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- The impact of distributional shape on the power of randomization tests for two independent groups: a simulation study using small balanced samplesPublication . Branco, Fernando; Oliveira, Teresa; Oliveira, AmilcarThe importance of randomization tests is very well known in experimental research, particularly in biometry. The aim of the resent research is to evaluate the impact of distributional shape on the power of the randomization test for difference between the means of two independent groups (with n1=n2=16). To manipulate shape in terms of asymmetry and kurtosis, we used g-and-h distributions. We evaluated the power of the randomization test, and also the power of the Student-t test, as a comparison standard, with data simulated from 12 g-and-h distributions for seven values of effect size. For each condition, we generated 20000 samples, and for each one the power of randomization tests was estimated using 1000 permutations. We set the value of Type I error probability at 0.05. The results show gains in power for both tests with increasing skewness and/or kurtosis, with a slight advantage for the randomization tests over the Student-t test.
- Marginalidade, marginais e desvios nas constituições sinodais portuguesas e nos penitenciais ibéricos na baixa Idade Média : séculos XIV e XVPublication . Gomes, Fernando José do Couto; Branco, Maria JoãoA dissertação «Marginalidade, marginais e desvios nas constituições sinodais portuguesas e nos penitenciais ibéricos na baixa Idade Média, (séculos XIV e XV)», procede à análise das Constituições Sinodais, constantes no Synodicon Hispanum II e dos Livros de Confissão, Libro de las Confesiones de Martin Pérez, Tratado de Confissom (Chaves 1489) e Sacramental de Sanchez de Vercial, dos séculos XIV e XV, com a finalidade de sondar, nessas fontes de carácter normativo, aspectos da vida quotidiana da sociedade medieval, que permitam compreender e explicar o olhar da Igreja e da sociedade, para os que, pelos seus comportamentos sociais, pelo seu tipo de vida, pelas actividades exercidas ou pelas suas crenças, e pecados, se desviavam das normas vigentes e, por isso, viviam a condição de marginalizados. A partir da análise dessas fontes procurámos identificar os comportamentos sociais, atitudes e práticas, que faziam incorrer em processos e formas de marginalização associadas à excomunhão, ao roubo, ao furto e à usura, à prostituição, aos ofícios do espectáculo, às práticas de feitiçaria e divinatórias, aos que professavam uma fé diferente como judeus, muçulmanos ou heréticos, e à mendicidade.
- Utilização de e-recursos na aprendizagem : uma arquitectura pedagógica em geografiaPublication . Rodrigues, Mário João Nunes; Pereira, AldaEsta investigação procura avaliar até que ponto a motivação dos alunos associada à utilização de e-recursos pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e adequado à sociedade actual, onde as competências digitais são essenciais, bem como a permanente adequação à inovação tecnológica. Por isso, optámos pela metodologia de investigação-acção, onde o processo de investigação se baseia na execução prática de um projecto, que depois de avaliado pode ser melhorado e novamente testado, permitindo ao professor-investigador beneficiar imediatamente das suas descobertas na prática pedagógica. Foi desenhada uma arquitectura pedagógica em Geografia baseada na utilização de recursos informáticos, que depois de implantada foi testada e avaliada pelos alunos e pelo professor. A metodologia adoptada permitiu recolher ao longo de dois anos lectivos inúmeros dados quantitativos e qualitativos, através da aplicação de questionários presenciais e online aos alunos sobre os diversos e-recursos utilizados. Foram também importantes as observações registadas no diário do investigador sobre o desenvolvimento do estudo e os comentários informais dos alunos. Todas estas informações permitiram fazer um balanço no final do primeiro ano lectivo e planificar com maior segurança as actividades do novo ciclo de investigação. Os resultados obtidos sugerem que os alunos aumentaram as suas conexões linguísticas interagindo com inúmeros textos; alargaram as suas conexões geográficas, navegando em diferentes espaços e culturas; desenvolveram os seus relacionamentos interpessoais, pelo aumento da comunicação online e offline. Aumentou significativamente a motivação para o trabalho e o interesse pela disciplina de Geografia. No final, todos se mostram mais confiantes na tecnologia, conhecendo as suas potencialidades. Partilham as suas dúvidas e dificuldades, apresentam soluções e novidades sobre os diversos temas e sobre software interactivo.
