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- O que é uma PME?: análise conceptual e classificação na União EuropeiaPublication . Jacquinet, MarcAs Pequenas e Médias Empresas (PME) constituem um dos pilares fundamentais da economia contemporânea, representando a espinha dorsal do tecido empresarial europeu e mundial. A definição e categorização destas entidades económicas assume particular relevância no contexto das políticas públicas, do acesso ao financiamento e da implementação de medidas de apoio específicas. O presente ensaio visa analisar de forma abrangente o conceito de PME, explorando as suas dimensões teóricas e práticas, com especial enfoque na classificação adotada pela União Europeia, que se tornou referência internacional neste domínio.
- A importância das pequenas e médias empresas no tecido empresarial: uma análise centrada na União EuropeiaPublication . Jacquinet, MarcAs Pequenas e Médias Empresas (PME) constituem a espinha dorsal da economia europeia e mundial, representando um segmento empresarial de importância estratégica fundamental para o desenvolvimento económico, social e territorial. Na União Europeia, estas entidades são tradicionalmente definidas como empresas que empregam menos de 250 trabalhadores e cujo volume de negócios anual não excede os 50 milhões de euros, ou cujo balanço total anual não ultrapassa os 43 milhões de euros (Comissão Europeia, 2003). A relevância das PME transcende a mera dimensão quantitativa, assumindo um papel qualitativo crucial na dinamização dos mercados, na promoção da inovação, na criação de emprego e na coesão territorial. O presente ensaio propõe-se analisar de forma aprofundada a importância destas empresas no tecido empresarial europeu, explorando as suas múltiplas dimensões e contribuições para o desenvolvimento socioeconómico.
- Análise documental: a relação das diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras da BNCC de 2018 com os conceitos de sociedade em rede e educação híbridaPublication . Souza, Deric Roberto Alves de; Nobre, AnaO presente trabalho relaciona as diretrizes contidas no principal documento educacional do Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de línguas estrangeiras com os conceitos de educação híbrida e sociedade em rede. Esta discussão se baseia na ideia do teórico Manuel Castells de que a sociedade caminha para uma vida cada vez mais em rede e a educação básica não pode ficar apartada dessa rede; sendo assim, uma educação híbrida e mais conectada se faz necessária, principalmente para o ensino de línguas estrangeiras, que é uma aprendizagem que por si só já rompe barreiras e conecta culturas diferentes. As diretrizes contidas na BNCC de 2018 e em outros documentos que se baseiam nela, de autoria do Ministério da Educação do Brasil (MEC), nos fornece as principais ideias de como o governo planeja e pensa a didática e os caminhos para o ensino de línguas estrangeiras nos próximos anos e décadas. Esta relação entre os conceitos de sociedade em rede e educação híbrida nos traçará um panorama das principais dificuldades e facilidades que o Brasil terá no ensino de línguas estrangeiras para os próximos anos, assim como o futuro de um país que ainda sofre com escassez de profissionais que consigam manter uma conversa ou escrever um relatório em outro idioma. Por fim, o trabalho também discutirá a necessidade de uma maior criticidade no ensino de línguas estrangeiras e como a BNCC pode atuar nesta questão, sendo este o principal documento pedagógico do Brasil, pois entendemos, assim como Manuel Castells, que a sociedade em rede é desigual e que os cidadãos desta nova sociedade precisam entender que, apesar dos diversos avanços que a tecnologia nos trouxe, ainda vivemos em uma sociedade cheia de contrastes e de injustiças, onde a própria aquisição de um segundo idioma ainda é um privilégio para poucos. Por isso, além da educação híbrida, não podemos esquecer que precisamos de uma pedagogia mais crítica e emancipadora, onde os alunos se tornem cidadãos conscientes das desigualdades e da opressão que as classes mais baixas sofrem em um país desigual como o Brasil (Freire, 1968)