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- Emissão de sábado, dia 23 de maio de 2009Publication . Universidade Aberta; Leão, Helena; Cardoso, AbelPrograma dedicado ao Ano Internacional da Astronomia, 2009: Vídeo “História da Ciência em Portugal: a Aula da Esfera no Colégio de Santo Antão,1590-1759”; Entrevista ao professor Henrique Leitão, do Centro de História das Ciências, da Universidade de Lisboa e ao professor Luís Miguel Carolino, do Museu da Ciência, Centro de História das Ciências. Universidade Aberta [vídeo institucional]. Divulgação: Cursos da Universidade Aberta, 2009-2010.
- As representações sociais sobre violência conjugalPublication . Barbosa, Maria José Pinto; Silva, Luísa Ferreira daDesde os finais dos anos 70 que as problemáticas ligadas à violência doméstica têm registado uma cada vez maior visibilidade social. Esta problemática está na ordem do dia da agenda política, da comunicação social e da investigação, e tem adquirido um estatuto de “problema social”. Portugal, a partir da década de noventa, produz legislação direccionada para o combate a este crime e para apoio à vítima. Neste estudo, tomando como central a “voz” de homens e mulheres casados, ou a viverem maritalmente, pretendeu-se compreender as representações sociais de género sobre a violência conjugal, nomeadamente no que concerne às causas, ao nível de ocorrência, às formas de reacção ao problema e às diferenças relativas quanto às classes sociais e ao género, bem como às diferenças nos papéis conjugais. Para tal, optou-se por uma metodologia com cariz qualitativo, a entrevista para a obtenção dos dados, com aplicação de um guião previamente construído a 15 entrevistados. Esta pesquisa tem carácter exploratório e os seus resultados não podem ser generalizados. Em síntese, verifica-se a continuidade das diferenças de género no interior da família, designadamente no que respeita aos papéis conjugais e às atitudes de resolução de conflitos.
- Sistema da cadeia agro-alimentar: comunicação do produto alimentarPublication . Moura, Ana Pinto deNeste documento (Slides) pretende-se considerar de que modo as empresas agroalimentares comunicam os seus produtos, dando particular destaque à publicidade e às promoções de venda, porquanto estimulam a procura dos alimentos. Deve ser lido em sintonia com o Texto de apoio.
- A literatura clássica no jardim-de-infância : relato de uma experiênciaPublication . Raposo, Fernanda; Bastos, GlóriaO presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de clássicos da literatura no jardim-de-infância. Pretendemos aproximar as crianças de obras literárias de qualidade e obras da Literatura Clássica Universal, através de adaptações, e comprovar, na prática, como aceitam e reagem a estas propostas consideradas, por vezes, ousadas e inadequadas a tão tenras idades. Nos três primeiros capítulos abordamos um conjunto de temas que enquadram a problemática abordada. Focamos a questão da leitura e das actividades de contar durante a infância e o papel do adulto enquanto mediador. Debatemos ainda o papel das adaptações de obras clássicas e dos problemas que geralmente se colocam nessa área. Abordamos finalmente o desenho infantil como forma de registo, na medida em que uma parte significativa do percurso desenvolvido se consubstanciou nos muitos registos dessa natureza que as crianças realizaram a partir do contacto com os textos literários. O quarto capítulo apresenta a experiência realizada com um grupo de crianças, descrevendo-se e analisando-se a recepção das adaptações de textos literários. Mais não fizemos do que oferecer-lhe livros, os melhores, lê-los e deixá-las lançar-se à obra, construir semelhanças, constituir relações, acumular imagens, participar de um jogo lúdico. Fundimos o lúdico com o pedagógico, com a convicção de ser esta a via mais eficaz na consolidação e apreensão de valores fundamentais na formação da criança e o caminho capaz de a levar a agir na sociedade de forma crítica, activa e séria. Propusemos-lhe um percurso em que a relação entre livros se fez naturalmente, dada a vitalidade das obras clássicas em estudo, permitindo-lhe desfrutar de uma grande multiplicidade de leituras na procura de sentidos, compreensão das mensagens e satisfação da curiosidade, abrindo-lhe caminho pela fruição de leitura. Aproximámos obras e figuras da literatura clássica e vimo-la fabricar alegremente o seu próprio saber e desfrutar de uma aventura literária.
- Mulheres imigrantes em Portugal : memórias, dificuldades de integração e projetos de vidaPublication . Miranda, JoanaNos últimos trinta anos tem sido desenvolvido pouco esforço concertado para incorporar o género nas teorias das migrações internacionais. As teorias das migrações têm-se centrado nas causas das imigrações, não conseguindo encontrar respostas para uma diversidade de questões. As teorias não proporcionam uma real compreensão sobre quem são as mulheres migrantes, sobre as condições em que as mulheres migram e não explicam o predomínio das mulheres em determinados fluxos laborais, em detrimento de outros. Não explicam, ainda, as circunstâncias que encorajam as mulheres a tornarem-se migrantes transnacionais, a entrarem em canais de tráfico ou a procurar asilo. A dificuldade à escala internacional em incorporar o género nos estudos das migrações pontua, naturalmente, os estudos em Portugal e diferentes áreas disciplinares tendem a centrar-se exclusivamente em determinados tipos de migrações, enfatizando diferentes explicações. Este estudo privilegia uma perspectiva psicológica de análise (para além das perspectivas sociológica e económica mais comuns na análise da temática). Nele as mulheres não representam uma das dimensões de análise, constituindo o próprio objecto de estudo.
