Repository logo
 

LE@D | Mestrados

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 300
  • O contributo da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos docentes do 1.º CEB de escolas com currículo português em Angola
    Publication . Pereira, Carolina Sotomaior; Filipa, Seabra
    A presente dissertação surgiu com o intuito de desenvolver um trabalho em torno do tema mais amplo, Supervisão e Desenvolvimento Profissional, intitulado: O contributo da Supervisão Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional dos/as Docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, doravante designado CEB, de Escolas com Currículo Português em Angola. Os objetivos face ao tema supracitado, passam por: i) descrever as conceções de supervisão pedagógica adotadas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB de escolas com currículo Português em Angola; ii) caracterizar as práticas de supervisão pedagógica desenvolvidas por docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas; iii) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente, em relação à melhoria das práticas de ensino em contexto de sala de aula; iv) perceber o contributo que docentes e coordenadores/as do 1.º CEB dessas escolas reconhecem em relação às práticas de supervisão pedagógica adotadas, nomeadamente em relação a potencialidades para o desenvolvimento profissional dos/as docentes. Com vista a conhecer a realidade dessas escolas no contexto onde se inserem pretendeu-se perceber os processos de monitorização, operacionalização e implementação da supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional dos/as docentes, quer na perspetiva dos/as docentes quer na perspetiva dos/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as]. Realizou-se um estudo de abordagem metodológica mista, de cunho exploratório interpretativo. As técnicas de recolha de dados apresentadas foram a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, respondidos por coordenadores/as e professores/as do 1.º CEB, respetivamente, a lecionar em escolas de Currículo Português em Angola. Com recurso ao Excel procedeu-se à análise, e apresentação dos resultados do inquéritos por questionário. A análise de conteúdo permitiu analisar e apresentar os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se ainda à triangulação dos dados obtidos dos inquéritos por questionário com os das entrevistas. Os principais resultados do estudo indicam que os/as coordenadores/as e/ou supervisores/as [pedagógicos/as] entendem que a SP assume um papel fundamenta para o desenvolvimento contínuo dos/as intervenientes do processo supervisivo. Qualidades como a reflexão e a colaboração são uma prática essencial a todo o processo de SP, pelo que são uma constante para a melhoria dos/as supervisionados/as. Os/As docentes reconhecem que é fundamental aprender ao longo do percurso profissional, fazendo uma procura e investimento para esse efeito. Estes consideram que o processo de SP assume um papel fundamental para o crescimento profissional, embora se destaque uma minoria que não reconhece potencial no processo de SP como um contributo para o seu desenvolvimento contínuo.
  • Cocriação de recursos educacionais digitais abertos potenciada por uma supervisão pedagógica colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro
    Publication . Tomás, Cecília; Teixeira, António
    O movimento da educação aberta traz consigo a possibilidade da democratização do acesso à informação e ao conhecimento. É neste contexto que surge, também, o movimento dos recursos educacionais abertos, aos quais se juntam, agora, os digitais. Associado a este movimento, estão os conceitos de colaboração, criação e partilha que podem ser apropriados através de comunidades de aprendizagem e prática. Desta apropriação, e com vista à mudança, a aposta e o apoio das lideranças e uma supervisão colaborativa vertical, mas essencialmente horizontal interpares, fomentam a formação, a experimentação, o erro, a procura de soluções e a reflexão sobre a ação. Permitem, ainda, a criação de espaços maker, dentro e fora da sala de aula, onde se desenvolvam cocriações e partilhas. Fazer e Aprender no Digital é o projeto que implementa os princípios e traça os objetivos técnicos e tecnológicos, pedagógicos, legais e éticos. O Clube de Ciência Viva na Escola Cocriação de Recursos Educacionais Abertos, nascido no âmbito do projeto, ainda em piloto, Fazer e Aprender no Digital é a resposta no âmbito da cocriação que permite, ainda, a agregação de recursos físicos e digitais. No contexto destes projetos promove-se uma desconstrução, se não de mentalidades, pelo menos de práticas que levam à transformação da realidade da aprendizagem. Isso é feito com recurso a práticas colaborativas e partilhadas que têm promovido a cocriação e a validação interpares de recursos educacionais digitais abertos cocriados e agregados em Plataformas institucionais do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro.
  • Trabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricular
    Publication . Almeida, Tânia Alexandra Sousa de; Abelha, Marta
    O trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.
  • Redes na Quint@: que papel na transformação educativa do Bairro Quinta do Alçada?
    Publication . Francisco, Sofia da Silva; Almeida, Ana Patrícia
    A presente investigação foi realizada no contexto do mestrado em Administração e Gestão Educacional, da Universidade Aberta, decorreu no âmbito da Cátedra UNESCO (Rede UnitWin) "Cidade que Educa e Transforma", e foca-se no papel transformador do projeto Redes na Quint@ - 9G, desenvolvido pela Inpulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, no bairro social Quinta do Alçada, em Leiria. O projeto Redes na Quint@ - E9G intervém junto de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, promovendo a inclusão social e o sucesso educativo através de práticas participativas, atividades artísticas, desportivas e de desenvolvimento pessoal. Tendo presente a abordagem teórica da Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma”, pretende-se explorar como é que este conceito se concretiza numa abordagem teórica que entende o espaço urbano como um território pedagógico, de forma a perceber como políticas locais e iniciativas de base, como o projeto gerido pela InPulsar, transformam o bairro num espaço ativo de educação e transformação social. Para isso, metodologicamente, a pesquisa recorreu a observações diretas, entrevistas e análise documental, procurando captar a perceção dos participantes e das suas famílias sobre o papel transformador do projeto Redes na Quint@ - E9G em 2024. Os resultados evidenciam que o projeto Redes na Quint@ - E9G tem um papel crucial na construção de um ambiente educativo inclusivo, reforçando a importância de iniciativas comunitárias em áreas de maior vulnerabilidade social. Conclui-se que o projeto representa um modelo de prática educativa inovadora que pode influenciar positivamente o desenvolvimento local e a implementação de políticas que transformem as cidades em espaços de educação e inclusão contínua.
  • Uma vida como professor
    Publication . Neves, Ana Filipa da Cunha Costeira e; Mouraz, Ana
    O presente estudo incidiu sobre as perceções dos professores próximos do fim da carreira docente, ou já na reforma, para identificar e descrever as mudanças educativas que modelaram os seus percursos profissionais. Não é possível estudar as mudanças educativas que caraterizam um sistema educativo sem entender como essas mudanças foram percebidas, e impactaram as vidas e as carreiras dos seus agentes no terreno, particularmente nos eixos fundamentais que são a Carreira Docente, o Desenvolvimento Profissional Docente e a Identidade Profissional. Na pesquisa de artigos publicados constatámos que existem, mesmo em Portugal, muitos estudos sobre cada um destes conceitos, mas não se encontraram estudos recentes sob a perspetiva diacrónica e abordagem metodológica a que nos propomos. Este é um estudo qualitativo, de natureza fenomenológica, tendo-se centrado nas histórias de vida dos professores para responder à pergunta de investigação – Que mudanças educativas modelaram os percursos e as identidades profissionais de um grupo de professores à beira da reforma? Os dados foram recolhidos através de entrevistas aprofundadas, a cinco professores (n=5). Um docente por cada um dos ciclos de ensino da escolaridade obrigatória portuguesa. Prevê-se que o estudo contribua para o conhecimento das mudanças educativas ocorridas nas últimas 4 décadas em Portugal, vistas pelo prisma dos agentes dessas mudanças e pelas alterações que foram contribuindo para a sua identidade profissional.
