Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvaniaPublication . Garcia, Jardel; Bidarra, JoséInvestigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada.
- Boromir: um herói imperfeitoPublication . Marques, DianaPegando no conceito de herói que é explorada de forma complexa em O Senhor dos Anéis, de Tolkien, pretende-se pensar sobre Boromir enquanto possível herói cuja grandeza está nos seus actos finais, sacrificando-se pela Irmandade. Para tal, será necessário explorar o conceito de herói mítico, a Jornada do Herói, as narrativas de demanda e demonstrar de que forma, apesar de todos os seus defeitos e imperfeições, Boromir foi mais do que aquele que separou a Irmandade. Tendo sido influenciado pelo conhecimento que tinha das culturas e literaturas nórdica e anglo-saxónica, é possível considerar que Tolkien exibe em Boromir uma crítica ao ethos heróico nórdico partindo da figura do herói na sua acepção literária, que mostra a existência de uma tensão entre dois estilos heróicos diferentes: o pagão e, por isso, arcaico, obsoleto; e o cristão, consequentemente, moderno. Assim, será também importante abordar algumas das características destas culturas para melhor se perceber a complexidade de Boromir, que se encontra associado aos heróis das tradições épica e mitológica, mas reflecte também a sensibilidade cristã e contemporânea de Tolkien.
- Aragorn e Andúril: a representação do herói e da espada medievaisPublication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaNa primeira parte deste capítulo iremos olhar para o percurso de Aragorn, de Ranger/Caminhante a Rei, tentando perceber que características o ligam (ou não) ao famoso rei Artur e/ou às lendas arturianas. Na segunda parte, o foco será em Andúril, a espada de Aragorn, onde Tolkien faz confluir as espadas de vários heróis medievais, embora consideremos que ela carrega consigo a herança das espadas do mito arturiano: a Espada na Pedra e Excalibur.