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- Análise sectorial da educação e desenvolvimento em Cabo Verde : que intervenção?Publication . Correia, Ângelo António Neves; Carmo, HermanoTrata-se de uma dissertação de mestrado, fruto de uma pesquisa teórico-empírica desenvolvida em Cabo Verde, cujo objecto incide sobre a análise sectorial da educação no contexto do desenvolvimento nacional, procurando analisar o processo de intervenção neste domínio, a fim de se avaliar efectivamente o contributo da educação para o desenvolvimento da República de Cabo Verde. Com o intuito de fortalecer o quadro teórico-conceptual, procurou-se levar a cabo uma reflexão profunda em torno de três conceitos-chave: Educação, Desenvolvimento e Intervenção, para que se pudesse proporcionar uma melhor compreensão do objecto de estudo. A selecção e tratamento dos diferentes temas têm essencialmente como referencial teórico a área disciplinar de Sociologia nos seus domínios específicos, com particular atenção para a Educação, Política, Desenvolvimento e a Intervenção, como se pode constatar, na tentativa de dar uma maior consistência à parte prática deste trabalho. As unidades de análise demonstrarão as variáveis mais expressivas, relativamente à realidade do sector educacional e às dinâmicas de desenvolvimento por que tem passado o país, de forma a mensurar as políticas de intervenção e de administração educacional face ao contexto de constrangimentos e recursos existentes ao longo dos anos. Uma vez que Cabo Verde, geograficamente, se trata de uma sub-região no contexto do Continente Africano, fez-se uma análise sectorial sobre África nos seus principais aspectos, sem se esquecer da educação e saúde no contexto do desenvolvimento. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se essencialmente ao material de análise documental, para se fazer uma avaliação dos indicadores de evolução educacional em comparação com os índices gerais de desenvolvimento em Cabo Verde, passando a traços largos, pelos períodos colonial e pós-colonial, chegando efectivamente aos anos recentes do séc. XXI. Em alguns casos, baseou-se nas 4 entrevistas exploratórias, na medida em que o objecto de estudo também se circunscreveu ao campo mais restrito (Concelho de S. Lourenço dos Órgãos), para se avaliar o impacto local da “Educação – Desenvolvimento” em Cabo Verde. Do ponto de vista dos resultados, atendendo aos índices gerais de evolução analisados, é de realçar a forte intervenção no sector da educação e o real contributo deste mesmo sector no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, fazendo ressalvar a clássica perspectiva que defende a Educação como sector-chave, recurso básico e insubstituível na promoção e desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais, dotando o cidadão de autonomia e cidadania responsável, de acordo com as oportunidades. Entretanto, constatou-se entraves e desequilíbrios no quadro da administração e gestão educacional em Cabo Verde, dado a persistência de uma discrepância dicotómica: quantitativo/qualitativo, igualdade/desigualdade na promoção da educação. O quantitativo na maior parte das vezes é o mais expressivo em relação aos indicadores qualitativos aquando da medição do nível de desenvolvimento nacional. As dificuldades inerentes à distribuição dos recursos educativos à escala nacional estarão na origem das assimetrias regionais constatadas, tanto no âmbito das ofertas educativas, como no dos resultados conseguidos em termos de contributo da educação. Ao longo dos anos, as desigualdades e o elevado nível de centralização do sistema educativo terão suscitado a separação entre escola e comunidade (inexistência da rede escolar). A intervenção socioeducativa nas comunidades locais ainda é diminuta devido à acentuada dose do centralismo na administração educacional. O Caso do concelho de S. Lourenço dos Órgãos é o reflexo desta problemática. Deste modo, refira-se que, as ofertas não são acompanhadas regularmente pelo processo interventivo nos domínios políticos e sociais, com vista a reduzir as demandas existentes. Por outro lado, e de uma forma geral, desde a Independência ao presente, a intervenção estatal tem sido cada vez mais eficiente, contando também com a contribuição da sociedade civil em geral. Este facto revela a importância acrescida que o sector educacional tem assumido e, por conseguinte, o contributo que também tem dado a outros subsistemas de desenvolvimento em Cabo Verde.
- Novos hiperespaços para aprendizagem: repensar a educação a distânciaPublication . Bidarra, José
- Hamiltonian elliptic dynamics on symplectic $4$-manifoldsPublication . Bessa, Mário; Lopes Dias, JoãoWe consider C2-Hamiltonian functions on compact 4-dimensional symplectic manifolds to study the elliptic dynamics of the Hamiltonian flow, namely the so-called Newhouse dichotomy. We show that for any open set U intersecting a far from Anosov regular energy surface, there is a nearby Hamiltonian having an elliptic closed orbit through U. Moreover, this implies that, for far from Anosov regular energy surfaces of a C2-generic Hamiltonian, the elliptic closed orbits are generic.
