Mestrado em Pedagogia do E-Learning | Master's Degree in Elearning Pedagogy - TMPEL
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- Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso onlinePublication . Lima, Luís Miguel de Castro; Morgado, LinaA acessibilidade tem sido perspetivada como uma questão iminentemente tecnologica. No entanto, apesar do esforço que tem sido realizado a esse nível é necessário centrar a questão numa dimensão pedagógica. Assim, a acessibilidade para estudantes com necessidades educativas especiais deverá constituir-se como uma dimensão, simultaneamente, tecnológica e pedagógica. Apesar de existir legislação e enquadramento normativo para o ensino em geral, no caso do ensino online as questões colocam-se de uma forma particular exigindo aos sistemas de ensino a distância uma abordagem particular criando um conjunto de dispositivos de apoio para uma efetiva inclusão digital. A presente dissertação procura efetuar uma revisão da literatura da problemática da acessibilidade na educação, para em seguida perspetivar a educação online para estudantes com necessidades educativas especiais no quadro da educação a distância de nova geração. Por outro lado, foca-se nos processos pedagógicos em eLearning nomeadamente nas linhas de trabalho sobre pedagogia do eLearning e na conceção du protótipo de curso online que, para além de considerar a dimensão tecnológica, considera a dimensão pedagógica. O curso pretende que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, independentemente do caminho percorrido pelos estudantes.
- Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Almeida, António Manuel Galinho Pires de; Morgado, LinaEste estudo tem por objetivo apresentar a problemática da aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida, apresentando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, como uma solução alternativa, a outras soluções existentes, nomeadamente os cursos formais e informais, quer sejam online ou presenciais. De facto, em grande parte, como consequência dos fenómenos da Cibercultura (Lévy 1999), e sociedade em rede (Castells, 1999), atualmente, a velocidade de aparecimento e renovação de conhecimentos é muito elevada. Por esta razão, os conhecimentos e saberes adquiridos tornam-se rapidamente obsoletos. Principalmente por este motivo, ao longo da vida, vai existir uma necessidade permanente e contínua, de renovação de saberes e “savoirfaire”. Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE’s), criados com base em redes sociais, e ferramentas da Web 2.0, poderão promover a autoaprendizagem ao longo da vida, pois potenciam a comunicação, a partilha de informação e conhecimento, permitindo a criação de quadros de ensino / aprendizagem dinâmicos, abertos participativos e criativos. Dito de outra forma, os Ambientes Pessoais de Aprendizagem, permitem criar ecossistemas adequados para aprendizagens abertas, flexíveis e colaborativas. Todavia, neste contexto, é necessário saber criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem, que permitam obter as mediações tecnológicas e pedagógicas adequadas à aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, por um lado, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que permitem criar Ambientes Pessoais de Aprendizagem com base em redes sociais e ferramentas da Web 2.0, e por outro, saber integrar e relacionar os conteúdos disponibilizados, de forma pedagógica, para que o conhecimento e saber disponibilizado seja compreendido, útil, e válido em determinada área do conhecimento. Neste sentido, o presente trabalho, irá apresentar alguns modelos concetuais de PLE’s criados a partir de ferramentas de modelação e ferramentas da Web 2.0, descrevendo de seguida todo o processo de criação e implementação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem, que será utilizado para o estudo de caso. Portanto, e para concluir, o presente trabalho pretende dar uma possível resposta para o problema da aprendizagem ao longo da vida, através da utilização de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, apresentando-se, como uma espécie de “Guideline” para a criação de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, a utilizar na Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Análise do modelo didático dos cursos técnico-profissionais em b-Learning: o caso do Instituto Superior Dom Bosco de MoçambiquePublication . Perú, Paula Cristina Castelo; Nobre, AnaO presente trabalho de pesquisa tinha como objetivo Analisar o Modelo Didáctico dos Cursos Técnicos Profissionais no contexto b-learning: caso do Instituto Superior Dom Bosco no período de Junho à Dezembro de 2017. Teve como questão de partida Até que ponto o modelo didáctico usado pelos professores do instituto Superior Dom Bosco contribui para o desenvolvimento das competências dos estudantes? Ao longo do trabalho podemos perceber que o modelo didático usado pelo Instituto Superior Dom Bosco é o modelo de ensino baseado em competências em alternâcia com o modelo centrado no processo mas, também percebeu-se que apesar de ser usado os professores tem dificuldades em explicar em que consiste este modelo. Do resultado de análise da pesquisa pode-se notar que o modelo didático usado pelos professores no Dom Bosco contrubui para o desenvolvimento das competências dos estudantes, conseguimos responder, pois, cerca de 91% dos estudantes afirmaram que o modelo utilizado pelos professores é adequado e permite desenvolver as suas competências. Mas pode-se notar a partir das respostas dos professores que alguns deles fazem o uso do modelo mais não de forma adequada a modalidade de ensino a distância.
