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- Realidade virtual na educação: principais desafios à sua adoção numa instituição educativaPublication . Sacavém, Ana Isabel Rodrigues Simões Casinhas; Morgado, LeonelA Realidade Virtual embora muito atrativa, apresenta, ainda, variados desafios à sua adoção nas instituições de ensino. Este trabalho tem como objetivo geral estudar os desafios que emergiram na adoção da Realidade Virtual em turmas do 8.º e 9.º anos na Carlucci American International School of Lisbon. Fez parte de uma proposta de atividades do comité de STEAM dessa escola. Escolheu-se a metodologia de investigação-ação e essa escolha levou à realização de 9 ciclos de planeamento, execução, reflexão e readaptação. O estudo dos resultados permitiu confirmar o estado da arte, de que a adoção da realidade virtual enfrenta desafios financeiros, técnicos, pedagógicos e sociais cuja prevenção deve ser refletida na estratégia de implementação adotada, proporcionando concretizações particulares nascidas do confronto com as características do contexto de investigação. O custo elevado dos equipamentos, das licenças e da infraestrutura necessária podem ser um forte obstáculo para as instituições com menos recursos financeiros e humanos. A qualidade pedagógica, a necessidade de formação dos professores, o planeamento das aulas e a adaptação do conteúdo letivo às tarefas imersivas revelaram-se essenciais para o sucesso dos momentos de aprendizagem imersiva. No campo social, as questões de acessibilidade, de inclusão e de higienização exigem planeamento específico, quer por ser necessário o consentimento dos encarregados de educação (porque os alunos eram menores de idade), quer por alguma razão de doença impeditiva. Revelaram-se padrões e desafios com potencial para serem extrapolados a outros contextos. O trabalho revelou ainda padrões e dificuldades que podem ser comuns, potencialmente aplicáveis em contextos diversos, contribuindo para o enriquecimento do debate sobre o uso de tecnologias imersivas no ensino e fornecendo perceções valiosas para futuras implementações.
- Multiculturalidade na biblioteca escolar: estudo de caso numa escola internacional em PortugalPublication . Silva, Anabela Neves da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNuma sociedade global, a multiculturalidade inscreve-se como uma característica intrínseca à qual as escolas não são alheias. Em Portugal, o crescimento de escolas internacionais enriquece a oferta educativa no país, partindo-se do pressuposto de que, nestas escolas, a Biblioteca Escolar é um espaço plural, promotor da tolerância e do sentido de pertença entre crianças e jovens oriundos de diversos países, acolhendo, enfim, a multiculturalidade. Tendo como foco estas temáticas, esta investigação concretiza um estudo de caso, implementado numa escola internacional do distrito do Porto, com os objetivos de: identificar as perceções e práticas da comunidade educativa, designadamente os professores com componente letiva, sobre a multiculturalidade, em particular na BE de uma escola internacional no distrito do Porto; identificar fatores que condicionam a implementação da multiculturalidade na referida BE e os que a favorecem. Neste âmbito, foi realizada uma revisão da literatura, a qual informou o enquadramento teórico e a construção de um inquérito por questionário, dirigido a professores e diretores, cuja implementação correspondeu à recolha de dados; estes foram analisados através de métodos mistos, em conformidade com o cariz exploratório da investigação. Foi possível concluir que os inquiridos entendem que a multiculturalidade está representada na BE da escola, o que é favorecido pela dinamização de atividades e o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas mesmas. Pelo contrário, o tempo dedicado a tais atividades é, no seu entender, insuficiente, tal como o apoio da direção ou ainda a coleção em algumas das línguas faladas pelos alunos. Por fim, a colaboração entre a BE e os departamentos da escola foi apontada como fator que simultaneamente condiciona e favorece a multiculturalidade, o que sugere ser um aspeto a reforçar, tanto mais que julgamos essencial para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa.
