaço plural, promotor da tolerância e do sentido de pertença entre crianças e jovens oriundos de diversos países, acolhendo, enfim, a multiculturalidade. Tendo como foco estas temáticas, esta investigação concretiza um estudo de caso, implementado numa escola internacional do distrito do Porto, com os objetivos de: identificar as perceções e práticas da comunidade educativa, designadamente os professores com componente letiva, sobre a multiculturalidade, em particular na BE de uma escola internacional no distrito do Porto; identificar fatores que condicionam a implementação da multiculturalidade na referida BE e os que a favorecem. Neste âmbito, foi realizada uma revisão da literatura, a qual informou o enquadramento teórico e a construção de um inquérito por questionário, dirigido a professores e diretores, cuja implementação correspondeu à recolha de dados; estes foram analisados através de métodos mistos, em conformidade com o cariz exploratório da investigação. Foi possível concluir que os inquiridos entendem que a multiculturalidade está representada na BE da escola, o que é favorecido pela dinamização de atividades e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas mesmas. Pelo contrário, o tempo dedicado a tais atividades é, no seu entender, insuficiente, tal como o apoio da direção ou ainda a coleção em algumas das línguas faladas pelos alunos. Por fim, a colaboração entre a BE e os departamentos da escola foi apontada como fator que simultaneamente condiciona e favorece a multiculturalidade, o que sugere ser um aspeto a reforçar, tanto mais que julgamos essencial para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.
- Análise documental: a relação das diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras da BNCC de 2018 com os conceitos de sociedade em rede e educação híbridaPublication . Souza, Deric Roberto Alves de; Nobre, AnaO presente trabalho relaciona as diretrizes contidas no principal documento educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas estrangeiras com os conceitos de educação híbrida e sociedade em rede. Esta discussão se baseia na ideia do teórico Manuel Castells de que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais em rede e a educação básica não pode ficar apartada dessa rede; sendo assim, uma educação híbrida e mais conectada se faz necessária, principalmente para o ensino de línguas estrangeiras, que é uma aprendizagem que por si só já rompe barreiras e conecta culturas diferentes. As diretrizes contidas na BNCC de 2018 e em outros documentos que se baseiam nela, de autoria do Ministério da Educação do Brasil (MEC), nos fornece as principais ideias de como o governo planeja e pensa a didática e os caminhos para o ensino de línguas estrangeiras nos próximos anos e décadas. Esta relação entre os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida nos traçará um panorama das principais dificuldades e facilidades que o Brasil terá no ensino de línguas estrangeiras para os próximos anos, assim como o futuro de um país que ainda sofre com escassez de profissionais que consigam manter uma conversa ou escrever um relatório em outro idioma. Por fim, o trabalho também discutirá a necessidade de uma maior criticidade no ensino de línguas estrangeiras e como a BNCC pode atuar nesta questão, sendo este o principal documento pedagógico do Brasil, pois entendemos, assim como Manuel Castells, que a sociedade em rede é desigual e que os cidadãos desta nova sociedade precisam entender que, apesar dos diversos avanços que a tecnologia nos trouxe, ainda vivemos em uma sociedade cheia de contrastes e de injustiças, onde a própria aquisição de um segundo idioma ainda é um privilégio para poucos. Por isso, além da educação híbrida, não podemos esquecer que precisamos de uma pedagogia mais crítica e emancipadora, onde os alunos se tornem cidadãos conscientes das desigualdades e da opressão que as classes mais baixas sofrem em um país desigual como o Brasil (Freire, 1968)
- Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNRPublication . Videira, Pedro Miguel Marques; Pedro Barbosa, Cabral; Teixeira, AntónioEste Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.
