LE@D | Mestrados
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- O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoPublication . Simões, Paula; Bidarra, JoséNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
- Abordagem por competência no ensino básico: estudo de caso realizado na escola “Quintino Ribeiro” Cabo-VerdePublication . Rosa, Eurídice Ester dos Santos; Barros, Daniela Melaré VieiraA emergência da noção de competência no sistema educativo tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino aprendizagem no ensino básico. No estudo que vamos desenvolver procura-se refletir sobre a forma como se têm organizado para responder às orientações do currículo nacional que visam a mudança de paradigma de um ensino centrado nos objetivos e conteúdos para um ensino centrado no desenvolvimento de competências. O currículo exige nova postura dos professores, alunos e da própria escola, o desenvolvimento de competências valoriza a capacidade de resolver situações complexas pelos alunos e não a memorização de informação. Nesse estudo procura-se refletir sobre a forma com os professores do ensino básico da escola ‘Quintino Ribeiro’ em Cabo Verde, se têm compreendido e operacionalizam a orientação do Ministério de educação sobre a abordagem por competências no ensino Básico. Metodologicamente recorremos a um estudo de caso, que integra questionário por inquérito a uma amostra de professores da escola ‘Quintino Ribeiro’ e inquéritos aplicado pais e encarregados de educação envolvidos na conceção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. O tema escolhido é pertinente, com a renovação curricular, assente numa abordagem por competências, os docentes apresentam desorientados, por causa de fraca formação neste domínio. O estudo pensa em contribuir com a identificação das conceções que os professores têm acerca da abordagem por competências no currículo, e ainda o estudo trará melhor entendimento desta abordagem na prática do ensino/aprendizagem.
- Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso onlinePublication . Lima, Luís Miguel de Castro; Morgado, LinaA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Alunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua maternaPublication . Isidoro, Anabela Ramos; Amante, LúciaA sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.
- Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Almeida, António Manuel Galinho Pires de; Morgado, LinaEste estudo tem por objetivo apresentar a problemática da aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida, apresentando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, como uma solução alternativa, a outras soluções existentes, nomeadamente os cursos formais e informais, quer sejam online ou presenciais. De facto, em grande parte, como consequência dos fenómenos da Cibercultura (Lévy 1999), e sociedade em rede (Castells, 1999), atualmente, a velocidade de aparecimento e renovação de conhecimentos é muito elevada. Por esta razão, os conhecimentos e saberes adquiridos tornam-se rapidamente obsoletos. Principalmente por este motivo, ao longo da vida, vai existir uma necessidade permanente e contínua, de renovação de saberes e “savoirfaire”. Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE’s), criados com base em redes sociais, e ferramentas da Web 2.0, poderão promover a autoaprendizagem ao longo da vida, pois potenciam a comunicação, a partilha de informação e conhecimento, permitindo a criação de quadros de ensino / aprendizagem dinâmicos, abertos participativos e criativos. Dito de outra forma, os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, permitem criar ecossistemas adequados para aprendizagens abertas, flexíveis e colaborativas. Todavia, neste contexto, é necessário saber criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem, que permitam obter as mediações tecnológicas e pedagógicas adequadas à aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, por um lado, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que permitem criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem com base em redes sociais e ferramentas da Web 2.0, e por outro, saber integrar e relacionar os conteúdos disponibilizados, de forma pedagógica, para que o conhecimento e saber disponibilizado seja compreendido, útil, e válido em determinada área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho, irá apresentar alguns modelos concetuais de PLE’s criados a partir de ferramentas de modelação e ferramentas da Web 2.0, descrevendo de seguida todo o processo de criação e implementação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, que será utilizado para o estudo de caso. Portanto, e para concluir, o presente trabalho pretende dar uma possível resposta para o problema da aprendizagem ao longo da vida, através da utilização de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, apresentando-se, como uma espécie de “Guideline” para a criação de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, a utilizar na Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Ambientes virtuais: o uso da plataforma “Moodle" como auxiliar da prática docente no ensino secundárioPublication . Pires, Valdemar Dias; Morgado, LinaResumo - A Escola deve manter uma ligação harmoniosa com a sociedade em que se insere, devendo adoptar modos de ensinar e de aprender adequados à nova realidade social. Cada vez mais o professor deixa de ser a fonte do saber de que os alunos dispõem para realizarem a sua aprendizagem, passando a ser mais um tutor, um gestor de aprendizagens, de discursos e práticas diversificadas que estimula as habilidades intelectuais dos alunos, no tratamento da informação disponível. A escola tem de acompanhar esta transformação da sociedade, considerando as novas tecnologias uma mais valia para cativar os alunos. O papel do professor, com o “boom" da sociedade de informação, tornou urgente uma transformação: mais do que transmitir conhecimento aos alunos tem de se lhes proporcionar a aquisição de competências para que sejam capazes de pesquisar, analisar, seleccionar e tratar a informação que lhes chega todos os dias, a um ritmo alucinante. Este projecto tem por objectivo averiguar a possível eficiência da metodologia b-learning (blended learning - misto de ensino presencial e ensino a distância), para alunos do ensino secundário. Para a concretizar, recorreu-se a um método essencialmente qualitativo, realizando-se um “estudo de caso" de um grupo de 12 professores e de 242 alunos da Escola Secundária de Valpaços. Em termos globais, os resultados que se obtiveram não revelaram uma melhoria significativa no aproveitamento dos alunos. No entanto, pela observação das aulas e pelos inquéritos realizados, assim como pelas sessões realizadas, pudemos detectar que os alunos e professores se encontravam motivados para as aulas leccionadas com base na metodologia referida. Foi possível, também, ter a expectativa de que não ganhando objectivamente na aquisição dos conteúdos formais, os alunos e professores adquiriram, com esta metodologia, competências num ambiente de aprendizagem colaborativa que serão mais valias preciosas a médio e longo prazos nas suas vidas pessoal e profissional
- Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de MaputoPublication . Pelembe, Nélia Armando; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraCom o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.