  • Contextos de mudança: efeitos na identidade profissional de professores
    Publication . Alemão, Rosália Silva; Mouraz, Ana
    Este estudo investiga os efeitos das mudanças contextuais, profissionais e pessoais no desenvolvimento profissional e na (re)construção da identidade de professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, em exercício na Região Autónoma dos Açores, com carreiras temporalmente representativas. Utilizando uma abordagem qualitativa e fenomenológica, baseada em narrativas biográfico-profissionais, realizaram-se entrevistas aprofundadas a três professores com 25 a 30 anos de experiência. A análise dos dados, conduzida com o software MAXQDA24, revelou que as políticas educativas, os contextos escolares e os eventos pessoais desempenham um papel crucial na evolução da identidade profissional dos docentes. Os resultados destacam a resiliência como um fator central na adaptação às mudanças e na manutenção do compromisso com a profissão. Além disso, observou-se que a identidade profissional dos professores evolui de uma abordagem centrada no conteúdo para uma perspetiva focada no bem-estar e no desenvolvimento dos alunos. Ainda em evidência, neste estudo, o contributo de programas de formação contínua que vão além do aperfeiçoamento de competências profissionais e técnicas, englobando o desenvolvimento de competências emocionais e sociais que suportam a resiliência e fortalecem a identidade profissional. Embora os resultados sejam significativos, a natureza qualitativa do estudo e a condicionante geográfica (Açores) limita a generalização para outros contextos. Pesquisas futuras poderiam explorar esses temas em grupos maiores e mais diversificados, bem como em estudos longitudinais.
  • Formação de professores para o digital: metodologias ativas e recursos digitais
    Publication . Cabrita, Ana Sofia Dias de Oliveira; Nobre, Ana
    A educação e o processo de ensino aprendizagem estão sobre fortes mudanças. A recente pandemia, COVID-19, veio promover o uso das tecnologias digitais em sala de aula. O que foi conseguido foi um passo importante, mas que carece de consolidação e de assimilação por parte dos docentes. A rápida evolução tecnológica e a sua crescente integração nos contextos educativos, fruto do ensino de emergência, exige que os professores adquiram as competências necessárias para integrar as ferramentas digitais e as metodologias ativas no processo de ensino. A necessidade da crescente integração das tecnologias digitais no contexto educativo tem sido um desafio para os professores, havendo necessidade de adquirirem competências essenciais para uma integração das mesmas, visando uma prática pedagógica mais eficaz e relevante. Este trabalho pretende mostrar como a formação de professores pode potenciar o uso das metodologias ativas, associadas às ferramentas digitais, de modo a promover nos alunos, aprendizagens significativas. A investigação proposta visou o desenvolvimento de uma ação de formação, para um grupo de docentes do 1º Ciclo, com vista à integração de metodologias ativas e recursos digitais na sua prática pedagógica, analisando se a mesma teve o desejado impacto. A formação realizada dividiu-se em 4 módulos: metodologias ativas, recursos educacionais abertos (REA), ferramentas digitais e avaliação em contexto online. A mesma teve um funcionamento híbrido, com sessões online e presenciais e decorreu durante os meses de fevereiro e março de 2023, no Agrupamento de Escolas de Alcochete, tendo como público-alvo 29 docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • Práticas de estudo online em comunidades de aprendizagem
    Publication . Lamas, Sónia Carla de Oliveira; Goulão, Fátima
    A relevância da comunicação no ensino em regime de eLearning é um tema cada vez mais presente no mundo atual, com o uso avassalador da internet; usada através de diversos meios e plataformas que estão a causar mudanças profundas nas práticas comunicacionais, no ensino e na formação, ou seja, na aprendizagem do ser humano. Habituados a um registo presencial no ensino, os docentes defrontam-se hoje com a necessidade de alterar o seu comportamento tradicional para um campo de ação comunicacional totalmente diferente, assente na internet, nas plataformas de comunicação globais e aplicações diversas, nomeadamente as redes sociais. Neste quadro, apresentamos como principal objetivo do estudo a forma como se realiza a comunicação no eLearning. Assim sendo, pretendemos compreender até que ponto o uso da plataforma Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais ajuda na comunicação educacional, promovendo uma melhor interação entre todos. Considerando o tema escolhido e o objetivo da investigação, fomos em busca de elementos necessários no sentido de obter respostas; recorrendo ao inquérito online aplicado a professores e alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Arouca. Tendo como base os resultados alcançados, podemos observar que o uso do Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais favorece o ensino e aprendizagem no contexto educacional, estimulando de forma positiva a obtenção do conhecimento; o que vai na mesma linha de pensamento de diferentes autores que se debruçaram sobre esta temática aqui em estudo. Constatamos que a grande maioria dos professores e alunos corroboram da mesma opinião, mencionando que a plataforma é uma ajuda na dinâmica do ensino, onde o material digital facilita na compreensão dos assuntos, melhora a comunicação entre todos e permite a troca de experiências e informações. É um incentivo ao trabalho cooperativo e colaborativo, sendo uma ajuda para tirar dúvidas sobre as matérias dadas nas aulas, o que permite maior proximidade entre alunos/professores; facilitando a tomada de decisões entre todos, o que melhora o ambiente na sala de aula. Foi evidente com esta pesquisa que o papel do professor, tendo em conta uma nova realidade, deverá ser adaptado aos novos modelos pedagógicos. Como tal, é importante manterem-se atualizados, com o intuito de motivarem os seus alunos neste novo cenário de aprendizagem.