- Inteligência artificial na educação: o ChatGPT como ferramenta de apoio à produção textual no ENEMPublication . Cotrim, Sônia; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Teixeira, AntónioA rápida difusão das tecnologias digitais tem impactado vários aspectos da nossa vida, especialmente a educação. No entanto, muitas escolas e professores ainda não se adaptaram às necessidades emergentes, devido à ausência de incorporação dessas ferramentas digitais, seja por limitações técnicas, resistência a modelos pedagógicos inovadores ou pela falta de compreensão do potencial associado a essas tecnologias. Outros, porém, reconhecem a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente o Processamento de Linguagem Natural do ChatGPT, ferramenta da Inteligência Artificial Generativa que, apesar de gerar preocupações, desperta também curiosidade. Nesse contexto, esta investigação, com o objetivo de explorar potencialidades e limitações do ChatGPT como ferramenta de apoio na elaboração de textos para o Exame Nacional do Ensino Médio, no Brasil, adota uma abordagem mista, que combina elementos dos paradigmas positivista e interpretativo, respaldada pela metodologia de projeto, pela técnica do estudo de caso com enfoque pragmático e pelo uso da observação participante. A integração da ferramenta foi realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal, que utilizaram prompts para receber feedback do ChatGPT sobre seus textos, o que permitiu a análise do nível de produção textual, conforme os parâmetros do referido exame, e da evolução das competências de escrita de forma individualizada. Ademais, a pesquisa avaliou a percepção dos alunos sobre o uso da ferramenta, considerando suas limitações e implicações no contexto educacional, evidenciando-se uma melhora perceptível na autoconfiança, na estruturação de argumentos e no domínio linguístico, e ainda maior engajamento nas atividades e uso mais eficaz da ferramenta. Conclui-se que a sua integração tem o potencial de tornar o processo de aprendizagem mais instigante e envolvente, proporcionando aos alunos novas possibilidades de interação e personalização, o que nos motiva a continuar a estudar esse fenômeno.
- Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedbackPublication . Xavier, Ana Cristina de Jesus Gomes; Casa Nova, DiogoO presente estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º ciclo do ensino básico, integrada num agrupamento de escolas com distribuição geográfica dispersa. Tem como principais finalidades conhecer as práticas e estratégias de feedback utilizadas em contexto de sala de aula e compreender os contributos que a supervisão pedagógica pode oferecer para a melhoria das competências de avaliação das aprendizagens dos alunos. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: Qual a natureza e eficácia percebida das estratégias de feedback utilizadas pelos professores do 3.º ciclo da escola X? Que contributos proporcionam as práticas de supervisão pedagógica para a implementação dessas estratégias? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário e entrevistas em focus group. Os dados quantitativos foram analisados com recurso a estatística descritiva simples e os qualitativos submetidos a análise temática. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja uma prática recorrente, a sua aplicação é heterogénea e desafiante, com perceções de impacto variável na aprendizagem. Destacam-se as necessidades de aprofundar a literacia nesta área e de reforçar o papel da supervisão pedagógica, ainda pouco estruturada e com presença limitada no apoio à consolidação de práticas eficazes de feedback. Verificou-se que os professores reconhecem o potencial formativo da supervisão pedagógica, mas tendem a associá-la à avaliação de desempenho. A supervisão desejada, marcada por colaboração e confiança entre pares, continua distante da realidade experienciada, emergindo a necessidade da sua integração nos dispositivos de trabalho docente.
- Competências empreendedoras para aprender e ensinar onlifePublication . Ostoyke, Leila Cristina Adriano; Moreira, J. AntónioNossa sociedade passa por transformações significativas, e a educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais e pela popularização da Inteligência Artificial Generativa, competências empreendedoras, associadas a habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e aprendizagem contínua, tornam-se essenciais para a atuação docente. Diante desse cenário, este projeto de intervenção educacional teve como objetivo criar e avaliar um ecossistema de aprendizagem em rede e um modelo de formação que promova, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, o desenvolvimento de competências docentes para uma cultura empreendedora. A metodologia adotada foi a Design-Based Research (DBR), que integra teoria e prática em ciclos iterativos de design, implementação, análise e redesign. A formação, com duração de cinco semanas, foi aplicada a 20 professores de diferentes áreas, utilizando um modelo pedagógico híbrido e multidimensional, fundamentado em aprendizagem ativa, colaborativa e contínua. O ecossistema integrou ambientes formais, informais e imersivos, explorando tecnologias como inteligência artificial e metaverso, articuladas ao paradigma da Educação OnLIFE. Os resultados, obtidos a partir de dados quantitativos e qualitativos, demonstraram a eficácia do modelo para o desenvolvimento das competências empreendedoras. Os participantes relataram maior autonomia, autoconfiança e visão estratégica, além de mudanças planejadas para suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a formação superou as expectativas, validando-se como uma proposta eficaz para preparar professores empreendedores capazes de inovar na sociedade hiperconectada. Este estudo oferece uma contribuição inovadora para a educação digital ao integrar empreendedorismo, tecnologias emergentes e práticas pedagógicas transformadoras no paradigma OnLIFE.