- Análise do modelo didático dos cursos técnico-profissionais em b-Learning: o caso do Instituto Superior Dom Bosco de MoçambiquePublication . Perú, Paula Cristina Castelo; Nobre, AnaO presente trabalho de pesquisa tinha como objetivo Analisar o Modelo Didáctico dos Cursos Técnicos Profissionais no contexto b-learning: caso do Instituto Superior Dom Bosco no período de Junho à Dezembro de 2017. Teve como questão de partida Até que ponto o modelo didáctico usado pelos professores do instituto Superior Dom Bosco contribui para o desenvolvimento das competências dos estudantes? Ao longo do trabalho podemos perceber que o modelo didático usado pelo Instituto Superior Dom Bosco é o modelo de ensino baseado em competências em alternâcia com o modelo centrado no processo mas, também percebeu-se que apesar de ser usado os professores tem dificuldades em explicar em que consiste este modelo. Do resultado de análise da pesquisa pode-se notar que o modelo didático usado pelos professores no Dom Bosco contrubui para o desenvolvimento das competências dos estudantes, conseguimos responder, pois, cerca de 91% dos estudantes afirmaram que o modelo utilizado pelos professores é adequado e permite desenvolver as suas competências. Mas pode-se notar a partir das respostas dos professores que alguns deles fazem o uso do modelo mais não de forma adequada a modalidade de ensino a distância.
- Análise do modelo pedagógico do ECOiMOOC : estudo de caso sobre o design instrucional do Boot CampPublication . Morais, Diana Catarina Thomaz Moura; Morgado, LinaCom a evolução dos meios tecnológicos e da mutabilidade da educação face à era digital surgiram os Massive Open Online Courses (MOOCs). Estes cursos online, de cariz massivo e gratuito e que acolhem todos aqueles que pretendam fazer parte desta experiência educativa, obrigam a repensar os princípios pedagógicos e as ferramentas a disponibilizar para fazer com que os participantes adquiram e desenvolvam competências quer ao nível do tema abordado, quer ao nível digital. Face a esta realidade educacional, há necessidade de estudar este tipo de curso de forma a compreender em que medida estes podem assumir um papel preponderante enquanto fomentadores da criação de conhecimento e ampliação do conceito de educação, na medida em que permitem a todos aqueles que possuam um computador e que tenham ligação à internet terem acesso à educação sem restrições. A literacia digital assume-se como um pilar para que os participantes possam desenvolver e acompanhar todas as atividades propostas ao longo do MOOC. Contudo, há muitos elementos que acabam por promover a desmotivação dos participantes, dos quais é possível destacar: a falta de tempo, a falta de pré-requisitos digitais, a sensação de “solidão” uma vez que o curso se desenvolve num ambiente online, o desconhecimento da plataforma e das ferramentas a utilizar, o volume de informação disponibilizada, assim como o domínio e o desenvolvimento de um cronograma desenvolvido pelo participante para direcionar a sua participação ao longo do curso. A identificação destes fatores permite colocar várias questões: Como será possível reduzir a desmotivação e o abandono? Haverá algum elemento diferenciador que poderá desde do primeiro instante promover a empatia dos participantes em relação ao MOOC? Assim surgiu a necessidade de avaliar em que medida o Módulo de Ambientação pode assumir um papel de destaque. Esta dissertação teve o seu foco no Módulo de Ambientação dos cursos MOOC ministrados pela Universidade Aberta e teve como propósito encontrar uma resposta às seguintes questões investigativas: Quais os parâmetros/características que o Módulo de Ambientação deverá abarcar? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Permitirá o Módulo de Ambientação aumentar os rácios de sucesso destes cursos? Terá este módulo algum contributo para que mais do que uma comunidade dentro do MOOC possa emergir uma comunidade para além do curso em questão? A importância deste estudo deve-se ao facto de se tratar do primeiro contacto do participante com o MOOC e ainda na particularidade de se tratar de um Módulo de Ambientação pensado e desenvolvido segundo o modelo virtual pedagógico da UAb com vista ao desenvolvimento de um modelo pedagógico de referência desenvolvido para MOOCs. A metodologia utilizada para realizar o Estudo de Caso foi desenvolvida com base na recolha de dados provenientes da aplicação de questionários, na realização de entrevistas e na análise de conteúdo das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo do Módulo de Ambientação. Os questionários foram aplicados em dois projetos (EMMA e ECO), enquanto a aplicação das entrevistas e a análise de conteúdo das interações, só foram desenvolvidas no âmbito do ECO. Esta escolha prende-se com facto que o curso desenvolvido no âmbito deste projeto foi elaborado segundo um modelo pedagógico virtual desenvolvido pela UAb especificamente para cursos MOOC, nomeadamente o iMOOC. Após a análise exaustiva dos dados recolhidos é possível concluir que o Módulo de Ambientação desenvolvido foi francamente bem aceite pelos participantes, que o consideraram como uma peça-chave quer no que concerne à parte motivacional dos participantes, quer como elemento impulsionador para promover a continuidade dos participantes no MOOC, quer como ponto de partida para a criação de comunidades de prática. Foi ainda identificado como essencial para permitir a familiarização com a plataforma, com a própria dinâmica do curso e como promotor do código de conduta /etiqueta da convivência online.