  • Programa de formação online em literacia da informação: estudo de caso nos Açores
    Publication . Azevedo, Catarina Menezes de; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Numa sociedade em que o acesso à informação assume um papel essencial, a literacia da informação é alvo de um maior interesse por parte das comunidades escolares, em particular, das bibliotecas escolares, que se mobilizam para a implementação de atividades, práticas e programas que visam o desenvolvimento desta competência. Ora, no contexto atual, em que a mediação tecnológica tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante, com mudanças que implicam não só a alteração dos perfis dos estudantes e dos professores como dos processos de aprendizagem, tem sido necessário repensar os processos de ensino e de aprendizagem, no qual se insere o processo de apreensão das competências subjacentes à literacia da informação. Tal como noutras áreas, a formação para a literacia da informação é sempre um processo que exige que se implique quem aprende no seu processo de aprendizagem. Num ambiente de aprendizagem Online mantém-se esta necessidade, acrescida da mediação pela tecnologia. Assim, o objetivo central deste estudo consiste em procurar compreender de que forma se pode responder às necessidades no âmbito da literacia da informação através do desenho de uma proposta de um programa de formação para professores, desenvolvido pela Biblioteca Escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa com orientação interpretativa, visando identificar as teorias do eLearning e as tipologias de aprendizagem que melhor se adaptam à literacia da informação, bem como as estratégias e os instrumentos que poderão ser utilizados, criando assim uma proposta de modelo para o processo de formação neste âmbito.
  • Supervisão entre pares: efeitos na relação professor-aluno
    Publication . Peseiro, Oriana; Aires, Luísa; Seabra, Filipa
    A qualidade da relação professor-aluno tem, inequivocamente, um impacto no processo de ensino e aprendizagem. Da interação entre ambos os elementos depende o sucesso da aprendizagem. Nesse sentido, a relação pedagógica entre professor e aluno emerge como uma dimensão central de todo o processo pedagógico. No que respeita à conceção de supervisão, a evolução do conceito permite-nos entendê-la como uma partilha de experiências e como forma de colaboração entre pares, que traduzindo-se num ato de reflexão, permite transformar e melhorar as práticas educativas. Pela análise do enquadramento das duas dimensões expostas, neste estudo objetiva-se analisar os efeitos que a supervisão entre pares poderá evidenciar na relação entre professor e aluno, verificando a possível melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se num modelo de investigação de natureza qualitativa, assente no propósito de conhecer as perceções dos atores envolvidos no que respeita às diferentes situações da realidade vivenciada, considerando que a compreensão do contexto valoriza o ponto de vista de quem nele vive. Consequentemente, optou-se pelo design de estudo fenomenológico, mediante o qual se pretende descrever o fenómeno em estudo, através da análise das realidades experienciadas e vividas pelos participantes da investigação, atendendo à forma como as descrevem e interpretam. Para tal, privilegiou-se a análise documental de projetos educativos e de projetos desenvolvidos no âmbito da observação/supervisão entre pares, bem como de entrevistas semiestruturadas individuais, dirigidas aos coordenadores e participantes de projetos de supervisão/observação entre pares, de dois Agrupamentos de Escolas, selecionados por desenvolverem projetos neste campo de ação e aceitarem participar no estudo em curso. A subsequente análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que, até ao momento, a prática de supervisão entre pares não é reconhecida pelos participantes do estudo como uma possibilidade de melhoria da relação entre professor e aluno, embora seja potencializadora da mudança das ações pedagógicas.