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- Flexible learning by design: enhancing faculty digital competence and engagement through the FLeD projectPublication . Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Sepúlveda-Parrini, Paloma; Hernandez-Leo, Davinia; Alkhasawneh, Shata N.; Spilker, Maria João; Carvalho, Isabel Cristina; ShivanandBased on flipped learning, digital competence, and inclusive instructional design, this study employs a mixed-method approach (quantitative and qualitative) to evaluate the pilot and involves academics from six European universities. Teacher participants co-designed and implemented flexible learning scenarios using the FLeD tool, which integrates pedagogical patterns, scaffolding strategies, and playful features. Using a mixed-methods research approach, this study collected and analyzed data from 34 teachers and indirectly over 800 students. Results revealed enhanced student engagement, self-regulated learning, and pedagogical innovation. While educators reported increased awareness of inclusive teaching and benefited from collaborative design, challenges related to tool usability, time constraints, and the implementation of inclusivity also emerged. The findings support the effectiveness of structured digital tools in promoting pedagogical transformation in online, face-to-face, and hybrid learning. This study contributes to the discussion on the digitalization of higher education by illustrating how research-informed design can enable educators to develop engaging and flexible inclusive learning environments in line with the evolving needs of learners and the opportunities presented by technology.
- O papel da biblioteca escolar na liderança e nos processos de inovação e mudança: estudo de caso em dois agrupamentos do concelho de Vila Franca de XiraPublication . Antunes, Luísa Maria; Almeida, Ana PatríciaNum contexto global pautado pela imprevisibilidade e pela mudança, a Escola e, em particular, as Bibliotecas Escolares, podem oferecer-se como agentes relevantes. Face a esta pertinência e, no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, este estudo centrou-se na Liderança que as Bibliotecas Escolares podem assumir enquanto estruturas de gestão intermédia e na Mudança e Inovação desenvolvidas. Foram definidos como objetivos específicos: Caraterizar a ação exercida pelo PB/ Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar; Conhecer a perceção que a Comunidade Educativa tem sobre a ação exercida pelos responsáveis pela BE, nomeadamente, ao nível da Liderança; Analisar o contributo da Biblioteca Escolar no que concerne aos processos de mudança e inovação desenvolvidos no Agrupamento. A partir de uma abordagem qualitativa de dois Agrupamentos, realizou-se um Estudo de Caso recorrendo à análise documental dos Projetos Educativos, à análise estatística descritiva de questionários mistos aplicados aos Conselhos Gerais e à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas aos Professores Bibliotecários e Diretores. As conclusões indicam-nos que a Liderança exercida pela Biblioteca Escolar sustenta-se na colaboração, na disseminação da ação e das ideias e em deter uma coleção digna. Requer aos PB formação, cultura geral, amplitude mental e intelectual, conhecimento do agrupamento, flexibilidade para gerir múltiplas tarefas e capacidades de interagir e comunicar. Os processos de mudança e inovação recaem nas soluções encontradas para os desafios que surgem, na criação e desenvolvimentos de projetos em articulação com entidades, na participação em projetos promovidos pela RBE/PNL e na colaboração de outros desenvolvidos no agrupamento.
- Práticas de supervisão pedagógica: contributos para a implementação de estratégias de feedbackPublication . Xavier, Ana Cristina de Jesus Gomes; Casa Nova, DiogoO presente estudo foi desenvolvido numa escola do 3.º ciclo do ensino básico, integrada num agrupamento de escolas com distribuição geográfica dispersa. Tem como principais finalidades conhecer as práticas e estratégias de feedback utilizadas em contexto de sala de aula e compreender os contributos que a supervisão pedagógica pode oferecer para a melhoria das competências de avaliação das aprendizagens dos alunos. Para tal, procura-se responder às seguintes questões: Qual a natureza e eficácia percebida das estratégias de feedback utilizadas pelos professores do 3.º ciclo da escola X? Que contributos proporcionam as práticas de supervisão pedagógica para a implementação dessas estratégias? Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso com abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário e entrevistas em focus group. Os dados quantitativos foram analisados com recurso a estatística descritiva simples e os qualitativos submetidos a análise temática. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja uma prática recorrente, a sua aplicação é heterogénea e desafiante, com perceções de impacto variável na aprendizagem. Destacam-se as necessidades de aprofundar a literacia nesta área e de reforçar o papel da supervisão pedagógica, ainda pouco estruturada e com presença limitada no apoio à consolidação de práticas eficazes de feedback. Verificou-se que os professores reconhecem o potencial formativo da supervisão pedagógica, mas tendem a associá-la à avaliação de desempenho. A supervisão desejada, marcada por colaboração e confiança entre pares, continua distante da realidade experienciada, emergindo a necessidade da sua integração nos dispositivos de trabalho docente.
