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- Competências em inteligência artificial no ensino superior e as línguas estrangeirasPublication . Oliveira, Susana M.Recurso interativo concebido para apoiar estudantes do ensino superior no desenvolvimento de competências de pensamento crítico no uso de Inteligência Artificial (IA), com especial atenção ao contexto das Línguas Estrangeiras. A partir de documentos de referência como o Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa (UNESCO, 2024) e o Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos (DigComp, 2022), o conteúdo organiza-se em oito áreas-chave: literacia e cidadania digital; compreensão básica de IA; pensamento crítico e avaliação de conteúdos de IA; avaliação do impacto e da eficácia da IA no ensino-aprendizagem; aplicação estratégica de ferramentas de IA; domínio crítico de ferramentas de tradução e assistentes de escrita; desenvolvimento da fluência e da pronúncia; inclusão e acessibilidade.
- Curso alfabetização baseada na ciência – ABC e o desenvolvimento profissional docente: uma experiência entre Brasil e PortugalPublication . Mostaço, Maria Eduarda Manso; Barros, Daniela Melaré VieiraO processo de desenvolvimento profissional docente envolve uma série de fatores, ocorre de forma contínua e dinâmica e permeia autoconhecimento, contexto, prática docente e reflexão crítica. A formação contínua é uma das maneiras por meio da qual o professor busca seu desenvolvimento profissional. Esta investigação analisou a relação da formação de aperfeiçoamento Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) oferecida no âmbito do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores com o desenvolvimento profissional de professores que participaram do programa, e qual a pecepção dos professores sobre a referida formação. É um estudo de caso, de metodologia qualitativa, realizado por meio de análise bibliográfica, documental, questionário e entrevistas. Ao total, participaram da formação 100 professores de todo o Brasil, destes responderam ao questionário 46, e 5 participaram da entrevista. Destaca-se que pelo número reduzido de entrevistas não é possível fazer generalizações a partir dos resultados deste trabalho. Apesar disso, verificou-se que a formação ABC teve impacto significativo no desempenho profissional dos professores (89,1%), melhorando inclusive a motivação para atuar em sala de aula (91,3%). Os resultados desta pesquisa também apontaram que foi possível aplicar o conhecimento do curso ABC na rotina profissional dos professores (80,4%), além disso, 80,4% deles indicaram que sentem-se capazes de compartilhar o conhecimento do curso com outras pessoas. As entrevistas revelaram transformações nas práticas pedagógicas, resultados positivos no desempenho dos alunos e uma ampliação das percepções sobre alfabetização, além da valorização das trocas de experiências e da disseminação do conhecimento adquirido. Finalmente, também emergiram questões relacionadas à falta de apoio institucional, às dificuldades e resistências de gestores na implementação das propostas nas redes de ensino.
