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- Comunidades sustentaveis, governança e a grande transiçãoPublication . Jacquinet, Marc; Nobre, Ângela Lacerda; Duarte, Rogério; Pimentel, FernandoComo ponto de partida da definição, discussão e implementação de uma comunidade sustentável, podemos escolher a definição de Swales (1988, 1993, 1998) da comunidade de discurso que se baseia num conjunto de princípios a meditar.
- Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de MaputoPublication . Pelembe, Nélia Armando; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraCom o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.
- Multilinguismo e identidades: o caso do bilinguismo nos Países BaixosPublication . Justo, Dina do Carmo Caetano da Luz; Sequeira, Rosa MariaO multilinguismo é um dos princípios fundadores da União Europeia (UE) e uma das características que mais contribui para a identidade da Europa como uma comunidade intercultural e multilingue. Contudo, e apesar de nas instituições europeias todas as vinte e quatro línguas dos Estados Membros serem oficialmente aceites – e ser encorajado, defendido e protegido o seu uso – cada vez mais a língua inglesa é utilizada como língua global, sendo a língua que mais frequentemente é comum a intervenientes com diferentes línguas maternas. Nos Países Baixos, o uso do inglês está bastante enraizado sendo utilizado em diversos contextos, desde o lazer ao contexto académico, passando pela comunicação social. Se, por um lado, é de grande utilidade e enriquecimento individual e coletivo o conhecimento que a maioria dos neerlandeses tem desta segunda língua, por outro lado, será que há um impacto na identidade cultural do país? O uso do inglês nos Países Baixos tem sido de tal forma difundido e é tão comum ouvir falar esta língua que há quem fale do surgimento de uma nova língua, Dutch-English ou Dunglish como fusão das duas línguas. Há mesmo quem defenda que o neerlandês está a ser negligenciado em detrimento do inglês. Existem diferentes pontos de vista em relação a esta questão, que serão analisados, de forma a tentar perceber as implicações do uso massivo da língua inglesa nos Países Baixos e qual o sentimento geral em relação a esta situação.
- O audiovisual como ferramenta de divulgação científica em saúde: um estudo aplicado no Projeto “Sífilis Não”Publication . Sousa, Suelayne Cris Medeiros de; Ramos, Natália; Lacerda, Juciano de SousaO Brasil vive uma epidemia de sífilis desde 2016 e, por isso, é cada vez mais evidente a importância da divulgação da ciência para compartilhar com a população geral informações voltadas à promoção da saúde. Nesse sentido, a divulgação do projeto “Sífilis Não” é importante para que todos possam ter acesso ao conhecimento construído pelos pesquisadores, assim como às atividades realizadas e ao impacto dessa IST para a sociedade. Desse modo, este trabalho propõe-se analisar de que forma a comunicação audiovisual pode ser aplicada à divulgação de pesquisas em saúde para contribuir para uma maior adesão do conhecimento científico. O nosso estudo é voltado ao público jovem com idade entre 18 e 29 anos, e através de um formulário online, buscamos compreender os aspectos da linguagem audiovisual que favorecem ou não o seu interesse pelo conteúdo científico. A partir das respostas de 300 estudantes universitários, constatou-se que a maioria dos jovens reconhece a importância da produção audiovisual para as pesquisas científicas e que possuem preferência por conteúdos mais objetivos, com dados estatísticos e fala de especialistas. Quanto à preferência dos entrevistados, o curta-metragem e o documentário foram os formatos audiovisuais mais destacados. Nos resultados da pesquisa, é perceptível a importância do audiovisual no cotidiano do brasileiro bem como a sua eficiência na divulgação da ciência e do trabalho de pesquisa do projeto “Sífilis Não”.
- Mulheres agressoras sexuais de crianças: papeis de género nas decisões judiciaisPublication . Pinho, Ana Alexandra dos Santos Azevedo; Ventura, Isabel Maria Nunes; Vieira, Cristina PereiraA sociedade em que vivemos tende a normalizar comportamentos, definindo papéis familiares, sociais e culturais associados aos homens e às mulheres (Vieira & Costa, 2016; Leal, 2007). Neste contexto, a criminalidade de autoria feminina é, tendencialmente, percecionada como menos frequente e um desvio de padrões normativos, o que pode implicar uma maior censura, face às expectativas associadas à feminilidade, relacionadas com a passividade sexual, com a submissão social, com a gravidez, com a maternidade e com as competências parentais (Heidensohn, 1997; Amâncio, 1994; Matos et al., 2012). Assim, a presente investigação almeja apurar de que forma este ideal feminino assume relevância na interpretação jurídica e tomada da decisão judicial, quando ocorre o crime abuso sexual de crianças de autoria feminina. Para alcançar este objetivo recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa assente em análise de conteúdo bibliográfico, doutrinário, legislativo e jurisprudencial, complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas, a individualidades da magistratura, visando-se a recolha de experiências, perspetivas, conhecimentos, mapeamento de representações, sentidos e significados de quem exerce o poder judicial. A conjugação de todos os elementos demonstra a persistência de uma visão dicotómica de autoria masculina e feminina na criminalidade sexual contra crianças, fruto da bipolarização dos papéis de género, o que contribui para que a autoria feminina deste crime seja mais difícil de ser detetada e denunciada, implicando uma maior censurabilidade (judicial e social), nomeadamente quando existe um vínculo biológico com a vítima. Assim, para uma melhor prevenção e deteção destes crimes de autoria feminina e para um julgamento mais neutro e equitativo, importará percecionar as mulheres na sua individualidade, afastadas das expetativas sociais que sobre elas impendem.