- Análise do modelo pedagógico do ECOiMOOC : estudo de caso sobre o design instrucional do Boot CampPublication . Morais, Diana Catarina Thomaz Moura; Morgado, LinaCom a evolução dos meios tecnológicos e da mutabilidade da educação face à era digital surgiram os Massive Open Online Courses (MOOCs). Estes cursos online, de cariz massivo e gratuito e que acolhem todos aqueles que pretendam fazer parte desta experiência educativa, obrigam a repensar os princípios pedagógicos e as ferramentas a disponibilizar para fazer com que os participantes adquiram e desenvolvam competências quer ao nível do tema abordado, quer ao nível digital. Face a esta realidade educacional, há necessidade de estudar este tipo de curso de forma a compreender em que medida estes podem assumir um papel preponderante enquanto fomentadores da criação de conhecimento e ampliação do conceito de educação, na medida em que permitem a todos aqueles que possuam um computador e que tenham ligação à internet terem acesso à educação sem restrições. A literacia digital assume-se como um pilar para que os participantes possam desenvolver e acompanhar todas as atividades propostas ao longo do MOOC. Contudo, há muitos elementos que acabam por promover a desmotivação dos participantes, dos quais é possível destacar: a falta de tempo, a falta de pré-requisitos digitais, a sensação de “solidão” uma vez que o curso se desenvolve num ambiente online, o desconhecimento da plataforma e das ferramentas a utilizar, o volume de informação disponibilizada, assim como o domínio e o desenvolvimento de um cronograma desenvolvido pelo participante para direcionar a sua participação ao longo do curso. A identificação destes fatores permite colocar várias questões: Como será possível reduzir a desmotivação e o abandono? Haverá algum elemento diferenciador que poderá desde do primeiro instante promover a empatia dos participantes em relação ao MOOC? Assim surgiu a necessidade de avaliar em que medida o Módulo de Ambientação pode assumir um papel de destaque. Esta dissertação teve o seu foco no Módulo de Ambientação dos cursos MOOC ministrados pela Universidade Aberta e teve como propósito encontrar uma resposta às seguintes questões investigativas: Quais os parâmetros/características que o Módulo de Ambientação deverá abarcar? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Permitirá o Módulo de Ambientação aumentar os rácios de sucesso destes cursos? Terá este módulo algum contributo para que mais do que uma comunidade dentro do MOOC possa emergir uma comunidade para além do curso em questão? A importância deste estudo deve-se ao facto de se tratar do primeiro contacto do participante com o MOOC e ainda na particularidade de se tratar de um Módulo de Ambientação pensado e desenvolvido segundo o modelo virtual pedagógico da UAb com vista ao desenvolvimento de um modelo pedagógico de referência desenvolvido para MOOCs. A metodologia utilizada para realizar o Estudo de Caso foi desenvolvida com base na recolha de dados provenientes da aplicação de questionários, na realização de entrevistas e na análise de conteúdo das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo do Módulo de Ambientação. Os questionários foram aplicados em dois projetos (EMMA e ECO), enquanto a aplicação das entrevistas e a análise de conteúdo das interações, só foram desenvolvidas no âmbito do ECO. Esta escolha prende-se com facto que o curso desenvolvido no âmbito deste projeto foi elaborado segundo um modelo pedagógico virtual desenvolvido pela UAb especificamente para cursos MOOC, nomeadamente o iMOOC. Após a análise exaustiva dos dados recolhidos é possível concluir que o Módulo de Ambientação desenvolvido foi francamente bem aceite pelos participantes, que o consideraram como uma peça-chave quer no que concerne à parte motivacional dos participantes, quer como elemento impulsionador para promover a continuidade dos participantes no MOOC, quer como ponto de partida para a criação de comunidades de prática. Foi ainda identificado como essencial para permitir a familiarização com a plataforma, com a própria dinâmica do curso e como promotor do código de conduta /etiqueta da convivência online.
- Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoO presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.
- Autenticidade na rede : estudo da identidade digitalPublication . Lagoa, Mário Sérgio Azenha; Teixeira, AntónioVivemos um tempo de mudança de paradigmas na educação. O advento da sociedade em rede nesta Era Digital está a transformar profundamente a sociedade e a educação. De um ensino industrial e de cariz comportamentalista, assistimos hoje à emergência de um ensino pós-industrial e de índole construtivista. A distinção entre o ensino presencial e o ensino online é cada vez menor, requerendo o desenvolvimento de competências digitais por parte de professores e alunos. Torna-se necessária a construção de uma identidade digital que não é apenas uma identificação do estudante, mas é a sua marca digital enquanto cidadão.
- Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - BrasilPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaA motivação para realizar esta investigação se deu a partir da expansão da oferta a distância de cursos de formação profissional técnica e da escassez de estudos que dessem sustentação a essas práticas, sobretudo no que tange aos desafios de realizar a avaliação de competências com o uso de recursos digitais. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada acerca do processo avaliativo em cursos profissionais técnicos de nível médio desenvolvidos em contextos digitais. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.
