Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
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- O perfil do professor/tutor em cursos onlinePublication . Gonçalves, Ana Margarida Henriques; Morgado, LinaResumo - Esta investigação centrou-se essencialmente na procura dos traços do perfil do professor/tutor de ensino online que contribui para a melhor aprendizagem dos alunos. O estudo corporizou-se neste texto, que consta de quatro partes, começando pelo enquadramento teórico apoiado em revisão de literatura sobre o ensino online e teorias de aprendizagem. A investigação respeita a uma amostra de sessenta e seis alunos e vinte e dois professores de ensino online de várias instituições de ensino superior. A amostra apresenta uma composição relativamente equilibrada quanto ao género dos respondentes, o que já não se observa nem quanto às habilitações literárias, nem quanto à idade. O estudo experimental consistiu no levantamento de informação relativa à representação que estudantes e professores do ensino online têm sobre as competências do professor/tutor. Utilizámos, como instrumento de recolha de dados, um questionário por nós concebido e previamente pilotado numa amostra para o efeito constituída. Os dados recolhidos foram tratados quantitativa e qualitativamente. Numa abordagem estatística, analisámos as respostas às perguntas fechadas; numa perspectiva qualitativa, estudámos as respostas às perguntas abertas. Os resultados do estudo sugerem que os respondentes apreciam, em geral, favoravelmente, os vários aspectos do professor/tutor sobre os quais foram auscultados e que há uma significativa aproximação entre as opiniões de discentes e docentes, quando ambos os grupos foram solicitados a manifestar a sua opinião. Sugerem também que há uma simetria entre aquilo que os estudantes consideram como mais positivo e mais negativo na intervenção do professor/tutor, com excepção do que concerne à avaliação, que apenas foi registada como associada ao que marcou negativamente os inquiridos.
- O jogo digit@l: um estudo de caso com clãs do Funchal e do FaialPublication . Gouveia, Susana Cristina Gramilho Clemente; Morgado, LinaResumo - O séc. XX trouxe-nos um desenvolvimento tecnológico sem precedentes, especialmente nos meios de comunicação de massa. A Internet e os jogos electrónicos tornaram-se uma parte muito importante na rotina diária quer profissional, quer de lazer de muitos indivíduos Tem assim surgido uma alteração lenta mas permanente no comportamento humano, bem como tem provocado um impacto social. Isto resultou no surgimento de opiniões divergentes e a um novo campo de investigação social e psicológica. Neste contexto, este trabalho procura efectuar um estudo de caso de dois grupos de jogadores (clãs) procurando com isso, reflectir sobre a influência dos jogos electrónicos nos jovens, nomeadamente em termos cognitivos, sociais e educacionais dos jogos electrónicos
- A proximidade mediada : um estudo experimental em ambientes de aprendizagem onlinePublication . Santos, Maria Leonor Maltez Parreira Cortez dos; Mendes, António QuintasO ensino online tem vindo a mostrar, cada vez mais, as suas potencialidades e vantagens, nos vários ramos da aprendizagem, sobretudo relacionadas com a maior facilidade de acesso, sem os obstáculos do tempo e do lugar, principalmente quando assíncrono. Todavia, pela sua novidade e rapidez com que os media na área dos CMC se têm vindo a desenvolver, cada vez mais aperfeiçoados, ainda existe relativamente pouca investigação e estudo relacionado com as formas de comunicação utilizadas pelo professor/formador para conseguir atingir níveis altos de proximidade psicológica com e entre os alunos, de modo a superar a barreira do médium em vez da sala de aula presencial. Este estudo examina pistas de proximidade visuais e linguísticas, altas em contraste com baixas, utilizadas pelo professor/formador em contexto de aprendizagem via CMC, de modo a analisar as percepções dos respondentes sobre: a proximidade em geral, a presença social, o professor, o interesse pelos conteúdos programáticos e a motivação para frequentar o curso. A investigação contou com uma amostra de 60 respondentes, na maioria professores do ensino não superior, com idades que variam entre os 23 e 65 anos. O método experimental consistiu na manipulação de materiais visuais e linguísticos, em quatro versões do mesmo curso, criadas na plataforma online “Moodle”. Utilizámos, como instrumento de recolha de dados, um questionário por nós elaborado a partir de modelos teóricos e experimentais constantes na literatura da temática, de que salientamos os autores O´Sullivan, Gunawardena e McCroskey. Foi feita uma análise estatística e de conteúdo dos dados recolhidos, tomando como referência os conceitos temáticos subjacentes. Os resultados do estudo vieram contribuir para dar mais evidência, entre outros, ao facto de que a proximidade pode ser transmitida através de formas de comunicação mediada por computador em ambiente de aprendizagem.