- Estrela sociológica : um modelo viável para o capital socialPublication . Paiva, Ana; Carmo, HermanoEste é um trabalho de investigação teórica sociológica articulado com as recentes conclusões da neurologia com implicação na epistemologia das ciências sociais. A tese afirma a necessidade de construir um modelo normativo de medida do capital social. Ao longo de uma longa revisão teórica de literatura especializadas a autora posiciona-se contra o reducionismo das abordagens clássicas do capital social, todos eles fundados nos pontos de vista da economia e das ciências política (Fukuyama, Puttnam e Coleman – autores seminais). Ana Paiva defende e constrói um modelo de análise sociológica com carácter multidimensional, interdisciplinar e normativo que permite superar a dicotomia acção-estrutura, avaliar o fenómeno social total assim como iniciar uma revisão crítica do pensamento sociológico baseado em novos pontos de vista. Este modelo de análise destina-se simultaneamente a qualificar e tipificar o capital social de sociedades de extensão variável e baseia-se num padrão normalizável de coesão social. O padrão da coesão social foi estabelecido cientificamente através de um perfil ontológico humano deduzido pela autora a partir das conclusões da neurologia contemporânea publicadas por António Damásio. Ana Paiva articula criticamente o seu modelo com a teoria sociológica clássica e contemporânea, reclamando-se plenamente identificada com o estatuto da disciplina na qual inscreve a sua tese. O referido perfil ontológico sustenta-se na crença da necessidade material da ética e no determinismo da liberdade humana, postulados cuja assumpção não pode dispensar uma revisão epistemológica das ciências sociais. O modelo é uma proposta teórica que requer comprovação empírica.
- Software livre no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma proposta de distribuição linux adaptada à organização curricularPublication . Nunes, Paulo Luís Gomes; Cardoso, VitorEste estudo efectuou-se no âmbito do design de e-recursos educativos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos encontrar formas possíveis de utilizar em educação as distribuições do sistema operativo Linux, que são gratuitas e de código aberto, e o modo como isso poderá contribuir para promover a utilização do software livre, no âmbito da organização curricular, e dinamizar a aprendizagem. Numa primeira fase, identificámos as virtualidades gerais dos ambientes Linux enquanto facilitadores do trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula com os alunos. De seguida, procurámos identificar, no conjunto das aplicações disponíveis para este sistema operativo, aquelas que poderiam adequar-se aos conteúdos curriculares do 1º ciclo. Numa terceira fase, apresentamos a nossa reflexão, experiência e proposta para a criação de uma distribuição Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista mais técnico-informático esta é uma investigação exploratória, baseada em testes e experimentação das possibilidades de utilização e adaptação do sistema operativo e das distribuições Linux. Do ponto de vista educacional e aplicacional a metodologia utilizada foi essencialmente qualitativa. Fizemos um levantamento das distribuições internacionais que estão vocacionadas para utilização educativa, analisámos a oferta de distribuições portuguesas e sua adequação ao contexto educativo e procurámos detectar as aplicações mais utilizadas ou utilizáveis em actividades pedagógicas. Após análise, foram seleccionadas, as que considerámos mais passíveis de ser utilizadas com benefício para a estrutura curricular do 1.º Ciclo. Desta investigação concluiu-se que é possível criar uma distribuição de Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que existem conteúdos curriculares que podem ser ministrados com recurso a meios informáticos e existe um conjunto de aplicações de software livre, para Linux, que podem ser utilizadas na exploração desses conteúdos, A distribuição Pinguim, que criámos, demonstra esta possibilidade.
- Estética e crítica literáriaPublication . Franco, José Eduardo; Coelho, Eduardo Prado; Real, MiguelManuel Antunes, para além dos seus trabalhos de filosofia, demonstra uma notável curiosidade real sobre todas as correntes europeias de literatura. O ponto de vista do Padre Manuel Antunes, no que diz respeito à historiografia literária, intenta entroncar a literatura portuguesa na literatura europeia e, no que diz respeito à vertente filosófica da literatura, na essencial e intemporal relação entre o homem e Deus, que animara os seus estudos sobre Pascoaes, Pessoa e Régio. Como escreve Vasco Graça Moura, a noção de crítica literária em Manuel Antunes assenta “numa concepção da literatura que acaba por ser inseparável da filosofia e numa concepção de filosofia voltada para o transcendente, em relação permanente com o Espírito, tal como ele o concebia, e em interacção permanente com a História”. Neste sentido, literatura e crítica literária vinculadas à filosofia, Manuel Antunes encara a literatura portuguesa do seu tempo maior (décadas de 50 a 70) tanto condicionada pela europeia quanto expressão de um tempo histórico de revolta do homem contra Deus.
- A literatura de Orlando Costa : reflexões sobre uma trilogia em tempo de colonialismoPublication . Rodrigues, Maria FilomenaA obra literária de Orlando da Costa é actualmente uma das poucas, em língua portuguesa, a nos conduzir pelos conflitos sociais e humanos da sociedade goesa durante o salazarismo. Os críticos literários consideram a sua forma de escrever envolvente e delatora, qualidades sublimes numa obra de intensa manifestação de valores ideológicos e humanos. Realçar essas qualidades literárias e identificar outras foi um dos nossos objectivos. O Signo da Ira, O Ultimo Olhar de Manú Miranda e Sem Flores Nem Coroas, aprofundam e exploram as memórias da história colonial portuguesa na Índia. A presente dissertação pretende demonstrar a importância histórico-social desta tríade de ficção sobre Goa que o escritor nos deixou.
- Notas sobre Jorge Afonso e o Mestre da Charola de TomarPublication . Flor, Pedro