- Educação ambiental e cidadania : a escola na promoção do desenvolvimento sustentável : um estudo de caso no 1º CicloPublication . Diniz, Ilídio dos Santos; Amador, FilomenaA Educação Ambiental, a nível dos primeiros anos do Ensino Básico, poderá desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes não só em termos de conservação do ambiente como também influenciando significativamente no sentido de que os jovens que a frequentam se tornem cidadãos interventivos nas questões sociais,permitindo novas formas de vivência social, mais solidárias. Este estudo coloca três questões a partir das quais se pretende compreender, se projectos ambientais realizados no âmbito das reservas naturais poderão contribuir para formar crianças e jovens numa perspectiva de cidadania ambiental. Com esse objectivo foi analisado o trabalho desenvolvido por duas turmas que participaram no projecto “Quinta da Educação e Ambiente “, durante o ano lectivo de 2008/2009. Em termos metodológicos optou-se por um estudo de caso, socorrendo-nos a nível de recolha de dados às técnicas da observação participante e da entrevista semi-estruturada. Procurou-se identificar as representações que alunos, professores e técnicos ambientais tinham sobre as actividades realizadas e as dificuldades encontradas, assim como a percepção destes sobre a evolução do conhecimento, atitudes, valores e comportamentos ambientais dos alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram objecto de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o projecto “Quinta da Educação e Ambiente” teve um papel dinamizador importante contribuindo para que estes alunos tenham alterado alguns dos seus comportamentos ambientais, traduzindo-se na sua participação em clubes de ambiente, nomeadamente numa fase posterior do seu trajecto escolar. Deste modo poder-se-á considerar como um estímulo para que se venham a tornar cidadãos mais críticos e interventivos na sociedade.
- Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla SoaresPublication . Calado, Maria Cristina Viegas Santos; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, elegemos como temática de investigação a adaptação literária enquanto modalidade da literatura infanto-juvenil, e fazemos a sua abordagem em três vertentes complementares: a de um conceito com história, a da análise textual e a investigação de campo. Primeiro, exploramos o conceito de adaptação enquanto modalidade que procura resolver a assimetria existente entre um texto de origem (emitido por um adulto para um público também adulto) e um receptor infanto-juvenil, com natural expressão ao nível da intencionalidade comunicativa. Depois, traçamos o seu percurso na História da Literatura infanto-juvenil em Portugal, observando que a tónica no receptor parece estar relacionada com o surgimento do próprio género. Segundo, identificamos os procedimentos adaptativos paratextuais e os intra-textuais de simplificação e redução de extensão mais comuns numa adaptação infanto-juvenil (substituições, transformações, resumos), embora adstritos ao corpus seleccionado para investigação: a obra Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luísa Ducla Soares. Reflectimos ainda sobre as políticas editoriais e educativas que subjazem à realização de adaptações de obras consideradas de referência. Por último, analisamos a forma como a adaptação pode concorrer para a motivação e formação de leitores infanto-juvenis, sob a perspectiva da recepção do texto, com base numa investigação de campo sobre a leitura do corpus seleccionado, que incidiu sobre um grupo de alunos de sétimo ano de escolaridade.
- Desenvolvimento de metodologia específica para levantamentos topográficos detalhados em plataformas rochosas de sopéPublication . Trindade, Jorge; Neves, Mário; Pereira, Ana Ramos; Gusmão, Francisca
- A importância da cooperação administrativa na harmonização fiscal europeiaPublication . Martins, Ana Margarida Freire; Cravo, Domingos
- A comunidade chinesa imigrante em Portugal e os cuidados de saúde : um estudo na Região de LisboaPublication . Pereira, Maria Adelaide Duarte Abreu; Ramos, NatáliaA investigação teve como principal objectivo compreender as dificuldades que os profissionais de saúde encontram no atendimento aos utentes pertencentes à comunidade chinesa. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com recurso a diversos meios de colheita de dados: realização de consulta de arquivos de processos clínicos relativos a cinco anos de atendimento a indivíduos da população chinesa no Hospital D. Estefânia (2002-2006), Hospital Público que acolhe crianças e mães; realização de entrevistas semi-estruturadas a profissionais de saúde; uma historia de vida de uma mãe chinesa; uma entrevista a uma ama de criança chinesa. Neste estudo é abordado ainda o fenómeno da imigração, nomeadamente da população chinesa imigrante em Portugal e a problemática da comunicação intercultural e os cuidados de saúde. Através dos resultados da pesquisa dos processos clínicos, conclui-se que a população chinesa recorre sobretudo ao Serviço de Urgência, tendo vindo a aumentar esse número ao longo dos cinco anos estudados. Relativamente às crianças, recorrem pelas patologias próprias da idade, em situações que não conseguem resolver em casa, com a particularidade que durante este período, apenas há referência de uma situação de doença grave. A análise destes resultados comprova que os profissionais de saúde têm dificuldades na comunicação com a população chinesa. Estas dificuldades impedem que haja empatia, dificultando o estabelecimento de um clima de confiança na relação terapêutica. Os profissionais de saúde revelam preocupação em se fazerem entender, para o que foi criado um “Guia de Atendimento em Mandarim”, no Serviço de Urgência e na Maternidade. Constatou-se que em alguns profissionais de saúde ainda há alguma resistência em aceitar as diferenças culturais existentes na população que acorre ao hospital, nomeadamente a chinesa. Da análise dos resultados dos processos clínicos e das entrevistas destaca-se que na Maternidade as dificuldades na comunicação têm efeitos negativos mais marcados, havendo registo de dificuldade em conseguir adesão ao plano terapêutico, desencadeando situações de stress e angústia durante e após o parto. Também numa situação de doença grave em que há necessidade de cuidar em parceria com a família, esclarecimento constante da evolução da doença e de consentimento informado para as intervenções terapêuticas frequentes, a dificuldade na comunicação com esta população, desencadeia momentos de grande stress e angústia 12 por parte do utente/doente/família e nos próprios profissionais de saúde. A análise da entrevista a uma mulher chinesa, reflecte algumas das problemáticas encontradas pelos profissionais de saúde no atendimento a esta população, aponta ainda para os motivos da emigração da população chinesa, o nível de integração na sociedade de acolhimento e as mudanças desencadeadas nos costumes e rituais que mantêm da sua cultura de origem.
- História e património da linha ferroviária de Lisboa a Sintra : período do vapor (1887-1957)Publication . Silva, Silvino Cordeiro Rodrigues da