Browsing by Issue Date, starting with "2010"
Now showing 1 - 10 of 403
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da política cambial em Portugal e a nova política cambial do euroPublication . Frazão, Maria Celeste Pereira; Andrade, João SousaFace às alterações da taxa de câmbio do escudo que, directa ou indirectamente afectaram a economia do nosso País, propomo-nos proceder a uma análise da Política Cambial, desde 1931, período este, em que a paridade do escudo era fixada à libra inglesa, passando posteriormente pelos Sistemas de Bretton Woods e Monetário Europeu, até à entrada em vigor da moeda única, em 1999. Propomo-nos abordar as Teorias e Técnicas da Política Cambial e o seu impacto na actividade económica, assim como as Opções Cambiais nos Países em Vias de Desenvolvimento e nos Países Ricos e Diversificados. Como parte final do trabalho, abordamos a “Nova Política Cambial do Euro”, desde a história da Integração Monetária Europeia à Política Cambial do Euro e o seu impacto na Economia Portuguesa. Desenvolveremos a nossa investigação, centrando-a na pesquisa de dados bibliográficos para além das pesquisas efectuadas em Documentos Oficiais, nomeadamente, Relatórios do Banco de Portugal; do Banco Central Europeu; da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico); Banco Mundial; FMI (Fundo Monetário Internacional) e INE (Instituto Nacional de Estatística).
- Comunidade política, imigração e coesão social: o caso portuguêsPublication . Costa, Paulo Manuel; Rosas, João Cardoso; Horta, Ana Paula BejaO presente trabalho é um contributo para entender em que medida a existência de múltiplas pertenças étnico-culturais na comunidade política é conciliável com a manutenção de uma comunidade socialmente coesa e politicamente unitária. Tendo em conta a realidade imigratória em Portugal, procurou-se saber quais os laços que ligam os imigrantes à comunidade política e em que medida eles podem ser mobilizados para a integração dos imigrantes num projecto comum de vivência em território nacional. Metodologicamente, este trabalho tem por base a análise qualitativa e quantitativa das políticas e medidas adoptados em Portugal em matéria de imigração, bem como, os resultados do trabalho empírico por nós realizado junto de dois grupos de imigrantes (brasileiros e cabo-verdianos) residentes na área metropolitana de Lisboa, assim como os resultados de um questionário enviado às associações de imigrantes. Os resultados da pesquisa apontam para a existência de uma certa ambivalência política no processo de integração dos imigrantes, a qual se reflecte de algum modo na forma como os nacionais e os imigrantes valorizam o contributo dos imigrantes para a sociedade portuguesa, sobressaindo uma ideia difusa generalizada de que os custos da imigração não compensam os seus benefícios, o que provavelmente afectará o relacionamento recíproco. Apesar de situações objectivas de desigualdade social e económica e da percepção de discriminação existente entre os imigrantes, é possível identificar uma progressiva universalização da cidadania e a aceitação formal das tradições religiosas e culturais dos imigrantes, mesmo não sendo o parlamento português representativo dessa diversidade. Deste modo, afigura-se ser possível assegurar direitos específicos de protecção das minorias étnicas e culturais sem que seja necessária a etnicização ou a culturalização da representação política e os princípios gerais que estruturam a comunidade política nacional poderão ser suficientes para assegurar essa protecção. No entanto, existem indícios que sugerem que o acesso dos imigrantes à esfera pública poderá não ser fácil, o que se poderá traduzir na visibilidade e na discussão pública das suas reivindicações, com consequências a nível do tipo de políticas de integração adoptadas em Portugal.
