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- Preferência pelo tipo de parto em Portugal, uma abordagem multivariadaPublication . Barrios, Diogo; Nunes, Catarina S.; Machado, HumbertoIntrodução: O aumento da taxa de cesarianas, tem sido levada nos últimos anos cada vez mais em consideração pela investigação científica, por causa de ser mais onerosa ao erário público, e tendo maior risco tanto para a mãe como para o bebé. Neste estudo pretende-se efetuar uma pesquisa multifatorial, através de técnicas estatísticas multivariadas, que possa explicar a preferência da grávida pelo parto por via cesariana. Métodos: Assente numa amostra de 245 grávidas (com 1 omisso, dividida em 2 grupos, G0 - Preferência pelo parto vaginal e G1 - Preferência pelo parto cesariana, sendo o n0 = 190 e o n1 = 54 respetivamente), inquiridas no Centro Materno-Infantil do Norte, pertencente ao Centro Hospitalar do Porto, foi executada, inicialmente uma análise exploratória dos dados, seguindo-se de uma análise de componentes principais nas questões com natureza ordinal (escala de likert), com propósito de reduzir a complexidade da informação numa estrutura mais simples. Posteriormente foi desenvolvida uma regressão logística com todas as variáveis, incluindo as componentes criadas pela análise de componentes principais, para identificar os possíveis fatores preditivos para a preferência do tipo de parto. Resultados: A análise de componentes principais, identificou 3 componentes para cada grupo, sendo denominadas por, vantagens do parto para a Mãe, medo do parto e preocupação com o bebé. Pela regressão logística foram apurados fatores como idade (p < 0.05), obtenção de informação junto do médico familiar/obstetra (p < 0.05), obtenção de informação junto do marido/parceiro/amigo (p < 0.05), vantagens do parto para a Mãe (p < 0.01), medo do parto (p < 0.01) e preocupação com o bebé (p < 0.05), que são significativos para opção pelo tipo de parto. Conclusão: Nesta pesquisa, com atenção à assimetria dos tamanhos dos grupos e sendo a amostra total apenas do sector público, foram identificados fatores específicos que podem ajudar na explicação da problemática, tais como a idade (Odds Ratio (ˆβ) = 1.12,p < 0.05), medo do parto (Odds Ratio (ˆβ) = 1.04,p < 0.01) e a preocupação com o bebé (Odds Ratio(ˆβ) = 1.02,p < 0.01).
- eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitáriasPublication . Vieira, Teresa Maria Martins; Amante, LúciaO presente trabalho tem como objetivo investigar a adequação da formação na modalidade eLearning na formação contínua de professores de contextos desfavorecidos, tendo em vista potenciar as possibilidades de formação nestes contextos. Inserido neste objetivo, destaca-se a conceção e implementação de um curso delineado e administrado nesta modalidade, a professores de escolas carenciadas de bairros da periferia da capital de Angola, Luanda. Considerando o novo paradigma educacional, impulsionado pela sociedade em rede, procurou-se compreender as potencialidades do eLearning para a formação continua destes profissionais, através da análise e avaliação da implementação deste curso. No enquadramento teórico falamos das alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda um percurso histórico sobre a formação de professores em Angola, procurando conhecer a realidade de quadros semelhantes ao dos professores pertencentes à Associação de Escolas Comunitárias de Luanda. No plano metodológico, adotámos instrumentos de natureza qualitativa na fase de diagnóstico, designadamente a entrevista, e na fase de avaliação além da observação participante realizada durante a implementação do projeto, concebemos um questionário fechado, que aplicámos ao conjunto dos formandos, tendo usado a estatística descritiva na sua análise. No seguimento, tentamos clarificar a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto. Procuramos também identificar constrangimentos aos mais diversos níveis, destacando-se os custos associados, o nível de acesso a dispositivos que permitissem o ingresso na plataforma, o acesso à internet, o nível de literacia digital destes professores, bem como, por outro lado, procurámos identificar os pontos fortes dos quais se poderia tirar partido. Do desenvolvimento do presente projeto ressaltou que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, no que se refere às potencialidades do eLearning, no âmbito da sua formação contínua. Todavia, tomámos consciência de algumas condicionantes que dificultaram um maior aproveitamento desta formação. Torna-se assim necessário conhecer bem o contexto e as características do público alvo, para poderem ser contornadas ou minoradas algumas dificuldades, designadamente questões de literacia digital. Surge assim a possibilidade de, em oportunidades futuras se optar por uma formação híbrida, que junte momentos presenciais a períodos de trabalho online, permitindo potenciar a eficácia geral da formação.