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- Educação pós-digital e avaliação autênticaPublication . Amante, LúciaProcuraremos nesta palestra dar conta dos contornos de uma educação que tem lugar, cada vez mais, no contexto de uma sociedade pós-digital. Discute-se o conceito de educação pós-digital, designadamente a relação que neste âmbito se estabelece entre pedagogia e tecnologia. Apresentam-se as dimensões de um modelo de avaliação para a aprendizagem, com particular destaque para a dimensão Autenticidade. Aborda-se o conceito de avaliação autêntica e os elementos fundamentais que lhe são associados, incorporando o digital como um elemento indissociável da autenticidade da avaliação numa sociedade pós-digital. Em relação com as práticas de avaliação autênticas defende-se o investimento no desenvolvimento de capacidades de autoavaliação que conduzam a processos autónomos de regulação da aprendizagem, fundamentais para formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios de um futuro incerto e de crescente grau de complexidade.
- Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeoPublication . Areias, Maria Elisa Tavares Figueiredo; Morgado, LinaA comunicação audiovisual síncrona (videoconferência) e a assíncrona (conteúdos em vídeo) ganham cada vez mais expressão no domínio da educação. Utilizados especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem, estes meios de comunicação não esgotam aí a sua utilidade, tendo também potencial para serem explorados em contexto presencial e serem cada vez mais utilizados nos diferentes níveis de ensino de forma transversal. A par da exploração das temáticas da comunicação mediatizada por computador e do uso do vídeo no domínio da educação, onde são identificadas as vantagens e os desafios na utilização destes recursos, o presente trabalho propõe, à luz do modelo da Comunidade de Investigação (CoI), analisar a inclusão destas tecnologias nos processos de ensino/aprendizagem. Através de uma pesquisa de cariz exploratório recorrendo a um questionário aplicado a professores e estudantes, interpreta-se a forma como estes recursos estão a ser utilizados na educação e como influenciam a manifestação e desenvolvimento das três presenças constantes no mesmo modelo: a presença de ensino, a presença social e a presença cognitiva. É feita ainda uma análise da eficácia da disponibilização de conteúdos em vídeo e à realização de videoconferência, em oposição à comunicação escrita. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o planeamento e concretização de experiências de ensino/aprendizagem em qualquer modalidade, mas em especial para as que ocorrem a distância, tornando-as mais interativas, humanizadas e “presentes”.
- A desistência escolar das raparigas no ensino primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-NicoadalaPublication . Patia, Inocência Adriano Penicela; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaO presente estudo versa sobre “A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala”, tendo como ponto de partida o seguinte problema: porque continuam as raparigas a desistir da escola, sobretudo no 3º ciclo do Ensino Primário? O objetivo é de compreender como atuam e interagem os fatores que influenciam na desistência das raparigas no 3º ciclo de aprendizagem na perspetiva de contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno da desistência escolar das raparigas em Moçambique a partir de um estudo de caso aprofundado tendo em conta as diversidades regionais e as particularidades de cada uma das comunidades. Para a efetivação do estudo tomou-se como base uma revisão de literatura sobre a desistência escolar, sendo igualmente analisados dados estatísticos sobre a desistência escolar de forma a contextualizar o fenómeno registado na Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala cuja abordagem foi de natureza qualitativa, numa perspetiva descritiva. Teve a participação de oito (8) pessoas de entre membros de direção da escola, docentes, alunas e mães e/ou encarregadas de educação, os quais foram conduzidas entrevistas a partir de 5 guiões elaborados de forma had hoc para este estudo. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que na Escola Primária 3 de Fevereiro, constituem fatores de Desistência Escolar das Raparigas, os seguintes: Fatores institucionais que têm a ver com as formas de tratamento das raparigas durante a condução do Processo de Ensino-Aprendizagem; o comportamento inadequado de alguns rapazes sobre as raparigas; possibilidades de assédio sexual perpetrado por professores; indefinição clara de iniciativas de combate à desistência escolar e de sensibilização das famílias e das raparigas desistentes para o retorno à escola; inexistência de um sistema devidamente organizado para tratar assuntos relacionados com questões de género; fraco desempenho dos principais órgãos de gestão escolar (sobretudo o Conselho de Escola) tendo em vista o real papel a ser desempenhado por estes. Fatores socioculturais que têm a ver com a passividade das famílias e da liderança local em relação aos casos emergentes uniões prematuras e gravidezes precoces; fraco acompanhamento da escolaridade das raparigas, denotando passividade das famílias na exigência de frequência escolar ou de retorno à escola para os casos assumidos como de desistência. Fatores económicos que têm a ver com a privação das raparigas nas atividades agrícolas e nos negócios realizados pelas famílias como forma de assegurar o sustento familiar.