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- Formação de grávidas sobre Sífilis na gestação através do mobile learning: contributo para o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveisPublication . Oliveira, Andressa Cristina Batista de Lacerda; Morgado, Lina; Dias, Aline PinhoA sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) sistêmica, de evolução crônica, sujeita a surtos de agudização e períodos de latência quando não tratada, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode produzir, respectivamente, as formas adquirida (primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária) ou congênita da doença. No Brasil, de 2010 para 2018, a taxa de detecçãodetecçao de sífilis em gestantes foi de 3,5 para 21,5 casos por 1.000 nascidos vivos e a taxa de incidência de sífilis congênita cresceu de 2,4 para 9 para cada 1.000 nascidos vivos, caracterizando uma epidemia nacional. Frente ao problema de saúde pública da epidemia de sífilis no Brasil e ao déficit de discussões a respeito dessa IST durante o pré-natal, a pesquisa em curso desenvolveu recurso educacional, mediado por tecnologia, como estratégia de educação em saúde a distância, para a formação das gestantes atendidas na Maternidade do Divino Amor – Parnamirim/RN, e verificou a avaliação do usuário em relação a essa ferramenta. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter exploratório com abordagem quantitativa sobre o nível de conhecimento a respeito da sífilis apresentado pelas gestantes atendidas no pré-natal de alto risco da Maternidade do Divino Amor em Parnamirim/RN, para subsidiar a construção de recurso educacional em formato de aplicativo Web. O estudo possibilitou a construção do recurso educacional mediado por tecnologia, para auxiliar na melhoria dos indicadores de saúde de sífilis em gestantes e reduzir os casos de sífilis congênita, a partir da formação de grávidas durante o pré-natal. Além disso, possibilitou que gestantes atendidas no pré-natal de alto risco do local de pesquisa avaliassem a ferramenta em relação a suas características, funcionamento e finalidade, verificando-se, por parte das usuárias, um bom grau de satisfação em relação ao referido recurso e percepção deste como fonte de informação para a adoção de medidas de prevenção contra a sífilis na gestação e promoção da saúde.
- Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisPublication . Loução, Isabel Maria; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carvalho, LuísaO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.