- Emissão de sábado, dia 17 de abril de 2010Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Piedade, GuilhermeAspetos da iconografia da cidade de Lisboa, antes do terramoto de 1755, através de uma análise multidisciplinar das coleções do Museu da Cidade, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional do Azulejo: “Terreiro do Paço no século XVII “, do pintor holandês Dirk Stoop, da coleção do Museu da Cidade Lisboa, pelo professor Pedro Flor, docente da Universidade Aberta; “Maquete de Lisboa antes do Terramoto 1755”, pela diretora do Museu da Cidade, Ana Cristina Leite; “Vista Panorâmica de Lisboa no Século XVIII e partida de São Francisco Xavier para a Índia”, da coleção permanente do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA); "Painel de azulejos da vista de Lisboa antes do Terramoto de 1755", da coleção do Museu Nacional do Azulejo, pelo professor Pedro Flor, docente da Universidade Aberta; O Estudo integrado da obra de arte: Depoimentos do professor Pedro Flor, docente da Universidade Aberta, da professora Fátima Vaz, docente do Instituto Superior Técnico (IST, UTL) e de Ana Paula Carvalho, docente da FCT, UNL. Entrevista ao professor doutor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta, reeleito para o segundo mandato (2010-2014), da Universidade Aberta. Centro Local de Aprendizagem de Peso da Régua: Visita à localidade de Peso da Régua e ao Centro Local de Aprendizagem, da Universidade Aberta. Candidaturas a Licenciaturas da Universidade Aberta: Cursos de 1º ciclo, ano letivo 2010-2011, de 29 de março a 23 de abril 2010.
- Por graça de Deus, Rei dos portugueses : as intitulações régias de D. Afonso Henriques e D. Sancho IPublication . Guerreiro, Maria João; Branco, Maria João
- As implicações do B-learning no sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório nos Concelhos de Rio Maior e SantarémPublication . Oliveira, Alfredo; Tinoca, LuísEste projecto de investigação tem como objectivo pesquisar e conhecer as implicações da implementação da pedagogia do b-learning para o sucesso, satisfação e motivação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, é necessário identificar e compreender os possíveis obstáculos à sua execução, assim como, entender as condições que poderão favorecer a utilização do b-learning como prática pedagógica. Por outro lado, compreender os efeitos do b-learning na promoção do interesse e motivação dos alunos nas actividades escolares. Será também importante conhecer os interesses e motivações dos professores, bem como a sua percepção, em relação à utilização do b-learning como modalidade de ensino aprendizagem. O presente trabalho corresponde a uma investigação exploratória, descritiva e analítica, quer do ponto de vista quantitativo quer do ponto de vista qualitativo. A amostra foi constituída por 276 alunos e 48 professores de 4 escolas. Como instrumento de recolha dos dados, foram utilizados dois inquéritos por questionário. Após a recolha dos questionários procedeu-se a duas formas de tratamento dos dados. A primeira baseia-se no estudo das questões abertas, recorrendo-se à análise de conteúdo descritiva, realizada em três momentos. A segunda forma prende-se com as questões fechadas, utilizando-se a análise estatística. Esta pesquisa demonstrou que os alunos estão intrinsecamente motivados para a realização de tarefas online, sentindo-se satisfeitos com a sua execução. O grau de satisfação obtido com a utilização de plataformas de aprendizagem online foi positivo, assim como, a experiência de utilização das mesmas. Os resultados indicam que os alunos consideram importante a combinação das duas modalidades de ensino-aprendizagem, presenciais e online. Todavia, a presença física do professor e a reduzida utilização das plataformas de aprendizagem online neste nível de ensino são factores a considerar. Os professores não estão motivados para a utilização do b-learning e esta falta de motivação está relacionada com uma diversidade de factores associados aos próprios professores, às escolas e a outros factores de ordem estrutural.
- Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta: MêdaPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João; Jardim, PedroVisita à localidade de Mêda e ao Centro Local de Aprendizagem (CLA), da Universidade Aberta (UAb). Depoimentos de Anselmo de Sousa, vereador da Câmara de Mêda e de Manuela Ramos, coordenadora do CLA de Mêda. Testemunho de José António Monteiro Moutinho, estudante da Universidade Aberta. Inclui reportagem sobre o “Lagar de Azeite Tradicional”, de Longroiva, no Concelho de Mêda, com depoimento de António Óscar Sampaio.
- ComplexitéPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João RelvãoParler de complexité, aujourd’hui, c’est se référer à l’unité de la connaissance scientifique et du monde, ce qui constitue une bonne approximation de l’idée de globalisation. Cette dernière est l’effet – imprévisible, problématique – de l’appétit qu’a la terre entière de satisfaire ses besoins jusqu’à uniformiser, de manière croissante, les moeurs sociales
- Mastery Learning : a revalorização de um modelo de ensino-aprendizagem em cursos profissionaisPublication . Marteleira, Célia Pereira; Gaspar, IvoneA partir do ano lectivo 2004/2005, as escolas secundárias portuguesas passaram a incluir na sua oferta educativa Cursos Profissionais. São cursos que devem responder aos perfis vocacionais dos alunos e à procura de técnicos intermédios qualificados pelo tecido empresarial da região em que a escola está inserida. São entendidos como alternativa aos cursos que visam, principalmente, o prosseguimento dos estudos, os cursos científico-humanísticos. A necessidade de introduzir estes cursos nas escolas secundárias, públicas e privadas, prende-se com o imperativo de, por um lado, proporcionar a todos os alunos aprendizagens significativas e duradouras, e, por outro, combater a discriminação e a diferenciação social e reduzir as taxas de abandono escolar. Considerando as características dos Cursos Profissionais, principalmente no que ser refere à sua estrutura modular, e o perfil particular da generalidade dos seus alunos, marcados pelo insucesso, cremos ser premente encontrar um modelo de ensino-aprendizagem adequado. Acreditamos que o Mastery Learning (ML), suportado pelas crescentes potencialidades das tecnologias de informação e de comunicação, deve merecer uma revalorização neste contexto educativo. Desenhámos, por conseguinte, um projecto de investigação que visou operacionalizar o ML, à disciplina de Inglês, numa turma de um Curso Profissional, numa escola secundária pública. Com esta investigação-acção verificamos não só a adequação deste modelo à estrutura dos Cursos Profissionais e às características do seu público, mas também identificamos dificuldades e levantamos questões perante a operacionalização contextualizada. Com base nos resultados, obtidos através da aplicação de diversos instrumentos, afirmamos que o ML merece ser revalorizado, pois revela ser, neste contexto educativo, um modelo de ensino com sucesso na aprendizagem.
- Was the birth of modern art psycholinguistically minded?Publication . Batoréo, HannaThe history of our modern culture – and especially its formation in the very beginning of the 20th century – is full of examples of artists who (un) consciously tried to answer intuitive questions that science was sometimes able to approach only many decades later, but systematically forgetting those early artistic insights and contributions. In the present paper, we approach three of these early 20th-century forerunners who in their writings dedicated themselves to fundamental linguistic and psycholinguistic questions that still divide many scholars in the early 21st century: (i) the role of structure in language (section 2), (ii) the role of the meaning of self (section 3), and (iii) the relationship between language and memory (section 4). They are Gertrude Stein (1874-1946), Virginia Woolf (1882- 1941) and Marcel Proust (1871-1922). All three of them had some characteristics in common: they came from well-off and educated Jewish families (Stern and Proust were of Jewish origin and Woolf’s husband was a Jew); they were (financially) independent writers and significant figures in London or Paris literary societies; they were homosexual and the first European writers to treat homosexuality openly and at length. Two of them (Woolf and Proust) had serious health problems, which made them look for deep insights in order to deal with hard reality. It is also important to notice that one of the most important influences of all these artists was the science of their times: Stein was conducting psychology experiments in William James’s lab, Woolf was learning about the biology of mental illness, and Proust was attending Bergson’s lectures and reading his books; it is impossible to understand their art without taking into account its relationship to science. However, the most outstanding common denominator for all three of these artists was the fact that they were strongly linguistically minded. They explored their own language practices and experiences and expressed what no scientific experiment could see at their time but what became confirmed (at least in part) by science many decades later: Stein was looking for language structure, Wolf for expression of meaning of one’s self, and Proust for meaning of one’s memories and relation between memory and language. It was not an easy task, as they lived in times when the old dream of the Enlightenment seemed within reach: life was reduced to chemistry, and chemistry to physics; the entire universe was nothing but “a mass of vibrating molecules”. In such an organized world, art was supposed to be pretty and/or entertaining, and literature was expected to tell stories, and show the world as it was or could be, giving its readers some second-hand experience. The modernists turned against this world: they were not representing what they saw; they were searching for truth both outside and inside themselves, especially working (their) language, in order to make us see and understand ourselves better.
