Repository logo
 
Publication

O ensino de PLNM na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesa

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSilva, Mário Filipe da
dc.contributor.authorFalcão, Paula Alexandra Dias
dc.date.accessioned2025-05-02T15:19:00Z
dc.date.available2025-05-02T15:19:00Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.date.submitted2025-05-02
dc.descriptionTese de Mestrado em Português Língua Não Materna, apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractO tema desta dissertação é “O ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesa”. No enquadramento teórico, aborda-se a relação entre as políticas económicas e de língua, com destaque para o papel do português na política linguística da Irlanda e a co-docência como estratégia para o ensino bivariacional da língua. Em seguida, analisam-se as realidades demográfica e económica, incluindo a imigração na Irlanda, a relevância da balança comercial e o impacto da política económica na política de língua, exemplificado pelo Projeto Brasil. A investigação e análise de bibliografia e fontes de informação assinala a importância estratégica do ensino de línguas estrangeiras, descreve o panorama do ensino de português na Irlanda e explora a realidade demográfica de imigrantes lusófonos, bem como as relações comerciais da Irlanda com Portugal e o Brasil. Além disto, a multiculturalidade é apresentada como ferramenta para o ensino de línguas, e o modelo de co-docência, inspirado na experiência do ensino especial, é analisado como potencialmente aplicável ao ensino bivariacional da língua portuguesa. Por fim, é discutida a pertinência do ensino do português em regime bivariacional, destacando-se as suas potencialidades e implicações no contexto irlandês.por
dc.description.abstractThe title of this dissertation is “Teaching Portuguese as a Foreign Language (PTFL) in Ireland: Co-teaching as a tool for teaching the American and European varieties of the Portuguese Language.” The theoretical framework explores the relationship between economic and language policies, highlighting the role of Portuguese in Ireland's language policy and co-teaching as a strategy for bilingual teaching of the language. Following this, demographic and economic realities are examined, including immigration in Ireland, the importance balance of trade, and the influence of economic policy on language policy, as exemplified by the Brazil Project. The research and analysis of literature and sources underline the strategic importance of learning foreign languages, provide an overview of the teaching of Portuguese in Ireland, and delve into the demographic reality of Portuguese-speaking immigrants as well as Ireland’s trade relationships with Portugal and Brazil. Furthermore, multiulturalism is presented as a tool for teaching foreign languages, and the co-teaching model, inspired by the experience in special education, is analysed as potentially applicable to bilingual teaching of the Portuguese language. Finally, the relevance of teaching Portuguese in a bilingual environment is discussed and assessed, with emphasis on its potential benefits and implica􀆟ons within the Irish context.eng
dc.identifier.tid203942108
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19851
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectPortuguês língua não materna
dc.subjectLíngua portuguesa
dc.subjectEnsino
dc.subjectPolítica de língua
dc.subjectRelações comerciais
dc.subjectDocência
dc.subjectEnsino bivariacional
dc.subjectPortugal
dc.subjectIrlanda
dc.subjectBrasil
dc.titleO ensino de PLNM na Irlanda: a co-docência como instrumento para o ensino das variedades americana e europeia da língua portuguesapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Português Língua Não Materna

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TMPLNM_PaulaFalcao.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: