Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-06"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Desafios da empresa internacional (Tópico 3)Publication . Jacquinet, MarcA globalização da concorrência permite que as empresas conquistam vantagens competitivas por meio das suas atividades em vários países. No entanto a escolha das localidades para estabelecer as suas bases domésticas são cruciais, pois será aí que serão executadas as atividades mais críticas da empresa. Esta escolha deve ser analisada detalhadamente de forma a consolidar a posição competitiva da empresa.
- Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissionalPublication . Medeiros, Ana Paula Almeida Lopes; Moreira, Darlinda; Ramos, Maria do RosárioO presente trabalho foca-se nas atuais tendências do ensino profissional em Portugal, analisa o perfil de quem opta por esta via de ensino e averigua as diferentes perspetivas dos formandos que frequentam o Ensino Profissional numa Associação de Formação para a Indústria que se destaca pelo trabalho que tem desenvolvido e pelos aspetos inovadores que proporciona, quer ao nível de infraestruturas e equipamentos que disponibiliza, quer ao nível do sistema do ensino que aplica - o ensino DUAL que concilia a formação teórica e prática em sala de aula, oficina ou laboratório, com a formação Prática em Contexto de Trabalho. Em termos metodológicos, e após as devidas autorizações foi aplicado um inquérito por questionário a 144 formandos que frequentam os cursos das três modalidades de formação. Depois de realizada a análise descritiva dos dados recolhidos, e como conclusões principais do estudo, destacamos as perspetivas dos formandos que afirmam que procuram esta via de ensino devido ao gosto que apresentam pela área do curso que frequentam e pela rápida integração no mercado de trabalho. Acresce ainda o facto do conhecimento teórico/prático adquirido nos cursos que os formandos frequentam ser considerado como essencial para o desempenho de uma profissão. Sobre o grau de satisfação em relação ao curso que frequentam, uma considerável percentagem de formandos afirma estar satisfeito e completamente satisfeito.
- A teoria de negócio internacionalPublication . Jacquinet, MarcÉ importante considerar as respostas às questões como tentativas que são geralmente positivas, mas sujeitas a melhorias. Vejam o estilo e a completude do conteúdo, nomeadamente no texto adoptado. Existe ainda várias possibilidades de formar uma resposta correta, nomeadamente no que diz respeito à forma. O conteúdo deve se aproximar muito do que foi estudado, no texto adoptado.
- Novas dimensões do risco, incertezas emergentes nos usos de big data e inteligência artificialPublication . Jacquinet, Marc; Bussotti, Luca; Cavique, LuísDepois de uma evolução constante, e mais recentemente, em apenas uma década, o uso da informação nas ciências, nas empresas e na sociedade se tem modificado profundamente. O objetivo desta comunicação é discutir as transformações do risco, com as novas zonas de sombra nos processos decisórios em relação à utilização massiva de dados e de ferramentas de inteligência artificia. Destas transformações, resultam em novas combinações no vida cotidiana e nas tomadas de decisões, nomeadamente em empresas e nos sistemas políticos e nos processos eleitorais.
- Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Almeida, António Manuel Galinho Pires de; Morgado, LinaEste estudo tem por objetivo apresentar a problemática da aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida, apresentando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, como uma solução alternativa, a outras soluções existentes, nomeadamente os cursos formais e informais, quer sejam online ou presenciais. De facto, em grande parte, como consequência dos fenómenos da Cibercultura (Lévy 1999), e sociedade em rede (Castells, 1999), atualmente, a velocidade de aparecimento e renovação de conhecimentos é muito elevada. Por esta razão, os conhecimentos e saberes adquiridos tornam-se rapidamente obsoletos. Principalmente por este motivo, ao longo da vida, vai existir uma necessidade permanente e contínua, de renovação de saberes e “savoirfaire”. Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE’s), criados com base em redes sociais, e ferramentas da Web 2.0, poderão promover a autoaprendizagem ao longo da vida, pois potenciam a comunicação, a partilha de informação e conhecimento, permitindo a criação de quadros de ensino / aprendizagem dinâmicos, abertos participativos e criativos. Dito de outra forma, os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, permitem criar ecossistemas adequados para aprendizagens abertas, flexíveis e colaborativas. Todavia, neste contexto, é necessário saber criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem, que permitam obter as mediações tecnológicas e pedagógicas adequadas à aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, por um lado, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que permitem criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem com base em redes sociais e ferramentas da Web 2.0, e por outro, saber integrar e relacionar os conteúdos disponibilizados, de forma pedagógica, para que o conhecimento e saber disponibilizado seja compreendido, útil, e válido em determinada área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho, irá apresentar alguns modelos concetuais de PLE’s criados a partir de ferramentas de modelação e ferramentas da Web 2.0, descrevendo de seguida todo o processo de criação e implementação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, que será utilizado para o estudo de caso. Portanto, e para concluir, o presente trabalho pretende dar uma possível resposta para o problema da aprendizagem ao longo da vida, através da utilização de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, apresentando-se, como uma espécie de “Guideline” para a criação de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, a utilizar na Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Introdução à gestão de PME (Tópico 1)Publication . Jacquinet, MarcDada a importância das PME no tecido empresarial (em Portugal e na Europa), a ideia de gerir uma PME à semelhança da gestão de uma grande empresa ganha cada vez mais sentido. É possível, e desejável, a aplicação destas técnicas na gestão de PME, fazendo a diferença entre a sobrevivência e o crescimento.
- Gestão do conhecimento e mudança organizacional (Tópico 2)Publication . Jacquinet, MarcTópico 2 - Gestão do conhecimento e mudança organizacional