- Presença feminina na produção de Fernando Pessoa: desconstruindo estereótipos misóginosPublication . Fernandes, Elizabete Alves; Vila Maior, DionísioA dissertação explora as representações do feminino nas obras de Fernando Pessoa, particularmente nos heterónimos de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e do semi-heterónimo Bernardo Soares. O primeiro capítulo, "Reflexos do feminino nas perspetivas de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares", analisa as diferentes formas de como o feminino é abordado e expresso nas suas poesias. Cada heterónimo tem uma visão distinta sobre a mulher, seja em termos de idealização ou crítica, pelo que se veem refletidas as suas perspetivas filosóficas e estéticas. Por outro lado, o segundo capítulo, "Horizontes de influência: Explorando as raízes históricas, culturais e sociais na escrita de Fernando Pessoa" explora algumas investigações de fontes que influenciaram a obra de Pessoa, nomeadamente o contexto histórico, cultural e social do início do século XX. São, por isso, analisadas as influências do modernismo e das suas inovações estéticas, das questões políticas e sociais da época que moldaram a sua visão do mundo e, consequentemente, a sua representação do género, encontrando diálogo na produção de vozes femininas que subverteram dinâmicas literárias e sociais. E finalmente, o terceiro capítulo, "Diálogos Atuais: Género e Sociedade na obra de Fernando Pessoa à luz das questões contemporâneas" propõe um olhar crítico sobre como as questões de género e sociedade abordadas na obra de Fernando Pessoa podem ser lidas e interpretadas à luz das preocupações contemporâneas. São discutidas algumas implicações dessas representações para a compreensão atual do género, a sexualidade e as relações sociais, refletindo sobre a relevância da obra de Pessoa no contexto atual. Esta investigação visa aprofundar a compreensão das representações do feminino na obra de Fernando Pessoa, através de uma análise cuidadosa dos seus heterónimos e das influências históricas, culturais e sociais que moldaram a sua escrita. Ao abordar as questões de género à luz da época contemporânea, a dissertação propõe uma nova interpretação da relevância da obra do poeta no cenário atual, refletindo sobre o impacto duradouro das suas representações literárias no entendimento moderno das relações de género, procurando desconstruir estereótipos apontados a Fernando Pessoa.
- As crenças e práticas dos professores de PLE sobre o ensino de produção, interação e mediação orais : um estudo de caso na ChinaPublication . Zou, Sumei; Castelo, Adelina; Pinto, JorgeNas últimas décadas, a China tem fortalecido relações comerciais com países de língua portuguesa, aumentando a demanda por profissionais fluentes em português. No entanto, muitos graduados apresentam dificuldades na expressão oral. Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento desta competência e compreender as crenças dos mesmos e as suas práticas pedagógicas é essencial para aprimorar o ensino de português como língua estrangeira (PLE) na China. Este estudo de caso investiga o ensino da expressão oral por parte de cinco professoras universitárias de português na China, analisando não só as suas crenças e respetivas fontes de formação como também as suas práticas pedagógicas, ao nível da abordagem geral e das dimensões de correção, fluência e complexidade. Além disso, examina a relação entre crenças e práticas docentes. A pesquisa combina as abordagens qualitativa e quantitativa. A recolha de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas e observação de aulas, recorrendo à triangulação para garantir a validade dos resultados. Os resultados deste estudo mostram que a experiência como estudante, a formação docente e a experiência de ensino constituem fontes importantes das crenças. As práticas pedagógicas evidenciam métodos variados, embora com prevalência do método de gramática e tradução, a promoção das três dimensões da expressão oral através do recurso a estratégias como a correção explícita, a não interrupção da expressão oral do aluno e o tempo de planeamento, e um maior investimento sobretudo no ensino da produção e da interação orais. Verifica-se, de modo geral, uma consistência significativa entre crenças e práticas, embora também se tenham registado algumas inconsistências.