- Reanimar a física : o ensino presencial com as ferramentas do EADPublication . Pereira, Rute Isabel de Jesus; Andrade, GodobertaActualmente a quantidade de informação flui continuamente, e a evolução das tecnologias também é evidente, por isso, os alunos já não concebem uma escola sem tecnologia, já que fazem parte de uma geração digital. O professor tenta adaptar-se às mudanças, mas a escola ainda não conseguiu integrar e adaptar-se a todas as mutações da sociedade. Como tal, num cenário como este, a consequência é fácil de adivinhar: os alunos estão cada vez mais afastados da escola, e, principalmente, da ciência. È necessário tornar o ensino mais atractivo, desafiante e actualizado, o que em parte pode ser conseguido pelas tecnologias. Em particular, o interesse no uso de Objectos de Aprendizagem, o qual tem vindo a aumentar devido às suas potencialidades pedagógicas. Quando um professor procura num repositório de OA’s um objecto, questiona-se se será o mais adequado para os seus objectivos e para os alunos em questão, já que no mesmo repositório existe um sem número de OA’s para o mesmo conceito. É necessário que os objectos de aprendizagem, tal como os outros recursos multimédia, cumpram certos requisitos de qualidade. Assim, com esta evolução, a avaliação dos objectos de aprendizagem é imprescindível e é também uma ferramenta bastante útil para o professor. Este trabalho teve como principal finalidade conceber e disponibilizar uma grelha de avaliação de OA’s que permita analisar e avaliar um objecto, de forma a apoiar os professores a seleccionar um objecto de aprendizagem no âmbito das ciências físico- químicas. A investigação teórica e a reflexão sobre os resultados obtidos, permite afirmar que existem objectos que são mais apropriados ou que mais facilmente se enquadram nos objectivos dos professores.
- O videojogo como dispositivo de E-Learning e as aprendizagens da matemática na educação pré-escolarPublication . Barros, Cândida; Oliveira, Isolina
- Contextos de aprendizagem 2.0 : a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contextoPublication . Jorge, Nelson; Morgado, LinaEsta tese aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes interactivos, culturais e sociais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de uma disciplina de um curso de mestrado na área do e-Learning que, ao longo de 3 semanas, participaram numa actividade versando a temática Web 2.0 na qual foram convidados a utilizar este tipo de ferramentas. A actividade foi desenhada segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, no conceito Web 2.0 e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino a aprendizagem no contexto online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto.
- Da Web 2.0 ao E-learning 2.0 : aprender na redePublication . Mota, José; Pereira, AldaA emergência da Web 2.0, ou Read/Write Web, é algo que vai muito para além do mero domínio tecnológico: ela é, mais do que uma revolução tecnológica, uma revolução social e cultural, estendendo-se a todas as áreas da sociedade. Em poucos anos, a Web 2.0 mudou radicalmente a forma como as pessoas utilizam a Internet e interagem com os outros, com a informação e com o conhecimento. De consumidores de conteúdos e informação, estes novos cidadãos digitais passaram também a ser produtores de informação, criando conteúdos que partilham e que passam a fazer parte do corpus de informação e de conhecimento disponíveis na Web, tomando para si o controlo de muitos processos e espaços tradicionalmente dominados por corporações e instituições. Do citizen journalism ou jornalismo participatório aos sistemas de recomendação dos próprios consumidores, é o embrião de uma democracia digital solidária, empenhada e voluntária que parece tomar forma. Quando vista na perspectiva do e-Learning, esta nova realidade provoca mudanças muito significativas, podendo falar-se na emergência do e-Learning 2.0. Os utilizadores trazem para as situações de aprendizagem uma série de necessidades e expectativas, de formas de actuar e de se relacionar com a informação e o conhecimento que exigem novos modos de facilitar e orientar a sua formação. Por um lado, aspectos como a independência e a autonomia na aprendizagem, a sua personalização e o controlo desse processo por parte de quem aprende, desde sempre fundamentais no ensino a distância, ganham agora uma nova dimensão e relevância, quando a cultura participatória da Web actual exigepedagogias, elas também, participatórias, em que os aprendentes sejam contribuintes activos para a sua experiência de aprendizagem. Por outro lado, a vivência em rede, assente na partilha, no diálogo e na colaboração, requer contextos em que a aprendizagem tenha uma forte dimensão social e a interacção e a colaboração sejam incentivadas. Novas perspectivas pedagógicas para a era digital, como o Conectivismo ou a Educação Rizomática, juntam-se às abordagens de raiz socioconstrutivista potenciadas pela utilização do software social. Enquanto alguém que aprende ao longo da vida, o utilizador Web 2.0 transporta consigo um conjunto de contactos, recursos, ferramentas e artefactos (dinâmico, mutável e evolutivo), uma espécie de portfólio pessoal combinado com uma rede social de comunicação e interacção, que constitui, de certa forma, o seu Ambiente Pessoal de Aprendizagem (Personal Learning Environment – PLE). As características deste contexto sociocultural, tecnológico e educativo e a experiência que resulta de viver e aprender nele conduzem a uma certa desestabilização e problematização de noções como as de autoria, validade e certificação do conhecimento, aprendizagem formal e informal, relação entre quem aprende e quem ensina ou natureza e finalidade do conhecimento, bem como do papel da Universidade e do Professor.