- A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e elearning: o caso do ISCED em MoçambiquePublication . Chimuzu, António; Teixeira, AntónioA qualidade no ensino superior é uma necessidade cada vez mais crescente como forma de garantir a formação de graduados capazes de satisfazer o mercado de trabalho e desenvolvimento de qualquer país. O objectivo central deste estudo consiste em analisar a qualidade dos serviços de uma instituição de ensino a distância em Moçambique sob ponto de vista da percepção dos seus estudantes com o objectivo de procurar identificar as lacunas e buscar soluções de melhorias para as áreas com problemas. A revisão literária foca os temas de qualidade no ensino superior a distância e a satisfação dos estudantes. Foi usada a metodologia quantitativa com a administração de um questionário adaptado do modelo SERVQUAL a uma amostra da população total de estudantes do ISCED que compreende estudantes de todo o país distribuídos por 10 Centros de Recursos. Os dados foram analisados pela comparação das diferenças entre a expectativa e a percepção dos estudantes sobre as dimensões do modelo SERVQUAL modificado. Os resultados permitiram identificar as dimensões onde os serviços do ISCED se aproximam ou se afastam das expectativas dos estudantes ficando assim identificadas as áreas que precisam de melhorias. Os resultados obtidos serão disponibilizados à administração da instituição com o objectivo de se estabelecerem ações de melhoria da qualidade dos serviços.
- Avaliação digital da aprendizagem : estudo de caso no contexto da unidade curricular "Seminário de Práticas em Ciências Físico-Químicas"Publication . Fernandes, Teresa Paula da Silva; Tinoca, LuísNum ambiente de aprendizagem online, em que o aluno deverá ter uma participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, são exigidas diferentes competências ao aluno, não só ao nível da utilização das tecnologias como também saber trabalhar em equipa, saber selecionar, pesquisar, relacionar e sintetizar informação, ter espírito crítico e capacidade de iniciativa na resolução de problemas. A avaliação tem que, por sua vez, acompanhar esta evolução. Neste contexto, de aprendizagem e avaliação online, o aluno desempenha um papel fundamental pelo que é importante perceber de que forma a avaliação digital promove a aprendizagem e como é percebida pelos estudantes. Impõem-se assim as questões: Que estratégias de avaliação serão mais adequadas em contexto digital? Como poderá o design de estratégias de avaliação digital contribuir para a promoção da aprendizagem? Como são, as estratégias de avaliação digital, percebidas pelos participantes, enquanto promotoras da aprendizagem? Regista-se que os participantes consideram importante participar na elaboração da avaliação de uma UC de um curso online, sendo a explicitação clara de objetivos e critérios e a definição de uma estratégia de avaliação adequada, pontos fulcrais, na medida em permitem desenvolver o sentido crítico do aluno e dar, ao aluno, a oportunidade de construir o seu próprio conhecimento. Relativamente aos instrumentos de avaliação foi dada particular importância à sua diversificação. Também, no que concerne ao feedback, foi considerado de enorme relevância ao feedback como um procedimento de avaliação valioso de apoio à aprendizagem. O e-fólio, um dos instrumentos de avaliação utilizados na UC, foi particularmente considerado como um facilitador da aprendizagem na medida em que promove a componente formativa da avaliação.
- O blogue no 1º ciclo do Ensino Básico : promoção das aprendizagens, da autonomia e da inclusão digitalPublication . Marmeleira, Margarida Rosa; Amante, LúciaAs dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são muitas vezes enfrentadas proporcionando aos alunos mais horas de apoio educativo, o que constitui apenas o prolongamento do mesmo tipo de trabalho que tem sido desenvolvido no horário letivo. No entanto, a sociedade mudou e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) assumiram um papel fundamental, criando novas formas de aprender e comunicar, mas fazendo surgir também um novo tipo de (i)literacia – a (i)literacia digital. Por isso, a escola tem de contribuir para a inclusão digital dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de aprender a usar as TIC e, mais do que isso, criar também a oportunidade de usar essas ferramentas digitais para promover a aprendizagem, indo ao encontro do interesse dos alunos pelas TIC. Ao longo do ano letivo 2011/2012, foi desenvolvido um projeto de criação de um blogue educativo com uma turma de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 2.º ano de escolaridade, cujos alunos mostravam pouco interesse pela aprendizagem, metade dos quais revelando dificuldades de aprendizagem, nomeadamente não tendo aprendido a ler nem a escrever durante o 1.º ano de escolaridade. Aproveitando o facto de os alunos terem recebido os computadores Magalhães, foi usado esse equipamento para promover a inclusão digital dos alunos. Os alunos aprenderam a usar o Word, o Paint e o PowerPoint, este último com a inserção de podcasts com a gravação das leituras dos alunos, bem como a fazer pesquisas na Web, a publicar mensagens no blogue, a consultá-lo e a escrever comentários. A utilização pedagógica do blogue enquanto portefólio das atividades da turma fomentou a prática da avaliação formativa e promoveu as aprendizagens dos alunos em várias áreas, como a Língua Portuguesa, a Matemática, o Estudo do Meio e as Expressões, bem como o desenvolvimento de competências gerais, atitudes e comportamentos que aumentaram o seu interesse pela aprendizagem , a sua autonomia e o seu desejo de partilha das aprendizagens através da Web, criando-lhes competências TIC que acreditamos serão importantes para continuarem a aprender na sociedade atual em que o acesso e o uso das TIC é indissociável do conhecimento.