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- O ensino de PLNM na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesaPublication . Falcão, Paula Alexandra Dias; Silva, Mário Filipe daO tema desta dissertação é “O ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesa”. No enquadramento teórico, aborda-se a relação entre as políticas económicas e de língua, com destaque para o papel do português na política linguística da Irlanda e a co-docência como estratégia para o ensino bivariacional da língua. Em seguida, analisam-se as realidades demográfica e económica, incluindo a imigração na Irlanda, a relevância da balança comercial e o impacto da política económica na política de língua, exemplificado pelo Projeto Brasil. A investigação e análise de bibliografia e fontes de informação assinala a importância estratégica do ensino de línguas estrangeiras, descreve o panorama do ensino de português na Irlanda e explora a realidade demográfica de imigrantes lusófonos, bem como as relações comerciais da Irlanda com Portugal e o Brasil. Além disto, a multiculturalidade é apresentada como ferramenta para o ensino de línguas, e o modelo de co-docência, inspirado na experiência do ensino especial, é analisado como potencialmente aplicável ao ensino bivariacional da língua portuguesa. Por fim, é discutida a pertinência do ensino do português em regime bivariacional, destacando-se as suas potencialidades e implicações no contexto irlandês.
- Fontes de Água de Caneças: o património e a história local como meios de preservação da memória e da construção de uma identidadePublication . Matos, Sérgio Paulo Pereira de; Avelar, Ana PaulaEste estudo aplica alguns dos principais conceitos relacionados com o Património Cultural — História, Identidade, Lugares de Memória, Cultura — para explorar a sua ligação às mais icónicas fontes de água de Caneças, à História da região e às suas gentes. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre estas fontes de água e evidenciar o papel central que desempenharam na vida económica e social da localidade. Além disso, pretende-se entender de que forma o Património e a História local podem ser utilizados como instrumentos na construção de uma identidade, sublinhando o valor das fontes de água como símbolos de um passado que, ao longo do tempo, foi sendo esquecido pelos canecenses. Caneças, uma pequena vila no concelho de Odivelas, ganhou notoriedade pelas suas águas que impulsionaram atividades económicas importantes, ligadas à sua extração e comercialização. Ao falar da antiga Caneças, é evocar a vida rural, a cultura saloia e o comércio das suas célebres águas, elementos que ainda hoje são recordados pelas fontes de água e pela memória das suas gentes. O que ficou dessa Caneças antiga? Foram as suas fontes de água, objetos “artísticos” e arquitetónicos, representantes de uma época e de um estilo, que conseguiram ser, também, um agregador de pessoas e de profissões características da região. As fontes de água de Caneças, enquanto património, complementam a História e servem como um meio de acesso da comunidade à sua memória histórica, que é formadora, organizadora e portadora de um sentido de identidade. Assim, estas fontes emergem como verdadeiros “lugares de memória”, desempenhando um papel essencial na preservação da memória histórica e na reafirmação — ou até na reinvenção — da identidade coletiva dos canecenses.
- Comunidade de prática online de professores de educação especial para promoção da educação inclusivaPublication . Valente, Ana Paula; Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioO Decreto-Lei nº 54/2018 preconiza uma mudança de paradigma na implementação de medidas promotoras da inclusão em contexto escolar. Apresenta conceções divergentes da legislação anterior, assenta no conceito de medidas multinível e na possibilidade de todos os alunos poderem beneficiar da implementação de medidas, apenas e só quando as suas necessidades educativas assim o exigirem. As escolas e os docentes estão, ainda, num processo de experimentação da implementação dos conceitos, medidas e pressupostos definidos neste enquadramento legislativo, que abandonou o conceito de educação especial, adotando o de educação inclusiva. O docente de educação especial passa a ter novas responsabilidades como dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem, mantendo o apoio aos alunos, mas também aos docentes. Face às mudanças preconizadas no DL nº 54/2018, no presente estudo recolhemos informação, junto dos professores de educação especial, de diferentes regiões do país, sobre as suas necessidades e o grau de interesse para participar numa CoP online que constituiria um espaço de partilha, análise, debate e esclarecimento, na qual estes docentes poderiam participar com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão. Após a recolha desta informação deu-se início ao funcionamento de uma experiência piloto de uma CoP online na perspetiva de autoformação, autoaprendizagem e formação continuada, graças às ferramentas da Web 2.0. Daqui se verificou que as comunidades de prática são iniciativas pertinentes e necessárias, pois efetivamente, estes docentes sentem necessidade de clarificar conceitos e modos de operacionalizar o preceituado na legislação quanto à promoção da Educação Inclusiva.