- Contributos para uma educação online inclusiva : estudo aplicado a casos de cegueira e baixa visãoPublication . Francisco, Maria Manuela Amado da Silva; Mendes, António QuintasO estudo relatado neste trabalho pretende responder à questão de partida que lhe deu origem – O que é necessário para criar cursos online acessíveis, particularmente a pessoas com problemas de acuidade visual? Esta questão colocou-se no momento em que, em contexto profissional, se procurou criar um curso online inclusivo, acessível a todos. Enquanto Designer Instrucional, e juntamente com a restante equipa envolvida na criação do novo curso, foram procuradas soluções práticas que assegurassem a igualdade de oportunidades a todos os participantes do referido curso. Isto desencadeou a testagem de estratégias e soluções, promovendo uma reflexão crítica sobre as várias facetas da inclusão digital. Num primeiro momento considerou-se este desafio relativamente simples, uma vez que existem normas para a criação de páginas Web e a plataforma a utilizar estava em conformidade com uma dessas normas. A prática, no entanto, viria a revelar barreiras reais que obrigaram ao questionamento das normas, a aplicação e testagem dessas mesmas normas e um constante recomeçar de cada fase. Este constante questionamento foi enriquecido com a participação de 3 pessoas cegas que colaboraram enquanto participantes e informantes na 1ª e 2ª edição deste curso. Sendo a inclusão um tema pouco trabalhado no ensino online, este estudo reveste-se de carácter exploratório. Não se pretende apresentar conclusões de carácter definitivo, pretende-se que o estudo seja visto como um contributo para futuros projectos de cursos online com preocupações de inclusão.A abrangência do tema obriga a que neste trabalho se incluem assuntos relacionados com outros tipos de deficiência, estratégias pedagógicas adequadas a cada necessidade, estilos cognitivos de aprendizagem, leitura e interpretação de imagens, percepção da cor e da forma, conhecimentos de programação para adequar ferramentas e aplicações, sem que com tal se esgotem todas as ramificações que um estudo desta natureza potencia.
- As implicações do B-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório nos Concelhos de Rio Maior e SantarémPublication . Oliveira, Alfredo; Tinoca, LuísEste projecto de investigação tem como objectivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas actividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua percepção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. O presente trabalho corresponde a uma investigação exploratória, descritiva e analítica, quer do ponto de vista quantitativo quer do ponto de vista qualitativo. A amostra foi constituída por 276 alunos e 48 professores de 4 escolas. Como instrumento de recolha dos dados, foram utilizados dois inquéritos por questionário. Após a recolha dos questionários procedeu-se a duas formas de tratamento dos dados. A primeira baseia-se no estudo das questões abertas, recorrendo-se à análise de conteúdo descritiva, realizada em três momentos. A segunda forma prende-se com as questões fechadas, utilizando-se a análise estatística. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são factores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de factores associados aos próprios professores, às escolas e a outros factores de ordem estrutural.
- Processos de comunicação e aprendizagem em e-learningPublication . Mendes, Maria de Balsamão Venceslau Fernandes; Mendes, António QuintasNeste trabalho é apresentada uma investigação, realizada no Second Life®, na unidade curricular de Comunicação Educacional, dos Mestrados em Comunicação Educacional Multimédia e em Pedagogia do e-Learning, da Universidade Aberta. A unidade curricular decorreu durante o 2º semestre do ano lectivo de 2008/09 e envolveu duas turmas, num total de 50 estudantes. Foi desenhada a partir de actividades que decorriam em ambientes assíncronos como o Moodle e Wikis, em que os estudantes trabalharam, em pequenos grupos, matérias relevantes no domínio das Tecnologias Cognitivas e da Comunicação Mediatizada por Computador. Após esse trabalho, em ambientes assíncronos, os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, com o objectivo de organizar um Congresso Virtual, a decorrer nesse ambiente. Para a realização da experiência pedagógica, subjacente a este estudo, foi criado um ambiente virtual de aprendizagem no Second Life®, estruturado considerando princípios pedagógicos de uma comunidade. Incluía tipos distintos de espaços: um campus virtual com salas de aula, espaços colaborativos, espaços de trabalho e construção em SL, um auditório de conferências e espaços de lazer. Descrevemos os recursos pedagógicos e as ferramentas disponíveis no Second Life®, o modo como os estudantes foram introduzidos ao Second Life®, o recurso ao SLOODLE, as actividades no Second Life®, a realização do Congresso Virtual e o modo como os estudantes realizaram, prepararam, avaliaram e discutiram as suas apresentações. A avaliação foi feita através da realização de entrevistas, da passagem de questionários e da análise dos materiais produzidos. Três questões orientaram essa avaliação: a) Como se caracteriza o SL do ponto de vista da comunicação relacional e social e como se diferencia da interacção noutros ambientes virtuais de aprendizagem. b) como se caracterizam os processos pedagógicos no SL e em que se diferenciam dos de outros ambientes virtuais de aprendizagem. c) Qual o potencial de um ambiente virtual como o Second Life para a Educação a Distância e para o E-learning e como se poderá articular com ambientes textuais assíncronos como o Moodle.