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- Competências empreendedoras para aprender e ensinar onlifePublication . Ostoyke, Leila Cristina Adriano; Moreira, J. AntónioNossa sociedade passa por transformações significativas, e a educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais e pela popularização da Inteligência Artificial Generativa, competências empreendedoras, associadas a habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e aprendizagem contínua, tornam-se essenciais para a atuação docente. Diante desse cenário, este projeto de intervenção educacional teve como objetivo criar e avaliar um ecossistema de aprendizagem em rede e um modelo de formação que promova, por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, o desenvolvimento de competências docentes para uma cultura empreendedora. A metodologia adotada foi a Design-Based Research (DBR), que integra teoria e prática em ciclos iterativos de design, implementação, análise e redesign. A formação, com duração de cinco semanas, foi aplicada a 20 professores de diferentes áreas, utilizando um modelo pedagógico híbrido e multidimensional, fundamentado em aprendizagem ativa, colaborativa e contínua. O ecossistema integrou ambientes formais, informais e imersivos, explorando tecnologias como inteligência artificial e metaverso, articuladas ao paradigma da Educação OnLIFE. Os resultados, obtidos a partir de dados quantitativos e qualitativos, demonstraram a eficácia do modelo para o desenvolvimento das competências empreendedoras. Os participantes relataram maior autonomia, autoconfiança e visão estratégica, além de mudanças planejadas para suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a formação superou as expectativas, validando-se como uma proposta eficaz para preparar professores empreendedores capazes de inovar na sociedade hiperconectada. Este estudo oferece uma contribuição inovadora para a educação digital ao integrar empreendedorismo, tecnologias emergentes e práticas pedagógicas transformadoras no paradigma OnLIFE.
- Percepção das mães e mulheres dos reclusos sobre o impacto do sistema prisional alternativo da Associação de Proteção e Assistência a Condenados: o caso de Patos de Minas, Estado de Minas GeraisPublication . Miquelanti, Viviane Pereira; Magano, OlgaA reincidência criminal tornou-se um dos grandes gargalos do sistema criminal mundial. Não diferente, o sistema de encarceramento brasileiro tem enfrentado desafios estruturais, tais como superlotação e tratamento desumano ao longo de sua história e, diante dessas adversidades, nomeadamente em termos de reinserção social e cultural dos reclusos, o país tem buscado novas perspectivas de intervenção e recuperação, tal como o método aplicado pela Associação de Proteção e Assistência a Condenados (APAC). Este método consiste em um conjunto de medidas alternativas que visam a ressocialização dos presos, baseada na valorização humana e no tratamento mais digno. Este estudo visa conhecer esse método prisional alternativo, especialmente no que se refere ao papel das famílias dos reclusos da APAC no processo de ressocialização do indivíduo privado de liberdade, em concreto quanto às percepções de mães e mulheres de reclusos a cumprir pena e o impacto da inserção neste programa nas suas vidas e de sua família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas a familiares que tenham passado pelo sistema prisional comum e atualmente vivenciam o regime APAC em Patos de Minas, bem como a funcionários da unidade, buscando uma compreensão holística do modelo. A análise, a partir das narrativas coletadas, procura verificar se o método realmente promove a inclusão das famílias e a ressocialização dos apenados. Os resultados apontam que a participação familiar é não apenas incentivada, mas essencial para o sucesso da reintegração. Sem a família, a recuperação dos reclusos seria significativamente mais difícil, evidenciando a relevância do modelo APAC como alternativa eficaz ao sistema prisional tradicional.