- Amar até doer : o desejo do amor e a perdição dos desejosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo dos conceitos de amor, desejo e perdição em algumas obras de Camilo Castelo Branco, particularmente "Amor de Perdição"
- Acuñación monetaria en EgiptoPublication . Sales, José das CandeiasLa acuñación monetaria ilumina y esclarece muchas veces los comportamientos políticos y culturales de los soberanos emisores. El poder político puede imponer, como hicieron los Ptolomeos, su propia moneda o adoptar los pesos y los sistemas de denominación que más le conviene, con mayor o menor grado de aculturación y de aproximación a otros sistemas antiguos o contemporáneos. Hay, a buen seguro, en el caso de los Ptolomeos, una relación entre acuñación monetaria y soberanía/ autonomía política. Esta dimensión no existía en las emisiones anteriores.
- Emissão de sábado, dia 1 de maio de 2010Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Piedade, Guilherme“Afonso Henriques”: A biografia e o alcance histórico do fundador da nacionalidade através dos testemunhos de Maria João Branco e Isabel Barros Dias, docentes da Universidade Aberta, de José Mattoso, Historiador, de Hermenegildo Fernandes, docente da Universidade de Lisboa e de Lurdes Rosa, docente da Universidade Nova de Lisboa. “Damião de Goes”: depoimentos de Ana Paula Avelar, professora da Universidade Aberta; videograma “Damião de Goes, 1502-1574”; Tríptico de Santo Antão de Jheronymus Bosch, do Museu Nacional de Arte Antiga, pelo professor Pedro Flor, da Universidade Aberta. Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, de Sabugal: Visita à localidade de Sabugal e ao Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb); Depoimentos de António dos Santos Robalo, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, de Amália Fonseca, coordenadora do CLA do Sabugal e de Fátima Pinheiro, estudante da Universidade Aberta. Divulgação da loja online da Universidade Aberta.
- Emissão de sábado, dia 15 de maio de 2010Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Silva, Helder Matta eGeoconservação: Monumento Natural das Portas de Ródão: O Monumento Natural das Portas do Ródão e a importância da Geoconservação na proteção e no conhecimento do património geológico, em Portugal. Depoimentos de José Brilha, da Universidade do Minho, de Maria do Carmo Sequeira, Presidente da Câmara de Vila Velha de Rodão, de Galopim de Carvalho, geólogo, de Jorge Gouveia, da Associação de Estudos do Alto Tejo, de Pedro Cunha, da Universidade de Coimbra, de Sara Canilho, geóloga, de Nelson Almeida, arqueólogo, de Luís Raposo, diretor do Museu Nacional de Arqueologia e de Nuno Coelho, Incentivos Outdoor. Centro Local de Aprendizagem de Mêda: Visita à localidade de Mêda, concelho da Guarda e ao Centro Local de Aprendizagem, da Universidade Aberta, com depoimentos de Anselmo de Sousa, vereador da Câmara Municipal de Mêda, de Manuela Ramos, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem de Mêda e de José António Monteiro Moutinho, estudante da Universidade Aberta. Inclui visita guiada por António Óscar Sampaio, ao Lagar de azeite tradicional, de Longroiva, no Concelho de Mêda. Reitor da Universidade Aberta: Tomada de Posse: Reportagem da Cerimónia de Tomada de Posse, do Reitor da Universidade Aberta, professor doutor Carlos Reis e da Equipa Reitoral, para o mandato 2010-2014, dia 3 de maio de 2010, no Palácio Foz, em Lisboa: Abertura da sessão solene, pelo professor doutor José Medeiros, Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Declaração de Compromisso de Honra e assinatura do termo de posse, pelo Reitor eleito. Posse conferida pelo professor doutor Hermano Carmo, professor decano da Universidade Aberta; Tomada de Posse da Equipa Reitoral, constituída por três Vice-reitores, a professora doutora Carla Oliveira, a professora doutora Alda Pereira e o professor doutor Domingos Caeiro e um Pró-reitor, o professor doutor João Caetano; (excerto) Discurso do Reitor da Universidade Aberta, professor doutor Carlos Reis; Depoimento do professor doutor José Medeiros Ferreira, Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta, que diz que é a primeira vez que o Reitor da Universidade Aberta é eleito pelo Conselho Geral, o novo órgão de governo da Universidade Aberta; Depoimento do professor doutor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta. Loja online da Universidade Aberta: Materiais bibliográficos e multimédia da Universidade Aberta.