- A estação arqueológica de Salamansa (ilha de São Vicente, República de Cabo Verde)Publication . Cardoso, João Luís; Soares, AntónioApresentam‑se os principais resultados obtidos nas duas missões arqueológicas patrocinadas pelo Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS) à ilha de São Vicente (República de Cabo Verde), em 1998 e em 2005. Em 1998, confirmou‑se o efectivo interesse arqueológico do sítio, localizado sobre o mar, em local abrigado da vasta baía de Salamansa, situada na parte setentrional da ilha, tendo‑se registado a respectiva extensão e estratigrafia e procedido à colheita de amostras para datação. Embora os resultados dessa campanha tivessem sido publicados, indicando estação de carácter habitacional, revelada pela notável acumulação de conchas, acompanhada de abundantes fragmentos de cerâmicas manuais, de produção africana, mantinha‑se indefinida a sua verdadeira natureza. Impunha‑se, assim, proceder à escavação integral da área que ainda subsistia da estação — sujeita de forma contínua a forte erosão marinha — bem como à colheita de novos materiais para datação, de forma a confirmar as conclusões preliminares anteriormente obtidas, objectivos que se concretizaram em 2005. Deste modo, foi possível concluir que, contrariando a hipótese, de início considerada, de poder corresponder a um testemunho da ocupação da ilha em época anterior à chegada dos Portugueses — hipótese que já as primeiras datas de radiocarbono contradiziam — se trata de um sítio onde uma unidade habitacional construída por muros de pedra seca, de planta ortogonal, revela inspiração europeia, aliás sublinhada pelos materiais exumados, onde estão representados produtos com tal origem, como cachimbos de caulino, vidros, faianças portuguesas, e projécteis de armas de fogo, a par de objectos oriundos do Extremo Oriente, num quadro dominado pelas produções cerâmicas africanas. Esta situação evidencia um estabelecimento cuja ocupação se centrou no século XVII, conforme indicam os materiais recolhidos e os resultados das datações obtidas, francamente aberto aos contactos de longa distância, apesar do isolamento do local escolhido. Os restos faunísticos recolhidos, com a presença deburro e de boi, sugerem um estacionamento sedentário, sendo a alimentação assegurada essencialmente pela captura de tartarugas, pela pesca e pela recolecção de moluscos marinhos (especialmente grandes lapas) e complementada pelo consumo de cabra, que poderia ser doméstica ou caçada, dado o estado selvagem a que retornou ali esta espécie. na última parte do trabalho, discutem‑se as diversas hipóteses susceptíveis de explicar esta estação — desde um entreposto comercial relacionado com a exploração agro‑pecuária da ilha de Santo Antão, passando por pequeno estabelecimento especializado de apoio à navegação, com a produção de carne salgada de tartaruga, até ter constituído refúgio relacionado com a intensa pirataria vigente à época no arquipélago, tendo presente os elementos históricos conhecidos, que, aliás, indicam que o início da ocupação permanente de São Vicente só se produziu a partir da segunda década do século XIX. Seja como for, a forte componente cultural africana revelada pelo espólio destes primeiros ocupantes da ilha expressa‑se também pelos rituais que terão envolvido o abandono do estabelecimento, com o enterramento de dois vasos emborcados sob o chão da habitação explorada, e a deposição de uma pequena taça, nas mesmas circunstâncias, junto à parede da mesma, do lado externo.