Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O ensino de PLNM na Irlanda: a co-docĂȘncia como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da lĂ­ngua portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMPLNM_PaulaFalcao.pdf1.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O tema desta dissertação Ă© “O ensino de PortuguĂȘs LĂ­ngua NĂŁo Materna (PLNM) na Irlanda: a co-docĂȘncia como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da lĂ­ngua portuguesa”. No enquadramento teĂłrico, aborda-se a relação entre as polĂ­ticas econĂłmicas e de lĂ­ngua, com destaque para o papel do portuguĂȘs na polĂ­tica linguĂ­stica da Irlanda e a co-docĂȘncia como estratĂ©gia para o ensino bivariacional da lĂ­ngua. Em seguida, analisam-se as realidades demogrĂĄfica e econĂłmica, incluindo a imigração na Irlanda, a relevĂąncia da balança comercial e o impacto da polĂ­tica econĂłmica na polĂ­tica de lĂ­ngua, exemplificado pelo Projeto Brasil. A investigação e anĂĄlise de bibliografia e fontes de informação assinala a importĂąncia estratĂ©gica do ensino de lĂ­nguas estrangeiras, descreve o panorama do ensino de portuguĂȘs na Irlanda e explora a realidade demogrĂĄfica de imigrantes lusĂłfonos, bem como as relaçÔes comerciais da Irlanda com Portugal e o Brasil. AlĂ©m disto, a multiculturalidade Ă© apresentada como ferramenta para o ensino de lĂ­nguas, e o modelo de co-docĂȘncia, inspirado na experiĂȘncia do ensino especial, Ă© analisado como potencialmente aplicĂĄvel ao ensino bivariacional da lĂ­ngua portuguesa. Por fim, Ă© discutida a pertinĂȘncia do ensino do portuguĂȘs em regime bivariacional, destacando-se as suas potencialidades e implicaçÔes no contexto irlandĂȘs.
The title of this dissertation is “Teaching Portuguese as a Foreign Language (PTFL) in Ireland: Co-teaching as a tool for teaching the American and European varieties of the Portuguese Language.” The theoretical framework explores the relationship between economic and language policies, highlighting the role of Portuguese in Ireland's language policy and co-teaching as a strategy for bilingual teaching of the language. Following this, demographic and economic realities are examined, including immigration in Ireland, the importance balance of trade, and the influence of economic policy on language policy, as exemplified by the Brazil Project. The research and analysis of literature and sources underline the strategic importance of learning foreign languages, provide an overview of the teaching of Portuguese in Ireland, and delve into the demographic reality of Portuguese-speaking immigrants as well as Ireland’s trade relationships with Portugal and Brazil. Furthermore, multiulturalism is presented as a tool for teaching foreign languages, and the co-teaching model, inspired by the experience in special education, is analysed as potentially applicable to bilingual teaching of the Portuguese language. Finally, the relevance of teaching Portuguese in a bilingual environment is discussed and assessed, with emphasis on its potential benefits and implica􀆟ons within the Irish context.

Description

Tese de Mestrado em PortuguĂȘs LĂ­ngua NĂŁo Materna, apresentada Ă  Universidade Aberta

Keywords

PortuguĂȘs lĂ­ngua nĂŁo materna LĂ­ngua portuguesa Ensino PolĂ­tica de lĂ­ngua RelaçÔes comerciais DocĂȘncia Ensino bivariacional Portugal Irlanda Brasil

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue