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- Monumentos sacros da Ribeira Grande de Santiago (sec. XV- XX/XXI)Publication . Fontaínhas, Maria do Rosário; Flor, PedroOs Monumentos Sacros da cidade da Ribeira Grande de Santiago fazem parte do conjunto dos monumentos culturais de Cabo Verde, e constituem uma riqueza cultural e religiosa dignas de serem preservadas e salvaguardadas, pois expressam a identidade religiosa local e nacional, cujos elementos se revestem de grande interesse histórico e simbólico. O património edificado de Cabo Verde possibilita o enquadramento e a análise dos Monumentos Sacros, através de estudos de caso, exemplificados pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito deste trabalho. As dinâmicas económicas e culturais verificadas nos séculos XV, XVI, XVII e XVIII propiciaram a edificação de vários edifícios religiosos na Cidade da Ribeira Grande. Casos bem-sucedidos de preservação de alguns, revelam uma atitude positiva relativamente ao património cultural, que se verifica também em edificações habitacionais e outras edificações monumentais de cariz civil e militar, que também mereceram a nossa atenção nesta dissertação, pois evidenciam, assim como os monumentos sacros, potencialidades turísticas de usufruto benéfico a nível local e nacional. Destaca-se na análise que se propôs fazer, o exemplo da cidade da Ribeira Grande de Santiago, que hoje detém o estatuto de Património da Humanidade, um sítio histórico onde, num exíguo espaço, foram edificadas um grande número de ermidas, capelas e igrejas, bem como uma Sé, um Palácio Episcopal, um convento, um colégio, e a arte sacra que apresentam, fazendo parte do conjunto dos Monumentos Sacros desta cidade, que também apresenta edifícios civis e militares, habitações assobradas e tradicionais de interesse histórico, e próprias da época, hoje subterradas na sua quase totalidade.
- Avaliação da comunicação da sustentabilidade em relatos integrados: um estudo de caso no BrasilPublication . Godoi, Wagner da Costa; Caeiro, Sandra; Jacquinet, MarcEsta dissertação apresenta um trabalho de pesquisa que visa analisar, em uma amostra, a comunicação sobre a sustentabilidade em Relatos Integrados (RI) de organizações no Brasil. O objeto deste trabalho é avaliar se nestes relatos as informações financeiras e não financeiras são tratadas de forma holística e com a mesma importância, e como esta evidenciação de informações permite o relato da sustentabilidade em seus aspetos económicos, sociais e ambientais. Na revisão de literatura foi possível identificar outros trabalhos que realizaram análises semelhantes, dos quais muitos destes evidenciam que o enquadramento do relato integrado demonstra ter grande potencial para a comunicação da sustentabilidade tornando-a importante para avaliações estratégicas por parte das empresas. Apesar desta condição estas pesquisas evidenciam que ainda há uma tendência a valorização das informações económicas, em detrimento das informações sociais e ambientais. O trabalho analisa os relatos integrados de uma amostra, que relaciona empresas do setor privado, setor público e de economia mista, em três fases: Leitura dos relatos integrados que compõem a amostra, grelha de avaliação respondida por gestores e, por fim, o método Analytic Hierarchy Process (AHP – Processo Analítico Hierárquico), que permitiu trabalhar a informação recolhida, de forma a determinar o grau de importância da comunicação da sustentabilidade. A análise da hierarquia foi pautada sobre os pilares da sustentabilidade, portanto alinhadas aos aspetos económicos, sociais e ambientais, desta forma a compreender se há diferenças substanciais no tratamento e divulgação de aspetos financeiros e não financeiros representados pelos capitais do enquadramento do RI, o que permitiu compreender o quanto organizações dedicaram para os aspetos sociais, ambientais e económicos na comunicação de suas informações sobre sustentabilidade. Através destas avaliações foi possível confirmar pesquisas anteriores, que destacam uma maior atenção aos stakeholders interessados em informações financeiras. Os resultados apontam que os RI analisados, na amostra, ainda são um instrumento que mais prioriza a informações económicas, com menor valorização dos capitais que abordam recursos naturais, humanos e intelectuais, o que corrobora com estudos apresentados na revisão da literatura que encontraram a mesma tendência. No entanto, os resultados também permitem avaliar que este enquadramento pode ser utilizado para comunicar, com qualidade, sobre a sustentabilidade a ainda auxiliar para que esta seja utilizada para apoio das decisões estratégicas da empresa, desde que o RI esteja adequadamente estruturado e a considerar os impactos sociais e ambientais como fatores decisivos na gestão destas organizações.
- Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa-formação na cibercultura, no 2º cicloPublication . Oliveira, Eunice; Santos, EdméaO Ensino Básico em Portugal vive momentos de mudanças com a aplicação da Autonomia e Flexibilidade Curricular que abre portas a metodologias de ensino/aprendizagem que procuram ir ao encontro do Perfil do Aluno do Século XXI . A nossa investigação partiu da pergunta: pode a metodologia Flipped Classroom aliada à Sala de Aula Interativa, potenciar a aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira potenciar a aprendizagem Inglês Língua Estrangeira no sexto ano do segundo ciclo do ensino básico? Desenvolvemos o dispositivo Flipped Mobile English Learning, que no seu desenho didático combina Flipped Classroom (Bergmann & Sams, 2016) com Sala de Aula Interativa (Silva, 2014), contemplando tempos de aprendizagem presencial e online, dentro e fora da sala de aula, com recursos educacionais diversificados que visam desenvolver as competências comunicativas, intercultural e estratégica (conforme as Aprendizagens Essenciais, 6º ano). Esta pesquisaformação na cibercultura (Santos, 2014) demonstra que a aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira não só é potenciada como também possibilita percursos de aprendizagem diferenciados, que ocorrem quer na mediação pedagógica, na aprendizagem colaborativa, na avaliação formativa ou até na autorregulação das aprendizagens. A sala de aula online criada na aplicação Edmodo não se limitou a ser um repositório de recursos educacionais, mas promoveu interações múltiplas que potenciaram a aprendizagem. Por outro lado, a construção colaborativa da aprendizagem possibilitou autoria, desenvolveu espírito crítico e permitiu o crescimento da autonomia e responsabilidade competências desejáveis ao Perfil do Aluno do século XXI. Seria interessante prolongar este estudo ao longo de um ano letivo numa investigação futura.