- Improving IdSay: a characterization of strengths and weaknesses in question answering systems for portuguesePublication . Carvalho, Gracinda; Matos, David Martins de; Rocio, VitorIdSay is a Question Answering system for Portuguese that participated at QA@CLEF 2008 with a baseline version (IdSayBL). Despite the encouraging results, there was still much room for improvement. The participation of six systems in the Portuguese task, with very good results either individually or in an hypothetical combination run, provided a valuable source of information. We made an analysis of all the answers submitted by all systems to identify their strengths and weaknesses. We used the conclusions of that analysis to guide our improvements, keeping in mind the two key characteristics we want for the system: efficiency in terms of response time and robustness to treat different types of data. As a result, an improved version of IdSay was developed, including as the most important enhancement the introduction of semantic information. We obtained significantly better results, from an accuracy in the first answer of 32.5% in IdSayBL to 50.5% in IdSay, without degradation of response time.
- Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração : um estudo numa escola secundária com 3º cicloPublication . Rodrigues, Maria do Céu Gomes Dias; Vasconcelos, Ana IsabelO “Apoio ao desenvolvimento curricular” exige uma relação próxima entre a biblioteca escolar, os professores e as estruturas da escola. Através de um estudo de investigação-acção, testámos a viabilidade da introdução de um nível de interacção mais elevado entre o professor bibliotecário e os professores, com o intuito de desenvolver nos alunos competências de literacia de informação. Para o efeito, analisámos as concepções dos docentes sobre o ensino destas competências e sobre a função da biblioteca escolar e testámos diversas estratégias com o intuito de as tornar mais favoráveis à colaboração. Procurámos desenvolver o programa de intervenção da biblioteca escolar no que concerne à qualidade, participação, abrangência curricular e à sustentabilidade, que apenas se pode alcançar através do trabalho colaborativo. A opção metodológica pela investigação-acção justifica-se pois pelo facto de pretendermos compreender e melhorar a nossa acção, a par das condições em que a mesma decorre. Acresce que, para além desses benefícios, a investigação-acção se adequa especialmente ao desenvolvimento das bibliotecas escolares, já que ao ser conduzida através da colaboração, concorre, também, para a sua consolidação.
- A biblioteca escolar no contexto de um sistema integrado de gestão da informação numa escola : uma proposta modelarPublication . Rebelo, Flávio Luís Morgado; Barrulas, JoaquinaO acesso à informação e a capacidade de, a partir dela, criar Conhecimento, é vital para a sobrevivência de qualquer tipo de organização que pretenda rentabilizar os seus recursos, tangíveis ou não, pedagógicos ou de outra natureza. Neste contexto, mais do que um simples centro de recursos, a Biblioteca Escolar deve ser encarada como centro de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a competências de pesquisa e tratamento autónomo da informação em todos os suportes (Literacia da Informação). No estudo que apresentamos, a adopção de uma abordagem de cariz qualitativo, de natureza descritiva e interpretativa, prende-se com o facto de esta nos surgir como a mais adequada à especificidade do objecto em estudo e à sua questão central - Perceber em que medida uma gestão da informação eficiente e eficaz pode contribuir para uma melhor qualidade de trabalho na Escola, nas suas diversas vertentes. Dada a intenção de tentar compreender determinados processos que ocorrem num contexto organizacional específico, adoptamos como abordagem metodológica o estudo de caso, seguindo no sentido de que a nossa investigação não recorresse apenas a uma única fonte de evidência mas a um leque alargado de fontes de informação razão pela qual optamos pela combinação e utilização de diferentes métodos de recolha de dados. Pelo volume e diversidade de dados/informação processados pela organização Escola tornou-se para nós evidente a necessidade e pertinência de uma auditoria informacional como abordagem metodológica enquadradora do estudo, embora de forma adaptada. Com este estudo obtivemos a percepção da forma como a Escola gera e gere a sua informação, como produz e reproduz o seu fluxo informacional e comunicacional, tendo detectado alguns constrangimentos que ainda persistem na dinâmica do seu processamento, ao nível dos seus recursos humanos. Foi ainda nossa intenção, conseguida, criar e propor um modelo de gestão da informação passível de aplicação numa organização escolar como a nossa, através da conceptualização da estrutura de um Portal que permite uma gestão eficiente e eficaz de todo o fluxo informacional da instituição e a permanente disponibilidade e acessibilidade dos seus conteúdos em ambiente curricular.