- O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a Biblioteca Escolar : estudo de caso no ensino básico no distrito de Viana do CasteloPublication . Rodrigues, Maria Emília; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA Wikipédia enquanto Recurso Educacional Aberto oferece múltiplas possibilidades pedagógicas, quer na construção de conhecimento, quer como oportunidade para o desenvolvimento de competências atinentes, entre outras, à autonomia e à cooperação, bem como às multiliteracias. Assim, ao estudo subjaz a criação e análise de um “Clube da Wikipédia” na disciplina de Português numa turma do 7.º ano do ensino básico, com 25 alunos, em articulação com a Biblioteca Escolar, no ano letivo de 2023-2024, numa escola no distrito de Viana do Castelo. Metodologicamente, a investigação assenta num estudo de caso múltiplo, suportando-se no paradigma pragmático e em abordagens mistas, a fim de obter, analisar e interpretar dados referentes às Literacias da Informação e Digital dos alunos, com a finalidade de identificar potencialidades e constrangimentos na utilização da Wikipédia como estratégia de desenvolvimento de tais competências em alunos daquele nível de escolaridade. As Fichas de Aferimento e de Autoavaliação e as Grelhas de Observação Focada, instrumentos de recolha de dados adotados, permitiram a respetiva triangulação. A partir dos resultados evidenciados, pode constatar-se que os alunos desenvolveram competências nas literacias mencionadas, concluindo-se que integrar a Wikipédia no ensino básico, conforme implementamos, permite realizar um trabalho em linha com diferentes referenciais imprescindíveis ao cidadão do século XXI. Portanto, é possível confirmar o potencial pedagógico daquele recurso, a par de constrangimentos, desde resistências, de alguns professores, a falta ou inadequação de material, de alguns alunos ou da própria escola, que dificultaram a concretização das atividades do “Clube da Wikipédia”, mas que não inibem a continuidade deste estudo ou até outros no futuro.
- Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAAPublication . Cordeiro, Pedro Miguel Silva; Henriques, SusanaEsta investigação intitulada Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAA, terá como propósito investigar e analisar os impactos sobre a visão da supervisão pedagógica por parte dos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e presidentes do conselho executivo, para reconhecer se a visão dos professores açorianos em relação com a supervisão é positiva ou restritiva para desenvolvimento profissional. Para alcançar o objetivo do estudo, os conceitos de estudiosos serão apresentados e debatidos para definir o que é supervisão e quais são suas contribuições para o desenvolvimento da área de docência, focando na melhoria da qualidade da equipe docente. Foi adota na presente investigação uma metodologia mista, integrando abordagens quantitativas e qualitativas, com o objetivo de captar a complexidade do fenómeno estudo. Esta partiu da realização de questionários aplicados a professores e entrevistas semiestruturadas realizadas a presidentes dos conselhos executivos das escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma dos Açores. Esta combinação metodológica possibilitou uma análise mais completa, através de dados numéricos e narrativos. O estudo revelou que a supervisão pedagógica é, maioritariamente, percecionada como positiva, tendo impacto significativo no desenvolvimento profissional docente. No entanto, esta assume um caráter avaliativo/formal na RAA, associada à avaliação do desempenho docente, especialmente nos momentos de progressão na carreira. Esta apresenta um foco mais administrativo e técnico, sendo percecionada pela comunidade docente como fiscalizadora ou controladora, apesar de todas as potencialidades reconhecidas por estes, os mesmos consideram a necessidade de repensar a forma como se aplica a supervisão na RAA. Embora de forma menos generalizada, o estudo identificou casos pontuais, onde ocorreu uma prática de supervisão pedagógica alicerçada na formação contínua profissional, tendo por base práticas de reflexão entre pares e partilha de ideias e metodologias educativas. Este tipo de supervisão, é considerada mais bem aceite pelos professores e mais eficaz no desenvolvimento profissional.
