Repository logo
 

LE@D | Mestrados

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 296
  • Uma vida como professor
    Publication . Neves, Ana Filipa da Cunha Costeira e; Mouraz, Ana
    O presente estudo incidiu sobre as perceções dos professores próximos do fim da carreira docente, ou já na reforma, para identificar e descrever as mudanças educativas que modelaram os seus percursos profissionais. Não é possível estudar as mudanças educativas que caraterizam um sistema educativo sem entender como essas mudanças foram percebidas, e impactaram as vidas e as carreiras dos seus agentes no terreno, particularmente nos eixos fundamentais que são a Carreira Docente, o Desenvolvimento Profissional Docente e a Identidade Profissional. Na pesquisa de artigos publicados constatámos que existem, mesmo em Portugal, muitos estudos sobre cada um destes conceitos, mas não se encontraram estudos recentes sob a perspetiva diacrónica e abordagem metodológica a que nos propomos. Este é um estudo qualitativo, de natureza fenomenológica, tendo-se centrado nas histórias de vida dos professores para responder à pergunta de investigação – Que mudanças educativas modelaram os percursos e as identidades profissionais de um grupo de professores à beira da reforma? Os dados foram recolhidos através de entrevistas aprofundadas, a cinco professores (n=5). Um docente por cada um dos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória portuguesa. Prevê-se que o estudo contribua para o conhecimento das mudanças educativas ocorridas nas últimas 4 décadas em Portugal, vistas pelo prisma dos agentes dessas mudanças e pelas alterações que foram contribuindo para a sua identidade profissional.
  • Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professores
    Publication . Alemão, Rosália Silva; Mouraz, Ana
    Este estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.
  • Formação de professores para o digital: metodologias ativas e recursos digitais
    Publication . Cabrita, Ana Sofia Dias de Oliveira; Nobre, Ana
    A educação e o processo de ensino aprendizagem estão sobre fortes mudanças. A recente pandemia, COVID-19, veio promover o uso das tecnologias digitais em sala de aula. O que foi conseguido foi um passo importante, mas que carece de consolidação e de assimilação por parte dos docentes. A rápida evolução tecnológica e a sua crescente integração nos contextos educativos, fruto do ensino de emergência, exige que os professores adquiram as competências necessárias para integrar as ferramentas digitais e as metodologias ativas no processo de ensino. A necessidade da crescente integração das tecnologias digitais no contexto educativo tem sido um desafio para os professores, havendo necessidade de adquirirem competências essenciais para uma integração das mesmas, visando uma prática pedagógica mais eficaz e relevante. Este trabalho pretende mostrar como a formação de professores pode potenciar o uso das metodologias ativas, associadas às ferramentas digitais, de modo a promover nos alunos, aprendizagens significativas. A investigação proposta visou o desenvolvimento de uma ação de formação, para um grupo de docentes do 1º Ciclo, com vista à integração de metodologias ativas e recursos digitais na sua prática pedagógica, analisando se a mesma teve o desejado impacto. A formação realizada dividiu-se em 4 módulos: metodologias ativas, recursos educacionais abertos (REA), ferramentas digitais e avaliação em contexto online. A mesma teve um funcionamento híbrido, com sessões online e presenciais e decorreu durante os meses de fevereiro e março de 2023, no Agrupamento de Escolas de Alcochete, tendo como público-alvo 29 docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • Práticas de estudo online em comunidades de aprendizagem
    Publication . Lamas, Sónia Carla de Oliveira; Goulão, Fátima
    A relevância da comunicação no ensino em regime de eLearning é um tema cada vez mais presente no mundo atual, com o uso avassalador da internet; usada através de diversos meios e plataformas que estão a causar mudanças profundas nas práticas comunicacionais, no ensino e na formação, ou seja, na aprendizagem do ser humano. Habituados a um registo presencial no ensino, os docentes defrontam-se hoje com a necessidade de alterar o seu comportamento tradicional para um campo de ação comunicacional totalmente diferente, assente na internet, nas plataformas de comunicação globais e aplicações diversas, nomeadamente as redes sociais. Neste quadro, apresentamos como principal objetivo do estudo a forma como se realiza a comunicação no eLearning. Assim sendo, pretendemos compreender até que ponto o uso da plataforma Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais ajuda na comunicação educacional, promovendo uma melhor interação entre todos. Considerando o tema escolhido e o objetivo da investigação, fomos em busca de elementos necessários no sentido de obter respostas; recorrendo ao inquérito online aplicado a professores e alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Arouca. Tendo como base os resultados alcançados, podemos observar que o uso do Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais favorece o ensino e aprendizagem no contexto educacional, estimulando de forma positiva a obtenção do conhecimento; o que vai na mesma linha de pensamento de diferentes autores que se debruçaram sobre esta temática aqui em estudo. Constatamos que a grande maioria dos professores e alunos corroboram da mesma opinião, mencionando que a plataforma é uma ajuda na dinâmica do ensino, onde o material digital facilita na compreensão dos assuntos, melhora a comunicação entre todos e permite a troca de experiências e informações. É um incentivo ao trabalho cooperativo e colaborativo, sendo uma ajuda para tirar dúvidas sobre as matérias dadas nas aulas, o que permite maior proximidade entre alunos/professores; facilitando a tomada de decisões entre todos, o que melhora o ambiente na sala de aula. Foi evidente com esta pesquisa que o papel do professor, tendo em conta uma nova realidade, deverá ser adaptado aos novos modelos pedagógicos. Como tal, é importante manterem-se atualizados, com o intuito de motivarem os seus alunos neste novo cenário de aprendizagem.
  • Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores
    Publication . Azevedo, Catarina Menezes de; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Numa sociedade em que o acesso à informação assume um papel essencial, a literacia da informação é alvo de um maior interesse por parte das comunidades escolares, em particular, das bibliotecas escolares, que se mobilizam para a implementação de atividades, práticas e programas que visam o desenvolvimento desta competência. Ora, no contexto atual, em que a mediação tecnológica tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, com mudanças que implicam não só a alteração dos perfis dos estudantes e dos professores como dos processos de aprendizagem, tem sido necessário repensar os processos de ensino e de aprendizagem, no qual se insere o processo de apreensão das competências subjacentes à literacia da informação. Tal como noutras áreas, a formação para a literacia da informação é sempre um processo que exige que se implique quem aprende no seu processo de aprendizagem. Num ambiente de aprendizagem Online mantém-se esta necessidade, acrescida da mediação pela tecnologia. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em procurar compreender de que forma se pode responder às necessidades no âmbito da literacia da informação através do desenho de uma proposta de um programa de formação para professores, desenvolvido pela Biblioteca Escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com orientação interpretativa, visando identificar as teorias do eLearning e as tipologias de aprendizagem que melhor se adaptam à literacia da informação, bem como as estratégias e os instrumentos que poderão ser utilizados, criando assim uma proposta de modelo para o processo de formação neste âmbito.
  • Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-aluno
    Publication . Peseiro, Oriana; Aires, Luísa; Seabra, Filipa
    A qualidade da relação professor-aluno tem, inequivocamente, um impacto no processo de ensino e aprendizagem. Da interação entre ambos os elementos depende o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, a relação pedagógica entre professor e aluno emerge como uma dimensão central de todo o processo pedagógico. No que respeita à conceção de supervisão, a evolução do conceito permite-nos entendê-la como uma partilha de experiências e como forma de colaboração entre pares, que traduzindo-se num ato de reflexão, permite transformar e melhorar as práticas educativas. Pela análise do enquadramento das duas dimensões expostas, neste estudo objetiva-se analisar os efeitos que a supervisão entre pares poderá evidenciar na relação entre professor e aluno, verificando a possível melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se num modelo de investigação de natureza qualitativa, assente no propósito de conhecer as perceções dos atores envolvidos no que respeita às diferentes situações da realidade vivenciada, considerando que a compreensão do contexto valoriza o ponto de vista de quem nele vive. Consequentemente, optou-se pelo design de estudo fenomenológico, mediante o qual se pretende descrever o fenómeno em estudo, através da análise das realidades experienciadas e vividas pelos participantes da investigação, atendendo à forma como as descrevem e interpretam. Para tal, privilegiou-se a análise documental de projetos educativos e de projetos desenvolvidos no âmbito da observação/supervisão entre pares, bem como de entrevistas semiestruturadas individuais, dirigidas aos coordenadores e participantes de projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas, selecionados por desenvolverem projetos neste campo de ação e aceitarem participar no estudo em curso. A subsequente análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que, até ao momento, a prática de supervisão entre pares não é reconhecida pelos participantes do estudo como uma possibilidade de melhoria da relação entre professor e aluno, embora seja potencializadora da mudança das ações pedagógicas.
  • Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herança
    Publication . Costa, Cláudia Neves da; Huet, Isabel
    O presente estudo orientou-se para um contexto específico de uma escola comunitária que oferece um programa educativo-cultural de português como língua de herança para crianças e jovens (neste trabalho referenciada como Escola X). Para enfrentar as necessidades de formação de seus professores em língua de herança, a Escola X vem implementando práticas de observação de aulas. No entanto, apesar de a literatura apontar uma estreita relação entre o desenvolvimento profissional docente e a aprendizagem situada, há escassez de estudos que possam partilhar conhecimento sobre a observação de aulas e a sua relação com o desenvolvimento profissional docente no contexto de supervisão pedagógica em escolas comunitárias de língua de herança. Esta dissertação documenta os esforços da investigadora em entender e melhorar esse processo. Para responder à questão principal “Qual o contributo das práticas de observação de aulas para o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências dos professores e gestores de uma escola comunitária de português como língua de herança?”, a investigação desenvolveu-se sob o viés qualitativo, fundamentada no estudo fenomenológico das práticas de observação de aulas sob as lentes dos participantes. Para alcançar esta proposta, após seleção intencional de nove participantes, cinco docentes e quatro gestores, procedeu-se às entrevistas individuais e por grupo focal. Estas últimas foram separadas em dois grupos homogéneos. A partir da análise temática e discussão dos dados das entrevistas individuais, concluiu-se que a observação de aulas é percebida como uma importante estratégia da supervisão pedagógica com potencial para promover melhorias das práticas docentes a partir de necessidades que surgem em contexto da Escola X. Todavia, as práticas de observação de aulas apontam para a necessidade de sua institucionalização, com o objetivo de promover a participação e o protagonismo dos professores no processo de observação de aulas. Como resultados das entrevistas por grupo focal, os participantes elaboraram modelos de observação de aulas com potencial para acolher o contexto da escola em suas necessidades e especificidades. Em sequência, a partir da análise qualitativa e documental das entrevistas por grupo focal, este trabalho contribuiu com recomendações, dentre elas, um modelo de observação de aulas por pares. Por fim, concluiu com a partilha dos aspetos inovadores e limitações do estudo, assim como propostas de trabalhos futuros a estender as presentes contribuições.
  • Competências digitais na área da segurança digital: percepção dos docentes do ensino superior à distância do Brasil
    Publication . Pimentel, Luciana Robaina; Morgado, Lina
    Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes do ensino superior à distância do Brasil em relação às competências digitais da área da segurança digital estabelecidas no DigComp 2.2. A utilização imersiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e as transformações que a sociedade vem atravessando nos últimos anos requerem, em especial dos docentes, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), que são denominadas competências digitais (CD). As CD são essenciais para o uso das tecnologias digitais (TD), e a resolução de problemas complexos, em especial no que diz respeito à área da Segurança Digital (cibersegurança). Essas competências específicas são transversais e imprescindíveis para utilização crítica e segura no ciberespaço. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Foi realizada uma Revisão de Literatura sobre a área das Competências Digitais da área da Segurança Digital, em seguida, a coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com 14 docentes especialistas doutores em competências digitais do Brasil. A partir da análise dos dados, foi possível inferir da percepção dos docentes: eles possuem níveis intermediários, em relação à área da segurança digital para proteção dos: dispositivos, dados, identidade digital, saúde e bem-estar. Porém, possuem níveis mais baixos na dimensão das competências digitais para diminuição dos impactos das tecnologias para proteção ao meio ambiente, o que denota proficiência básica nesta última. Constatou-se a necessidade de mais formações iniciais de professores na área da segurança digital, assim como, a promoção da formação continuada ao longo da vida para os docentes, e a inclusão desses conteúdos nos currículos acadêmicos. Pois, o crescente aumento dos riscos e ameaças cibernéticas impacta as esferas mentais, físicas e legais de docentes e estudantes.
  • Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico : um estudo de caso
    Publication . Saraiva, Isabel Maria dos Santos Tomás; Seabra, Filipa; Inês, Helena Natália Pereira
    Este estudo pretendeu perceber como tem sido feita a implementação do projeto Aprender em Círculo no Agrupamento de Escolas A. Esse projeto tem tentado dar respostas a um conjunto de necessidades sentidas no agrupamento, em geral, e por um grupo de professores, em particular. O estudo incidiu no trabalho das equipas educativas (professores de turmas dos 1º e 2º ciclos), na implementação de metodologias diferenciadas e diferenciadoras, promotoras de aprendizagens significativas, de modo especial as práticas colaborativas de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se responder a um conjunto de cinco questões de partida, relacionando as práticas colaborativas, implementadas pelas equipas pedagógicas, com a Supervisão Pedagógica, a experiência do trabalho a pares, bem como a integração de novos professores nas equipas. Foram definidos sete objetivos gerais, com os quais se pretendeu perceber: o modo de implementação do projeto, as conceções e as experiências de supervisão por parte dos professores envolvidos no projeto, o reconhecimento do trabalho de pares como prática supervisiva, as consequências desse trabalho de pares, quer para os professores, quer para os alunos e, ainda, a forma de integração de novos docentes. Em relação à Metodologia, realizou-se um estudo de caso, inserido no paradigma interpretativo, recorrendo a métodos mistos. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso da entrevista, do inquérito por questionário e da análise documental como técnicas de recolha de dados, e da análise estatística (descritiva) e da análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Em concreto, elaborámos um questionário com base nos objetivos da investigação, que foi aplicado a professores (n=15) do ensino básico (1º e 2º ciclo), do agrupamento A, assim como uma entrevista semiestruturada, aplicada a docentes dos mesmos níveis (n=6). Quanto à análise documental, incidiu sobre um corpus de documentos legais nacionais e relatórios de acompanhamento da implementação do projeto. Os resultados do estudo apontam no sentido da valorização do trabalho de pares dos professores. A Supervisão Pedagógica é vista como parte integrante do processo, acontecendo naturalmente entre os intervenientes.
  • Sala de aula invertida em espaços digitais na disciplina de física e química: avaliação do seu impacto no autoconceito dos estudantes
    Publication . Carneirinho, Ana Luísa Costa; Moreira, J. António
    Este projeto investiga o impacto da metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), enriquecida com a componente digital, no autoconceito académico de alunos do Ensino Básico. Utilizando uma abordagem de investigação-ação, o estudo implementa a metodologia de SAI numa turma de 8º ano e analisa, sob o paradigma qualitativo, dados obtidos por vários instrumentos, como observações, questionários e entrevistas semi-estruturadas, numa perspetiva de triangulação dos vários instrumentos utilizados. Os resultados sugerem que a aplicação da SAI em espaços digitais pode influenciar positivamente o autoconceito dos alunos, promovendo maior envolvimento e responsabilidade no processo de aprendizagem. Este estudo contribui para a literatura educacional ao demonstrar como as tecnologias digitais podem ser integradas efetivamente para potencializar práticas pedagógicas inovadoras em contextos de ensino de ciências.