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- Workshop on the operational use of food web indicators and information (WKFoodWeb; outputs from 2024 meeting)Publication . Belgrano, Andrea; Winter, Anna-Marie; Bauer, Barbara; Planque, Benjamin; Faithfull, Carolyn; Howell, Daniel; Pedreschi, Debbi; Szalaj, Dorota; Andonegi, Eider; Cafferty, Erin; Gal, Gideon; Saygu, Ismet; Laveric, Jack; Bentle, Jacob; Brito, Joana; Woronof, Josephine; Czechowska, Karolina; Ortega-Cisnero, Kelly; Tomcza, Maciej; Castro, María; Torres, Marián; Püts, Miriam; Silvar, Paula; Puntila-Dodd, Riikka; Seixas, Sónia; Corrales, Xavier; Andonegi, Eider; Bentley, Jacob; Torres, Marián; Tomczak, MaciejThe Workshop on the operational use of Food Web indicators and information (WKFoodWeb), held in Copenhagen from February 19–21, 2024, focused on the future integration of food web information into ICES advice and progress towards Ecosystem-Based Management and Ecosystem-Based Fisheries Management (EBFM). Key iscussions focused on how food web and ecosystem information could compliment the existing ICES advisory framework, including catch advice and Ecosystem Overviews. Invited presentations addressed ecosystem-informed scientific advice, the use of food web indicators, and the development and availability of food web models. Examples from academics, NGOs, and government advisors showcased how ICES might use food web indicators (such as feeding guild indicators and Ecological Network Analysis indicators) to deliver food web information to requesters which is consistent with their objectives under various policy commitments (e.g., Good Environmental Status; GES). Participants emphasised the need for standardised and accessible methods across ecoregions and ICES expert groups with improved data integration, stakeholder engagement, and transparent and robust communication of uncertainties. Breakout groups discussed options for the integration of food web information in advice, where and when needed, by means of pragmatic mechanisms for EBFM and the inclusion of more informative food web products in Ecosystem Overviews. The workshop concluded with actions and priorities focused on 1) synthesizing information and efforts regarding the development food web indicators across ICES expert groups, 2) developing and communicating options for ecosystem-informed fisheries advice, and 3) creating a roadmap for the systematic and transparent use of food web models within ICES.
- Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAAPublication . Cordeiro, Pedro Miguel Silva; Henriques, SusanaEsta investigação intitulada Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional nos professores da RAA, terá como propósito investigar e analisar os impactos sobre a visão da supervisão pedagógica por parte dos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e presidentes do conselho executivo, para reconhecer se a visão dos professores açorianos em relação com a supervisão é positiva ou restritiva para desenvolvimento profissional. Para alcançar o objetivo do estudo, os conceitos de estudiosos serão apresentados e debatidos para definir o que é supervisão e quais são suas contribuições para o desenvolvimento da área de docência, focando na melhoria da qualidade da equipe docente. Foi adota na presente investigação uma metodologia mista, integrando abordagens quantitativas e qualitativas, com o objetivo de captar a complexidade do fenómeno estudo. Esta partiu da realização de questionários aplicados a professores e entrevistas semiestruturadas realizadas a presidentes dos conselhos executivos das escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma dos Açores. Esta combinação metodológica possibilitou uma análise mais completa, através de dados numéricos e narrativos. O estudo revelou que a supervisão pedagógica é, maioritariamente, percecionada como positiva, tendo impacto significativo no desenvolvimento profissional docente. No entanto, esta assume um caráter avaliativo/formal na RAA, associada à avaliação do desempenho docente, especialmente nos momentos de progressão na carreira. Esta apresenta um foco mais administrativo e técnico, sendo percecionada pela comunidade docente como fiscalizadora ou controladora, apesar de todas as potencialidades reconhecidas por estes, os mesmos consideram a necessidade de repensar a forma como se aplica a supervisão na RAA. Embora de forma menos generalizada, o estudo identificou casos pontuais, onde ocorreu uma prática de supervisão pedagógica alicerçada na formação contínua profissional, tendo por base práticas de reflexão entre pares e partilha de ideias e metodologias educativas. Este tipo de supervisão, é considerada mais bem aceite pelos professores e mais eficaz no desenvolvimento profissional.
- Execução orçamental na Administração Pública: uma abordagem usando o Power BIPublication . Pais, Ana Margarida Pereira Martins; Cavique, Luís; Lopes, Manuel MoutaA Administração Pública enfrenta desafios significativos na análise e controlo orçamental, resultantes da complexidade dos dados financeiros e da ausência de ferramentas capazes de realizar análises avançadas para a tomada de decisão. Os sistemas convencionais são estáticos e inadequados para responder à dinâmica do ambiente atual, enfrentando problemas de integração e fragmentação de dados que limitam a transparência e a eficiência. Esta dissertação propôs ultrapassar estas barreiras através da implementação do Power BI como uma ferramenta de dashboard, integrando dados financeiros de múltiplas fontes, como ficheiros de Excel e sistemas ERP, para oferecer análises avançadas e conhecimento em tempo real sobre a situação financeira da organização. Com base na metodologia de Investigação-Ação, o estudo abordou as lacunas dos sistemas convencionais de forma colaborativa e iterativa, desenvolvendo um dashboard que aplica técnicas avançadas de transformação e validação de dados, no âmbito da execução orçamental, garantindo consistência e qualidade. O modelo criado permitiu a geração de indicadores chave, como a taxa de execução da receita e da despesa, a percentagem de execução orçamental da despesa e as variações entre compromissos e dotação. A ferramenta foi concebida para apresentar dados consolidados de forma visualmente intuitiva, proporcionando ao utilizador uma visão abrangente e detalhada. O dashboard desenvolvido, visa ser eficaz na promoção da transparência, na agilidade da tomada de decisões e na modernização da gestão financeira das entidades públicas, respondendo às exigências contemporâneas. Este estudo contribui para o avanço das práticas de gestão orçamental na Administração Pública, destacando o potencial do Power BI como uma solução transformadora que pode ser replicada noutros contextos da Administração Pública.
- Os catorze pontos de Deming como fundamento para a gestão da mudança organizacional: uma análise crítica dos princípios de transformação sistémicaPublication . Jacquinet, MarcA gestão da mudança organizacional constitui um dos desafios mais complexos e críticos enfrentados pelas organizações contemporâneas, particularmente num contexto de crescente volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA ou seja volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) que caracteriza o ambiente empresarial atual (Kotter, 2012; Burnes, 2017). Neste panorama, os catorze pontos de W. Edwards Deming emergem como uma estrutura teórica e prática robusta para fundamentar processos de mudança organizacional sustentável e eficaz.
- Implementation of virtual reality in teacher training: a case study with VRChat and Oculus Quest 2Publication . Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Messias, Inês; Economou, Daphne; Lazou, Chrysoula; MacDowell, Paula; Pedrosa, Daniela; Beck, Dennis; Smith-Nunes, Genevieve; Mystakidis, Stylianos; Peña-Rios, Anasol; Richter, JonathonThe growing adoption of immersive learning technologies, such as Virtual Reality (VR), demands a transformation in lesson planning and pedagogical practices. In this case study, 13 teachers enrolled as students in the Digital Resources in Education Master's program at the School of Education of the Santarém Polytechnic University, Portugal, participated in a practical VR experience as part of the Digital Resources II course. During the activity, participants explored learning scenarios in VRChat using Oculus Quest 2. The primary objectives were to provide teachers with hands-on experience in VR, enable them to design VR-integrated lesson plans based on instructional design principles, and facilitate critical reflection on the pedagogical implications of VR.
- Variação linguística e gíria: desafios e estratégias no ensino do português língua estrangeiraPublication . Reis, Elaine Santos dos; Seara, IsabelO presente estudo investiga a variação linguística e o uso de gírias no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), destacando os desafios e estratégias para integrar essas formas linguísticas ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na Sociolinguística Variacionista e na teoria da competência comunicativa, enfatizando a importância de expor os alunos a usos autênticos da língua para desenvolver habilidades pragmáticas e socioculturais. A análise, baseada na observação de práticas pedagógicas no leitorado da Universidade de Nápoles, na Itália, revela que o ensino de PLE em contextos institucionais ainda privilegia a norma-padrão, limitando o contato dos estudantes com variações comuns na oralidade, especialmente as mais difundidas nas redes sociais e mídias digitais. Para abordar essa lacuna, propõe-se uma sequência didática inspirada no modelo de Schneuwly, Dolz et al. (2004), centrada no ensino de gírias do português brasileiro contemporâneo. A proposta inclui a análise de textos autênticos, vídeos, postagens em redes sociais e atividades interativas, visando estimular a compreensão e a produção oral e escrita em diferentes contextos. Ao valorizar a diversidade linguística, este estudo contribui para a ampliação das abordagens no ensino de PLE, promovendo estratégias pedagógicas que favorecem a competência comunicativa dos aprendizes. Espera-se que a proposta auxilie na construção de um ensino mais contextualizado, aproximando os estudantes de práticas discursivas reais e favorecendo maior fluidez e adaptação na comunicação com falantes nativos.
- A domain-agnostic virtual choreography framework for digital twins: an oil spill applicationPublication . Cassola, Fernando; Cavaleiro, Vitor; Lacet, Demetrius; Correia, Miguel; Oliveira, Marco Amaro; Carvalho, Alexandre Valle de; Morgado, LeonelDigital Twins (DTs) for the ocean are rapidly emerging as essential tools for understanding, forecasting, and managing environmental phenomena. However, most existing DT visualization solutions are tightly coupled to specific platforms and lack semantic coherence and interoperability—challenges that are particularly critical in federated and distributed DT systems. Furthermore, visualizing dynamic and spatio-temporal behaviors, such as oil spills, across multiple rendering environments remains a complex, platform-dependent task. In this paper, we present VChor, a domain-agnostic virtual choreography framework designed to address these limitations. Our approach integrates model-driven engineering, semantic web technologies, and platform-independent representations to support the declarative specification of behaviors and visual mappings. A single VChor instance describes spatio-temporal dynamics and associated actions, and can be interpreted by multiple visualization engines (e.g., Unity3D and CesiumJS) without the need for code recompilation or platform-specific programming. We demonstrate our approach through a real-world oil spill monitoring use case, developed in the context of the ILIAD H2020 project, and encapsulated within a modular Application Package. This package automates the generation, validation, and transformation of virtual choreographies from raw data to platform-specific outputs. The framework promotes interoperability, reusability, and scalability, while supporting FAIR principles in environmental Digital Twin workflows. The findings highlight VChor’s potential to streamline scenario modeling, enable cross-platform visualization, and support decision-makers with accurate, flexible, and reusable visual representations of ocean dynamics.